terou nao ter peixes deste genero?


ruymar

Recommended Posts

tive a ver esta parte do forum e nem sabia que havia ppl dedicado a um tipo de peixes como este! tenho um aquario de 600 litros comunitario com alguns neons, corydoras, platys, espadas, gupys, ets. posso meter alguns destes peixes junto com eles? o aquario é plantado e acorrente nao é muito forte, é filtrado com um externo.

agradeço resposta detalhada por favor, pois nao sei masmo nada destes peixes e gostava de ter visto serem bem coloridos e bonitos....

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela resposta. nao gostei da ideia de terem de ficar em mono-especie por isso acho que vou continuar com o comunitario, quem sabe mais tarde faça um com este tipo de peixe! obrigado de qualquer forma.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso não é assim tão linear, não ser aconselhado, que nem é o caso, não quer dizer que não possam estar em aquários comunitários. Eu tive Chromaphyosemion splendopleure e Epiplatys dageti em aquários com várias outras espécies de peixes, mas é claro que temos de ter alguns cuidados como as características da água (ph's etc).

 

Se quisermos ter varias espécies de killis no mesmo aquário, aí sim temos de ter en atenção se são compatíveis e não hibridizam .

 

Há killis de superfície e de todos os níveis da coluna de água (até bellysliders :( ) por isso é só escolher tendo em conta a sociabilidade e o que referi atrás.

 

Também acho que existe muita gente que pura e simplesmente só quer ter os peixes por ter, para exposição e não para reprodução e nós maluquinhos temos que compreender isso :D

 

Fiquem bem,

Tiago

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acho que existe muita gente que pura e simplesmente só quer ter os peixes por ter, para exposição e não para reprodução e nós maluquinhos temos que compreender isso :P

 

Eu cá sou destes "maluquinhos puristas" que para mim os killis devem ser amntidos em aquarios monoespecificos ou em comunitarios de killis que não hibridizem... :( :D

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive os meus fundulupanchax gardeneri n´sukka bastante tempo com outros peixes e nunca vi nada de preocupante no comportamento deles :D mas há peixes e peixes...

Não esperes e vir a ver mais alevins dos viviparos :(

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessima noticia, essa de eles comerem os alevins! é do tipo dos escalares que limpam tudos ate os escondidos nas plantas e areao? outra coisa, como se comportam esses peixes, como ciclideos africanos, territoriais? mexem com o areao? estragam plantas? sao nomadas no aquario como os danios zebra ou ficam o dia todo parados como os neons rosa por exemplo?

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já eu tenho Aphyosemions e epiplatys a conviver com kribensis, escalares, etc. É perfeitamente possível e muito bonito ter um comunitário de killies, desde que se respeite as exigências de cada espécie relativamente a água, temperatura, iluminação, alimentação, etc. Mas isso vale para todos os tipos de peixes.

 

Outra questão que convem mencionar é que há espécies de killies que, por serem bastante agressivos (megalébias, cynolebias, alguns epiplatys, etc), não são convenientes para aquarios comunitários. No entanto há muitas outras perfeitamente adequadas.

 

caso se pretenda reproduzir uma espécie de killies, então sim, é conveniente isolar essa espécie para garantir, não só a pureza da descendência, mas também que os ovos não são devorados por outros peixes.

 

por isso, amigo ruymar, tens muito por onde escolher neste mundo fascinante e tão variado. Afinal de contas, são mais de 700 espécies de killies conhecidas.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acima de tudo quero um aquario plantado, vi estes peixes com cores tao bonitas que pensei na hipotese de la por alguns, mas nao quero cair no erro do passado (plantado com africanos) entao as minhas perguntas. parece-me que ou temos um plantado ou temos killifishs, nao?

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São piores que os escalares... Tenho um casal no aquario ao lado do de crescimento dos alevins dos guppys e os gajos quase que partem o vidro da divisória (estou a exagerar) :P

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acima de tudo quero um aquario plantado, vi estes peixes com cores tao bonitas que pensei na hipotese de la por alguns, mas não (palavra corrigida) quero cair no erro do passado (plantado com africanos) entao as minhas perguntas. parece-me que ou temos um plantado ou temos killifishs, não (palavra corrigida)?

 

Não, um plantado é um bom habitat para killifish. eu tenho um casal de aphyosemion bualanum Makenene num apquario semi plantado ( tem um trono, muito Musgo de Java e Ceratophyllum).

eles adoram, mas como são para o assustadiço raramente os vejo, mas estou confiante que os alevins que por lá nasçam já nasçam mais afoitos

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra excelente ideia será apareceres numa das nossas reuniões (a próxima é já dia 2 de Dezembro), ou então na Aquadecor.

 

Onde se realizam essas reuniões ?!?!

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra excelente ideia será apareceres numa das nossas reuniões (a próxima é já dia 2 de Dezembro), ou então na Aquadecor.

onde vai ser e quanto é o bilhete ( se for a pagar)? qual é o horario? é ideal para levar mulher e filho de 5 anos?

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessima noticia, essa de eles comerem os alevins! é do tipo dos escalares que limpam todos ate os escondidos nas plantas e areao? outra coisa, como se comportam esses peixes, como ciclideos africanos, territoriais? mexem com o areao? estragam plantas? sao nomadas no aquário como os danios zebra ou ficam o dia todo parados como os neons rosa por exemplo?

 

Existem killis que comem os alevins e outros que não, não estragam plantas se não remexem o areão, mesmo os que desovam em turfa no fundo, não fazem mossa no areão, o areão é que pode fazer mossa nos peixes. Não são nómadas e não são como os neons rosa, salvo algumas excepções dos mais tímidos e assustadiços, mas entre mais de 700 espécies, como disse o Eduardo, tens muito por onde escolher.

 

Os aquários plantados são ideais para muitas espécies de killis e ficam espectaculares.

 

Tiago

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra excelente ideia será apareceres numa das nossas reuniões (a próxima é já dia 2 de Dezembro), ou então na Aquadecor.

 

Onde se realizam essas reuniões ?!?!

 

Existe um tópico mais abaixo que responde a essas perguntas:

 

Encontros mensais de sócios da APK - datas e horas

 

Tiago

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Matt e Ruymar

 

São sempre no 1º Sábado de cada mês, no espaço Monsanto no parque de Monsanto.

Podes levar o teu filho e a tua mulher à vontade e a entrada é livre.

As reuniões começam sempre por volta das 11h da manhã.

Com sorte ainda de lá sais com um saquinho de peixes na mão :P

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outra pergunta ( tou a ser muito chato mas quem corre por gosto...) nao há nenhum site com fotos dessas 700 especies e com notas sobre os seus comportamentos?

os peixes sao todos de tamanhos identicos ( 7cm maximo)?

como levam os peixes pra reuniao, em sacos?

estes peixes sao inteligentes a que nivel?

a)- tipo neos que seguem os outros peixes pra comer mas nao conhecem o dono?

b)- tipo escalares que sabem que quem se aproxima do aquario da comida?

c)- tipo ciclideos africanos que sabem destinguir uma pessoa estranha do dono?

d)- mais do que isso?

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estes peixes sao um pouco parecidos com os betas e familia, mas teem tambem um pouco de ciclideos africanos, uma avaliaçao so pelo aspecto, nada mais.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos de coloração... há muito por onde escolher, por isso há sempre a hipotese de se parecerem com outros peixes (em cores, claro).

 

Vai à página do Vasco Gomes (que o Zezinho já disse) que estão lá imensas fotografias agrupadas por famílias, tudo organizado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se queres informação sobre todas as espécies vai à bíblia da killifilia em http://www.killi-data.org/ e subscreve o serviço... é barato e não há melhor com informações apenas sobre killies.

 

Em termos comportamentais... não há nada que chegue a um fantástico Rivulus igneus a saltar do aquário para te vir comer à mão... embora na natureza saltem para cima das folhas das árvores para comerem formigas!!!

 

Acima de tudo tens de ter o aquário blindado!!! Nem o mais pequeno buraco pode existir ou corres o risco de perder os peixes.

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais