Incrível!!!!! è de rir até às lágrimas!!!!


Ana Pereira

Recommended Posts

Estou a montar o meu 1º aquário de água quente e já usei algumas das vossas dicas!!!!!

 

Hoje fui a uma loja especializada (SUPOSTAMENTE) e comprei um limpa vidros e um limpa fundos. Disseram-me para manter o PH entre 6 e 7 e a dureza da água um pouco mais duro do que a daqui da rede pública! Os peixes estavam em água com estas características e deviam ser mantidos assim!!!!!!!

 

Chegamos a casa e fizemos os devidos testes à nossa água para ajustarmos o necessário. Fomos comparar com a água do saco dos peixes! SURPRESA!!!!!!!! a acidez era 5,5 e a água bem mais macia do que a nossa!!!!!

 

Bem, isto é tão estúpido que só me ria!!!! É impensável!!!!!!

 

Acreditem que é verdade: ou quem vende não imagina o que diz, ou pretende enganar quem está a comprar!!!! Das duas, uma!!!

 

Quando tiver os peixes no aquário mando uma foto para me darem a opinião sobre a vegetação e tal...... É verdade, vamos juntar neons e gupys! Dizem que são compatíveis, embora estejam em phs ligeiramente diferentes. É necessária maior vigilância.

 

Já agora, o filtro!!!!

 

É da Rena, de esponja. Não faz uma filtragem completa, nem promove as colónias benéficas para o ciclo do azoto! Como melhorá-lo?

 

 

Obrigada!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... É verdade, vamos juntar neons e gupys! Dizem que são compatíveis, embora estejam em phs ligeiramente diferentes. É necessária maior vigilância.  

 

Se têm pH diferentes a meu ver deixam de ser compativeis...pois para uns andarem bem os outros vão andar menos bem se não mal. Relativamente aos "limpa fundos "e "limpa vidros" que compraste quais são exactamente?

 

Se quiseres mete a foto deles que dizemos-te.

 

Um abraço

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vale a pena começar a acusar logo as lojas! O metabulismo dos animais, peixes neste caso vão alterar a qualidade da àgua. A simples respiração e funcionamento correcto do sistema excretor vão fazer reduzir o valor de pH, como são dois animais dentro de um espaço muito reduzido (saco) é normal existirem essas variações. É claro que não sei quanto tempo demorou o transporte, mas...coisas acontecem :(

 

Para te podermos aconselhar sobre os peixes e sobre o filtro existem algumas indicações que deves dar:

tamanho do aquário;

iluminação;

aquecedor;

filtro (marca e modelo);

tipo de fauna e flora existente, e possiveis alterações ou adições;

parâmetros fisico-quimicos da àgua do aquário e da àgua com que se fazem as TPA's (vulgares trocas parciais de àgua)

 

Sem estes dados :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A desclocação não demorou mais de 10 minutos! É pertíssimo!!!! Aliás, na opinião da vendedora, "cuidar de umaquário não dá trabalho nenhum!!!! É só mudar a água regularmente (falei em 20% periódicamente) e basta acrescentar o equivalente ao que evaporou!!!!"

 

Já ouviste tamanhas barbaridades??????

 

Bom, quanto ao filtro:

- o aquário:30 litros com um poster azul atrás (pequenitito; comprado para outros fins e reaproveitado; depois de atinar-mos com a água quente, equacionamos passar para maior!)

- filtro: RENA filstar i1 300l/h

- termostato: aquael comfort zone AQ100

- bomba de ar: Elite 800 (para aquários até 37,8l)

- não tem iluminação (é daqueles que tapam só com duas placas de vidro, mas pensamos em pôr; podes aconselhar?)

- fauna: limpa-vidros cor de areia com pintinhas; limpa fundos escuros com malhitas (pensamos nos neons e nos gupys, disseram que são compatíveis e que os Gupys, por não estaremem condições ideias, não irão reproduzir tipo coelhos)

- flora: artificial (não há o problema das podas e das mudas)

- a água do aquário está com PH entre 6,5 e 7 e a dureza entre 5 e 6

- as TPA's são com água com PH 5/5,5 e dureza entre 5 e 6

 

Sou de Ovar, uma zona de água macia (captações geralmente em areia)

 

 

Muito obrigada pela ajuda!

 

Fico à espera de sugestões!$

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois essa senhora não parece denotar muitos conhecimentos ;)

Infelizmente acontece em muitos casos, principalmente nas lojas "de bairro" e em algumas cadeias (podeia refeir nomes, mas toda a gente sabe ) :wink:

A minha solução e já que tenho de conviver com muitas dessas lojas (por falta de opção) é ir com os trabalhos de casa bem feitos!!!!

 

Passando ao que interessa!

Tenta identificar os peixes que têm pelo nome cientifico (consula o site era dos aquários, pois pode dar uma grande ajuda. Ou fotografa e coloca aqui para podermos ajudar).

O aquário é bastante limitado, sabes que num pequeno volume como esse vai ser muito complicado manter a estabilidade. Ainda mais agora no inicio que nem queiramos quer não cometemos sempre algumas azelhices!! :D

Se poderes avançar para um aquário maior, com uns 60 ou 80 litros, ai já poderiamos ajudar de modo a não gastares muito....

O filtro para esse pequeno aquário creio que dê. Ele tem apenas uma esponja, não é verdade? Pois ai já se vão alojar as bactérias, portanto se não tiveres muitos peixes podes controlar isso com as TPA.

A bomba de ar pode até ser dispensável, a menos que gostes do efeito! Se apontares a saida do filtro para a superficie do aquário de modo a promover alguma agitação superficial será suficiente.

A iluminação é essencial!!! Eu aconselho-te a arranjares um candeeiro agradavel à vista e que metas lá uma lâmpada economica de 9w de 6400k. Será mais do que suficiente, no candeeiro colocas um temporizador (compras facilmente no AKI, e não é muito caro) e controlas para apenas estar ligado umas 10h por dia!

 

Agora a população de peixes. Eu aconselharia apenas a tirares os guppys, primeiro porque eles se vão reproduzir à mesma e depois porque esse pH é um pouco baixo. Punhas um pequeno cardume (uns 6) de neons, uns 2 comedores de algas (espero que os que tenhas sejam otos). Dispensaria também o limpa fundos, deve ser uma cory, pois eles são peixes de cardume e apenas um não se sentirá bem, e pores mais compromete o aquário...

 

E pronto é isso!

Qualquer duvida...

 

Espero ter ajudado,

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este é o meu aqua e os seus dois habitantes!!!!

São capazes de os identificar?

 

of=50,480,360

 

 

Este é o molengão!!!!!!

 

of=50,590,442

 

Este é bem mais activo! dá-lhe uns vaipes e parece uma flecha!!!!

A barbatana de cima, traseira, é meia arredondada e está meia "caída"! É mesmo assim?

 

of=50,590,442

 

As imagens aparecem? Se não, por favor digam-me como proceder. Usei o HP Instant Share!

 

Editado pela moderação. Também não sei o porquê das imagens não aparecerem. Pelos vistos o BBCode só permite visualização de imagens com extensões comuns (JPEG, GIF, BMP e etc...). Aconselho-te a colocares as imagens num servidor de jeito, que permita linking para Fóruns, etc... tipo www.imageshack.us ou www.photobucket.com LF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O segundo é como eu pensava uma coydora aneus.

O primeiro parece um loricarideo mas não consigo identificar... Não consegues uma imagem mais nitida? :wink:

 

As fotos de facto não aparecem, mas não sei porque... :D

 

Abraços,

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O Primeiro peixe parece-me ser um Glyptoperichthys gibbiceps - L083

 

http://www.planetcatfish.com/catelog/speci...?species_id=148

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boas,

 

Para que as tuas fotos apareçam uma possíbilidade é colocares as tuas fotos no site www.photobucket.com depois copias o código img e pronto já podemos ver as tuas fotos.

 

Sugestão o teu locarídeo vai crecer muito para o aqua qye tens, talvez não fosse má ideia trocares o peixe por uns dois ottos

 

ESpero ter ajudado

 

Abraço

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá ver se agora se vê melhor!!!!! Aumentei-as um pouquito!!!!

 

O aquário:

 

Aquario.jpg

 

O peixe mais molengão!

 

Limpavidros.jpg

 

O mais activo!! O que faz sprints dentro do aquário!!!

 

Limpafundos.jpg

 

São capazes de me dar características deles e "exigências" (já sei das pastilas dia sim, dia não)!!!!

 

Aceito novamente identificações e sugestões!!!! É tudo bem vindo!!!!

 

Saudações aquariofilísticas!!!!

 

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ROCHA.

 

Tudo bem que a foto não é a melhor, mas não me parece que seja um Hypostumus plecostumus, mas sim um Glyptoperichthys gibbiceps. São ambos Loricarídeos, mas espécies diferentes.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.