Ampularias


IsaGanhão

Recommended Posts

Boas

As minhas ampulárias andam tolas para por ovos, quer dizer por poem só que eles não ficam em sitio seguro.

Primeiro meteram um monte deles dentro da maternidade com uma ranhoca à volta, mas no outro dia já lá não estavam, deu-me ideia que a propria ampularia limpou a maternidade.

Agora andam a tentar segirá-los fora de agua mas aprece-me que não arranjam sitio.

Que posso fazer para ajudá-las?????

Posso colocar alguma coisa lá dentro onde elas os ponham, ou fazer o o

que????

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca tive ampularias mas pelo que vi aqui no forum exprimenta beixar o nivel da agua do aquario para elas porem os ovos fora da agua! só assim subrevivem! :P mas nao sou a pessoa mais indicada para te dizer isto... :twisted:

Assinatura removida por não respeitar as dimensões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu comprei hoje uma ampularia numa loja.. mas ela inda "nao saiu á rua" como posso saber se está ou não viva??

desculpem a estupides da pergunta

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Apesar dos teus 106 anos vou tomar a liberdade de te tratar por tu.

Boas

As minhas ampulárias andam tolas para por ovos, quer dizer por poem só que eles não ficam em sitio seguro.

Primeiro meteram um monte deles dentro da maternidade com uma ranhoca à volta, mas no outro dia já lá não estavam, deu-me ideia que a propria ampularia limpou a maternidade.

Agora andam a tentar segirá-los fora de agua mas aprece-me que não arranjam sitio.

Que posso fazer para ajudá-las?????

Posso colocar alguma coisa lá dentro onde elas os ponham, ou fazer o o

que????

Isa

Não sei a que tipo de ampulárias te referes mas deve ser a Pomacea bridgesi se sim os ovos são colocados fora de àgua em local humido

para isso é necessário ter um espaço livre entre a coluna de água eo topo do aquário de 5 a 10 cm .

Mas já agora vê aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=219070#219070

 

Se precisares de mais ajuda e eu possa ajudar abusa :|:) :D

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Boas,

 

Olá,

 

Não levem a mal o "off-topic" mas esta dos 106 anos fez-me rir disparatadamente.  :oops:  :)  :D  :P

 

Mas não rias porque é mesmo verdade a IsaGanhão é a nossa matriarca quando temos dificuldades é com ela que nos aconselhamos, por isso é que este forum é o que é ,ela só não é a administradora porque não tem tempo disponível. :|

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

porque não tiras as ampulárias femeas (se estão a por ovos a zona centrar fica bastante escura) num recipiente à parte...por exemplo eu tenho a minha femea num garrafão de 5L de água Onde cortei a parte de cima e coloquei água só até meio. a minha ampulária já fez 4 posturas em 15 dias (mm não tendo o macho com ela...) e os ovos estão tds bem...estou a espera q comecem a nascer...

 

já agora se usares este método é melhor usares uma rede a tapar o garrafão ou qualquer dia chegas a casa e ampulária de grilo...lol

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Pois os 106 anos significam de facto que embora não seja uma das mais velhas do fórum.há quem tenha mais idade que eu ,é só para manter o respeitinho, mas podem-me tratar por tu, que é como se eu tivesse 16 anos, mas com um bocadinho mais de experiência. :wink:

quanto às ampulárias, quero agradecer aos abusadores que aproveitaram o meu tópico para fzer tudo menos responder à minha questão, mas tá bem...abusem à vontade..... :( (Mas não muito help )

Agora at last but not the least, a ampulári femea num garafão de plastico, com água do aqua suponho e sem mais nada????

Nem filtro, nem pedra difusora, nada????

Agradeço as resposta e o esclarecimento a esta duvida...

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Agora at last but not the least, a ampulári femea num garafão de plastico, com água do aqua suponho e sem mais nada????

Nem filtro, nem pedra difusora, nada????

Agradeço as resposta e o esclarecimento a esta duvida...

Isa

Pois então é assim:

No garrafão nunca experimentei mas deve dar concerteza, convém como foi dito ter a garrafão tapado para a bicha não ter ideias e ir para uma discoteca qualquer o fumo faz mal principalmente para as grávidas :(

deves ter em conta que para a reprodução a temperatura minima aconselhada serão os 24º, quanto á movimentação da água penso não ser necessário embora se existir alguma melhor (as ampulárias para além da respiração branquial que é manifestamente insuficiente retiram o oxigenio do ar ,por isso....), deves fazer algumas TPAs e alimentar as bichas (basta uma rodela de batata ou pepino sem casca e lavada á noite e retirar as sobras de manhã).

De qualquer forma assim que a postura seja feita deves retirar a ampulária pois elas devem ter pelo menos 10 l de água para cada uma.

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora at last but not the least, a ampulári femea num garafão de plastico, com água do aqua suponho e sem mais nada????

Nem filtro, nem pedra difusora, nada????

Agradeço as resposta e o esclarecimento a esta duvida...

Isa

 

olá Isa...

 

no meu caso tenho um sistema de mangueiras que faz a água do aqua passar no garrafão antes de ir para o filtro...mas já li aqui no fórum que há pessoal que as põe num taperware só com água do aqua e mais nada e elas põe os ovos à mesma por isso...

 

Boas, qual  melhor maneira para identificar/difrenciar as femeas dos machos?

 

cump

 

não é fácil distinguir...mas quando as femeas têm ovos ficam com as "rodelas" centrais da espiral da casca muito escuras (quase pretas, pelo menos a minha femea ficou) enquanto que os machos não alteram a cor, ou seja, toda a sua casca se mantêm clara

 

de realçar que, como é obvio, quanto mais saudável (em termos de casca) for a ampulária, melhor se destingue

 

 

para terminar, e desculpem o abuso ao por um texto tão longo, eu identifiquei a minha femea porque a vi enrolada com um macho (mas quando digo enrolada era enrolada mesmo, imaginem que tirei o casal para fora do aqua durante 5 minutos e depois voltei a po-los la e eles continuaram enrolados ininterruptamente e isto ainda se prolongou por mais 30minutos no minimo)

 

espero ter sido esclarecedor, apesar de um pouco chato

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tentei ver se ela se soltava.. não soltou.. mas não tive a forçar... no entanto eu tenho a certeza que estava morta, porque estava com um cheiro absolutamente insuportavel...mesmo de dar vomitos.. e fiquei com aquele cheira nas maos.. já a retirei do aqua.. ela estava parada a cerca de 2 dias...

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Oi

Pois as minhas ampularias lá arranjaram um sitio para porem os ovos.

e agora??'Pergunto eu????

eu sei que já se falou disto no forum, mas não encontro.

Ora alguem simpatico e prestavel que explique, ponho um recipiente por baixo para se eles nascerem não acirem na água e que mais????

Meto algo dentro da recipiente???

Quanto tempo é que os ovos levam a eclodir????

Obrigada

Isa Ganhão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Isa. Experimenta dar uma olhadela aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...0379&highlight=

E aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=53471

Pode ser que te ajude. Se bem me lembro, levam cerca de três semanas a eclodirem. Os ovos devem ter água por baixo, pois assim que eclodem os caracóis caem para dentro do aqua e são umas miniaturas autênticas dos adultos, começando imediatamente a alimentarem-se. Abraços e beijinhos. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais