ALERTA - Doenças em Lojas


Nuno Teixeira

Recommended Posts

Olá a todos novamente

 

Gostava de lançar uma ideia ao ar para ver o que acham.

 

Não existe neste forum, nem noutros que frequento, um topico com alertas.

Digo isto porque de vez em quando vejo coisas que não devem nem podem passar em claro.

Exemplo - As horriveis condições da loja de animais do Colombo.

 

Desta forma poderiamos criar um topico onde colocamos alertas para novos e "velhos" :? aquariofilistas.

Além sendo um topico que os lojistas podem consultar serviria também de alerta aos mesmos.

 

Permitam-me começar com o seguinte aviso:

 

Na loja da Ornimundo do Shopping de Loures (da qual tenho muito boa imagem) detectei a doença dos Neons estando 3 ou 4 com sinais avançados da doença. O armario de aquarios não se encontrava no sabado sobre quarentena.

 

Creio que o problema dos Neons é a nivel do importador. Cuidado.

 

Caso os moderadores não concordem com o topico poderam elimina-lo se bem que acho que temos o direito de ser avisados destas situações.

 

Cumprimentos

  • Votar + 1

It's not the fall that get's you..........

 

It's the sudden stop at the bottom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relaçao a este assunto concordo aqui com o nosso amigo até pq existem lojas com condiçoes deploraveis e que nao dao uma casa saudavel aos peixes que nos tantos adoramos e nao só por vexes a simples compra numa local desses coloca em risco todo um trabalho que temos em casa com os nossos aquarios mesmo respeitando a quarentena a sempre riscos, sendo assim concordo que se mantenha este topico nao so sobre lojas mas tambem sobre importadores, exportadores/ nacionais e iternacionais

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens toda a razao perto da minha casa há uma loja de animais, em todos os aquarios que eu vejo há um peixe doente ou morto, eu fui la e comprei duas platys e elas nadam com mais "alegria" pelo meu aquario.

Abraços :|

banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para lançar um alerta para a zona de Aveiro.

À um mês comprei uma fêmea ramirezi na Zoofeira do centro comercial Glicinias de Aveiro. No momento apresentavam uns nódulos brancos nas barbatanas semelhantes fungos. Como estava mesmo interessada numa fêmea, comprei-a nessas condições com a ideia de a tratar. Além dela havia mais ramirezis naquele estado.

 

Porém comecei a desconfiar de algo que já tinha lido - virus.

 

Após tratamentos contra os fungos e bacteriano, nada!

Decidi investigar na net e encontrei algo que corresponde - Lynphocystis (doença viral):

 

http://www.aquarticles.com/articles/manage...mphocystis.html

 

Entretanto infectou o outro ramirezi.

Como não há tratamento a solução é esperar que passe, não foi necessário isolar os peixes contaminados porque os outros peixes do aquario porque não são das espécies afectadas.

Após 5 semanas estão a começar a recuperar, já noto que as formações brancas estão a diminuir.

 

O meu objectivo é avisar para o perigo porque este virus é muito resistente e pode ser transmitido por peixes sem sintomas ou objectos contaminados. Além disso duvido que entretanto tenham substituido a agua e areão no aquario da loja!

 

Cumprimentos,

José Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou plenamente de acordo com a existência de um tópico de alertas para estas situações.

 

Em Aveiro conheço 4 lojas e em relação a elas tenho a dizer o seguinte.

 

A loja da Ornimundo é para mim a que melhor trata os peixes. É frequente ver aquários em quarentena para tratamento de peixes que chegam com sinais de doença. Além disso e por muito que às vezes se insista, eles não vendem os peixes acabados de chegar do importador. Deixam que primeiro se ambientem e se recomponham do stress da viagem que fizeram e só no dia seguinte os vendem. Para além disto os funcionários são atenciosos e pessoas bem informadas sobre aquariofilia.

 

A loja da Zoofeira, também com elementos simpáticos no atendimento, tem um procedimento com os peixes totalmente inverso aquele atrás descrito. Um exemplo é o facto de se ver com uma frequência exagerada, peixes mortos dentro dos aquários. Porém, e para mim, o mais grave é ter quase sempre à venda peixes geneticamente modificados, bastando reparar nas cores dos mesmos. Acho que são uma pena estas situações, nomeadamente o facto de terem colocado um presépio dentro de um aquário de água salgada que está na montra.

 

Quanto às outras duas lojas, são degradantes a tal ponto que nem vou perder tempo com comentários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou plenamente de acordo com a existência de um tópico de alertas para estas situações.

 

Em Aveiro conheço 4 lojas e em relação a elas tenho a dizer o seguinte.

 

A loja da Ornimundo é para mim a que melhor trata os peixes. É frequente ver aquários em quarentena para tratamento de peixes que chegam com sinais de doença. Além disso e por muito que às vezes se insista, eles não vendem os peixes acabados de chegar do importador. Deixam que primeiro se ambientem e se recomponham do stress da viagem que fizeram e só no dia seguinte os vendem. Para além disto os funcionários são atenciosos e pessoas bem informadas sobre aquariofilia.

 

A loja da Zoofeira, também com elementos simpáticos no atendimento, tem um procedimento com os peixes totalmente inverso aquele atrás descrito. Um exemplo é o facto de se ver com uma frequência exagerada, peixes mortos dentro dos aquários. Porém, e para mim, o mais grave é ter quase sempre à venda peixes geneticamente modificados, bastando reparar nas cores dos mesmos. Acho que são uma pena estas situações, nomeadamente o facto de terem colocado um presépio dentro de um aquário de água salgada que está na montra.

 

Quanto às outras duas lojas, são degradantes a tal ponto que nem vou perder tempo com comentários.

 

nem mais, além de que a zoofeira chega a vender botias carregados de ictio, custava alguma coisa elevar a temperatura? e os bettas machos juntos, essa é deplorável, bichos a morderem-se e nada, nem os coitados separam, além de estarem juntos com os kingios, mas a pior é sme duvida ver guppys em agua fria com os telescópios, o guppy é resistente mas não exagerem :s

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa loja do Colombo nunca lá mais vou comprar peixe nenhum

Com tinha um beta lindíssimo num aqua comunitário, resolvi comprar umas fêmeas para ele lá nessa loja.

Resultado: era só ver depois delas, o beta, os guppis, espadas, etc. e todos os peixes com barbatanas mais ou menos desenvolvidas, a morrerem.

Os sintomas apareciam de manhã e à noite estavam mortos: barbatanas a desfazerem-se tipo "podres" e a ficarem pretas.

Tive que andar a fazer dois tratamentos na água, com jbl furanol sendo um deles de "choque", porque passado algum tempo depois do primeiro tratamento, mais peixes começaram a morrer com os mesmos sintomas...

Com isto tudo, perdi 20 peixes...

Uma catástrofe...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Concordo plenamente com o Nuno. Por acaso até conheço a loja e sinceramente não sei se a poderemos considerar loja de aquariofilia, será mais uma loja do tipo "vamos fazer dinheiro com tudo o que seja bicho de estimação".

 

Conheço outros casos idênticos mas não quero estar aqui a referir nomes pois julgo que o importante é estarmos todos atentos às condições que são dadas aos peixes nas lojas, bem como toda a informação que estas nem sempre nos fornecem (Identificação correcta da espécie, proveniência dos peixes, caracteristicas da espécie, parâmetros da àgua etc...). Não é fácil vermos lojas com toda esta informação mas existem.

 

Por essas e outras não são muitas as lojas onde compro peixes, mas prefiro ir com calma do que arruinar o que me deu tanto trabalho a criar.

 

Bem Haja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ja nem discuto que a loja do colombo tenha uma parte de aquariofilia, em lá umas coisas com água e peixes mortos...

 

 

eu ate me sinto envergonhado por dizer isto, mas a jola do colombo foi a maior que eu ja vi (e a melhor) :S:S:S sim tinha uns peixes mortos e algumas carcaças ja num estado de composição avançado mas isso é porque nunca viram a de ponte de sor.... a unica loja de animais cá, ate peixes com defeciencias tem para venda...

 

 

é por isso ke morar no centro do pais é uma trampa......

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tutinatura em viseu...

a ultima vez que estive lá quase em todos os tanques de aquario havia peixes com doenças, em 10mnts que lá estive detetei tomores, pontos brancos, deficiencias fisicas, barbatanas ratadas, doença dos boracos, e alguns parasitas esteriores..

 

 

já a ornimundo do forum de viseu não tenho nada a dizer.. parece-me até ter bastantes condiçoes para os peixes.. quanto as plantas, já não tenho a mesma opiniao, estao amarelas e murchas.

 

 

beirazoo... parece uma loja pequena e é.. quase só tem aquariofilia. os preços sao bastante bons e as condiçoes em que vivem s peixes também parecem muito boas..

 

e não conheço mais nenhuma..

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
tutinatura em viseu...

a ultima vez que estive lá quase em todos os tanques de aquario havia peixes com doenças, em 10mnts que lá estive detetei tomores, pontos brancos, deficiencias fisicas, barbatanas ratadas, doença dos boracos, e alguns parasitas esteriores..

já a ornimundo do forum de viseu não tenho nada a dizer.. parece-me até ter bastantes condiçoes para os peixes.. quanto as plantas, já não tenho a mesma opiniao, estao amarelas e murchas.

beirazoo... parece uma loja pequena e é.. quase só tem aquariofilia. os preços sao bastante bons e as condiçoes em que vivem s peixes também parecem muito boas..

 

e não conheço mais nenhuma..

 

E a tutinatura nem sequer tem o nome de um único peixe...nem preços, nada, só aí a lei foi para o ar...lol

 

Na beirazoo já me venderam peixes doentes, coisa que na minha ignorância na altura não detectei, e nem sequer se quiseram responsabilizar... e na ornimundo as plantas são optimas a chegada e na primeira smn, depois confirmo que ficam mal tratadas, então as que estão nas baterias de peixes de agua quente nem vale a pena comentar, aquilo não são plantas mas algas andantes...lol

 

Vispet, também um autêntico degredo, aquas sempre sujos, imundos mesmo, não se conseguindo ver mais que 10cm para dentro...e mais uma vez especies e preços nem ver...

 

Aqua mais (loja nova), optimos preços material sera, poucos peixes, mas em optimas condições, já vi avisos de peixes em tratamento em que não os vendiam, optima politica...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...

Bem hoje é a minha vez de contar um episódio caricato que aconteceu na loja Ornimundo no Montijo.

Desloquei-me à loja para ir comprar uma molly velifera, mas não tinham... e como eu tinha alguma urgência em comprar uma femea (2 machos super chatos para uma femea..) decidi trazer uma molly branca que lá estava. Quando perguntei o preço à empregada, ela disse-me que as mollys sortidas eram 2,50€ e as veliferas eram 6,90€.

Acontece que, a molly branca que eu tinha escolhido em nada se assemelhava com uma molly velifera, mas a empregada insistiu em dizer que apenas me vendia aquela molly por 6,90€, visto ser claramente uma velifera.... quando eu contrapus a empregada dizendo que nao era claramente uma velifera ela apenas disse "ah quando são pequenas nao se nota", pois a questão é que aquela molly de pequena nao tinha nada...9cm sensivelmente.

Enfim, resumindo, pelo que ja me apercebi os empregados não pescam nada daquilo, já tive outras situações que nao vale a pena referir.

Podem ter alguma variedade de peixes e bons preços relativamente a material (também são chineses, mas pronto) , mas em termos de informação ao cliente = 0

 

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente sempre que vou a uma loja de animais mistos e em que há peixes, são estes o que menos atenção e cuidado têm,

Grandes superficies comerciais são do pior,

Ainda á poucos meses abriu cá uma nova loja de venda de material de agricultura e as condições dos aquarios com peixes era deplorável além de altamente populados ao ponto de nem conseguirem nadar sem bater uns nos outros :/

 

Infelizmente a educação das pessoas vai de encontro á destas lojas, pois para eles, peixes não sentem dor, e se morrem é porque eram fracos..

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

Nao venho denunciar mais lojas mas sim deixar referencia de uma que a meu ver é das melhores que ja vi. Tanto em material e conhecimento como na manutencao dos peixes. Esta loja é quase toda dedicada so a aquarios e peixes

 

Rolizoo

Margem sul. Na recta montijo/pinhal-novo. Nesse mesmo sentido.

É uma vivenda logo n inicio da reta do lado esquerdo.

 

Moro na amadora e posso dizer que chego a ir la d proposito quando preciso d alguma coisa.

 

Cumps a todos.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

Nao venho denunciar mais lojas mas sim deixar referencia de uma que a meu ver é das melhores que ja vi. Tanto em material e conhecimento como na manutencao dos peixes. Esta loja é quase toda dedicada so a aquarios e peixes

 

Rolizoo

Margem sul. Na recta montijo/pinhal-novo. Nesse mesmo sentido.

É uma vivenda logo n inicio da reta do lado esquerdo.

 

Moro na amadora e posso dizer que chego a ir la d proposito quando preciso d alguma coisa.

 

Cumps a todos.

 

Esta loja, não concordo que seja uma das melhores.... só de pensar nos preços que praticam... bolas....

Hugo Onofre

 

A sua opinião do negocio:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212375

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Eu quando digo que é das melhores falo relativamente a qualidade da loja em si num todo. Não em termos de preços praticados.

A meu ver, e dentro das que conheço claro, é das que mais gosto de ver os peixes em especial.

Até á data sempre que la fui os animais encontravam-se bastante saudáveis, com bom aspecto, em boas condições de tanques, corretamente separados etc.

Toda a minha fauna adquiri la e exceptuando 3 ou 4 guppies não tive baixas nenhumas.

 

Também é das poucas que, esquecendo, por agora, os preços praticados, se consegue encontrar de tudo mesmo para a aquarofilia.

Ha alguns membros que comentaram a dificuldade de encontrar determinados produtos para a reprodução por exemplo. La encontram quase de certeza.

Comidas de todos os feitios, produtos para criação e reprodução, todo o tipo de produtos para manutenção dos aquarios e água, etc. Alem de que quem está ao atendimento parece-me saber responder bem a todas as duvidas acerca dos animais, ou seja, acho que "sabem bem o que andam ali a fazer".

 

Era nesse sentido que dizia que a meu ver é das melhores.

Claro que melhor mesmo são lojas com produtos baratinhos até porque a aquarofilia é um bocado dispendiosa.. Mas também acho que qualidade terá o seu preço.

Eu prefiro pagar um pouco mais de forma geral mas ter a segurança de que sou bem informada, que não trago animais doentes para casa e que se algo não correr bem tenho a quem recorrer para me ajudar a resolver o problema sem ter em vista só o lucro de vender mais e mais produtos que depois se vem a descobrir que era dispensáveis.. por ai..

 

Mas isto claro, é meramente a minha opinião. Tal como disse no post mais acima eu apenas quis deixar uma referencia para quem possa não conhecer.

A partir dai cada um é livre de gostar desta loja ou não :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas em relação a loja de animais no Centro Comercial Colombo,certo dia vejo la um aquario com Discus, Escalares ,Tubaroes, barbos,etc e no qual chamo atencão a lojista. que os discus estavam quase a morrer pois ja nadavam de lado e estavam ja esbranquicados,e aconselhei ela a por os discus num aquario a parte com boa oxigenação e agua a uma boa temperatura e deixar eles sosinhos, no qual foi falar pro boneco pois apos 2horas passei pela respetiva loja e dos tres discus so lhe restava um vivo, pois os outros dois ja estava. mortos e ainda dentro do aquario, ao sair da loja chamei a gerente da loja e so lhe chamei de assassina e ela pergunta o pk, e eu mandei ir ver o aquario onde estão os discus, a resposta dela foi a que deu mais graça o patrão traz mais !!!!!

enfim

A VIDA É COMO O MAR TANTO LEVA COMO TRAZ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu passei pela Ornimundo de Gaia e acho que preferia não ter lá entrado...

no aquario dos neons já estavam dois a boiar, um betta também estava morto no seu cubo minusculo outro mais à frente também tinha mais um peixe morto no fundo, no aqua dos escalares um deles tinha uma tripa branca com uns 10cm...

Isto tudo enquanto os funcionários estavam em amena cavaqueira.

Ao menos que tivessem a decência de tirar os peixes mortos e separa os doentes dos restantes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Elisette, tens "o cantinho das aves", na rua da rasa, em Gaia. O nome da loja pode não ser o mais adequado, mas o que vende maioritariamente, são peixes e aquários.

Eu nunca tive razão de queixa da loja, um atendimento excelente... Isto claro, que é a minha opinião...

 

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ornimundo no Retail Park em Mem-Martins - Sintra

 

Alertei que nos aquas (divididos) onde estavam em tratamento 4 bettas, um deles já estava morto. Resposta do "miúdo": "Pois, acontece..."

Se não os pusessem em cubos de 5x5cm em água fria, depois não tinham que os pôr em tratamento...acho que para tentar safar os outros o deveria ter retirado, não?

Noutros aquas havia 2/3 guppies mortos e as colisas com pouca côr. Os Ramirezis também não tinham boa cara.

 

Isto no dia a seguir ao que recebem encomendas dos fornecedores...

 

Comprei apenas comida congelada, peixes não me parece que lá vá comprar.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais