Barras de ferro no aquário


Visitante

Recommended Posts

Resolvi colocar aqui esta questão: vi numa resposta dada pelo JCB a propósito de plantas, a seguinte observação que passo a citar: «...tenho umas barras de ferro (bem ferrugentas) no meio do areão (junto às raízes das plantas) e um sistema de aquecedor de fundo...»

 

Como tenho lido nalguns sites que se deve evitar a existência de corpos metálicos dentro do aquário, resolvi perguntar qual a finalidade das barras de ferro, ferrugentas, no aquário...

 

Um obrigado antecipado pelos vossos esclarecimentos!

 

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Como este era um tema novo coloquei-o num tópico novo, ok?

 

O ferro constitui um elemento muito importante na manutenção das plantas saudáveis e com bom aspecto.

 

Desta forma, há quem coloque pregos ferrugentos junto às raízes das plantas, há quem adicione fertilizantes líquidos ricos em ferro aquando das mudanças de água, há quem prepare o substrato do aquário com matérias ricas em ferro como a laterite.

 

E depois há aqueles gajos com pancada que se lembram de mandar com ferros da obras (completamente ferrugentos) para dentro do aquário!!!! :wink: Entre estes últimos estou eu :D

 

Agora mais a sério, este foi um truque que aprendi com um dos funcionários do Aquário Vasco da Gama, especializado em aquários plantados. As barras têm a vatagem de serem grandes e não se perderem com facilidade no meio do areão como acontece com os pregos. Posso-te garantir que as raizes das plantas gostam das barras de tal maneira que por vezes quando estou a replantar o aquário e ao remover as plantas, chegam a trazer agarradas as ditas barras!!!

 

Além das barras ocasionalmente coloco também fertilizante líquido, e quando a quantidade de plantas o justifica, também CO2 caseiro.

 

Espero ter ajudado!

 

Saudações aquáticas,

João Branquinho

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Também utilizo a técnica e até agora vai indo tudo bom com o aquário, pena é que as barras agarrem a areia e quando se tiram vem muita agarrada e suja tudo :oops::cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... mas isso também pode ser visto como um bom sinal, penso eu... significa que a barra está de facto a fazer alguma coisa.

 

Não tenho a certeza mas penso que o que faz com que o areão se agarre às barras seja precisamente a ferrugem! Logo, alguma coisa está a acontecer :oops:

 

Mas de facto é um pouco aborrecido pois quando por alguma razão se tiram as barras do aquário, vêm cheias de areão agarrado...

 

Saudações aquáticas,

João Branquinho

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem-me, não é que esteja de desacordo com o pessoal aqui, mas queria dar umas informações importantes.

 

O ferro no aquário transforma-se facilmente na forma FE3+ nos nossos aquários, esta forma NÂO É absorvida pelas plantas, as plantas precisam de ferro na forma FE2+ e não FE3+, um prego ferrujento estará só a contribuir para a forma FE3+, sem utilidade portanto.

...MAS...

 

Se o areão tiver zonas anaérobicas (ausencia de óxigénio) existe a possibilidade de se converter o tal FE3+ (não soluvel na água este deposita-se no fundo) em FE2+, portanto para se ter um aquário deste tipo teremos de possuir um areão com grãos não muito grandes, e NÂO POSSUIR UM aquecedor de substracto, que irá oxigenar o o areão, retirando a possibilidade de se converter o tal FE3+ em FE2+.

 

Os fertilizantes que se usam e que possuem ferro, têm quelantes, simplificando um pouco:

moleculas que se associam a outros elementos

 

O mais vulgar é o EDTA, este associa-se ao ferro impedindo este de ficar numa forma não acessivel pelas plantas, impedindo também a sua precipitação (ficando solúvel na água por mais tempo)

 

ferro enterrados não são portanto uma boa alternativa, a água da torneira já tem ferro na forma FE3+ (usualmente) que baste, há é que oferecer ferro numa forma possivel de ser acedida biológicamente.

 

para terem uma ideia, um aquário com turfa (e grandes quantidades de ácidos húmicos), tem grandes quantidades de quelantes naturais, estes reagem com o ferro impedindo este (como o que acontece com os ácidos húmicos) de se tornar em FE3+, ou mesmo neste estado providenciar um meio para que o ferro seja acedido...

 

António Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

opps!

 

Quer dizer que eu tenho 3 barras de ferro no areão para nada?!?! :oops::cry:

 

Como tenho aquecedor de substrato significa isso portanto que não têm utilidade nenhuma para as plantas? É que foi precisamente depois de ter colocado as barras de ferro no aquário que notei um boom no crescimento e coloração de algumas plantas (não todas, é certo). Ainda por cima antes disso costumava utilizar o EDTA mas já há largos meses que não o adiciono ao aquário... a única rotina que desde sempre se manteve foram mesmo as mudanças de água!

 

Fiquei confuso... ainda estou a tentar perceber o post do António :D É que quando isto começa a meter química estraga-me o esquema todo :D (estou a brincar! está um post simples e muito bem explicado!!!)

 

Bom, só espero é que as barras não estejam a prejudicar o aquário...

 

Saudações aquáticas,

João Branquinho

 

PS - António, como vai o concurso da AquaBotanic?

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não estejas confuso...

 

muitos ácidos servem de quelantes..

alguns largados pelas bacterias nitrificadoras, ou por outras bactérias...

talvez seja por isso que os teus pregos funcionam...

 

(vou entrar nas suposições, possivelmente erradas da minha parte)

imagina que tens bastante ferro na água da torneira (talvez mesmo na forma FE2+, não sei se é o caso), juntas ferro quelado e... a quantidade do ferro disponivel fica desproporcional em relação aos outros elementos que também são necessários (zinco, magnésio, boro, etc..), isto pode bloquear a absorção de outros elementos, acontece por exemplo quando temos grandes quantidades de magnésio, mesmo com boas quantidades de cálcio, este não é absorvido, e ficamos com carências de cálcio...

não quero enrar em bioquimicas malucas, se tens sucesso, não DEVES MUDAR, existem demasiadas variáveis, e uma equipa que vence NÂO se MEXE...

porque NEM OS BIOQUIMICOS, compreendem a fisiologia das plantas aquáticas, as algas estão mais bem estudadas!!!

hehehe

 

 

voltando a conversas mais "simples"

 

há muitas maneiras de termos sucesso...

muitas receitas viáveis...

 

eu não tenho nem pregos ferrujentos, nem aquecedor de fundo...

e podem ver os resultados nna minha página..

:oops:

 

só uso ferro quelado, acho que este fica um pouco mais acessivel desta forma...(NO MEU CASO, há situações que até pode ser prejudicial)

 

o substracto aquecido tem vantagens e desvantagens...

 

principais vantagens:

aumenta o nivel de nutrientes debaixo do areão, nas raizes.

reduz gases tóxicos, derivados da decomposição de alguns elementos.

 

principais descantagens:

reduz zonas anaerobicas, que promovem a redução do ferro FE3+ paa FE2+

 

:cry:

não sei se as vantagens superam as desvantagens, eu não uso...

 

 

abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Aquela do confuso era a brincar!!! Abordas-te temas que não domino mas conseguiste fazê-lo de uma forma muito simples e clara! Obrigado pelas dicas!

 

Tenho aqui um teste de ferro (Fe) da JBL (que me custou os olhos da cara!!! :oops: ). Qual dos Fe é que medirá? Na embalagem não encontro nada sobre isso... conheces este teste? Fazes ideia de qual poderá medir? É que agora fiquei curioso em saber o que se passará no meu aquário a nível do ferro.

 

Saudações aquáticas,

João Branquinho

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não uso desses testes, aliás nunca testo o ferro...portanto não sei.

 

usei em tempo teste de ferro da hagen, este dava para testar ferro quelado (chelated) e não quelado.

 

pelo que vi, estes testes são pouco fiáveis...

a coisa é mais complexa do que parece nos nossos aquários...

 

exemplo:

se tivermos laterite e "lodo" que favoreçam ligações com o ferro, mantendo este numa forma acessivel pelas plantas, podemos assim não ter ferro na água e estarmos a fornecer boas quantidades de ferro às plantas.

 

hum... se a minha teoria estiver correcta não terás ferro na água na forma quelada, nem na forma não quelada, isto não invalida que o ferro não esteja quelado no areão.

 

ferro não quelado precipita rapidamente no areão...desaparece...

portanto daí estes testes não serem lá muito fiáveis..~

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

uma outra ideia (esta ainda não experimentei)

 

há quem use iron gluconate (não sei a trdução do gluconate para português)...

 

deve-se arranjar naquelas lojas que vendem suplementos dietéticos...

 

isto enterrado no areão é melhor que ferro ferrujento sério...

 

não é preciso é muito...

:lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para tratar já do Off-Topic: Tas, não consegues colocar acentos no teu PC, não é?! Pois é, novo Virus que nem a Microsoft ainda arranjou solução... Estão a tratar disso....

 

Agora ao que realmente interessa:) Vitor, tens a certeza que o Fe+++ não é absorvido na totalidade pelas plantas? Tinha ideia que não era tão absorvido, mas que uma pequena percentagem era... Realmente quanto ao Fe++, não temos dúvidas...

 

Tenho até um artigo, retirado sinceramente não me lembro de onde, que refere a forma como as plantas assimilam cada nutriente:

 

O Oxigénio H2O

C Carbono CO2(HCO3-)

H Hidrogénio H2O

K Potássio K+

N Azoto NH4+/NO3-

S Enxofre SO4--

Ca Cálcio Ca++

P Fósforo HPO4--/H2PO4-

Mg Magnésio Mg++

Fe Ferro Fe++/Fe+++

 

Concordas com esta tabela?

 

Também é importante referir a questão do magnésio. Até se pode ter Ferro em catadupa no aquário, mas se não houver magnésio as plantas não o absorvem. O magnésio serve como que de fertelizante e "ajudante ao ferro" digamos assim...

 

Isso das barras deve dar realmente uma trabalheira incrível... Embora seja bem mais barato que qualquer fertelizante comercial... :oops: Mas embora um fertelizante comercial tenha nutriente que uma barra ferrugenta não tem :lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epá sinceramente nunca usei este gluconato ferroso...

não sei se será bom...

:lol:

 

só ferro não basta, as plantas precisam de todos os outros nutrientes, sim o magnésio é um muito importante...

 

senão não há fotossintese...

 

é assim o Fe+++ também é abosrvido pelas plantas, nas condições anaerobicas do areão (em alguns), este transforma-se em Fe++...

mas se dermos uma ajuda é melhor...

 

A fotossintese é algo muito complexo, e eu xinceramente não compreendo muito bem os mecanismos...

só sei o básico..

alguém que quiser acrescentar alguma coisa força!!!

 

abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para tratar já do Off-Topic: Tas, não consegues colocar acentos no teu PC, não é?! Pois é, novo Virus que nem a Microsoft ainda arranjou solução... Estão a tratar disso....

 

Agora ao que realmente interessa:) Vitor, tens a certeza que o Fe+++ não é absorvido na totalidade pelas plantas? Tinha ideia que não era tão absorvido, mas que uma pequena percentagem era... Realmente quanto ao Fe++, não temos dúvidas...

 

Tenho até um artigo, retirado sinceramente não me lembro de onde, que refere a forma como as plantas assimilam cada nutriente:

 

O       Oxigénio   H2O

C       Carbono    CO2(HCO3-)

H       Hidrogénio    H2O

K       Potássio           K+

N       Azoto               NH4+/NO3-

S       Enxofre            SO4--

Ca     Cálcio              Ca++

P       Fósforo             HPO4--/H2PO4-

Mg     Magnésio          Mg++

Fe      Ferro               Fe++/Fe+++

 

Concordas com esta tabela?

 

Também é importante referir a questão do magnésio. Até se pode ter Ferro em catadupa no aquário, mas se não houver magnésio as plantas não o absorvem. O magnésio serve como que de fertelizante e "ajudante ao ferro" digamos assim...

 

Isso das barras deve dar realmente uma trabalheira incrível... Embora seja bem mais barato que qualquer fertelizante comercial... :oops: Mas embora um fertelizante comercial tenha nutriente que uma barra ferrugenta não tem  :lol:

 

não posso comentar ...

já que o meu conhecimento não é assim tão abrangente..

:wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É com certeza bem mais abrangente que o meu :lol:

 

Mas como disse acho que as plantas conseguem, se existir magnésio suficiente, absorver o ferro na forma fe+++, mas realmente, como dizes, se dermos uma ajudinha e dermos às plantas Fe++, elas vão agradecer...

 

Julgo que só colocar as barras de ferro no areão, não terá muita vantagem (que o faz, notou alguma diferença?), agora se as barras forem conjugadas com os outros nutrientes em falta, sobretudo o magnésio e o potássio, aí digamos que é melhor que nada, e com certeza bem mais barato... :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

surgiu-me uma ideia:

 

se a laterite é Fe++ depois de em contacto com O2 esta pode-se facilmente tornar em Fe+++. ou estou enganado?

tenho um colega da escola que é escuteiro e eles têm umas baras de magnésio que usam para acender fogueiras, eles raspam um pouco de magnesio e depois com uma faísca aquilo entra em combustão.

será que juntamente ás barras de ferro não podem ser enterrados alguns pedaços de magnésio?

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

A reacção (global) de oxidação do ferro (metal) em água com oxigénio:

2Fe + 2H2O + O2 --> 2 Fe(2+) + 4OH(-) --> 2Fe(OH)2 (precipitado)

 

O Hidróxido ferroso, Fe(OH)2, precipita uma vez que este composto é insolúvel nas soluções aquosas oxigenadas.

 

Este composto pode ainda oxidar-se mais, originando o hidróxido férrico, Fe(OH)3, o qual tem a cor castanho-avermelhado típica da ferrugem. A reacção é a seguinte:

2Fe(OH)2 + H2O + (1/2)O2 --> 2 Fe(OH)3 (precipitado ferrugem).

 

O estado Fe2+ acontece sempre, pode é durar pouco.

 

O aquário de João Branquinho é referenciado em outros foruns :lol:

 

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=4477

 

Fiquem bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O Hidróxido ferroso, Fe(OH)2, precipita uma vez que este composto é insolúvel nas soluções aquosas oxigenadas.

Errado... :)

 

Se o estado de oxidação +2 do Ferro, fosse estável em solução aquosa, o que tu acabaste de dizer, está correcto. Mas o que acontece em soluções aquosas oxigenadas, é que o potencial redox é sempre suficiente para oxidar o Ferro ao estado de oxidação +3.

 

Daí, que se o Fe(OH)2 fosse estável, precipitava logo. A maior parte dos complexos de ferro +2, é sempre solúvel. Ao diluirem-se em água, o potencial redox é suficiente para os oxidar a Fe(+3) ou Fe(III), como preferirem.

 

Em água (ambiente natural), a única forma que o ferro tem para estar em no estado +2, é em ambientes anaeróbios, com grandes concentrações de ácidos. Entenda-se, pH's baixos.

Isto é conseguido nos interstícios do substracto.

 

Há plantas e bicharocos (micro-organismos) que conseguem reduzir o Ferro +3 a Ferro +2 na água. Lançam para a água, umas moléculas chamadas sideróforos. Sidero = ferro; phoros = transportador; não percebo nada de Grego, pelo que li é o que a palavra quer dizer: transportador de ferro (hoje em dia, a palavra sideroforo é utilizada para todos os transportadores de metais).

Moléculas essas que quelatam o ferro, tornando-o absorvível pelas plantas. Ou seja, consegue penetrar para dentro das células, passando pelas membranas.

 

Quanto ao resto, concordo plenamente.

Só acho que o Fe(II) existir mas durar pouco... isso não é bem assim.

Mas enfim. Picuíces químicas.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais