musgo de java que nao cresce....


ruymar

Recommended Posts

comprei o musgo de java por dizerem ser bastante prolifero, pois o meu nao é. nao sei o que se passa, mas o meu nao cresce, e ta com umas algas em cima das folhitas. tenho 180w num aquario de 600 litros, ja adicionei 3 frascos de sera e so tenho areao sem nenhum substracto. tenho outras plantas no aquario que se desenvolvem normalmente. nao faço trocas de agua nem nunca fiz e sou complentamente contra esse procedimento, enfraquece o ecossistema. o que eu quero saber é se há alguma coisa que eu possa fazer pra fazer crescer o musgo?

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Primeiro de tudo discordo completamente do que pensas sobre TPA´s.Acho qté que fortalece o ecossistema.Mas em relação ao musgo a luz que tens é muito pouca mas além disso deixo-te esta pergunta:Sera que o musgo esta mesmo rente ao areão e tens muito mais de altura do aquario que 50 cm e as lampadas são T8???Se as lampadas forem t8 e tiveres suponhamos 70 cm das lampadas à luz acho que o musgo não vai crescer muito tendo ainda o inconveniente de as algas lhe taparem a pouca luz que recebem.....Tens que dizer tudo o que sabes do aquario....Quando vamos ao medico não dizemos:"Conheço uma pessoa que parou de crescer, o que sera?"De certeza que tambem não sabe responder...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Ruymar, tal como já te disse noutro tópico, mede os Nitratos e Fosfatos...

 

Se as plantas não crescem (atenção que o musgo de java é uma planta de crescimento lento) é porque há algo com os nutrientes disponíveis para as plantas.

 

Não é só despejar fertilizante e esperar... podes ter uma carência enorme de Potássio o que impede que as plantas absorvam todos os outros nutrientes... carência que podia muito bem ser evitada com trocas de água... ou então fertilizas com Potássio...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nitratos e fosfatos nao sei, nao tenho nenhum medidor mas vou comprar. so tenho o habitual: pH, kH, no2 e no3.

pH 6

kH, no2 e no3 a zero ou sem vestigios.

o aquario tem 60 cm de altura, as lampadas sao 3 de 58w da amarca osram floura com 1 mes.o musgo ta rente ao areao.

as trocas de agua foram baseadas num aquario que tive de ciclideos africanos ( este mesmo aquario) nunca me morreu um peixe, criavam alegremente e tive essa montagem durante 8 anos.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

NO3 são os nitratos...

 

Apesar de ser aconselhado que o seu valor deve ser maior que 0, isso não indica que tenhamos uma carência de Azoto no aquário, pois as plantas podem muito bem consumir toda e qualquer amónia proveniente da comida que dás aos peixes. Mas se a amónia, nitritos e nitratos são 0, então sim, tens uma carência de Azoto...

 

Aposto que o teu valor de Fosfatos não deve ser muito baixo (acima de 2 ppm). Isso é que te causa as plantas não crescerem, e consequentemente o aparecimento de algas no aquário. Poderás também ter mais carências de outros nutrientes, mas basta teres uma que para as plantas fica logo o "caldo entornado".

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao, as plantas crescem e muito bem ou seja, nem todas, mas a maior parte. o problema é so com o musgo. houve plantas que nao se davam neste aquario e depressa desisti delas mas o musgo é que queria mesmo. por isso a minha duvida, para nao ter que desistir tb dele.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Mas é por isso mesmo Ruymar...

 

Por teres os fosfatos altos (quase de certeza), eles fazem aparecer algas no aquário, algas essas que te estão a tapar o musgo. Por ser uma planta de crescimento lento, as algas tapam-no facilmente e ele não consegue crescer...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok entao devo ir a farmacia comprar o cloreto de potassio e dissolver antes de meter no aquario? digamos... que quantidade ( 600litors brutos o que dev dar uns 500 de agua)?

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se dissolveres 240 gramas de KCl em 1000 ml de água destilada (evita usar água da torneira) para o teu aquário de 500 litros reais, ficas com uma relação de 0,25 ppm de K aumentados por cada ml de fertilizante.

 

Ou seja, se deitares 4 ml dessa diluição no teu aquário, vais aumentar em 1 ppm a concentração de K no teu aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao devo adicionar 40 ml dessa soluçao uma vez que disseste que 10ppm seria o ideal? outra coisa, eu tive aqui uma planta do tipo que cresce muito para cima ( nao sei o nome mas acho que é camboja ou coisa assim) ela começou a crescer muito bem e passado 2 meses e ja com umas podas pelo meio, começou a tombar, eu ainda tentei po-la de pe mas nada. em 1 mes fiquei sem nada desta planta, sumiu-se como apareceu, pode ser o mesmo problema?

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

não (palavra corrigida) faço trocas de agua nem nunca fiz e sou complentamente contra esse procedimento, enfraquece o ecossistema.

 

Estou curioso com esta afirmação... Podes explicar do porquê as TPAs enfraquecerem o ecossistema?

 

Em relação ao musgo, o musgo não precisa de grandes cuidados. Apenas temperaturas na ordem dos 26º, alguma corrente para evitar que se acumule porcaria e algas e, claro, trocas de água.

 

Já agora, o que chamas de " desenvolvem-se normalmente" nas outras plantas? Elas parecem-te bem, mas será que estão mesmo bem? Umas fotos davam jeito. Se as outras plantas crescem saudáveis, não há razão nenhuma para o musgo não ter o mesmo comportamento...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tou aberto a sugestoes, primeiro que tudo. as trocas de agua parecem-me enfraquecer o eco pela simples razao: ao termos muitos cuidados com os peixes nao os expomos a agentes patogenicos, assim nao se sabem defender e quando surgir uma praga morrem todos. por outro lado, se tivermos um ambiente carregado e natural, com uma agua muito velha, os peixes sao selecionados. ficam so os mais fortes e os mais fracos morrem ou aprendem a defender-se. as saus crias serao super-peixes a esse nivel. é a este nivel que defendo a minha teoria, mas para a comprovar tenho de ter muitas crias e fazer algumas experiencias.

as plantas desenvovem-se ou nao bem? bem... tenho varias plantas, tambem foram selecionadas neste ecossistema, as ~que nao se davam bem aqui desisti delas. as que se dao bem crescem o suficiente para fazer podas a cada semana ( isto para aquelas que crescem para cima) as outras, do tipo anubias, equinodorus, etc... crescem umas folhas a cada semana, nao da bem para quantificar, mas nao se desenvolvem tao bem.

as fotos, nao sei como por as fotos, porque sou um nabo em informatica, mas se for tao importante posso sempre enviar por mail.

comprimentos

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ruymar, sobre colocar fotos podes ler aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=23730

 

Qualquer dúvidam, pergunta que a gente está cá para te ajudar.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ruymar.

 

A tua observação não é de todo descabida, mas repara:

 

- antes de conseguires comprovar essa teoria, terias de fazer criação de peixes durante N gerações de modo a que estes sofressem uma selecção natural ao nível do seu sistema imunitário, ficando assim resistentes a futuras infecções ( como tu próprio disseste e bem).

 

- normalmente as infecções ou doenças nos peixes não se devem a pragas ou novos factores que são introduzidos no aquário mas sim a factores que já lá estão, inclusivé em água velha que é um nicho ecológico para todo e qualquer agente patológico se desenvolver. O que acontece é que, se o sistema imunitário falha, normalmente devido a stress provocado dentro do aquário, quer por outros peixes, quer pela própria qualidade da água, quer por nós próprios, os agentes patogénicos aproveitam e instalam-se no organismo do peixe. Com o sistema imunitário em baixo, é uma questão de tempo até o peixe morrer senão for tratado ( e mesmo assim, às vezes é díficil).

 

- Como já disse, água velha predispõe para o desenvolvimento de agentes patogéneos. Os peixes, devido à sua curta vida no aquário, não têm tempo de sofrer uma selecção natural que lhes permita desenvolver defesas para esses mesmos agentes patogéneos. As trocas de água actuam no sentido de diminuir esses agentes patogéneos, retirando-os do aquário. Além disso, água nova contém factores que permitem um crescimento saudável dos peixes. Água velha está exausta nesses factores, logo o crescimento dos peixes fica comprometido.

 

- Água velha contém um excesso de nutrientes, no caso das plantas e excesso de resíduos tóxicos, no caso dos peixes. Os níveis de fosfatos e nitratos são extremamente altos, comparados com outros elementos e isso mais tarde ou mais cedo reflecte-se no desenvolvimento, quer dos peixes, quer das plantas. São esses excessos que causam as doenças nos peixes e as deficiências nas plantas.

 

- A nível de plantas, as trocas de água contribuem para a renovação de alguns nutrientes e para a remoção do excesso de outros que facilmente se acumulam devido à comida e fezes dos peixes. Um aquário com algas é um aquário em desiquilíbrio e é com as trocas de água e outros factores que repomos esse equilíbrio. É tal e qual como se passa num rio, em que a água é constantemente renovada, dando vida às plantas e aos peixes.

 

Isto é certo e sabido na maior parte das pessoas que mantêm aquários, quer de plantas, quer de peixes, quer ambos. Está testado e comprovado desde à muito tempo. O facto de nunca teres tido um azar pode ser a excepção que confirma a regra mas não é algo que eu considerasse certo na tua posição. Eu diria que as probabilidades de ter sucesso são muito maiores com TPAs do que ao contrário.

 

Para acabar, e já tinha dito aqui hoje noutro tópico: aquário plantado saudável = peixes saudáveis e se possível a criarem. As plantas podem crescer, mas não quer dizer que estejam saudáveis. O Luis deu-te aí um link para colocares fotos. Se puderes, mete umas fotos. Concerteza que vai ajudar a resolver o problema que tens com o musgo. Qualquer problema que careça de ajuda, coloca no fórum. É para isso que cá estamos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... ao fim de 3 horas de trabalho ( devido a falta de conhecimentos pra ir directamente ao sitio) consegui, por fim por uma foto online.

esta foto ja tem uns tempinhos, foi tirada por uma prima minha. na altura ainda tinha muito poucas plantas. quando ela ca vier outra vez, vou pedir pra fazer mais fotos e ponho online. esta foto so vai servir pra mostrar o aquario, nada mais.

mudando de assunto, ja fiz uma troca de 100 litros hoje de manha, conseguiram-me convencer. depois digo se ta a resultar.

o site da foto é:http://www.esnips.com/doc/d43c0da1-b390-4141-b699-cc2a4c1dbf0f.

comprimentos.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ruymar.

 

Já vi a foto. Isso parece um amazónico, com essa cor de chá, possivelmente dos troncos ( a não ser que uses turfa). Dizes que tens o musgo rente ao areão... Com essa cor da água, torna-se difícil à luz penetrar até ao fundo do aquário. Ainda para mais com um aquário de 60 cm de altura. É certo que o musgo desenvolve-se com pouca luz mas com as condições que tens aí, torna-se difícil a uma planta rasteira desenvolver-se normalmente. Mesmo que o musgo se esteja a desenvolver, é a um ritmo muito lento, lento demais para se manter sem algas e se notar que cresce. As plantas de caule e de folha grande crescem porque a luz é tão escassa que elas tendem a procurá-la, canalizando todas as reservas para um crescimento em altura, ao contrário das plantas como o musgo.

 

Tendo em conta que se trata de um aquário de 600L, uma troca de água de 100L a 200L de 2 em 2 semanas não me parece mal feito.

 

Quando puderes coloca umas fotos mais de perto, mais especificamente das plantas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta foto ja tem uns tempitos, acho que uns 6 meses, nao sei bem, pois ja tenho muito mais plantas e nao é o triplo, muito mais mesmo, tenho a parte de tras do aquario toda tapada. a cor da agua ja nao ta escura, desde que comecei a filtrar com carvao que desapareceu a cor de cha ou pelo menos uma boa parte! as fotos actualizadas, tenho mesmo de esperar pela minha prima, ela é que é a propriataria desta bela maquina que tirou esta foto. eu tenho uma digital mas nem vale a pena tirar uma foto com ela, é daquelas de 1 megapixe, ridicula pros tempos de hoje. em breve mandarei fotos melhores. ja encomendei mais 2 calhas de 30w, tambem para poder ter plantas mais exigentes, pois so tenho 3 de 58w.

comprimentos.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

houve a qui um erro grave: quando dizia que o musgo de java nao crescia enganei-me, o que eu pensava ser musgo de java nao é. fui a outra loja e perguntei que se fazia ao musgo de java e o homem la disse que aquilo nao era musgo de java e mostrou-me o que era entao o musgo so nao me soube dizer o que era a planta que eu pensava ser o musgo. a ver se alguem me sabe dizer qual é... é uma planta que se vende numas coisinhas de rede de plastico e é parecido com a relva, nao tem mais do que 1 cm de altura, é verde ou devia ser se nao tivesse coberta de algas.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Riccia fluitans??

 

Riccia_03.JPG

 

Riccia_01.JPG

 

Riccia_w_RedCherryShrimp.gif

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é muito parecido com essas das fotos mas falta a raiz! as minhas teem umas raizes, essas tambem teem? é que nao da pra ver na foto e as minhas teem umas folhas mais espalmadas!

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Riccia não tem raízes...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais