Discus


Tânia Vidal

Recommended Posts

Boas !

 

Tenho um casal de Discus num aqua de 185L de compra e reais devem ser para aí 150L com um ancistrus anão e um Otto! Adaptaram-se muito bem ao meu aqua coloquei-os um dia e no dia seguinte desovaram e já tinham desovado no aqua da loja de animais onde os comprei muito bem atá agora porque fizeram posturas sistemáticas e foram comendo os ovos sempre! A fêmea deu para se assustar e anda feita maluca de encontro a tudo o que está no aqua e tem um arranhões pouco profundo e cabeça esmurrada nada a largar sangue; o mesmo já aconteceu ao macho que passados 15 dias já estava como novo sem vestigios do sucedido! Bem ela agora para além de se assustar deixou de comer; come muito mal ou não come nem pestiscos tipo shrimps da Sera nem comida congelada e não tem sinais nenhuns de doenças nada muito activamente pelo aqua normalmente segue o macho e nada junto a ele e deixou de fazer posturas andava a fazê-los de 3 em 3 dias e depois passou para 4 em 4 dias agora já não põem ovos a 8 dias e está magra relativamente ao macho....ele come muito anda sempre a comer e deixa fêmea de plantão nos ovos e anda a comer e depois come os ovos também....tão a ver tá gordo ela tá magrita! Não sei se devo fazer o flagyl porque as fezes no aqua diminuiram e são mais brancas mas não esbranquiçadas....

Antes tinha problema com o pH alta agora vou buscar água a um afonte de água optima muito mole de faço mudanças parcias à 2ªF e 5F de 2 a 25L o pH está sempre 6.8 a 7 e medi parametros de GH= 8 e KH= 4 acho eu ou então estou a trocar os valores ainda não tenho teste da amónia e nitratos porque estavam esgotados.....mas tenho sempre tudo limpo de filtro também o limpei semana passada...

 

Agradeço comentários

 

Tânia Vidal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João Costa!

 

Mas devia de se ver alguma coisa certo mas eu já examinei só faltou microscópio e não tem nada pele lisinha sem manchas barbatanas abertas e muito definidas sem manchas sem faltas de pedaços aspecto muito saudável transparentes sem muco! os operculos abrem os dois sem problemas......ok pode-se fazer os dois teste juntos Flagyl e omnipur sera.... Eu estou com a sensação do parasitas intestinais....mas posso tar enganada e assim pronto matava dois coelhos de uma cajadada só!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Salvo situações muito particulares NUNCA deves misturar medicamentos.

Arranja formol na farmácia (mistura a 37% ou 40%).

Aplica 2 ml/100 lt de àgua, repete mais 2 dias seguidos (total 3).

Antes de cada aplicação muda alguma àgua.

COLOCA AR SUPLEMENTAR.

Repete passado uma semana (dias 8, 9 e 10).

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois o formol é eficaz apesar de nunca ter experimentado, os meus tb andavam mais ou menos assim , e trateios com omnipur pois é um medicamento de largo espectro, ataca todos os tipos de parasitas externos , mas nao os intestinais, como estam as fezes??????brancas , se nao estam brancas entao exclue essa hipotese, faz o tratamento com formol que se compra na farmacia, ou entao com omnipur ou esha2000...

 

A UV é um espetaculo, depois de um tratamento é altamente eficaz, acaba com tudo :)

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boas!

 

Muito obrigado o João Costa acertou quando cheguei a casa ontem tinha lá todos os sinais de um infecção parasitária externa! Tratei com formol a 37% pûs arejamento e coloquei 3 ml 150 Lt e também queria ver como reagiam e hoje ela está muito pior com mais manchas pelo menos a progressão devia ter sido travada.....Vou ver se arranjo a lampada UV..... O João Machado sugeriu devido ao aquario ser plantado usar antes Esha 200 acho que vou comprar e como se faz tratamento com este medicamento e se posso ter na mesma a lampada de UV que vou ver se arranjo hoje!

 

Muito obrigado

Tânia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faz como o joao machado diz acaba esse tratamento , apos isso faz tpas diarias de 20 a 30% , apos dois ou tres dias faz o tratamento com esha2000 mas atençao a uv nao pode estar ligada, em relaçao á uv se vais adquirir uma podes ver o site da www.seahorseshop.com , tem lá em conta são "baratas" e razoavelmente boas........

 

se o tratamento com esha2000 nao der resultado , tenta o omnipur da Sera que geralmente tem optimos resultados.

 

UV só depois dos tratamento para matar a bicharada que se solta dos peixes, só depois de acabares o tratamento

 

 

Ó joao os meus meninos já estam curados, isto foi uma odisseia pelo mundo das doenças , todo o tipo de parasitas atacaram os meus meninos..... graças a deus tá tudo ok.......

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá boas

 

Pois eu quando falou em UV não associei ao facto de ser para esterilizar àgua e depois mata também as bactérias boas as nitrificantes como é? É que também me estive a informar e já havia filtros externos do mesmo preço do que eu comprei da Fluval 305 que custou quase 200€ já com essa luz e os gajos da Ornimundo em Aveiro quiseram mas foi despachar akele enão me informaram convenientemente e não me informei melhor e agora se quiser tenho comprar tudo à parte aqueles que estão no site que me indicou não precisam de bomba para fazer circulação da água ou precisam! Vou ver mesmo que compre isto no site ainda demora a vir....Tenho medo que a disco fêmea não resista pois continua sem comer... o tratamento tem mesmo que fazer efeito! Esse parasitas têm proveniência onde! Eu comprei a comida congelada numa loja (Zoofeira)onde não tenho muita confiança mas experimentei a alimentar outros peixes noutro aqua que tenho primeiro e como não aconteceu nada passei para o Discus mas pelo visto fui isso que trouxe os parasitas .....raio...

 

Muito obrigada entretanto vou dando notícias

 

Tânia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pois no meu caso acho que não dá porque a saida do filtro porque tem um espalhador em leque e é essa peça que faz aclopagem no vidro do aqua! já agora podes esclarecer fiquei muito interessada naqueles UV da página que me mandaste por acaso sabes informar-me se aquele UV-C 20000 tem bomba incorporada porque lá nas característica diz bomba de 3 bar.... já mandei mail mas não me respondem porque me parece que os outros mais baratos não têm bomba e para este tipo tem que ser bomba interna e não queria roubar espaço nenhum ao meu aqua percebes....nem gosto de ver esteticamente lá nada desse género dentro... Não consiguo encontrar na loja de animais o Esha 2000 não têm se ainda precisar e se o peixe resistir até então.... Tá paradita a pequena...

 

TÂnia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Caríssima Tânia!

 

Os 'gajos' da Ornimundo em Aveiro, penso que não têm filtros com UV incorporado á venda, pelo menos ontem á noite não tinham!! Quando lá levou tanto os peixes como o material nunca falou em querer ter um filtro UV, por isso não venha dizer que os 'gajos' da Ornimundo em Aveiro não lhe informaram convenientemente, porque é muito bonito tirar as culpas de cima das nossas costas quando as coisas correm mal e por nas costas dos outros. Sabe muito bem que os 'gajos' da Ornimundo em Aveiro não estão lá para vender apenas mas também para aconselhar e se lhes pagassem pela formação que dão a clientes que nada sabem acredite que eram muito bem pagos. Pense só que os Discus quando saíram de loja estavam muito bons, ou melhor, óptimos e distribuíam saúde.

Peço desculpa pelo desabafo, mas penas o fiz porque não gostei da afimação

Tânia Vidal: É que também me estive a informar e já havia filtros externos do mesmo preço do que eu comprei da Fluval 305 que custou quase 200€ já com essa luz e os gajos da Ornimundo em Aveiro quiseram mas foi despachar aquele (palavra corrigida) enão me informaram convenientemente..
e espero que os seus Discus recuperem e voltem ao normal com a maior celeridade e vivam muitos anos e sejam optimos pais também.

------Licínio Ferreira------

 

WWW.CMCA.CJB.NET

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada!

 

Eu nunca disse que eles iam doentes e não tou a atirar a culpa mas como já se pagam tão bem podiam dizer que havia mais eu podia não saber nada mas pelo menos tentei saber e tentei fazer o meu melhor.....Vivem no meu aqua muito lindo e felizes..... apanharam doença enfim acontece a todos e tou tentar resolver.....Muito obrigada

 

Tânia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem , eles da seahorseshop iram dar-te uma resposta o mais tardar amanha, e olha que os uv nao sao para colocar dentro do aqua, mas sim por fora, tu podes acopular o uv na mangueira antes do bucal de aspersao, por isso nunca te irá roubar espaço no interior, pois nunca poderias colocar o uv lá dentro pois corrias o risco de haver um grave curto-circuito, pensa que o teu filtro externo faz de bomba..... e já agora os gajos da ornimundo só têm que ouvir os que os seus clientes têm para dizer e nunca "desabafar" pois , como eu tb sei só querem é vender seja em que loja for, mas tb sei que há lojas que respeitam os animais, nao digo que os gajos da ornimundo nao o façam pois pelo que eu li a Tânia disse que eles adoeceram em casa , nunca percebi que os tinha comprado doentes.... por isso convem primeiro interpretar o que está escrito....... Eu acho que a vossa cliente nao vos culpa por nada e que apenas anda um pouco perdida ...... teham paciecia e calma , pois assim é meio caminho andado para perderem clientes né...... O que acho é que se tem de informar o cliente sobre o que compra e as condiçoes necessarias para poder ter animais como os discus.....

 

:cry:

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhor que interpretar o que está escrito é interpretar o que é falado!!! E mais não digo, porque não respondo a provocações nem tenho de o fazer! Além de mais é preciso saber criticar.

Não desejo que peixes nenhuns tenham um fim triste e sempre que sou solicitado tanto eu como os colegas na loja onde trabalho dou ajuda e dicas para que tal não aconteça, por isso essa intervenção não tem fundamento!

Espero que não venham desviar do assunto que são os Discus da Tânia, eu apenas fiz uma intervenção a uma declaração que não estava correcta.

 

Asta

------Licínio Ferreira------

 

WWW.CMCA.CJB.NET

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como vês , nao sabes interpretar portugues, ninguem criticou o teu trabalho nem muito menos a loja onde trabalhas.... por isso aconselho-te a umas aulinhas de portugues .... e para mim este assunto morreu, com a sua falta de bom senso.......

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Vamos tentar safar os discus à Tania, tarefa que me parece dificil! :P

 

Licínio, parece que sabes da "poda", :D ou da loja,.... que tamanho têm esses discus, qual a sua proveniencia e em que parametros estão?

Comem bem, na loja?

Dá-nos mais algumas informações.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comprei a comida congelada numa loja (Zoofeira)onde não tenho muita confiança mas experimentei  a alimentar outros peixes noutro aqua que tenho primeiro e como não aconteceu nada passei para o Discus mas pelo visto fui isso que trouxe os parasitas .....raio...

Tânia

 

Boas!!

em relação à alimentação é necessário tomar algumas precauções, não deves dar bixos de água doce, pois trazem parasitas com eles e acabam por te atacar os peixes. Dá artémia congelada, granulado sera e papa caseira é mais seguro.

 

Eu reduzi 98% dos problemas com esta alimentação e muitas tpa´s

boa sorte

rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que já não se safa ......

o discu da tania já anda a enterrar-se no areao, e anda em movimentos circulares e desorientados...... acho que é tarde...... mas como já -lhe tinha dito em mp, se o bicho estiver vivo ainda, para fazer duas trocas de 30 a 40% no mesmo dia, e que tentasse fazer o tratamento com omnipur da sera, apesar de ser desaconselhavel, mas estando o bicho neste estado já nada há a perder né.......

mas tb lhe disse que se tivesse a fazer o tratamento no aqua onde estam todos que nao o fizesse pois mais vale perder um do que perder todos.....

mas que mesmo assim depois disso tudo se ele falecer que apos sete dias de tpas diarias de 30% que deveria aplicar o omnipur na mesma, ou entao pode optar pelo esha2000...

 

O que acham Joao e Rocha??????

 

artemia cogelada amtra

papa caseira

flocos Sera Vipan

granulado Jbl Discus

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

 

Os discus são uns Cobalto de 14cm. Provenientes da Alemanha. Em loja estiveram em agua com PH a 6.8-7.0, KH 4-5, NO2 0, NO3 10-20, NH4 0. Cá em Aveiro nunca comeram congelada, mas tenho impressão que no Porto antes de virem para cá lhe davam. Comeram variado, desde Tropical D50Plus, Tropical D-Allio Plus, Tropical Supervit, Sera Shrimps... Quanto aos parametros que a Tânia lhes deu depois so ela pode dizer.

 

Offtopic:

 

|joao costa| espero que deixes de guerras...isto porque:

 

1º sei muito bem falar e interpretar português;

2º gosto que critiquem o meu trabalho, porque é uma maneira de o melhorar;

3º quando não se sabe do que se esta a falar ou se vai embora ou fica-se a ver, agora falar do que não se sabe é muito mau e fora de ética;

4º a Tânia pode comprovar que não lhe aconselharam este filtro mas sim um mais barato, não empurraram filtro nenhum a ninguem. Eu vendi-lhe um Eheim Ecco 2236 e mais tarde ela foi la troca-lo porque lhe aconselharam o Fluval 305. Se eu quisesse apenas vender tinha-lhe logo empurrado o Fluval.

 

Espero que compreendas o meu ponto de vista e não sejas casmurro como estás a demonstrar, eu até acho que deves ter algum bom senso escondido dentro dessa ira que não faz mal a ninguem!

Espero ter ajudado na luta da Tânia.

------Licínio Ferreira------

 

WWW.CMCA.CJB.NET

Link to comment
Partilhar nas redes sociais