TRAGEDIA. Peixes a morrer um por dia. ( -9 ) Conclusão


Nuno Teixeira

Recommended Posts

Infelizmente só hoje vi este tópico!

 

Faz hoje 8 dias comprei 10 neos, 2 corydoras, 2 Serpae e 4 Guppies. Tudo porque tenho um aquário de 100lt e já só tinha 8 peixes. Todos velhos.

 

Resumindo: morreram todos os peixes que comprei menos um dos Guppies macho. Dos peixes residentes morreu um Neon já com 3 anos.

 

Tenho aquário há 20 anos, nunca tal me tinha acontecido.

 

Foi castigo! sempre achei uma inutilidade o aquário de quarentena :shock:

 

Ficou de lição. Vou instalar um aquário só para quarentenas. Não volto a introduzir directamente do vender para o meu aquário nem uma mosca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a responsabilidade é nossa que não fazemos quarentena, se ela tem sido feita puderiam até ter morrido todos os neons, e julgo que uma reclamação junto do lojista dava direito a algum tipo de indeminização, mas os outros peixes ficavam bem, por isso antes da UV, aquario de quarentena.

Lamento, mas estamos sempre a aprender.

 

Nem mais Antonio. É essa a lição a tirar.

 

Creio que, tal como eu, qualquer iniciado fica com a ideia que o mais importante é o ciclo.

 

Porque é que ninguém fala da quarentena? Será que é preciso os peixes morrerem para aprendermos esta lição?

 

Acho que tem de haver uma mudança de mentalidade e quando o proximo iniciado perguntar sobre como começar um aquario devemos dizer "deixa 1 mês a ciclar e compra uma aquario de quarentena". :shock:

 

Quanto a reclamações.............. bem................. deixa-me dizer que no Canada qualquer peixe que morra dentro de 48 horas é "substituído".

Infelizmente não estamos no Canada e mais não digo.

 

Quando ao UV, vou tomar outra via. Vou começar de novo. Esterilizar tudo e rezar para que não morram mais peixes. "Desinfectar" os peixes e quanto à quarentena é banhinho de backtopur pra toda a gente :shock:

 

Cumprimentos

It's not the fall that get's you..........

 

It's the sudden stop at the bottom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia. reparei hoje que tenho um neon com menos cor. Mas nas fotos que vi de neons com a doença dos neons, a falta de cor era pequenas manchas, e não descoloração geral. Portanto a pergunta é: há alguma outra coisa que possa levar um neon a apresentar descoloração? A qualidade da água é boa (nitritos 0, nitratos 10 ou menos), o pH é 7.0. A alimentação é à base de comida congelada, complementada por flocos vegetais com muita spirulina. A iluminação é difusa.

 

Caso seja doença dos neons, um filtro UV é capaz de matar os esporos do parasita que andam na água?

 

Obrigado!

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nunoni, gostava de te poder ajudar mas também não sei a causa dessa descoloração geral. À dois dias atraz um dos meus neons apresentou o mesmo sintoma e ontem já estava normal.

A descoloração de que falava era apenas em metade do peixe. Ficou baço por assim dizer.

 

Quanto à luz UV, sim. Depende de algumas coisas como o fluxo de agua pela lampada UV mas sim, esteriliza a agua toda. A questão da doença dos neons passa pela facto de não ter cura e ser transmitida por contacto.

 

Quando um peixe aparenta estar infectado deves isola-lo imediatamente. Se ele tiver a doença a lampada UV não lhe vai servir de nada.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprs NT

It's not the fall that get's you..........

 

It's the sudden stop at the bottom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno - sim , ajudaste, eu estava quase em pânico a pensar em cenários de catástrofe de ter que desinfectar o aquário etc... vou esperar um pouco e observar este peixe. E comprar um filtro UV JBL de 5W, fica por €49 mais 10 de portes, aproveito e compro outras coisas que os portes não mudam (os de 9W custam o mesmo, mas não preciso, e as lâmpadas de substituição ficam depois mais caras).

 

Obrigado!

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje reparei foi numa coisa estranha que nunca tinha visto. Os meus 2 botias palhaços a nadarem um ao lado do outro duma forma muito estranha, muito rigidos e tensos que até pareciam que estavam a ter um ataque, e o preto deles muito descolorado, meio esbranquiçado, e de repente passou ficaram pretos como novos e foram a vida deles como se nada fosse...

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais