BÓTIAS infestados com PONTOS BRANCOS


patricia duarte

Recommended Posts

Boas!

Tenho 4 Bótias no meu aqua comunitário que apareceram cheios de pontos brancos :? .

O que é estranho é que eles são os únicos com este problema.

Tenho n molies (estão sempre a nascer), espadas(1), gupies(1), 4 coridoras e 2 neons negros num aqua de 110L, com todos os parametros normais e sem ter posto nada de novo lá dentro !

Já fiz tratamento e... nada!!!!!! :lol:

Lembro-me de uma vez ter lido algures que era fácil confudir, nos bótias, o ponto branco com manifestações de reprodução mas também já li em vários sítios que eles não se reproduzem nos nossos aquas lá de casa, e ainda por cima vê-se que eles se coçam nos objectos do aqua.

Alguém é capaz de me explicar isto? :?:?::?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pontos brancos costuma ser ictio ,a temp.da agua nao sofreu oscilacoes,nao aconteceu nada que tenha provocado stress aos peixes,e se continuar a manifestar ,deverias subir a temp.gradualmente ate aos 28 graus e ha 1 produto bom para o ictio q e esha exit

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Eu tenho o exit lá em casa, mas não sei se não faz mal fazer já outro tratamento,é que o tratamento da Sera só acabou ontem (não me lembro agora o nome dele :?: )

 

Quanto a stress, nada :? .

 

Temperatura é que oscilou :lol: mas foi para baixo, isto é, eles estiveram a 28º e passaram para os 25º/26º. Talvez possa ser isso, mas o estranho é que estes meninos nuncam tiveram nada e sempre desenvolveram muito bem.

Ao contrário dos outros que lá estão, esses sim já tiveram o ponto branco, mas aos bótias nunca nada lhes tinha chegado e agora é justamente o contrário, todos estão bem mas eles...enfim!

 

Achas que se aumentar a temperatura e lhe der exit a coisa resolve-se ou devo só aumentar a temperatura e dar mais uns dias até lhes fazer o exit?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O melhor tratamento para o ictio é a subida da temperatura até aos 30º durante uns dias. Os botias aguentão bem, as corys sobrevivem, mas encurtas consideravelmente o seu tempo de vida.

O melhor é fazeres isso num aqua à parte.

 

Confirma bem se as corys tambem já não têm esses pontos brancos.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

pelo que me foi explicado aqui no fórum bótias palhaços e íctio no Inverno é certinho direitinho.

 

eu também tenho esse problema. mais nenhum peixe apanhou e um deles já está bom depois de uma subida de temperatura até 28,5ºC (chega a atingir 29,5ºC quando tenho a lâmpada ligada)

 

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Ok pessoal, obrigada pelas dicas :bad-words: !

Vou tratar disso esta noite, é que eu gosto mesmo daqueles meninos, dá gosto vê-los crescer e a brincar até parecem golfinhos...

É o que dá, a gente afeiçoa-se aos bichos... bigsmile:snipersmile::bad-words: !

 

Boas, conseguiste resolver?

É que os meus botias também já têm pontos brancos, devido à temperatura ter baixado.

 

Cumps

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Eu tive exactamente o mesmo problema. Tenho um aqua de 230 L, e só os meu dois Botias palhaço é que apareceram com pontos brancos - também tenho dois Botias zebra (além de outros peixes) que não ficaram infectados. Aumentei a temperatura da água para 30 ºC, adicionei 5 colheres de sopa de sal ao aquário (aprox. 1 colher para 50 L de água) e como os Botia palhaço tinham bastantes pontos brancos, dei-lhes dois banhos, de 1/2 hora, de anti-íctio da Avipar (1 litro de água do aquário com uma tampa de anti-íctio), em dias alternados. Passaram 4 dias e nem vestígios de pontos brancos. Os peixes estão todos bem. Vou começar a baixar gradualmente a temperatura, mas mantendo nos 28º durante mais uns tempos.

André Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Aproveitando o tópico, meus 2 beijadores tambem tem sintomas de ictio, mas a temperatura de meu aquario nao fica abaixo de 30º, fica em torno de 31-33° chegando a 34° em dias MUITO quentes

 

será q pode ser ictio também?

 

obrigado

gangstarlydx6.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Olá

 

Aproveitando o tópico, meus 2 beijadores tambem tem sintomas de ictio, mas a temperatura de meu aquario nao fica abaixo de 30º, fica em torno de 31-33° chegando a 34° em dias MUITO quentes

 

será q pode ser ictio também?

 

obrigado

 

Bem geralmente basta aumentar a temperatura da água até aos 30 gradualmente manter essa temp durante duas semanas e depois voltar a´temp ideal também gradualente, mais ou menos 1 grau por dia. medicamentos só em casos mto graves e nesse caso deve-se separar os peixes dos outros. Espero ter ajudado...o ictio geralmete aparece devido a alterações bruscas de temp. e as bótias são mto sensíveis a isso (são sempre as primeiras a dar o aviso). Abraço a todos.

ajsp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Só uma pergunta:

o meu botia também apareceu hoje com as pintas brancas e já aumentei a temperatura para 30 graus e coloquei duas colheres de sal (1 por cada 50l) mas para além disso ele está com um comportamento estranho, fui dar com ele agarrado ao filtro, mais tarde estava deitada em cima de uma das ventosas que segura o filtro à parede do aqua e nada muito descoordenadamente. Isto também é um sintoma do ictio ou será outra coisa?

Obrigado.

Editado por bokasanta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais