Terei um Mantis?


Pedro Ferrer

Recommended Posts

Boa noite

 

Após ter perdido grande parte da população do meu aqua no início do ano, decidi passar vários meses sem introduzir o que quer que fosse no mesmo. Nem mesmo qualquer manutenção, apenas reposição de água doce, esporadicamente com Kalk. As algas proliferaram ao ponto de as raspar as arrancar com as mãos.

 

No início do mês retomei entusiasmado este hobbie. Limpeza do aquário, bombas, escumador, uma grande TPA...

 

Ao fim de tanto tempo, as pequenas estrelas do mar, cresceram ligeiramente, o Strombus ainda vivia, o velho caranguejo igualmente e outro caranguejo preto desconhecido até então também vivia.

 

Há 3 semanas atrás comprei uma Fromia e desde então o meu Strombus começou a esconder-se na areia, algo que eu desconhecia que ele fazia... O Strombus tem medo da Fromia?

 

Uma semana depois adicionei 2 Ocellaris. No dia seguinte apenas tinha 1. Na véspera 1 deles andava pelo fundo do aquário e não jantou... procurei-o e até hoje nunca mais o vi. Atribuí a causa de morte a uma má aclimatização, algo que nunca me acontecera...

 

Poucos dias depois fui comprar outro.

 

Ontem parecia que estavam mais à vontade na sua nova na casa do que na semana anterior.

 

Qual o meu espanto que hoje nenhum dos 2 apareceu. Já procurei (sem tirar a RV) com luz, ás escuras com laterna e nada. Novamente desapareceram sem deixar rasto. Não os encontro! Um Mantis é capaz de devorar 2 Ocellaris numa mesma noite.

 

Ao fim de várias tentativas no que diz respeito ao layout da RV, está-me a custar ter que mexer novamente nela, até porque há vários meses atrás, no início do ano, sempre que mexia nela, no dia seguinte tinha um peixe morto...

 

No meio disto tudo quando as minhas negociações domésticas para a aquisição de uma calha HQI pareciam bem encaminhas (prenda Natal), surge este contra-tempo e as negociações rapidamente recuaram.

 

Estou a ficar agastado com esta situação, pois parecia que agora as coisas iriam correr bem e 3 mortes de peixes em pouco tempo é insustentável...

 

Agradeço a vossa ajuda

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

se não encontras os ocellaris podem ter saltado do aquário ou então estão mortos no meio da rv. Nesse caso, devias mesmo mexer-lhe, porque matéria orgânica em decomposição é meio caminhos andado para muitas chatices...

Tive um problema semelhante ao teu no meu nano-reef. Acho que antes de repopulares o aquário deves tentar acabar de vez com as "algas". Presumo que tenhas cianobactéria, que se pode combater com "anti-red", muitas mudas de água, e o escumador a trabalhar bem. Boa sorte!

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro o meu conselho seria tu varreres a rocha viva e tentares ver onde estão os ocellaris.... se não conseguires, tenta ouvir os tais estalidos típicos dos mantis, se não conseguires só te resta fazer uma espera ao bicho e tentar isolar a rocha onde esse sacana se esconde......

 

Isso da matéria orgânica é secundário... se o Pedro não tem nada no aquario não será um ocellaris que vai fazer estragos.... Bem.... só te resta tentar saber se realmente tens um mantis..... Havia um tópico sobre umas ratoeiras para mantis.... tenta procurar! :twisted:

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu não percebo muito de salgados, mas se o mantis se comportar da mesma forma que os carangueijo, na medida em que quando lhe cheira a comida salta cá para fora da toca, tenta fazer um cofe em miniatura, pode ser que o apanhes assim!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bangai não é bem assim... Um mantis não se apanha assim de qualquer maneira, pelo que sei acho que saem mais de noite o que para já dificulta mais as operações de busca :wink:

 

E depois é um camarão bem esperto! Que só sai quando está tudo calmo.... ou seja, se realmente for um mantis só mesmo isolando as rochas!

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que te leva a crer que é um mantis?

 

Ouves estalos ?

 

Atenção à loja onde andas a comprar os peixes é da tua confiança?

 

Não quero com isto por em causa a loja que nem sei qual é .

 

Há lojas que tudo acontece, não deve ser só azar.´

 

É o principio do quanto mais morre mas compras.

 

Um abraço,

 

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais