O meu aqua de 150x50x50cm


krushandkill

Recommended Posts

Bem, lá me decidi, a pedido de vários seres, inconscientes que estavam e sem pensarem na sua própria sanidade mental, em colocar aqui as fotos...

Já são antigas e desde o início da montagem, já troquei plantas, tronco, pedras, mas o essencial e a ideia que tinha para ele manteve-se.

Tentei criar uma casa para escalares, com um biótopo amazónico. Mas como cá em casa não mando nada, lá entraram algumas plantas e peixes nada amazónicos.

 

1 semana assim, em teste de fugas, já que era em 2ª mão e foi remodelado e reforçado:

 

foto0.jpg

 

Inicio da montagem.

O tronco central era mesmo MUITO grande.

Os tubos de entrada e saida de água para o filtro externo, eram provisórios, o filtro era emprestado.

foto1.jpg

 

foto2.jpg

 

foto3.jpg

 

foto4.jpg

 

foto5.jpg

 

Setup do aqua até agora:

 

1ª camada, 1 cm de solo Fertil plant da Prodac

2ª camada, de 5 a 7 cm de 57kg de areia de mina (com 2 colinas de cada lado com 10cm nos pontos mais altos, nas traseirras do aqua)

pedras de xisto (ou ardósia, como lhe queiram chamar)

1 tronco

iluminação provisória - 15w daylight + 15 w Gro-lux

 

Em preparação:

 

- iluminação de 5x 58w (1 aquarelle (Philips), 2 Fluora (Philips), 2 Philips 865 ou 965) + Moonlight com 6 ou 8 leds azuis

- caixa de controle da iluminação com um relé para a aquarelle/Moonlight e um contactor de potencia para as outras 4 lampadas

 

As pedras do lado esquerdo, foi uma ideia que tive ao ver o "Mighty Shores" do Ricardo Pinto, estou a pensar rodear a pedra ao alto de Rotala rotundifolia e pôr musgo de java no topo da pedra.

A base do tronco era para ficar toda coberta com musgo de java e com uma ou duas anubias nana plantadas. Nos galhos das pontas do lado direito, ou riccia ou musgo de java. Também não gosto muito da base do tronco, por isso ia cobria-lo com musgo/anubias. Queria era aproveitar o tamanhão do bicho para servir como base para plantas.

As 2 pedras do lado direito, era mais para fazer uma gruta como esconderijo do ancistru/kuhlli/pleco. Também queria cobri-las de musgo de java. E nestas não posso mexer, nem nestas nem na pedra ao alto, exigências da patroa.

Cheguei a pensar colocar pedras ao estilo Iwagami, tipo Amano, mas sou mais adepto de simulação de fundo/paisagem de rio natural.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização já com plantas no aqua.

 

plantas1.jpg

1- Glossostima elatoides

2- Blyxa japonica

Ainda faltam as Rotala rotundifolia e a Rotala spp green para fazer 2 arbustos a rodear a pedra que está ao alto

 

plantas2.jpg

1- Amazonense - 2 pés

2- Anubia barteri plantada na areia, atrás do tronco. É para se ver apenas as folhas maiores, atrás do tronco.

3- Anubia nana plantada no tronco, para esconder um nó do tronco.

4- Sagittaria subulata - 4 pés

5- o meu Ancistru a comer o tronco. Peixe mais lindo!

 

plantas3.jpg

1- Nimphaea lotus

2- Valisneria gigantea - 3 pés e um filhote a nascer

3- Cryptocorine nevellii - 2 pés

 

Novas plantas.

 

plantas4.jpg

1 - Rotala rotundifolia

2 - Rotala spp. Green e algumas rotundifolia misturadas

3 - Glosso

4 - Blyxa

5 - Anubia barteri

 

plantas5.jpg

1 - Riccia

 

plantas1.jpg

1 - Limophila sessiflora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá vou ter de tirar fotos mais recentes, para actualizar isto.

A ver se hoje consigo tirar fotos porreiras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois da ciclagem de 2 semanas só com plantas e depois mais 2 semanas só com o ancistru, lá começei a colocar peixes.

 

foto6.jpg

 

foto7.jpg

 

Filtro interior provisório, a dar apoio ao externo, termostato provisório de 100w e difusor de CO2 (nesta altura, usava 2 garrafões de 5lt com CO2 caseiro, 1 em cada lado do aqua)

foto8.jpg

 

foto9.jpg

 

foto10.jpg

 

 

 

Mais fotos tiradas hoje, assim que as colocar online...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o mais recente que tenho...

De notar que retirei o tronco grande e coloquei 2 cheios de galhos. O tronco anterior começou a largar muito lixo, provavelmente esteve tempo a mais submerso, lá começou a apodrecer.

 

foto11.jpg

 

foto12.jpg

 

foto13.jpg

 

 

Uma das minhas 3 Kullies:

 

foto14.jpg

 

 

Falta mais algumas fotos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora...era disto que estava a falar!

Está muito melhor mesmo....

Tenho pena que tenhas retirado a pedra com musgo, dava um grande charme ao aquario! Esse tronco com ramificações mais fininhas da ao conjunto um aspecto mais harmonioso e natural. Continuo é a dizer que a lotus está muito emparelhada com o tronco e a rocha vulcaninca.

De resto, é deixar a sagittaria espalhar e completar o quadro.

 

Ainda bem que deste atenção aos pedidos das várias familias, está um optimo trabalho! :(

 

Beijinhos,

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, o meu problema é mesmo esse, o que fazer ao lado direito do aqua. Alguma coisa ali não bate certo. Pensei que a pedra de lava até ficava bem, mas não gosto. Mais valia ter deixado as pedras com o musgo, estava muito melhor.

 

E mais umas fotos:

 

foto15.jpg

 

foto16.jpg

 

foto17.jpg

 

foto18.jpg

 

foto19.jpg

 

foto20.jpg

 

foto21.jpg

 

O macho kribensis, perto do buraco-ninho escavado na areia atrás da pedra que está mesmo em frente dele. Não tarda nada, mais alevins a passear pelo aqua...

foto22.jpg

 

O aqua visto pelo lado esquerdo. Os meus 2 camarões madeira, no seu sítio preferido. Ali está o meu lindo difusor de CO2 EHEIM. Lembrei-me agora, ainda não tirei fotos ao meu extintor de CO2...

foto23.jpg

 

E visto pelo lado direito. É isto que vejo, quando me sento no sofá.

foto24.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já corrigi, niko, tive de alojar noutro servidor, o anterior era muito lento e encravava as fotos.

 

Agora vem o meu dilema, o que faço ao lado direito? Aquela pedra de lava tem de sair. Só não sei o que colocar naquela zona. Estou a pensar fazer um monte com pedras de lava redondas que trouxe de uma praia da Madeira, deve dar um efeito engraçado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu acho que aquela pedra fica melhor se não a tiveres alinhada com o tronco e Lotus(sim, estou a bater na mesma tecla :D ) e/ou se tiveres mais pedras dessas espalhadas no aquario....o problema deve ser mesmo ela não ter ligação com o resto...Tenta, só assim tens a resposta. Outra solução é mesmo voltar à outra com musgo que ficava a matar aí!

Ah, quando tiveres podas da sagitaria lembra-te da je :D

 

Beijinhos,

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá acho que o teu aqua está 1 espectaculo,parabens, acho q fizeste bem em tirar o filtro interior que lá tinhas pq ficava inestético.

Gostava de saber o que usas para manter as plantas assim tão saudáveis e lindas. parabens 1ª vez mais e continua a por fotos, dá gozo ver 1 aqua assim...

cumprimentos

 

Rúben

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Xana, tenho de tentar. Eu não queria ter tirado a pedra com musgo do lado direito, mas obrigaram-me. E agora, passado uns meses com a pedra de lava lá, a minha moçinha dá-me razão.

 

rfff, tenho 1 camada de solo fértil, a areia por cima, muita bicharada de limpeza, luz com fartura e com um espectro óptimo para as plantas, CO2 de garrafa, fertilizo com Potássio, Nitratos e Fosfatos caseiros, poucas vezes ponho a mão dentro de água, não mexo muito nas plantas e deixo-as cresçer sossegadas. Como resultado, cresçem, cada poda que faço, tenho sempre plantas para distribuir e os Kribensis não param de desovar. Só falta os escalares...

 

O filtro interior foi apenas no arranque do aqua, enquanto não vinha o meu Sacem Marathon 2000. Tinha lá uum Saccem 600 ou 500, emprestado, de um aqua de 1mt. Assim que foi aumentando a população do aqua, tive de colocar outro filtro para manter a água limpa. E ainda ficou assim, com poucos peixes e 2 filtros bastante tempo, o meu filtro nunca mais chegava. Calhou a encomenda à Alemanha, na altura do europeu de futebol. :lol::)

 

Faltam só umas 4 fotos, 2 do meu extintor de Co2 e 2 da minha central de balastros das lâmpadas. :roll::wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Krushandkill. Como dizes no teu tópico, possuis um extintor de co2 de 4 kg. Bem, eu também comprei um sistema de co2 na lunapet com uma garrafa de 2kg, e em cerca de 1 mês e pouco a garrafa esvaziou-se e levei-a a uma casa de extintores para a encher. Acontece é que na factura estavam lá 24.44 euros!!! por 600g de co2 ( a garrafa pesa 2kg e leva 600g de co2).

Para mim considero estes preços incomportaveis e vinha-te perguntar onde carregas o teu extintor, presumindo que consigas preços mais em conta :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse CO2 deve ter ouro à mistura... :arrow::arrow:

Acho que foi 5€/Kg + Iva, foi o que paguei numa loja em Leça da Palmeira, mas assim que chegar a casa dou uma olhada na factura e coloco aqui o nome da loja e preço completo do enchimento.

 

PS - para uma garrafa do tamanho da tua, ias a uma loja de paintball no Porto e aí por uns 2euritos, enchias isso. Depende só de a loja ter adaptador para a tua botija. Tipo esta loja- http://www.xxl-gaming.com/

 

PS2 - Loja TELO, Sistemas anti-Incêndio LDA. 4kg de CO2 + IVA 21% - 25,31 €

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

eu também comprei um sistema de co2 na lunapet com uma garrafa de 2kg, e em cerca de 1 mês e pouco a garrafa esvaziou-se

 

Deves ter isso cheio de fugas de certeza, tinha que durar pelo menos 3 meses. Agarra num spray limpa vidros e pulveriza todas as ligações, se alguma fizer bolhas, tens fugas.

 

A garrafa deverá ter os quilos de carregamento gravados nela. Se é de 2 kgs devria levar dois quilos. Antes de encher pesas a garrafa vazia, depois de cheia voltas a pesar e encontras a quantidade carregada.

 

krushandkill

O teu aquário está muito bonito, mas realmente essa pedra devia levar descaminho :shock: Ou porque não enterrá-la mais no areão?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A garrafa deverá ter os quilos de carregamento gravados nela. Se é de 2 kgs devria levar dois quilos. Antes de encher pesas a garrafa vazia, depois de cheia voltas a pesar e encontras a quantidade carregada.

A garrafa tem gravado de tara 1.620 Kg e ela cheia pesava 2.600Kg e na factura dizia 600g de co2. Talvez os 380g de diferença seja uma pega de ferro que a garrafa tem. Quanto a fugas acho dificil. Usava-a em 2 aquários, um de 240l e com cerca de 3 bolhas por segundo, mas nunca contei ao certo. Usava o Co2 para conseguir um Ph estável de 6.5, o que é bom para plantas e para a maioria dos peixes que são tetras, e no outro aquário de 45 litros tinha difusor interno, mas sem conta gotas, mas acho que a quantidade injectada não devia ser nada por aí além. Agora no grande o co2 injectado não chega a uma bolha por segundo.

 

Obrigado Krushandkill. Quando tiver oportunidade vou passar por essa loja e comprar talvez um extintor para ter sempre uma garrafa de reserva e saber quanto levam pelas recargas. Pelo preço que dizes não acho nada caro. Na loja onde fui por uma garrafa de 2 kg de co2 custava cerca de 63euros :D

 

Já agora aproveito para dizer que tens um lindo aquário. Parabéns :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio,

 

Esse áqua ou está com falta de potássio ou andam aí uns malandrecos a comer-te as folhas. Olhando para as rotalas é bastante evidente, faltam-lhes folhas na zona inferior!

Como estamos de iluminação? Sempre melhoraste isso?

 

Cuidado com esses bótias :D essas echinodorus são bastante tenrinhas para eles, não notas buracos nas folhas?

 

Como estão os teus parametros da água?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio,

 

Sim senhor... boa surpresa! Valeu a pena a trabalheira :D

Está muito bonito, ... como sabes ainda não tenho a experiência para opiniar com algo mais...

Agora, vê-se o empenho e dedicação que tens tido com ele, continua a brindar nos com actualizações....

 

beijos,

Liliana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joao Pedro Faria - o meu filtro é um Sacem Marathon 2000

 

DrluKas - na pedra ao alto, não mexo mesmo.

 

zeneo - O meu problema é mesmo no lado direito do aqua, aquilo não está bem, mas como tenho alevins de Kribensis a morar debaixo dele e dentro dos 3 buracos, tenho de esperar mais uns tempos antes de poder mexer lá.

 

FAAO -

5ªfeira: TPA de 30%, fertilização com 100ml de Potássio e 5ml de Nitratos

6ªfeira:

Nitratos - Nitratos 5ppm, Fosfatos 1ppm

Sábado: TPA 20%

Nitratos - 5ppm

Fosfatos - 0.5 ppm

 

Pois, TPAs muito próximas porque precisei de encher o aqua hospital, apareceu-me 1 escalar doente. Até me esqueci da fertilização no Sábado, aquele valor de Fosfatos a descer tão depressa, acho estranho.

Para cúmulo, estava a fazer tratamento a parasitas das guelras e o bicho estava a sofrer ataque de bactérias, ficou com as guelras estragadas. Apenas desconfiei de bactérias, quando ele começou a perder a ponta de 1 barbatana. O isolamento dele debaixo das folhas e a maneira como respirava aflito, apontava para problemas com parasitas. Considerando que à 2 semanas atrás, tive o UV a trabalhar durante 1 semana seguida, nunca desconfiei de bactérias. Perdi o escalar...nunca mais compro peixes naquela loja, patrocinador ou não, não é a primeira vez que os peixes ou camarões de lá, me vêm com bactérias. Ou isso, ou tenho de fazer quarentena com mais dias.

 

Buracos nas folhas, folhas comidas e plantas arrancadas, é todos os dias. São os botias, os Kribensis e os escalares. Mais do que uma vez, flagrei os malandros. As blyxas são as que mais sofrem. Já tentei dar-lhes alface, mas não gostam, preferem as pastilhas do pleco.

À custa dos peixes armados em ovelhas, já desisti de fazer um monte forrado a Glosso. Eles comeram tudo. O que mais me chateou, foi que a Glosso estava a espalhar-se bem, eu andava a tentar orientar para onde queria que ela se expandisse. Assim que os malandros provaram o primeiro pé, em pouco tempo, limparam tudo.

 

Iluminação:

2x 58W/965

2x 58W/33-640 (estou a pensar colocar uma Fluora e 1 OSRAM Skylight)

58W/Aquarelle

 

Em vez das 2 lampadas 58w/33-640, já tive 2 Fluora, mas assim que as coloquei, passado uns dias, disparou as algas verdes. A água ficou esverdeada, tive de trocar as lampadas por umas com um espectro mais neutro.

 

duarte de oliveira leitao - tenho de os medir. Na primeira oportunidade, ponho uma régua encostada ao vidro e espero que 1 dos curiosos venha ver o que estou a fazer e se ponha de lado. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.