"Mudança de instalações"


Recommended Posts

Bom dia, dei uma vista de olhos por tópicos relacionados mas não consegui encontrar resposta...

Vou ter de mudar os aquarios para cerca de 200 kms de distancia, gostaria de saber qual a melhor forma de acondicionar os habitantes para minimizar percas de temperatura...etc, são cerca de 2 horas de viagem. Obrigado desde já e cumprimentos a todos.

I want a bigger tank...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais mudar tudo? aquários, peixes e afins?

 

Faz assim:

Peixes:

-Deixa 48h antes da viagem sem comer (se for possivel claro). Como não comem, não te sujam tanto a água de transporte

-Arranja sacos de transporte ou garrafões de 5l de água vazios.

-No dia da viagem, metes à volta de 2L de água do aquário em cada garrafão e depois alguns peixes (eu costumo meter um máximo de 2 adultos por garrafão se forem peixes calmos. Se forem dos agressivos, vai cada um em seu garrafão, juvenis ou peixes pequenos até 10 por garrafão vão bem). Depois rolhas os garrafões e metes numa zona escura para eles acalmarem (uma caixa de esferovite para transporte de peixes seria o ideal)

-No destino, ou cortas o topo do garrafão ou despejas cuidadosamente a água e peixes para um recipiente, onde fazes a aclimatação.

-Em garrafões já transportei peixes de coimbra a lisboa com paragem em leiria sem qualquer perda.

 

Água e filtros:

-Tira a água dos aquários para dentro de recipientes e mantem os filtros a trabalhar nesses recipientes até ser hora de arrancar.

-Na hora de arrancar, desliga os filtros, fecha as mangueiras para não verterem água e arranca.

-À partida a colónia de bactérias não se ira perder totalmente,embora vás perder algumas.

-No destino, onde já devem estar montados os aquários, repões a água, recolocas os filtros em funcionamento e acrescentas alguma água como se de uma TPA se tratasse.

-Se a viagem demorar muito mais que as 2h, é melhor deitar a água dos filtros fora e considerar que houve perda total da colónia de bactérias.

 

Aquários:

-Leva-os tu, não confies em transportadoras.

-Retira todo o areão, decorações, etc.

-Protege os vidros com um cobertor ou outro material macio.

-No destino colocas os aquários no sitio, repões a água e depois de tudo calmo repões os peixes.

 

Boa sorte nessa aventura

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora Leiria essa bela localidade! lol eu tb vou fazer o msm mas para oferecer 1 dos meus aquas… o mais pequeno. Como tal vou fazer uma situação parecida mas com transporte muito perto e vou guardar a agua e levar tudo como está peixes e tudo e vou seguir estas dicas mas com menor duração help

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os conselhos do Nuno Antunes parecem-me eminentemente sensatos!!!

 

para além disso, uma possibilidade para prevenir a morte da colónia de bactérias se a viagem durar muito mais de 3 ou 4 horas, seria usar uma ups de computador; o filtro gasta o quê, 5W? Uma ups aguenta isso o tempo que for preciso!!! Possivelmente vais ter que arranjar um cabo de ligação (da saída da ups à ficha macho do filtro) não standard - eu fiz o meu.

 

Quanto ao aquário, para prevenir o caso de calamidade de ele se partir ou rachar e à chegada não teres sítio onde meter os peixes, eu aconselharia teres a jeito um alguidar grande limpo, ou equivalente.

 

Boa sorte!!!

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.