... o que devo privilegiar - Profundidade ou Comprimento


valerajo

Recommended Posts

Para um aquario de ciclideos (Mbunas) e tendo em conta restrições de espaço/euros qual a opção mais acertada :

Aquario :

1) 100©x50(p)x50(a) +-250 l

2) 120©x40(p)x50(a) +-240 l

 

Filtro

1) Ehein 2028

2) Ehein 2026 + Powerhead (? desconheço modelos mais indicados)

 

Obrigado

 

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claramente a opção:

 

2) 120©x40(p)x50(a) +-240 l

 

Ele preferem aquário com grandes frentes. Dá jeito quando andam em perseguições.

 

A altura não usam muito pois andam sempre no meio das rochas.

 

Quanto aos filtros não conheço muito bem esses pois uso Fluval.

Mas tenta que o fluxo de L/H do filtro consiga fazer 10x a Litragem do aqua.

 

Por exemplo um filtro que faça 1000l/h filtra 10x por hora a água de um aquário de 100Lts

 

Para esse de 240 litros era acncelhavel no minimo 2000 l/h.

 

Pode sempre colocar um filtro interno como apoio ao externo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto ao Aquario está tudo dito penso eu.

 

Quanto ao filtro, eu tenho um aquario parecido com o que queres comprar mas com 120x50x60 (360 litros), e tenho dois filtros. Um Eheim 2026 com susbstrat pro e ceramicas e um Eheim Classic 2217 só com esponjas.

 

Ao todo tenho 1950 l/h o que penso estar próximo do ideal para ti também devemos ter algo como 5 - 10x os litros do aquário. Os africanos gostam de muita movimentação de água.

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Quanto ao Aqua e não fugindo da litragem nem do comprimento pretendido uma opção a ponderar acho que é esta:

120x45x45=243L

 

Quanto ao filtro acho que deverias pensar em uma sump, gastas menos, dá mais jeito na limpeza e sempre são mais uns litros de água, o unico senão é o espaço disponivel que tens que ter.

 

Ah e quando pensares em trocar por exemplo para um plantado basta trocares de bomba :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais