Teste Nitratos SERA


lionman

Recommended Posts

Viva,

 

Hoje ao fazer o teste de Nitratos da SERA a cor enquadrou no escalao mais alto (40 mg/l) .

 

Apos repetir cpm desmultiplicação de agua destilada ( 10+10ml) ovalor deu-me 10 mg/l.

 

A duvida e se o total de Nitratos e 10mg_/l ou 40 mg/l (por ter rebentado a escala sem usar agua destilada) + 10 mg/l = 50 mg/l.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Realmente as instruções são um pouco dúbias relativamente à parte da diluição, mas eu acho que deves ter 50 mg/l.

 

António

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

No meu entender deves sempre ligar á linha que corresponde á quantidade de água mais água destilada que puseste...nesse caso são 10mg/l. Porque digo isto?...nas instruções diz que podemos medir até um valor de 400mg/l, o que se reparares é o de 2ml + 18ml...

 

A água destilada que puseste foi pura? Se foi é estranho ter dado um valor mais baixo, senão deveria ser...

 

Um abraço

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A agua e mesmo a agia dest da Sera.

 

Repeti de facto o teste e voltou a dar os mesmos valores, sinceramente nao entendo mesmo nada do teste.

 

Entao se o valor da muito alto de tal forma que temos de desmultiplicar para obter uma leitura, o resultado e que a nova leitura e inferior à anterior ?

 

Estranho nao e ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estranho não (palavra corrigida) e ?

 

Sem dúvida, nunca tal me aconteceu...mesmo quando andava com os nitratos upa upa que tive que fazer o teste com água destilada, os 10+10 dava sempre um valor superior aos 40...não entendo o que te está a acontecer.

 

 

 

Pode ser que alhguém nos explique o que está a acontecer ai com o teu teste

 

Um abraço

 

(não vá o esquecimento ter acontecido, verificaste a data de validade?)

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Nitratos a 40mg/l (o primeiro teste é que interessa, não ligues aos outros) são elevadissimos já por si, não vejo necessidade de fazeres a diluição a não ser por mera curiosidade...

 

Agora trata de resolver os 40mg/l e o resto não interessa. :P

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não entendeste a grande questão.

 

Se a leitura é restrita a linha de 10+10 entao os nitratos estão a 10 mg/l o que requer uma preocupação moderada.

 

Se deve-se somar 40+10 então os nitratos estão a 50mg/l o que requer uma grande preocupação.

 

Porque é que dizes que o primeiro teste é que interessa ? Se por acaso eu tiver o nivel mais elevado não faço as diluições e até podia ter 400 mg/l e vivia na "santa ignorancia" ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, acho que o que o amigo Nuno Reis quis dizer, foi se um teste já deu 40 mg/l, então começa já a baixar os nitratos pois já estão em excesso. Eu também pelo sim pelo não, acreditava mais que tinha 40 do que 10, e fazia umas tpa para ver a reação.

 

Um abraço

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pois decidi comprar um outro teste de nitratos e o resultado vem a 10 o que podera demonstrar a teoria de que o que interessa e a escala correspondente a desmultiplicacao sem fazer qualquer tipo de somas.

 

De qualquer forma coloquei a questao a SERA e obtive a seguinte resposta (deixo-vos tirarem as vossas conclusoes):

 

"Por favor, envie o teste (para que este possa ser examinado no nosso laboratório de qualidade e investigação) para o seguinte endereço:

 

 

sera GmbH

 

Max-Planck-Str. 6

 

52525 Heinsberg

 

Germany

 

Com os melhores cumprimentos

 

A sua equipa de sera"

 

So vos digo que certamente nao vou gastar uma pipa de massa para enviar testes e depois obter uma resposta que nem sei qiual vai ser.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais