Co2 de Garrafa


ROCHA

Recommended Posts

Boas!!

 

Ja utilizo co2 à algum tempo com recarregamentos efectuados e não tinha tido qualquer problema.

Agora a garrafa levou uma nova recarga, pois tinha acabado o co2, e na passada semana coloquei-a novamente em funcionamento e como sempre 1b/1seg e ia matando os peixes todos!!!

 

O que pode ter originado isto??

tenho: aqua 270L, garrafa co2 2kg com redutor e electrovalvula

 

agradeço desde já a vossa ajuda

abraço

rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rocha, Não terá sido do tipo de co2 que puseram? já vi aqui no forum que existem diferentes tipos de co2 (uso industrial, uso médico,etc) e que alguns não são indicados para plantas. Vamos aguardar pelas respostas dos entendidos. Uma vez que tb sou do Ribatejo e estou a espera do meu sistema de co2 que encomendei, aproveito para perguntar onde costumas encher a garrafa.

O meu plantado actual de 240L

Tópico iniciado em:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=74479

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois eu acho que tem mesmo a haver com o tipo de co2. so uma duvida: pediste co2 para produtos alimentares? é que nao pediste devias ter pedido. talvez seja este o o problema.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O dióxido de carbono, c02 é um composto químico constituído por dois átomos de oxigénio e um átomo de carbono. A representação química é CO2. O dióxido de carbono foi descoberto pelo escocês Joseph Black em 1754.

 

Os animais ao respirarem tomam oxigênio da atmosfera e o devolvem na forma de dióxido de carbono. Por outro lado, as plantas retiram este gás do ar e o utilizam na fotossíntese. Este processo denominado ciclo do carbono é vital para a manutenção dos seres vivos.

 

Estruturalmente o dióxido de carbono é constituído por moléculas de geometria linear e de caráter apolar. Por isso as atrações intermoleculares são muito fracas, tornando-o, nas condições ambientais, um gás. Daí o seu nome comercial gás carbônico.

 

O CO2 , mantido em determinadas quantidades no ar atmosférico, é um dos gases responsáveis pela manutenção da temperatura terrestre. Sem este gás a Terra seria um bloco de gelo. Por outro lado, um excesso de CO2 impede a saída de calor da atmosfera, provocando um aquecimento do planeta denominado efeito estufa.

 

 

isto tudo é muito bonito mas o que quero dizer é que o co2 é co2 aqui ou na china. não existem varios tipos de co2.

por isso ou tens co2 ou tens ouro gas na botija.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é verdade, o conseguir ter um produto 100% puro na fabricação é quase impossivel. existem vários graus de pureza de acordo com os contaminantes que possam estar associados ao produto que se quer e á quantidade de contaminantes.

 

por exemplo a Linde tem vários escalões de pureza os mais caros dos quais são 99.9% de pureza 99.99% de pureza, 99.999%de pureza, só que cada nove que acrescentes, pode significar novo tipo de botija e representa aumentos no preço nada convidativos.

 

Não sei quais os contaminantes mais comuns na obtenção de CO2, mas penso que o principal poderia ser o azoto, que é completamente inocuo para o aquario.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas o que a pessoa pretende saber é se aquilo que está dentro da garrafa é CO2 ou não e se pode fazer mal aos peixes ou não. É obvio que quando carregam a botija, estão a meter(ou a tentar meter) CO2, agora que outras impurezas vão misturadas...(leia-se outros gases) é que pode tornar o Co2 proprio ou não para aquarios. E foi isso que tentei responder, continuo a dizer que não concordo com :

"por isso ou tens co2 ou tens ouro gas na botija." pode ter CO2 e mais outras coisas... e o mais provavel é que tenha e ainda uma boa percentagem....agora do que e se pode ser prejudicial... não dá para saber sem testar.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

agradeço desde ja a vossa ajuda!!

pois... ja percebi que se pode misturar outros gazes no co2.

mas, e se tudo estiver ok, se o co2 for o adquado, que outros factores poderão fazer com que 1b/seg passe a ser prejudicial??

 

obrigado

abraço

rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que ha ppl que quer mostrar que sabe muito e depois acaba por nao responder as duvidas! acho que o ppl nao deve complicar tanto. co2 pq faz mal aos peixes? simples, nao é pra fins alimentares, so isso, nada mais. claro que co2 puro é co2, o problema é que nunca é puro.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos.

Vamos esclarecer estas dúvidas sobre o co2. co2 só a um! Quanto a sua pureza temos no mercado português 4 tipos; o normal (99.5%) o 4.5 (99.995%), o 4.8 (99.998%) e o 5.3 (99.9993%). Ora retiramos estes três últimos tipos de pureza pois a não ser que os peixes tenham sofrido uma mutação e tenham lazeres nos olhos, este nível de pureza só interessa para funções muitos especifica (calibração, operação de lazeres, industria metalomecânica, química e electrónica)

Resta-nos um nível de pureza, o 99,5% e ai encontramos dois tipos: o de uso geral e o medicinal. Pelo que me foi transmitido por um dos fabricantes/fornecedor de portugal,(e já agora expresso o meu agradecimento pela resposta obtida) a constituição dos outros 0.5 do gás é igual nos dois casos o que difere é o seu transporte/embalagem devido as normas europeias, as embalagens tem de ter uma certificação rigorosa e obedecer a regras de utilização no caso do medicinal.

Mas o que interessa saber é se o de uso geral nos convém para o nossa utilização, como resposta deles recebi a seguinte informação aonde é aplicado este co2; Embalagem de alimentos, carbonização de bebidas, mineralização de agua, como agente extintor de fogo, e a mais importante desenvolvimento de plantas em estufas , entre outras.

Agora cada um tire as suas conclusões

rp.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É certo que não entendo muito de co2, mas o que eu tenho utilizado é a botija do meu marcador de paintball. Encho a botija de 2 em 2 meses por 2€ nas casas da especialidade e serve perfeitamente. Agora uma coisa é certa, tenho de ter muito cuidado e não abrir em demasia, senão é extinção total dos meus peixes.

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem fugir um pouco ao topico.... quanto custa essa garrafa do paintball e a sua quantidade? é preciso algum manometro e onde se vende?

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi,

 

A garrafa pode custar 28 a 40€, depende do tamanho dela, com tudo compra sempre com válvula on/off. Depois é só encontrar numa loja de ar comprimido ou outras idênticas e comprar o adaptador que vai ligar a garrafa ao tubo!

 

 

 

Podes ver aqui: http://www.pai.pt/advanced/paintball.html

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

eu uso CO2 alimentar ( cilindro usado para a cerveja )

 

o grau de pureza só aumenta o veneno na melhor da expressão

 

exemplo parvo: se tiveres CO2 com 50% de pureza é óbvio que 2 a 3 bolhas por segundo não mata os peixes... mas se tiveres 100% uma bolha por segundo é uma bomba...

 

no CO2 alimentar não podem misturar outro tipo de gás por algumas razões

porque é para alimentação e porque existe um critério de protecção da garrafa

 

por exemplo: se tiveres O2 numa garrafa de CO2 a corruzão do metal vai diminuir a vitalidade do cilindro

 

por isso existe diferentes tipos de garrafas para diferentes tipos de gazes

 

na fabrica não pode haver misturas... as misturas são feitas depois pelo utilizador...

 

no mergulho a grandes profundidades não pode haver grafas com misturas estanhas, a mistura é feita pelo mergulhador com as devidas precauções

 

as garrafas dos ARICAS ( equipamento dos bombeiros ) é ar puro... tem todos os constituintes que respiras... apenas é filtrado para tirar poeiras humidade... eu já vi o processo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais