bomba de agua


kyuss

Recommended Posts

Estou a pensar em comprar uma bomba de agua para tornar as tpa's mais comodas. ;) Que tipo de bomba posso comprar? Alguem usa? Estou a ficar farto de andar com baldes de um lado para o outro. :x

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compra uma mangueira o suficientemente grande para fazeres as TPA's directamente para o bidé/banheira. É o que eu faço. Antigamente também sofria do mesmo drama de andar a carregar garrafões de 5 litros de cada vez (tanto para tirar água do aquário para a sanita, como para colocar água da torneira para o aquário). Agora basta-me ligar a mangueira a um adaptador, abrir a torneira e tenho água nova a correr para dentro do aquário.

 

E no meio disto tudo, nem precisas de comprar uma bomba, e gastares electricidade.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Neste caso (da ligação directa) vocês não fazem o tratamento da água?

Nop... sempre fiz isso, mesmo com a água do garrafão directamente para o aquário e nunca tive problemas.

 

Há ainda pessoas que usam em série, filtros de carvão para neutralizar ao máximo o Cloro na água.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tratamento não é muito necessário se fizeres trocas pequenas e abundantes, e se estás preocupado com o cloro, faz esguicho na ponta da mangueira que ele evapora-se quase todo

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faço TPA's de 75% ou mais nos meus aquários, e não deito em esguicho nem em regime turbulento...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compra uma mangueira o suficientemente grande para fazeres as TPA's directamente para o bidé/banheira

 

Luis,

 

Consegues puxar a água mesmo á distância (suponho que o seja)...como quem rouba gasolina em carros antigos, ou há ai mais qualquer coisa que usas?

 

Um abraço

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nelson,

 

O que o Luis estava a dizer, e eu por experiencia propria acho mt util, :D :P é um sistema da JBL, trás uma mangueira que se enrosca, por exemplo, na torneira do lavatório da cozinha. No outro extremo tem uma peça em plástico duro dentada na ponta para poderes aspirar (mas só deve dar para areão evidentemente).

Abres a água e aquilo deve fazer tipo vácuo e puxa água do aquário directamente para o lavatório.

Depois mudas a posição de uma alavanca e inverte o sentido, enches o aquário putra vez.

É um espectáculo, não deixa cair agua nenhuma, e alias a mulher agradece :P:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmmm ok...faz sentido, tens algum link onde eu possa mirar isso...não conhecia e de facto como tu dizes as mulheres agradecem que o chão não se molhe...

 

Um abraço

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Então aqui vai, esta semana passei na aquaplante e vi lá este sistema, só não vi o preço, mas o meu costou-me 70€ noutra loja.

Parece um pouco caro, mas compensa o trabalho todo que se tem, principalmente para mim que faço TPA´s todas as semanas.

Se quiseres pesquisar na net para veres mais detalhes, pesqisa em (Aqua in-out JBL).

 

Espero ter ajudado, ;) um abraço.

 

http://www.zooplus.de/app/WebObjects/ZooSh...67%26PID%3D4663

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O "meu" sistema nem de longe custou isso tudo 8) Mas como é óbvio não é tão bom.

 

Passo a mostrar:

 

;) A mangueira, não totalmente esticada (são cerca de 6 metros). Consigo chegar a qualquer ponto do quarto... pelo menos onde existam aquários.

 

sistema_01.jpg

 

;) Uma das pontas da mangueira está cortada, e a uní-las tenho uma simples torneira de plástico. A parte mais pequena tem cerca de 1,5 metros. Isto serve para não ter que ferrar a mangueira na outra ponta. Assim separo as mangueiras, com a torneira na parte mais pequena, ferro-a, tranco a torneira, volto a unir as magueiras, e abro a torneira começando a água a ser despejada para o esgoto.

 

sistema_02.jpg

 

:lol: Basta colocar a outra ponta no ralo do bidé, por exemplo.

 

sistema_03.jpg

 

:lol: Estas são as peças do "adaptador" à torneira do bidé. Esta primeira é um adaptador que tem uma rosca semelhante à dos "perlator" das torneiras (obrigado Jorge Serrenho) e tem um tipo de rosca diferente no outro lado (3/4'' ???). Ambas macho.

 

sistema_04.jpg

 

:lol: Esta peça é pura e simplesmente uma rosca fêmea (3/4'' ???) com uma ponteira para mangueiras de 6 mm de secção.

 

sistema_05.jpg

 

:lol: Juntas.

 

sistema_06.jpg

 

:lol: Quando quero ligar à torneira, basta-me fazer isto.

 

sistema_07.jpg

 

Se repararem, está uma mangueira inserida dentro de outra. Isto deve-se ao facto de quando andava à procura da ponteira, infelizmente, não havia com a ponteira para 8 mm de secção. Como me queria era despachar, toca de levar assim e desenrascar-me depois.

 

Óbvio que não é dos melhores sistemas, e muito provavelmente, com o mesmo dinheiro (cerca de 15 euros no total: mangueira, torneira, adaptadores, etc...) conseguiria arranjar algo muito melhor e sem tanto "desenrascanço". Por enquanto serve, e não me tem dado problemas.

 

Quando retiro água para o esgoto, basta-me colocar a mangueira até à altura de água que quero retirar, segurar bem a mangueira ao aquário (com a calha de iluminação, por exemplo) e esperar. Coloco uma meia de senhora presa com um arame revestido a plástico (daqueles simples das embalagens do pão de forma) para evitar sugar peixes mais distraídos (um dos meus otocinclus já percorreu uns bons 2 metros na mangueira e lamp-eyes também 8)).

 

E pronto... basicamente é isto.

Nada de extraordinário, mas muito bom para as minhas costas :D

E a minha Mãe também já não me melga ("esse garrafão está aqui, está despejado no meio do chão" :P).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Desculpem o tamanho das imagens. São só 2,5 megas no total :oops:

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo tutorial Luís, vou engendrar uma coisa dessas. :twisted: Vou arriscar pôr a água directa sem a tratar. Já agora como é que fazes com a temperatura? Metes a agua tépida ou mesmo fria. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Saída do cano... fria.

No inverno convém fazeres isso o mais lentamente possível, para não potenciares o aparecimento de íctio, por exemplo.

 

No verão então, é do melhor... passar de 30-31º C para 25-26º C 8)

O problema é que passado algum tempo já está a 30 novamente... :D

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Muito bom esse esquema aí, Luís Fortunato é do melhor eu adoro cheirar a casa dos outros

 

um abraço :snipersmile:

Editado por Ryan

Agradeço a quem me poder emprestar um de 100 L ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.