Pequeno aquário de 20L


luis_lopes

Recommended Posts

Olá a todos.

 

No passado dia 19 de Outubro a minha namorada ofereceu-me um aquário, pois ela sabia que gostava de me meter na aquariofilia.

 

A temperatura está entre os 25º e os 26º, e o pH está a 7.0 (estou à espera que chegem os testes dos nitritos e da amónia à loja, tem estado esgotado, e sei que são testes muito importantes)

 

 

Tudo estava a acorrer bem até que, subitamente, os peixes começaram a comportar-se de uma maneira estranha... (já o gato cá de casa faz o mesmo).

 

Todos eles (Tetras Silver, Neons, Guppies e um Plecostomus dourado e hoje juntei um Corydora) estavam-se a portar lindamente, mas agora todos eles se juntam atrás do filtro. Isto acontece quando ligo a luz. Eu penso que a principal causa é mesmo a luz, pois é uma luz de halogénio de 11 Watts, que veio no kit.

 

De referir que quando apago a luz, o termoestácto acende.

 

Será que a causa deste comportamento está na luz ? O que fazer? Tenho mesmo intenção de mudar a iluminação, pois torna a luz amarela torna o conjunto feio. Podem-me dar sugestões?

 

Desculpem ser tão longoo meu primeiro post, mas espero vir a ser o primeiro de muitos.

 

Abraços a todos e obrigado pelo vosso tempo.

sig_forum.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis

 

A luz não me parece que seja o problema. 11w para 20 litros está dentro dos valores normais. Acende a luz e afasta-te do aquário uns minutos. De longe tenta perceber o comportamento dos peixes. Pode haver algo de errado com a luz mas duvido se o aquario é novo e foi de repente.

 

Tens é peixes a mais no aquario na minha opinião. Essa cory quando começar a crescer pode chegar aos 10 cm que é metade do teu aquario. O Pleco então vai crescer mais que o tamanho do teu aqua (30 cm), além de poder comer os neons. Não sei quem te vendeu os peixes mas não soube aconselhar, ou não se mostrou interessado em saber que tipo de aquario é que tens. O culpado não és tu mas sim de quem te vendeu os peixes, revelou falta de profissionalismo

 

Testa os teus niveis de nitratos e nitritos, e a dureza da agua também, e os fostatos, para termos a certeza que não tens nenhum veneno que te possa matar os peixes

 

 

Abraço

João

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem.

 

O que fiz, foi mesmo isso. Inverti o fotoperiodo (é assim que se chama?), e assim que liguei a luz, lá começaram os meus peixes a procurarem o sitio mais escuro do aquário. E o que aconteceu foi que todos eles se deixaram ficar atrás do filtro.

 

Acho que vou mesmo ver o que se passa com a luz, até porque se a acendo, a água sobe de temperatura.

 

Abraços e obrigado pelo vosso tempo.

sig_forum.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Luis,

 

Desde já bem vindo ao mundo da aquariofilia, bem para iniciante acho que cometeste os erros normais...é fácil chegarmos á loja e comprar todos os peixes que nos apetece, ainda hoje evito ir ás lojas e olhar para os aquários para não ter a tentação de comprar os peixes.

 

è um facto, como o nemo disse que já tens para ai uma caldeirada e mais grave ainda, não deste tempo para que o tão falado ciclo de azoto tivesse completo.

 

Outro problema que vejo aí é a incompatilibidade que tens nos peixes, tens ai peixes que se dão em águas acidas e outros em águal alcalinas...não é boa ideia.

 

Relativamente á luz, tens a certeza de ser halogeneo? não é aquele refletores com uma lampada fluorscente?

 

Acho que devias ler este tópico http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36380 , e o site que o o colega Nuno fala lá. De resto em tudo o que podermos ajudar, estamos ai, mas convinha primeiro leres um pouco

 

Um abraço

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselham a trocar o filtro que tenho (interno) para um externo?

 

Se sim, para qual?

 

Já percebi que estes são melhores, mas sempre que procuro só encontro filtros externos para capacidade/hora brutais em relação aos meus 20L... Será demasiado?

 

Para além das TPA frequentes, o que posso fazer eu mais para estabilizar a água dos meus peixes?

 

E já agora... Qual é o método melhor para preparar a água para realizar TPA's? Ou melhor, como se prepara a água?

 

Obrigado mais uma vez! :shock:

sig_forum.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e que sejas benvindo a este hobby terrivel (viciante)

O filtro pode ser interno, mas ser de capacidade superior, se é isso que pretendes.

Quanto às mudas de água é fácil, deves ter areão, ou outra coisa no fundo do áqua certo????

Tbem vais ter de limpar então o melhor mesmo é um aspirador, ou então 1 garrafa de água de plastico daquelas de água com gaz, ou de água simples, cortas ao meio mais ou menos, na rolha fazes um buraco do tamanho de um tubo transparente ou verde que podes comprar em qualquer drogaria, daquele mais fino, talvez de 1cm de diâmetro, metes na rollha, de perferência sem deixar passar o ar.

Poes a garrafa no areão e sugas a ponta do tubo e metes dentro de um balde ou outro e aproveitas para remexer o areão para sair a porcaria, vais deixando sair água até à altura que quizeres, 10%, 20%, não é preciso mais.

Depois tens duas opções, ou poes água num garrafão de água de 5 litros ou bidon ou o que quizeres e deixas pelo menos 48 horas destapado e aí podes depois acrescentar a água que falta apos a aspiração.

Outra solução é comprar gotas há-as de várias marcas, auqsafe, ou da sera, ou sei lã e aplicar na água que tiras da torneira ou do poço, ou de onde for.

Espero ter-me explicado bem.

Boa sorte e fica bem

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto ao filtro tens de dizer quantos litros/hora ele debita mas em pricipio é suficiente, no meu de 20l nem filtro tenho (mas não recomendo, porque facilita que o aquario se mantenha limpo por mais tempo cria uma colonia de bactérias que ajuda a manter o teu aqua mais estável e para elem disso circula a agua o que facilita as trocas gasosas entre o interior e o exterior).

 

Quanto á temperatura tens de dizer quanto é que altera para ser que nem seja preocupante e diz-me para quanto é que está regulado o termostacto.

 

Se quiseres tirar alguma ideia ve o meu na foto abaixo, qualquer duvida pergunta

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem um mês ainda tem...

 

O meu medo é que o tipo não tenha lá mais aquários destes. Se assim for, tenho que me orientar com um maior (até que nem é mau pensado), mas ai lá vou eu gastar mais uns trocos valentes... filtro em condições, termoestato, e por ai fora.

 

Não acredito que ele aguente muito mais e é pena perder os peixinhos que tenho. Não sei bem o que levou a que acontecesse isto... peso a mais?

 

Ah, e só uma coisa.. um dos peixes de fundo que eu tenho é um Ancistrus dourado e não um Plecostomus... Só espero não estar a dizer nenhuma barbaridade.

sig_forum.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal não está a perder água...

 

Já percebi o problema... a evaporação está a condensar na tampa, e como esta é redonda, escorre para fora do aquário.

 

Pronto.. isto já resolvido.

 

Depois de resolvidas algumas questões, quero ver se compro umas plantas melhores para os meus peixes.

 

Abraços.

sig_forum.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda bem :roll:

 

O teu aquario dá para muitas coisas em termos de layout ou seja de fazer uma boa montagem com plantas pedras troncos, mas, e porque há sempre um mas, em termos de peixes estás limidado para que ele vivam bem. Não acho que tens de gastar mais € nesse aquario, se quiseres gastar € vai pensando num de 60 litros.

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Bem de facto tinha um problema de amónia. Digamos que a nível de valores, estavam bons para asfixiar os meus peixes.

 

Assim, fiz uma TPA a 50%, e fiz mais uma a 25% e amanhã vou voltar a repetir o processo. Agora os níveis baixaram e bem. Recomendaram-me também colocar o Sera Nitrivec para ajudar a baixar os níveis tanto de amónia como de nitritos. Disseram-me que é bom para aquários pequenos, e não faz mal aos peixes.

 

Na loja falaram-me havia plantas que ajudavam também. Não soube explicar que plantas tenho, pois não sei o nome delas. Logo de seguida perguntaram-me se eu tenho substracto...

o areão? Perguntei eu...

não o que está de baixo, para as plantas poderem enraizar disseram elas...

 

Recomendaram-me o uso de fertilizantes para ajudar as plantas a estabilizar também os mesmos níveis de amónia e nitritos.

 

Agora, gostava de saber qual a veracidade destas afirmações!

 

Se são verdades, que fertilizantes existem para que eu possa colocar no meu aquário?

 

Seão são falaciosas, que devo eu fazer então?

 

Desculpem todas estas duvidas! Obrigado desde já!

sig_forum.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

iniciei-me praticamente como tu. :)

 

mas estou muito arrependido para quem nunca teve um aquario ate parece que um de 20litros e enorme vazio e acabei por o comprar

 

agora me arrependo pois areao mais umas decoraçoes aparelhos necessarios.

 

ficamos quase sem espaço para os nossos amigos peixitos enfim :roll:

 

assim que poder vou para um de 60 ou 80 e aproveitar esse de 20 para outra coisa . hospital ou coisa do genero lol :lol:

 

desde ja aproveito para te desejar que corra tudo bem neste hobbi viciante :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis

 

Umas plantas que eu sei que te podem ajudar são aquelas plantas flutuantes de superficie não sei o nome...

 

Para te ajudar nessa amónia toda, além de fazeres tpa deves adicionar o Nutrivec ou o Nutrafin Cycle que é o que usei e esse sei que é bom.

 

E dá ai uma volta a essa fauna toda pois tens peixes a mais, senão vai acabar tudo por morrer :roll:. De certeza que existem ai membros do forum que te podem acolher por uns tempos até teres um aquario maior e devidamente ciclado.

 

Força nisso, não desanimes, ainda vais a tempo de corrigir.

 

Abraços

João

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Injectar CO2 ajuda sempre as plantas. Eu recomendo o kit de CO2 da JBL.

 

Agora acho que o teu maior problema neste momento é a amonia. Com tanto peixe é complicado como já disse. É muita alimentação e muita necessidade junta.

 

Tens de pensar em adquirir um aquario maior, já que tens os peixes e gostas deles senão não te tinhas preocupado. Eu recomendo sempre o maior que a bolsa der e o espaço também. Mas nunca recomendo a ninguem um aquario com menos de 60 litros. Não é muito grande e cabe em qualquer lado. Os móveis normais aguentam bem com eles e dá para mais peixes e é um aquario mais vistoso.

 

Para remediar a coisa eu usava um Neutralizador de amonia como o Amquel, que não elemina mas tira a toxicidade desta. Faz uma transferencia de 20% da agua. Depois usas o Nutrafin Cycle por exemplo para te ajudar a ter bacterias nitrificantes. Segues as instrucoes do cycle como está na embalagem.

 

Quando tivesses o aquario novo montado fazes um ciclo novo. Ao fim de uma semana com o aquario e filtro a funcionar com o cycle, passavas o pleco que é o teu peixe mais resistente para o novo. Passado uma semana colocas a cory. E ao fim de um mês todos os peixes

 

Abraço e força com isso rapaz

 

João

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

 

tenho feito TPA's Regularmente, e noto que o nível de amónia está muto mais baixo do que estava, e vejo que o peixes já andam mais livremente, e com menos stress.

 

Até o meu Ancistrus já se comporta melhor. .

Coloquei um fertilizante nas plantas e conselho de uma senhora de uma loja, visto que não substracto fértil, e as plantas estão com um aspecto fantástico.

 

Amanhã vou fazer mais uma TPA.

 

Finalmente acho que tou a conseguir estabilizar isto... mas o próximo,.. já vai ser de outra maneira...

 

Só queria mesmo saber era se deveria aplicar CO2 para as plantas, ou não.. e se sim, o CO2 caseiro é suficente? E qual a influência disso na oxigenação? Ou seja, estou a dar CO2, desligo a oxigenação? Então mas se tenho o filtro as trocas gososas....

 

Dúvidas, dúvidas...

sig_forum.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Stress...

 

Morreu o Corydora... Tou triste!

 

Os níveis estão controlados. PH, nitritos e nitratos bem como a amónia. TPA's frequentes, plantas estão bem. Os 3 Guppies, 3 Neon's e o Ancistrus também.

 

Hoje de manhã fui ver e o Corydora tava sem vida, no fundo...

 

O que poderá ser?

 

Abraços!

sig_forum.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As corys gostam de muito espaço agua bastande movimentadas e de vive em grupo, isto tudo aliado ao facto de o aqua ainda não estar maturado devem ter devado a este fim!

 

CO2 podes por caseiro, receitas podes ver por aí, dependendo do tipo de plantas (se forem de crescimento rapido podes por, se forem todas de crescimento lento não vale a pena), o caseiro n se pode desligar o q podes é colocar um copo com agua ao lado do aqua e á noite metes lá o CO2, eu deixo o meu smp ligado e já tive alevins a nascer e com ele sempre a dar dia e noite!

 

Tem cuidado com os peixes que compras eles crescem, guppys, rasboras, otos e poucos mais são os peixes que aguentam sem grandes problemas.

 

Abraço,

FBIpt

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá a todos novamente.

 

Bem, tudo está normal... Luz como deve ser, um filtro Eheim Aquaball para aquas até 30 litros, TPA's a 20% todas as semanas, amonio, nitrito e nitratos bem baixos segundo os testes da Sera.

 

Não tenho falcimentos à muito tempo, e já tenho pequenos avelins no meu aquário. Até já lhes dou goluseimas uma vez por semana: Artémia (por enquanto seca, mas estou a pensar numa incubadora). Tudo graças ao que tenho lido aqui, e graças às ajudas que tenho tido da vossa parte. O meu muito obrigado.

 

Mas ainda tenho um problema... Neons e Guppies no mesmo aquário: Ph's diferentes...

 

Assim, tenho para lá um áqua que o meti à carga para ver se está tudo ok, e de facto está. O que quero fazer então? Um nano plantado para ter um cardume (leia-se 6 ou 8 peixitos) destes. O que acham da ideia?

 

Que cuidados, recomendações me podem dar?

Que substracto me recomendam? Onde posso encontrar? Tenho lido muitas coisas e tou super entusiasmado com este nano projecto.

 

Obrigado desde já, e votos para que tudo vos corra bem.

 

Abraços aquariofilistas!

sig_forum.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos novamente.

 

Bem, tudo está normal... Luz como deve ser, um filtro Eheim Aquaball para aquas até 30 litros, TPA's a 20% todas as semanas, amonio, nitrito e nitratos bem baixos segundo os testes da Sera.

 

Não tenho falcimentos à muito tempo, e já tenho pequenos avelins no meu aquário. Até já lhes dou goluseimas uma vez por semana: Artémia (por enquanto seca, mas estou a pensar numa incubadora). Tudo graças ao que tenho lido aqui, e graças às ajudas que tenho tido da vossa parte. O meu muito obrigado.

 

Mas ainda tenho um problema... Neons e Guppies no mesmo aquário: Ph's diferentes...

 

Assim, tenho para lá um áqua que o meti à carga para ver se está tudo ok, e de facto está. O que quero fazer então? Um nano plantado para ter um cardume (leia-se 6 ou 8 peixitos) destes. O referido aquário tem 20l. O que acham da ideia?

 

Que cuidados, recomendações me podem dar?

Que substracto me recomendam? Onde posso encontrar? Tenho lido muitas coisas e tou super entusiasmado com este nano projecto.

 

Obrigado desde já, e votos para que tudo vos corra bem.

 

Abraços aquariofilistas!

Editado por luis_lopes
sig_forum.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.