Estufas aquáticas em Portugal


mg22

Recommended Posts

Olá comunidade.

 

Bom eu peço desculpa se este não é o melhor local para postar este tópico, mas a mim pareceu-me o mais adequado.

 

Preciso de ajuda, estou neste momento a constituir uma empresa, que se vai dedicar a criação de plantas aquáticas, estou a falar da criação de uma estufa com cerca de 2.000m2 de viveiros de plantas aquáticas, o que se passa é o seguinte.

No trajecto normal da criação da empresa prendemo-nos com a falta de alguns dados que são essenciais para a criação e viabilidade do projecto.

 

Depois de alguma pesquisa e de algumas sondagens por algumas lojas especializadas, falta ainda muita informação que seria de uma utilidade extrema para que pudéssemos tornar o negócio viável e assim avançarmos com algumas certezas.

 

Desta forma venho pedir ajuda ao fórum para que nos possam ajudar a criar a 1º estufa em Portugal dedicada apenas a este negócio/hobie. Acho que com a ajuda de todos podemos viabilizar este projecto.

 

Bom .. Essencialmente o que precisamos são dados estatísticos e ideias, todas são bem vindas.

 

Precisamos de saber o Top 10 por assim dizer das plantas com mais aceitação no mercado nacional, as mais vendidas e as mais populares por entre a comunidade aquáriofila e não só.

 

O caso das lojas, gostaríamos de saber também qual a receptividade a um fornecedor nacional, com a qualidade a que os internacionais nos habituaram, e com custos muito reduzidos.

 

Estamos abertos a todas as ideias e sugestões, todas serão bem vindas.

 

Acreditamos que podemos fazer alguma diferença e que este negócio pode florir em Portugal.

 

Agradeço desde já a vossa atenção e disponibilidade.

 

 

Atentamente.

 

PS. Peço desculpa por não me identificar, falo ei mais a frente, espero que compreendam. Obrigado.

-------------------------------------------------------

Pelo Investimento em Portugal

-------------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

A ideia é interessante mas dificilmente viavel. O nosso mercado é muito pequeno e já existem algumas pequenas estufas que fazem o que voçes querem fazer. Se for a nivel de hobby e não tanto profissional com o objectivo de obter lucros pode ser quese aguentem mas os que tentaram acabem sempre por desistir a não ser que estejam ligados já a uma estrutura profissional.

Os requisitos iniciais são um espaço adequado com um suprimento abundante de uma agua que não tenha caracteristicas extremas, estufa ou estufas com climatização eficaz, fertilizantes adequados em quantidade e qualidade, ter o know de produção de plantas aquaticas, ter uma prospecção do mercado e de viabilidade, plantas mães em quantidade, tempo e pessoal dedicado.

Não seria descabido contactar a Tropica ou a Dennerle e dar-lhes a saber os vossos planos e indagar da possibilidade de eles vos cederem Know how ,manuais etc. Tudo numa perspectiva até de um dia serem fornecedoresdeles. É um bocado "far fetched" mas pode

resultar.

Crio plantas aquaticas há 28 anos, agora bastante menos que no passado, mas sempre a nivel amador. Como irão descobrir há uma grande diferença em fazê-lo a nivel profissional.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Paulo José

 

Antes de mais, gostaria de agradecer o comentário e a informação, nesta fase todas as informações que nos possam chegar são uma mais valia inestimável para nós.

Ainda mais quando se trata de alguém que já tem algum (muito) conhecimento do modo de operar e trabalhar.

 

Posso deixar mais algumas informações, o projecto está ainda em fase inicial e ainda se encontra no papel, temos alguma consciência da dificuldade que se nos apresenta quando pretendemos enveredar por um negócio que trabalha este tipo de produtos. A esta altura tentamos viabilizar o projecto tendo em conta o investimento necessário versos a rentabilidade e poder de amortização do mesmo.

 

Tendo consciência que o mercado nacional pode ser pequeno temos intenções de trabalhar tb o mercado internacional, lançando para isso uma marca internacional. Temos consciência dos players deste mercado e não queremos de forma alguma entrar em concorrência directa, pretendemos inclusive utilizar a tropica como fornecedor de sementes e de plantas mãe.

 

As condições que possuo actualmente são o espaço e água com abundância, que ira alimentar a estufa através de captação em lençóis freáticos. Não pretendemos ter uma referenciação muito alargada de espécimes apenas as espécies mais rotativas e de maior implementação nacional.

 

Cairia na tentação de lhe perguntar, qual o espaço de que dispõe e que tipo de comercio possui ou já possuiu nestes moldes, o que acha da permeabilidade do mercado nacional a estes produtos e qual a sustentabilidade de um projecto destes.

 

Mais uma vez agradeço o seu comentário e todas as informações que nos possa fazer chegar. Pois são muito importantes para nós.

 

Melhores Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Pelo Investimento em Portugal

-------------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Antes de mais, parabéns pela ideia e muitas felicidades no vosso projecto... Paciência e dedicação não vos pode faltar, aprendam com os comentários mas não desanimem :)

 

Como sugestão, porque não trabalham também com produtos directamente ligados a plantas? Fertilizantes por exemplo... É um bom mercado e tanto quanto sei com algumas carências em Portugal e só para terem uma ideia, tive ontem conhecimento que a marca Kent, uma das principais na área deixou de ter importador no nosso país, basta irem a uma loja e ver que o que há dessa marca está em final de stock e muitas vezes em promoção... É só uma sugestão...

 

Já agora deixo-vos um alerta, como sabem o nosso país tem um clima que flutua durante o ano, já pensaram no que irão gastar em energia no inverno para "aclimatar" as vossas estufas? Digo- vos já que vai ser muito... As plantas são preferêncialmente "criadas" em países asiáticos com climas muito amenos, menos um problema para eles...

 

Mais uma vez, força no projecto e não descurem nenhum promenor, ele irá aparecer mais á frente para vos atormentar.

 

Abraços aquáticos

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Acho a vossa ideia excelente e se fôr bem estruturada tem muito espaço para progredir.

Vocês têm um exemplo concreto: www.lucanas.com

 

Há uns anitos estes Srs apareceram e não davam nada por eles: Era impossivel combater o gigante Tropica e ainda por cima uma empresa situada quase no fim do mundo, nas Canárias.

Através de boa gestão e planeamento estratégico, eles cresceram e ganharam o seu espaço, exportando hoje para quase todos os países da UE e EUA.

É evidente que as lojas da nossa praça são a chave para a vossa implementação e sucesso: Se vocês apresentarem qualidade, eles vão poder manter a margem e dar melhores preços devido à poupança no transporte, isto claro aliado a muitas outras variáveis.

 

Penso que esta vossa pergunta é mais do que uma inocente abordagem, dado que vocês já devem saber muito bem onde apostar, penso que será mais uma "apalpação" às reacções das pessoas.

 

Sinceramente vão em frente, primem pela qualidade e inovem. Os Tugas quando querem são muito bons nisto.

 

Felicidades e bons negócios,

 

Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem de plantas, biologia na generalidade, percebo pouco a minha area é outra, aqui vai a minha opinião.

 

É sempre bom ver que alguem se aventura, para mais em tempos tão complicados como estes em que tudo parece "deitar abaixo".

Penso que um projecto deste tipo tem de ser bem planeado, não faço ideia das condições financeiras que têm de momento. Espaço e agua é importante, mas não é tudo :wink:

Depois vem a aposta nos produtos, aqui penso que talvez devessem repensar a estratégia. Apostar em produtos de larga escala num mercado muito exigente é complicado e implica um grande investimento. Estabeleçam algumas analogias (até coincidentes geograficamente), porque é que as empresas dos sectores tradicionais portuguesas estão em grandes dificuldades? Por quererem fazer aquilo que outros fazem mais facilmente e mais barato. Desses sectores quais foram as empresas que se safaram? As que se dedicaram a nichos de mercado e investiram forte em marketing e design.

Tentarem produzir/vender aquilo que mais existe no mercado implica ter de ser mais competitivo em qualidade e preço, alem de ter poder necessário para satisfazer o mercado. Não se podem esquecer que a maioria dos produtos concorrentes é importada e, como na generalidade dos produtos, os intermediários tugas usam percentagens astronómicas, logo têm margem para baixar os seus preços e serem também mais competitivos atenuando uma desvantagem que surgisse daí.

Outro factor a ter em conta, não é tão linear como parece o facto de produzir em Portugal ser mais barato para vender cá que importar. Vejam outros exemplos... porque será que os produtos portugueses são mais baratos em Espanha? Porque será que os pescadores portugueses vão para França e Espanha ganharem 4xs mais que ganham em Portugal e ainda assim os armadores têm lucro ao passo que os portugueses estão em situação complicada? Factores como os custos de estrutura, carga fiscal, produtividade e até custo de matérias primas são de ter em conta. Não se esqueçam do custo (muito elevado) da electricidade e combustiveis em Portugal (bens essenciais nesse negocio), não se esqueçam da carga fiscal nem do custo das materias primas (algumas importadas de países concorrentes no produto final, logo mais caras que para a concorrencia), os custos de distribuição em Portugal são mais elevados, consequencia directa da carga fiscal (combustiveis, IA's, IRC's e por aí), o custo do dinheiro em Portugal é de levar em conta também...

 

Resumindo, avancem mas tenham consciencia que fazer previsões é demasiado facil :wink:

como alguem disse anteriormente é muito diferente tentar obter rendimento a nível amador ou profissional. Porque não tentar um misto? começar com calma para apalpar terreno, apostar em nichos e ver no que dá?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá jokofar

 

 

 

Antes de mais muito obrigado pelo seu comentário, como já fiz questão de frisar várias vezes todas as informações são válidas e de utilidade extrema.

 

Relativamente ao seu comentário, apenas posso dizer que concordo com tudo o que foi dito, e realmente esses são sempre os 1ºs problemas a ser levantados, a carga fiscal, o IVA, os transportes, a inflação o nível de vida, o custo das matérias primas etc. São uma realidade e são um problema realmente, no entanto não passam disso mesmo e como em qualquer análise financeira os problemas devem de ser colmatados e minimizados com soluções válidas e actuais.

 

Vejamos, falou-se aqui de custos energéticos, que muito bem visto são bastante elevados, no entanto, em estufas aclimatizadas existem um sem numero de opções que se podem tomar de forma a minimizar os custos e tirar o máximo partido da energia utilizada, estas, podem passar desde forrar todos os canos com material isolante, de forma a minimizar as perdas de calor, até a utilização de painéis solares para aquecimento de água, entre outras soluções; a utilização de energias renováveis em sintonia com a energia eléctrica pode trazer ganhos na ordem dos 70% na factura final, podem dizer que sim , mas isso aumenta a factura inicial e o investimento, é verdade no entanto a médio prazo o valor é reavido e dai para a frente é ganho.

 

Em relação ao facto de quando importamos é mais barato que quando o fazemos cá, permitam-me discordar, possuo actualmente uma empresa que além de outras coisas importa produtos da UE, bom de facto os preços até podem parecer atractivos e os portes as vezes deixam-nos a pensar que realmente vale a pena, no entanto vejamos, quando importamos na factura não vem IVA se for um pais dentro da área Schengen, no entanto isso não quer dizer que não se tenha que pagar, o facto é que na realidade os produtos são tão o mais caros do que em Portugal no entanto quem importa em grandes quantidades e pode assim ir buscar mais valias a outras acções, como rentabilização de rapeis e descontos por quantidade.

 

Em relação aos transportes realmente em Portugal são bastante elevados, no entanto esse é um problema que se ultrapassa facilmente com nº e fidelização, vejam, imaginem que todas as lojas de animais (pet shops) se organizavam e criavam uma central de compras e que essa central de compras negociava com uma qualquer empresa de logística contratos de distribuição, estes seriam bem mais competitivos do que os que qualquer uma delas tem actualmente, o facto é que estes tipos de iniciativas podem produzir efeitos bastante significativos ao nível dos transportes permitindo poupar até mais de 50% nos custos dos portes.

 

Estas são apenas algumas das soluções para os problemas mais visíveis que se encontram quando olhamos para uma oportunidade de negócio, a valia de um bom gestor está em identificar os problemas e apresentar soluções válidas para eles. Claro que é mais confortável assumirmos que os problemas a partida são enormes e que dificilmente se ultrapassam, mas como alguém já aqui disse quando os tugas se propõem a fazer e fazem bem podem ter a certeza que possivelmente seremos os melhores. Temos variadíssimos casos de sucesso no nosso pais com projecção internacional e grande parte de nós já ouviu falar destas empresas e pensamos que são estrangeiras, ou seja eliminamos logo á partida que são portuguesas, que só pelo nome e pelo sucesso não podem ser Tugas. É falso e nós quando queremos podemos ser tão bons ou melhor que os outros deixo-vos 2 exemplos, a Throttleman e a Parfois (ambas tugas do norte).

 

De qualquer forma concordo em pleno consigo e acho que todo o cuidado é pouco mas tb acho que não devemos baixar armas só porque achamos que está tudo perdido.

Agradeço o seu comentário, é extremamente válido para nós, mas quando estamos a pensar investir alguns milhares de €uros , a 1 coisa a fazer é arranjar soluções para esses tipos de problemas. :wink:

 

Outra situação é que quem comanda o mercado e ditas as leis da concorrência são os consumidores finais, embora as vezes pareça o contrário.

 

Quero também dizer que em relação a concorrência, dificilmente podemos considerar que as nossas possíveis instalações possam ser consideradas como algo profissional, no inicio para concorrer com o que já existe, estamos a falar de um molde que vai existir exactamente como sugeriu, algo entre dar passos pequenos mas consolidados. :wink:

 

Obrigado e

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Pelo Investimento em Portugal

-------------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, eis as plantas que mais aceitação teriam em Portugal, do ponto de vista mercantil:

 

. Eleocharis parvula/minima

. Diversos sub-espécies de Musgo

. Hemianthus callictrichoides "cuba"

. Glossostigma elatinoides

. Rotala indica e sp. green

. Uma ou duas sub-espécies de Vallisneria

. Varias sub-espécies de Anubia, destacando desde já a sub-espécie "nana"

. Ceratophyllum demersum

. Ludwigia arcuata

. E depois temos as Echinodorus, que embora não sejam tão populares em Portugal como na Alemanha por ex., têm sempre mercado.

 

Duas notas:

A primeira para elogiar o discurso e a atitude do mg22.

 

A segunda para uma sugestão:

Penso que seria interessante inserirem no mercado nacional algumas espécies novas.

Pessoalmente estou cansado da oferta da Tropica, Lucanas e afins.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro nfdc

 

Agradeço o seu comentário e retribuo o elogio.

 

Realmente, gostaríamos de inovar ao nível da oferta, sem que para isso aumentasse-mos muito a referenciação, queríamos apostar em não mais de 20 espécies, queríamos inovar também no modo de apresentação dos produtos introduzindo algumas filosofias de produto novas, ou seja inovar um pouco na forma como os produtos chegam ao mercado principalmente nas espécies mais pequenas .

 

A informação que nos faz chegar é de uma mais valia extrema pois assim e juntamente com outras informações, permite-nos adaptar o nosso “cardex” ás exigências do mercado e repensar estratégias de comercialização. É de louvar quando estas informações são disponibilizadas, pois um dos grandes problemas de qualquer empresa em Portugal que quer arrancar é a falta de informação, de cotas de mercado dos produtos a que se propõe comercializar, bem como outras informações vitais como aceitação e receptividade dos mesmo. Infelizmente ainda vivemos num pais em que a mentalidade é que o segredo é a alma do negócio, e que quem tem a informação deve guarda-la muito bem para si.

 

A concorrência quando organizada permite o crescimento sustentado e o evoluir para novos produtos e novos serviços, o mercado não precisa de ser totalmente centralizado e monopolizado, assim a evolução do mesmo é mais lenta e quem no fundo sai penalizado são os consumidores finais.

 

Deveríamos (empresários/empreendedores etc.) antes de avançar para qualquer molde de comércio escutar o mercado, trocar impressões, retirar informações e aceitar ideias e sugestões, pois ao fim e ao cabo é deles (consumidores finais) que vem o sucesso ou não do negócio.

 

Mais uma vez muito obrigado pelo seu comentário.

-------------------------------------------------------

Pelo Investimento em Portugal

-------------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos gerais:

 

Na minha zona (entre Braga e Porto), os clientes finais compram aquilo que está na loja.

Não perguntam o nome da planta por ex..

Não há especificidade no mercado.

 

Este comportamento repercute-se nos estabelecimentos, com algum (senão nenhum) conhecimento daquilo que estão a vender.

 

Daí percebo de algum modo, a v/ intenção de se restringirem a 20 espécies mais ou menos, mesmo sabendo o potencial deste mercado no nosso país e o seu crescimento anual.

No entanto, este tipo de cliente julgo que não é tão apelativo como aquele cliente que percebe do assunto (quando falo em cliente, falo em estabelecimento).

Como podem facilmente constatar, o pessoal aqui do fórum que mais investe em plantas e associados, não é aquele que monta um aquario e acaba aí.

O pessoal mais "fanático", no qual eu me incluo :P , monta, remonta, desfaz, etc.

 

Mas lá está, reconheço que não há muitos na minha zona. Mas em Lisboa existem mais da minha "espécie". :wink:

 

Eu por ex., raramente compro plantas em lojas aqui em Portugal.

Motivos:

Preço

Má conservação das mesmas, por vezes

Tão pouca diversidade que, antes de entrar já sei o que têm à venda

 

As minhas compras extra-fórum, são feitas fora da Europa (a Europa também está muito Tropica"lizada").

E por incrível que pareça, para além de raras neste continente, ficam mais baratas. E não estou a falar de importadores asiaticos.

Houve e há, uma iniciativa muito interessante (que aliás é um dos patrocinadores deste fórum), mas na minha mente caiu por terra quando vi o nível de preços praticado.

Não há desculpa para vender em Portugal 4x mais caro a mesma planta que compro importada, incluindo já os custos de importação.

 

Qualquer dúvida, esteja à vontade.

 

Nota:

Qualquer dia, abro o meu negócio e faço-vos concorrencia. :?

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais