Algas


Frederico Santos

Recommended Posts

Bom dia,

 

Aquário Rena Aqualife 100x40x60 (aprox. 200 Litros)

Aquecimento 200+100 W

Iluminação: 2xT4 20W (6.400K); 1 T8 de 18W (10.000K); 2xT8 de 25W (Flora Sun e 10.000K) – Total 108W – 9,5 horas / dia

Filtro Filstar XP3 – 1350 L/h

Co2 pressurizado da Prodac (c/ válvula de corte noturno)

 

Mudas de água semanais, alternadas de 25 e 40 Litros, aproximadamente.

Limpeza do filtro cada 15 dias

 

Água do aquário

PH – 6,8

GH – 10 dGH

KH - 0 dKH

Nitritos (NO2) - 0 mg/l

Nitratos (NO3) - 30 a 50 mg/l

Ferro - 0,30 mg/l

Fosfatos - 0,50 mg/l

 

Peixes:

4 escalares (2 grandes e 2 pequenos); 2 colisas ; 10 neons cardinais; 5 tetras fantasmas; 2 tubarões bala; 3 octos; 3 coridoras; 1 pleco (pequeno); 1 panaque

 

Plantas

4 anubias pequenas; 1 anubia grande; Bastantes cabombas; Bastantes edgerias; Bastantes valisnerias; outras plantas que não sei o nome

 

 

As plantas crescem bem, com bom aspecto, só que aparecem algas (verdes escuras)na periferia das folhas das plantas, na decoração e no areão. (idênticas às da foto 9 do item http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=99).

Noto que as algas aparecem mais após a fertilização que faço, semanalmente, após a muda de água (25 ml de NutronFerro ou NutronFlora alternadamente).

Também já li aqui no fórum que os únicos peixes que “gostam” destas algas são os SAE’s. Alguém sabe onde os adquirir facilmente no Porto?

Será que estou a fertilizar incorrectamente?

 

Agradecia todas as Vossas dicas/comentários que me possam ajudar a ultrapassar estes problemas.

 

Obrigada

FS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá frederico

O meu aqua tambem tem dessas algas na perifiria das folhas e nas raizes das anubias. Até tenho uns pequenos esporos no vidro á frente.

De vez em quanto tento retirá-los com a unha, já que não saem com mais nada, e mesmo assim custam a sair...

Por isso é que reduzi para as minhas 4 horas de luz e desisti das plantas mais melindrosas. Mas agora com a nova injecção de co2 vou tentar de novo.

Só te posso aconselhar muitas trocas parciais, foi assim que estabilizei, mesmo assim ainda as tenho. Elas são terriveis!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os nitratos estão um pouco altos!

Deve ser feita uma mudança de agua para colocar os nitratos em niveis mais aceitaveis.

A redução de luz num espaço de 5 dias também pode contribuir para uma deminuição das algas.

Seria interessante colocares os niveis de silicato existentes no teu aqua.

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Essas algas é complicado.Conselhos para que elas não se proliferem: CO2 estavel (o de fermentação não é nada estavel.) adição de potassio,Remoção manual e utilização de H2O2(agua oxigenada) com muito cuidado e de seringa apenas onde estão as algas e apenas em pedras,material, troncos, nas plantas o risco é grande.Adicionar SAE´s e caridinas japonicos.Ha quem fale em aspirina mas nunca experimentei.Ha quem fale em soluções de sulfato de cobre numa certa concentração mas se se optar por este ultimo a fauna tem k sair e a flora vai ressentir bastante...É uma medida drastica....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes demais obrigada pelas dicas.

No entanto gostaria de deixar aqui mais alguns detalhes/comentários:

- As algas continuam mesmo com apenas 6 horas de iluminação dia (já tentei no passado)

- Adição de potássio - Onde comprar? Aceitam-se sugestões.

- Onde comprar os SAE's? - conhecem lojas no Porto que habitualmente tenham estes peixes?

- Que conselhos me dão relativamente à fertilização a fazer.

 

Relativamente às mudas de água, ser-me-á dificil efectuar mudas mais frequentes pois a água que tenho em casa tem um ph muito baixo. Por este motivo uso água que trago de casa dos meus pais (ph 6,5).

 

Um abraço

FS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Frederico quanto ao potássio podes comprar através do HORIZONTE AQUÁTICO praticam preços acessiveis e a entrega salvo ruptura de stock é feita rapido.

Quanto a essas algas o truque por muito q te custe é mesmo retirar a maior a mão e TPA´s com fartura, o potassio ajuda mas n resolve por si só.

Espero ter ajudado, qq coisa pm.:D

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

 

 

- Adição de potássio - Onde comprar? Aceitam-se sugestões.

 

Procura post por fertilização DIY, penso que o mais recente é : KCL

 

- Onde comprar os SAE's? - conhecem lojas no Porto que habitualmente tenham estes peixes?

 

Também sofria de algas pretas, (agora posso diser: "sofria" :D) mas arranjei uma equipa (batalhão) de SAE's (9) e tenho a situação controlada, quase irradicada.

Eu no Porto comprei 4 SAE's na Sohal, mas pra tí aconselhava-te a "caçares o Metro" e ias a Vila do Conde à "Costa e Silva" que lá comprei os outros 5, e pra mim é a melhor loja para agua doce.

 

Qualquer coisa apita, pode ser que ainda calhe a encontrarmos-nos lá, :roll:

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,  

 

 

 

Nitratos (NO3)  - 30 a 50 mg/l  

Ferro - 0,30 mg/l

 

Noto que as algas aparecem mais após a fertilização que faço, semanalmente, após a muda de água (25 ml de NutronFerro ou NutronFlora alternadamente).

 

FS

 

Olá! Realmente os nitratos estão um pouco elevados, não estão acima do que pode ser perigoso para a fauna, mas estão optimos para as algas, tenta baixá-los como puderes. Eu também tenho esse problema e estou a tentar resolve-lo com adição de K e ainda vou adicionar ao filtro externo uma massa da JBL chamada Nitratex que ajuda nessa tarefa.

O ferro também está bom, talvez nem necessites de adicionar tanto ferro e se notas que te aparecem mais algas após uma TPA mais a fertilização é porque, das duas uma... ou a tua agua da torneira tem paramêtros favoraveis as algas ou então é da adição do NutronFerro. Tenta não adicionar tanto ferro, ou então tenta isto: mede o ferro da agua da torneira e a partir desse valor vai doseando. Eu por exemplo tenho no aquario 0,1mg/L de Ferro, não é nem muito nem pouco, e adiciono de 3 em 3 dias 3ml de Ferro que tem uma concentração de 20000mg/L, mais info: http://horizonteaquatico.vstore.ca/product.../products_id/63

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Antes demais obrigado pelas Vossas respostas.

 

Já fui à Sohal mas não tinham SAE's disponiveis. Talvez venham mais esta semana. Acho que com estes peixes talvez consiga melhorar a situação. Quantos exemplares me recomendam ter para este aquario? Os Octos podem ficar ou vai dar confusão?

 

paulosaints: Vou começar a efectuar a fertilização de forma diária e não semanal. No meu filtro já coloquei o tal produto de eliminar nitratos da JBL (talvez vá combinar com o de fosfatos).

 

ric-santos: Tens a morada e o nome da dita loja em Vila do Conde? Sabes se está aberta ao fim-de-semana?

 

Mais sugestões são sempre bem-vindas...

 

Obrigada

FS

[/img]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ric-santos, esses Saes dão para o comunitario?

Um casal de kribensis a namorar não lhes vão fazer a folha?

E quando se lhes acabar as algas, eles comem o que? Não comem os rebentos das plantas, pois não?

Isso interessa-me, pois estou a pensar em comprar uns tambem.

E os ottos, o que sabes deles? São tão eficazes como os Sae?

Esses peixes têm alguma agressividade?

Uma vez tive um peixe com uma ventosa que até limpava o lombo dos guppy...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Vamos por partes, e antes demais acho que devias completar o teu perfil, pois acho que já alguma vez eu ví que eras do Porto, agora posso tar enganado, e aí desculpa :oops:

 

Bem :

Ric-santos, esses Saes dão para o comunitario?

Como já disse no meu plantado/comunitário tenho 9 e até ao momento não tenho tido nenhuns problemas com qualquer especie.

 

Um casal de kribensis a namorar não lhes vão fazer a folha?

Penso que não, mas aí não sou a melhor recomendação, pois não conheço aprofundadamente os Kribensis.

 

E quando se lhes acabar as algas, eles comem o que? Não comem os rebentos das plantas, pois não?

Atenção os SAE's não te vão comer as algas pretas, eles divertem-se a arranca-las, e por sua vez são "caçadas" pelo filtro.

Os meus podem estar a divertir-se mas quando é hora de dar comida (flocos) eles esquecem a brincadeira e vêm comer, por isso não te preocupes.

 

Isso interessa-me, pois estou a pensar em comprar uns tambem.

E os ottos, o que sabes deles? São tão eficazes como os Sae?

Esses peixes têm alguma agressividade?

Uma vez tive um peixe com uma ventosa que até limpava o lombo dos guppy...

Nesse aspecto acho que não tens qualquer tipoo de problema, agora os Ottos (tenho 2) não te limpam as algas pretas, mas são bons para te limpar os vidros, folhas (não come-las), e superficies.

 

A loja em Vila do Conde:

Penso que o ideal, para teres mapa e tudo é:

http://www.pai.pt

 

e pesquisas por:

A Costa E Silva Lda em Vila do Conde

 

Penso que tá tudo :lol:

 

Qualquer coisa , já sabes :arrow:

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A. costa e silva está fechada ao fim de semana. Durante a semana, fecha às 19h.

Sei que na Jardiland, na Nacional 13-Maia costuma ter SAE's.

 

Kribensis com posturas, correm com todos os peixes, mas os SAE assim como todos os outros, aprendem a fugir.

Kribensis, mollies, platys, espadas, costumam comer essas algas cabeludas.

Os pontos verdes no vidro, usa um cartão de pontos de gasolina, é só raspar, nem o vidro risca.

Os tubarões, o pleco e o panaque, quando crescerem, vão ficar com falta de espaço.

Tens peixes a mais, e 4 deles cresçem bastante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

Caro ric-santos, tens razão, sou do Porto :) . Já actualizei o meu perfil. Vou tentar comprar 5 ou 6 SAE's e ver o reultado. Infelizmente a casa que indicaste está fechada ao fim-de-semana pelo que se torna dificil lá ir. De qq forma muito obrigada.

 

krushandkill: Jardiland? Já ouvi falar nessa loja mas não sei onde fica. podes-me dar mais algumas dicas? (pontos de referencia, etc..)

Relativamente aos peixes tens razão. aqueles crescem bastante mas têm bilhete de retorno para a casa de onde os trouxe, assim que o desejar. Neste momento ainda têm dimensões aceitaveis.

Achas que são peixes a mais? :D

 

Obrigada pelas Vossas dicas

 

Abraço

Frederico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens 31 peixes num aqua de 1mt. Se te baseares na regra 1cm de peixe adulto para 1lt de água, já ultrapassaste isso à muito, e os peixes ainda são juvenis, vão crescer mais.

Eu tenho um aqua de 150cm e tenho 23 peixes e 12 alevins de kribensis que vou tentar apanhar quando forem maiorzitos para os colocar noutro aqua.... :wink:

 

Ora bem, Jardiland, Estrada Nacional 13 (a.k.a. Via Norte), entre a fábrica da Cin e a da Sonae. Quem vem do Porto, fica do lado esquerdo.

Ainda de manhã estive lá, têm vários SAE's de diversos tamanhos espalhados por vários aquários e enquanto lá estava, chegaram remessas de peixes com mais alguns SAE's.

 

Para os amantes de solhas, tem lá um disco azul turquesa pequenino que é um caçador nato, anda a limpar do aqua os peixes mais pequenos que ele. É lindo que se farta o bixo, tem das melhores cores que já vi em discos de lojas!!! Se calhar, é da caça! :wink::twisted::twisted:

 

Ainda vi lá 2 casais de Killifish anuais a piscarem-me o olho, quase, quase que caí na tentação... :shock:

 

PS - tenta fertilizar com Fosfatos para manteres o valor a 1mg/lt. Os nitratos estão um pouco altos, talvez sinal que te falta Fosfatos para as plantas conseguirem assimilar os Nitratos. E de Potássio, como estás?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

. . . .  

Ora bem, Jardiland, Estrada Nacional 13 (a.k.a. Via Norte), entre a fábrica da Cin e a da Sonae. Quem vem do Porto, fica do lado esquerdo.  

Ainda de manhã estive lá, têm vários SAE's de diversos tamanhos espalhados por vários aquários e enquanto lá estava, chegaram remessas de peixes com mais alguns SAE's.  

 

 

Krushankill, não há engano, não será E.N. 14 ??

 

Já agora o nome é mesmo Jardiland ? É que por esse nome não existe nada nas páginas amarelas. . :wink:

 

Por acaso até gostava de dar lá um salto . . .

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Jardinland fica na via norte, um pouquinho antes da Sonae para quem vai di Porto (lado esquerdo).

Passas em frente á sonae, vais até à rotunda e fazes inversão de marcha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Também há a versão portuguesa :wink: www.jardiland.pt

 

Acrescentando algo ao que foi dito em termos de indicações, a Jardiland fica na EN 13, antiga estrada Porto-Póvoa. Vindo do Porto pela Via Norte, na bifurcação à entrada da Maia, tem que se seguir pela direita. Fica a pouco menos de um quilómetro à frente do lado esquerdo, logo a seguir à ponte romana que serve agora a linha de Metro.

 

Nota: Quem vier do Porto não tem acesso directo, tem que seguir e fazer inversão de marcha junto à CIN ou mais à frente dar a volta nos acessos ao IC24.

 

Aproveito para dizer que da experiência que tenho, recomendo vivamente. Os funcionários são do mais prestável que tenho encontrado, além de me parecer que percebem da "poda". Para além disso, se tiverem que dizer para não levar determinado peixe porque não está bom, dizem, ao contrário de outras lojas... O melhor dia para levar peixes é à Sexta ou ao Sábado

 

PS: Não, não tenho cota na sociedade bang:oops::cry:

 

Espero ter ajudado! :?:

 

Abraço

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

. . . .  

Ora bem, Jardiland, Estrada Nacional 13 (a.k.a. Via Norte), entre a fábrica da Cin e a da Sonae. Quem vem do Porto, fica do lado esquerdo.  

Ainda de manhã estive lá, têm vários SAE's de diversos tamanhos espalhados por vários aquários e enquanto lá estava, chegaram remessas de peixes com mais alguns SAE's.  

 

 

Krushankill, não há engano, não será E.N. 14 ??

 

Já agora o nome é mesmo Jardiland ? É que por esse nome não existe nada nas páginas amarelas. . :?

 

Por acaso até gostava de dar lá um salto . . .

 

Quem é que disse Nacional 13??? Fui eu???? :twisted::twisted::twisted:

 

Está visto, preciso mesmo de comprar um GPS.

 

Quando estive lá, só tive pena de não ir logo para casa, senão tinha trazido um escalar grande branquito que lá estava.

Estive no paleio e ainda assisti à chegada de peixarada nova e de plantas.

Se não me falha a memória, a loja está aberta de 2ªfeira a Domingo, das 10h às 19h. Sábado e Domingo é uma confusao lá, gente a mais para o meu gosto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

Na quinta-feira passei na Jardiland e comprei 4 SAE's. Não tinham mais e os que tinham são bastante pequenos.

Pelo que notei até ao momento, os peixitos vão gostar da casa nova... têm tantas algas para comer.. :arrow:

 

A loja está aberta todos os dias das 10 às 20, e os peixes têm bom aspecto. Os funcionários pareceram-me que sabiam do que falavam.

 

krushandkill: também vi o escalar branco de que falas. Era lindo. Vou despacha alguns peixes que tenho neste momento a mais... Sabem alguma loja onde se venda potássio? Vou tb tentar na farmácia local.

 

Um abraço a todos e obrigada pela ajuda.

FS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá frederico.

Tenho acompanhado este assunto com expectativa, atá porque o teu problema é o meu. Tambem tenho das filamentosas que quero controlar.

Vou-te contar só isto: Há dois dias comprei em Setubal 6 SAEs e no minimo são milagrosos (além de bonitos).

Em dois dias erradicaram-me as filamentosas.

Nem queria acreditar, e quase que fiz uma festa.

São incriveis!

Actuam em cardume e fazem festas ás plantas enquanto vibram como se fosse uma dança. São mesmo bons naquilo que fazem.

Por esta altura os teus tambem já te limparam o aqua, não?

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais