Caracois durante o ciclo


Recommended Posts

O meu problema é o seguinte, montei o aquario á uma semana, ja fiz uma TPA e estava a pensar colocar hoje ou amanha um peixe no aqua para ajudar na realizaçao do ciclo do azoto, so que hoje quando estava a tirar umas folhas da entrada do filtro reparei que tinha à volta de 6 pequenos caracois espalhados pelo aquario que provavelmente vieram junto com as plantas...

ora a minha pergunta é se devo comprar uns peixes que me ajudem no ciclo e que dêem cabo dos caracois já, ou se pelo contrario utilizo os caracois durante mais uma semana para fazer o papel dos peixes resistentes que pretendia colocar para ajudar a ciclagem...

os caracois nao devem fazer muitos danos porque pra já so tenho cabombas e musgo de java!!...

 

a outra pergunta que queria fazer é sobre quais os peixes que comem mais eficientemente os caracois, apenas conheço os botias palhaço mas penso que sao um pouco grandes de mais para o meu aqua de 60l, existe outra especie mais pequena e tao eficiente como os botias??

 

 

imagem005pl3.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI,

 

Acho que não vale apena estares a comprar peixes para o ciclo, mesmo que demore um pouco mais de tempo não corres o risco de matar nenhum peixe. Quanto aos caracóis acho que não os deverias tirar, são uma "praga" que adapta a sua população ao alimento disponivel e ainda te vão comendo umas algas aqui e acolá. A mim nunca me comeram as plantas (pelo menos que eu me lembre). Se se tornar uma praga (e desta vez sem parêntesis :cry: ) põe uma folha de alface passada por água quente a flutuar durante a noite e de manhã, de preferência antes de ligar as luzes do aquário tira a folha. Vem cheia de caracóis.

 

 

Espero ter ajudado,

 

Abraço

Pedro Feijó

 

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ahh ok obrigado!! realmente os caracois para ja nao devem ser problema...

 

quanto aos peixes durante o ciclo, eu so os ia introduzir porque ja li aqui que ajudam no estabelecimento das colonias de bacterias nomeadamente devido a excreçao de amonia :cry: agora fiquei com duvidas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Sim, ajudam no ciclo mas em vez mete antes a esponja do filtro de um aquário já ciclado no filtro do aquário novo (o único problema disto é que precisas de ter acesso a um aquário já ciclado.

 

Se não tiveres acho que o melhor é mesmo esperares porque os caracóis também vão produzindo amónia...

 

 

Abraço,

Pedro Feijó

 

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.