Camarões de água doce em Portugal


David Pereira

Recommended Posts

Oi,

 

Tenho lido na net que existem umas espécies de camarões de água doce em Portugal e que algumas pessoas os mantém e até os reproduzem!!!

Alguém conhece estas espécies??? Onde as encontrar???

 

Eu já apanhei bastantes no Estuário do Tejo, mas são de água salobra e não sei se se aguentam no aquário, e ainda por cima devem estar todos contaminados pela poluição do rio!!! :wink:

 

Fiquem bem... 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Óla Jedi,

 

Esta cemana comprei 20 camarões Amano, para ajudar a controlar as algas, mas desaparecem passado 24h, não sei se eles se escondem debaixo ou atrás dos troncos. 8)

Eles foram muito caros, porque me disseram que vinham dos países Asiáticos, agora camarões de água doce nacionais, nunca vi!! 8)

Mas se alguém souber da existência deles também gostava de ter conhecimento! :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto não sei se os camarões existentes no tejo se se adaptarão aos nossos aquários, e sinceramente devido á poluição a que estão expostos penso que não se deverá arriscar a colocá-los num aquário já habitado.

 

Em relação aos amano (caridina japonica), comprei cinco à duas semanas(comprei só essa quantidade, pq n sabia como os meus peixes se iam dar com eles), e neste momento tenho 4, no fim de semana passado nas mudas de água encontrei a casca de um em que os meus peixes devem ter agradecido o manjar extra. Cada um custou-me salvo erro 1,20eur

 

Abraços

Ricardo

Ricardo Roque

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma ressalva, qualquer organismo antes de entrar nos nossos aquários deve passar um período de quarentena. O mesmo se passa com camarões. Por isso, o facto do camarão estar "poluido" não é o maior problema, porque numa quarentena, sempre se "limpa". O maior problema sim é se existem espécies protegidas por lei e as retiramos do seu habitat natural para as trazermos para casa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação a esses camarões existem também de agua doco bem parecidos com os do amano...nunca os tive mas tava a tentar arranjar uns.

aqui fica um link de outro forum onde existem até fotos dos mesmos.se alguem conseguir um é meu pelas informações :2gunfire:

 

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=6246

 

abraços!

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O camarão de água doce pode ser encontrado em águas mais a sul... na área do Guadiana por exemplo.

 

Que eu saiba não combatem algas, embora muito parecidos com os Amano, faltando-lhe só a(s) pinta(s) na cauda.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva

 

eu ja tive camaroes amano que comprei em faro no picanço. eles sao mnt bonitos apesar de serem pequenos e eles as vezes andam pela parte superior do akuario e sao extremamente rapidos comprei-os por 1 euros e kalker coisa n me lembro bem, mas sao uma boa especie os amano e recomendo.

 

:wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e verdade eskecime...

 

 

ricardo roque isso da carapaça pode ser eles a mudarem de casca ou cobertura ou sei la o k...

 

por isso tem fe k o camarao ainda pode tar la!

 

(o resgate do soldado amano)

 

 

hehe

 

:wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

estiva de férias e voltei ontem á noite,

 

no sitio que tive de férias "melides, perto de grandola" existe uma fonte que é conhecida como "fonte dos olhos" e lá encontrei camarões de água doce, colectei alguns e coloquei no meu cubo de 10l, estão a comer as algas e não tocam nas plantas, daqui a pouco vou colocar um tópico a falar dessa fonte, agora vou tratar do almoço :).

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será possível manter no mesmo aquário camarões e barbos?

 

Tenho encontrado cada vez mais camarões de água doce à venda mas desconheço os seus hábitos. Suponho que se alimentem também das pastilhas que costumo dar às corys.

 

Os camarões devem ser tidos em conta como espécide de cardume, isto é, devo comprar um pequeno grupo deles?

 

Já me indicaram que poderei ter um número relativamente elevado em aquários pequenos pois supostamente limpam mais (algas, dejectos, etc.) do que poluem. Verdade?

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 anos depois...

Oi,

 

Tenho lido na net que existem umas espécies de camarões de água doce em Portugal e que algumas pessoas os mantém e até os reproduzem!!!

Alguém conhece estas espécies??? Onde as encontrar???

 

Eu já apanhei bastantes no Estuário do Tejo, mas são de água salobra e não sei se se aguentam no aquário, e ainda por cima devem estar todos contaminados pela poluição do rio!!! :wink:

 

Fiquem bem... 8)

 

Boas David, sim existem e são bem parecidos aos "Amano" como já foi referido, são fáceis de manter, reproduzir não sei mas julgo que sim.

Podes encontrar esta espécie no Alentejo, não sei a dimensão destas populações a nível nacional apenas falo sobre o que sei por experiência própria.

 

Cumps

[b]Rafael Pires[/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem mas que cheiro a mofo, é de 2003 o tópico. :D

 

Joshua os camarões que te referes são os Atyaephyra desmaresti e são camarões de ordem inferior ou seja as crias passam por um estágio larval que tem de ser em agua salgada.Cuidado que apanhar estes camarões dentro da época de reprodução pode dar direito a uma boas multas...

 

Não aconselho nem um pouco apanharem estes camarões pois podem ser de borla, mas podem trazer também doenças gratuitas ;) que vão não só contaminar outros camarões nesse aquário como posteriormente contaminar outros aquários com camarões caso haja algum contacto com algo que tenha passado por lá, tipo um camaroeiro por exemplo. :shock4:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

so um reparo

o camarao iberico é de ordem inferior , correcto, mas nao necesita de agua salobra .... em ribeiras onde se encontram , nao existe agua salobra e sim agua corrente e muito oxigenada... eles reproduzem se e ao monte entre os lismos e aguas baixas , onde encontrei centenas deles ainda ha dias ... cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nelson então tenta lá reproduzir em agua doce e depois diz alguma coisa ;).Se digo isto porque já tentei, conheço várias pessoas que tambem já o fizeram e sempre sem sucesso.Eles necessitam de água salobra, tal e qual como outros camarões de ordem inferior, por exemplo as Caridinas japonicas descem os rios do Japão e desovam na foz dos rios..

 

Vai apanhar camarões na altura da desova e vais ver se não apanhas só machos ;).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah ah tens razão estava concentrado a ajudar que nem reparei. :doofywave:

 

Fábio talvez não seja a mesma espécie que estamos a falar, pois já os encontrei onde não poderiam sair (barragens, canais) para puder desovar, ou seja, se estão restritos a uma massa de agua e se ainda existem é porque existe uma proliferação dos mesmos então é uma espécie nativa apenas de água doce.

 

Cumps

 

Rafael Pires

[b]Rafael Pires[/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fábio lá por teres tentado e não teres conseguido não quer dizer que necessitem de agua salobra, até porque tenho quase a certeza que o Bentes(aquaben) e o labutes77 já conseguiram reproduzir em aquario, a dificuldade está em alimenta-los

 

para alem disso, por exemplo, os Macrobrachium jelskii passam por uma fase larval sem necessitarem de agua salobra/salgada

 

tambem acho muito incorrecto dizeres que as fêmeas descem os rios e desovam na foz, penso que na grande parte dos casos, as larvas são largadas em água doce que descem até á foz e depois sobem após as metamorfoses

 

e como ja encontrei centenas de milhares antes de barragens impossiveis de serem escaladas por camaroes.....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui está o tópico do labutes77 que falei

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=125729&hl=ib%E9ricos&st=0

 

onde, para alem de muitas outras coisas, diz isto:

 

 

tanta complicaçao e o ano passado criaram perto de 300 no aqua das dafnias sem eu fazer nada ... :sunbathing:

 

 

bem ...

e este ano ficamos por aqui , ja que a criaçao destes camaroes é sazonal ... agora so na proxima primavera.

poucas posturas e safei 15 , deu para compensar os que ja devem morrer de velhinhos , acho eu.

cresceram depressa , agora ja nao se destinguem dos mais velhos.

ate para o ano. lolll.

 

 

 

etc....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos aqui ninguém está muito ou pouco errado, estamos todos a aprender uns com os outros, é esse o espírito do forum.

 

Eu sempre li que precisavam de agua salobra para se desenvolverem, não sei se estou errado ou não.

 

Estive a ler este artigo e a autora refere que em muitas espécies as crias só sobrevivem em agua salobra, lê o capitulo "4.5.2. Desenvolvimento das larvas de A. desmaresti" na página 57. Até pode ser que se consiga reproduzir em agua doce mas talvez a taxa de sobrevivência seja muito mais pequena do que em água salobra.

 

O facto das fêmeas largarem os ovos em agua doce ou salobra, como sabes se largam ou descem o rio? Eu acredito que desçam o rio pois muitas espécies fazem isso.No caso das japonica é normal que o façam pois essas reproduzem-se exclusivamente em agua salobra...

 

Estes camarões não são muito a minha praia podendo trazer doenças e parasitas e ainda por cima complicados de reproduzir, prefiro os de ordem superior e especialmente de águas acidas.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu neste momento estou sem tempo para ler o artigo, a ver se tiro um tempo para ler

 

só te posso dizer que estive numa barragem para os lados no ribatejo(nao interessa onde) que ao meteres os pes dentro de agua ficavas com quase uma centena de juvenis nos pés, ou seja, por metro haviam largas centenas sem exageros, como explicas esta taxa de subrevivencia numa zona atras de uma barragem com altissima corrente e mesmo uma boa altura e se nao estou em erro com mais barragem mais abaixo? alias, posso dizer-te que em troços mais abaixo que visitei procurei sempre por eles, mas o seu numero decaio drasticamente para 10 ou 20 adultos por metro quadrado enquanto que onde falei eram aos milhares de juvenis e adultos, possivelmente pela concentração de algas pela água mais parada antes da barragem

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um facto que estes existem em barragens, e se continuam la é porque existe condições para completar o ciclo de vida nesses locais.

Se a espécie tive se que ir ate a foz para desovar teria de ser algo numa larga escala, biliões de camarões a descer o rio, imagina a enorme nuvem de camarões numa certa altura do ano e o banquete que era para os peixes dos nossos rio contando com as espécies invasoras que temos e são muitas, é algo muito improvável de acontecer nos Km´s de rios de portugal.

Agora uma espécie que viva nos estuários já é diferente.

 

Cumps

 

Rafael Pires

[b]Rafael Pires[/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos aqui ninguém está muito ou pouco errado, estamos todos a aprender uns com os outros, é esse o espírito do forum.

 

Eu sempre li que precisavam de agua salobra para se desenvolverem, não sei se estou errado ou não.

 

Estive a ler este artigo e a autora refere que em muitas espécies as crias só sobrevivem em agua salobra, lê o capitulo "4.5.2. Desenvolvimento das larvas de A. desmaresti" na página 57. Até pode ser que se consiga reproduzir em agua doce mas talvez a taxa de sobrevivência seja muito mais pequena do que em água salobra.

 

O facto das fêmeas largarem os ovos em agua doce ou salobra, como sabes se largam ou descem o rio? Eu acredito que desçam o rio pois muitas espécies fazem isso.No caso das japonica é normal que o façam pois essas reproduzem-se exclusivamente em agua salobra...

 

Estes camarões não são muito a minha praia podendo trazer doenças e parasitas e ainda por cima complicados de reproduzir, prefiro os de ordem superior e especialmente de águas acidas.

 

Abraços

 

 

Estes camarões não necessitam de água salobra. O "sempre li", sinceramente, não quer dizer nada. Gostaria de ler um artigo cientifico em que isso apareça.

 

Eu tenho alguns que dizem o contrário. Em caso de dúvida, posso tentar ver como os publicar (por causa dos copyrights).

 

Também já os reproduzi, mas não de forma tão "mediatica" com o labutes. Sempre em água doce, como acontece nas barragens do Douro, nos riachos do Alentejo, nas barragens do Ribatejo. O problema é a alimentação das larvas.

 

E de uma vez por todas: ordem inferior quer dizer que passam por uma fase larvar. Nada mais. Não tem nada a ver com água doce, salobra ou salgada.

 

Camarões encontrados em água salobra, adultos ou juvenis, não são desta espécie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estes camarões não necessitam de água salobra. O "sempre li", sinceramente, não quer dizer nada. Gostaria de ler um artigo cientifico em que isso apareça.

 

Eu tenho alguns que dizem o contrário. Em caso de dúvida, posso tentar ver como os publicar (por causa dos copyrights).

 

Também já os reproduzi, mas não de forma tão "mediatica" com o labutes. Sempre em água doce, como acontece nas barragens do Douro, nos riachos do Alentejo, nas barragens do Ribatejo. O problema é a alimentação das larvas.

 

E de uma vez por todas: ordem inferior quer dizer que passam por uma fase larvar. Nada mais. Não tem nada a ver com água doce, salobra ou salgada.

 

Camarões encontrados em água salobra, adultos ou juvenis, não são desta espécie.

 

subscrevo inteiramente principalmente a parte da designação do que é ordem inferior, pois as vezes é confundido

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos esclarecimentos pessoal :).

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais