TRAGEDIA. Peixes a morrer um por dia. ( -9 ) Conclusão


Nuno Teixeira

Recommended Posts

Olá a todos

 

Preciso de ajuda urgente. Conforme o topico indiaca tenho os peixes a morrer e não sei o que fazer.

 

No sabado passado comprei um filtro eheim 2217 para substituir o 2213. A ideia era melhorar a filtragem do aqua de 200L.

 

Entretanto tenho os dois ligados pois só amanha vou entregar o 2213 ao novo dono.

 

Nesse mesmo sabado comprei 10 Neons na Aquanplante e coloqueios no aquario. Nesta altura já só tunha 3 Neons pois um tinha desaparecido.

 

Assim fiquei com um casal adulto de cacatuoides, 3 coridoras pimentas, 2 otos, 13 Neons e 2 Botias paquistanesas.

 

No domingo morrerarm 2 neons, pequenos.

 

Na segunda morreu 1 neon e uma coridora ( esta presa nas plantas e pensei ser essa a causa ).

 

Ontem morreu mais 1 Neon e na Naturline disseram-me que os ultimos neons a aparecerem nas lojas estavam "enfraquecidos" da reprodução em cativeiro e morriam quase todos.

 

Hoje morreu mais um neon. Dos 13 só sobram 9. Estão bem alimentados e sem sinais de doença mas o mais estranho é que uma das coridoras está sem cauda e a outra apresenta uma mancha branca grande, como se a cauda estive-se sem cor.

 

Não sei que fazer. As coridoras são adultas apesar de terem só 4 cm.

 

Ontem fiz testes à agua e indicaram ph 7, nitrinos a 0, amonia a 0, nitratos a 0.

 

O aqua tem dois troncos grande, razoavelmente plantado, com co2 caseiro e 8 a 10 horas de luz. Nos ultimos 2 dias não liguei a bomba de oxigenio e estou a fazer adubagem semanal de potasio da kent e flora grow da tropica.

 

Toda a ajuda é bem vinda. As coridoras já estão comigo desde o inicio e seria uma pena se morresem.

 

Ajudem-me se puderem

 

Obrigado

It's not the fall that get's you..........

 

It's the sudden stop at the bottom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...estranho. Algum quimico manhoso que misturou na agua?!?

Insecticida, detergente, fumos... lavaste bem o filtro novo?

Eu, até perceber bem o que se passa, fazia TPAs com fartura.

 

E isso do enfraquecidos parece-me um bocado tanga. Um peixe que nasce enfraquecido, morre passadas poucas semanas.

 

Uma corydora morrer presa nas plantas não é assim tão incomum. Na realidade, morrem 'afogadas'.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

pára com a adubagem desliga o co2 liga a bomba de ar faz uma tpa valente

da maneira como tens as coisas durante a noite não há praticamente o2 nehum e o pouco que possa haver é consumido pelas plantas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lavaste todo o material do filtro novo antes de ligar?

 

Sim, tudo mesmo.

Até as massas filtrantes.

Felizmente hoje não morreu nenhum mas as caudas das coridoras parecem estar a encolher.

 

Começo a suspeitar que os meus botia yo-yo andam a morder onde não devem. love you

 

Vou ficar de olho neles.

It's not the fall that get's you..........

 

It's the sudden stop at the bottom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

É com a mais profunda tristeza que vos informo que a estrela do meu aquario morreu.

 

O já adulto Apistograma Cacatuoide e que eu carinhosamente chamava de Bily pelo seu aspecto punk, que me acompanhou quase desde o inicio da minha aventura "aquaria" morreu vitima da mesma "doença" que já ceifou 5 Neons e 1 Corydora Pimenta.

 

Deixo aqui a sua foto para a posteridade.......

 

 

Bily.jpg

 

 

Ainda hoje tentarei colocar fotos do aquario na esperança que alguem me ajude a salvar o resto dos habitantes.

Apesar da muda de agua de 30% de ontem, o rei morreu.

 

A motivação para continuar é muito pouca e a tristeza muito grande.

 

Obrigado a todos.

It's not the fall that get's you..........

 

It's the sudden stop at the bottom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma Teixeira... são precalços q acontecem. Quando morreram os meus Otos brincalhões tb fiquei triste, mas há que continuar. Acho que deves tentar isolar o problema, e isso passa por tirares os peixes do aquário onde estão a morrer. Se eles arrebitarem será sinal q o problema está no aquário (espero que não pois o teu antigo filtro está agora no MEU aquário!!!)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente morreu mais um.

 

A femea de cacatuoide. Se calhar foi de desgosto pela morte do seu companheiro.

 

Mais uma vez sem indicios. Antes de jantar estava escondida num buraco. Depois de jantar e de um cafezinho voltei e.... estava morta.

 

;):wink:

 

Vou sentir a falta deste casalinho.

 

Jane.jpg

 

 

Mas voltemos à luta.

 

Consegui tirar algumas fotos do aquario.

 

Cori.jpg

 

Esta é a Coridora. Reparem na cauda. Serão bacterias????

 

botia.jpg

 

Este é um dos botias. Reparem que não tem nenhum problema. Estranho..........

 

E agora as fotos dos troncos.

 

Madeira.jpg

 

Primeiro isto. Serão fungos??? Fazem mal aos peixes????

 

tronco1.jpg

 

E isto o que será????

 

tronco2.jpg

 

Finalmente descobri também uns bichinhos minusculos agarrados às plantas de superficie ou na linha de agua.

 

O que será????

 

Se alguém me puder ajudar ficarei muito agradecido.

 

Infelizmente continuo sem poder isolar os peixes e a continuar assim dentro em breve irei ter de tomar medidas bem mais duras (bacteropur e esterlizar o aquario todo).

 

Ajudem-me.

It's not the fall that get's you..........

 

It's the sudden stop at the bottom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha para começar tirava ja esse tronco dentro de agua e metia-o dentro de uma panela a ferver pa o esterilizar e acabar com esses fungos...e que se isso que mostras na foto for ainda resina...e normal que os teus peixes estejam a morrer assim de um momento para o outro...quanto a tua cory penso que tens ai um serio problema de fundo...e tambem de algas...o que realmente aconselho e que retires o tronco cmo te disse e depois uma tpa de 50% medicamento esha 2000 o tratamento completo como indica no folheto do medicamento...e no final outra TPA igual de 50 %

 

depois ves como está a evoluir o teu aquario e se notas algumas diferenças no comportamento dos peixes...quanto ao teu casal de apistogramas ate me deu pena de os ver nas fotos lindos...e saber que morreram deve de ter sido mesmo doloroso para ti...o que te posso fazer é ajudar-te neste ponto os meus apistogramas nanacara estão com ovos (algumas vezes como estão num aquario com discus,ramirezis,e apistogramas cacatuoides as posturas não tem sucesso mas outras ja tiveram porque são uns pais espectaculares entao a mae da tareia em tudo para não chegarem ao pe dos filhos)se correr tudo bem dou-te um casal mas trata de por o aquario em condições tambem so te poderei dar daqui a algum tempo quando ja tiverem algum tamanho :roll:

 

abraços e se tiveres alguma duvida força

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Foste atacado por parasitas eas bactérias aproveitaram-se disso. Provavelmente vieram nos peixes que compraste e introduziste no aquário sem fazeres quarentena.

Não desanimes, recomeça tudo de novo e da próxima tem mais cuidado.

 

Jacinto

Jacinto Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Em primeiro lugar venho agradecer a ajuda prestada por todos.

( Frederico..... Right On, mesmo em cheio. :lol: )

 

Comecei o tratamento com eSHa 2000 à 2 dias no aquario principal.

Até agora não tive mais baixas.

 

Consegui arranjar um aquario Hospital / Quarentena e comecei a tratar as duas coridoras sobreviventes com baktopur Direct.

Até agora ambas estão a aguentar-se e apresentam sinais de estarem em franca recuperação. Atrevo-me a dizer que as barbatanas caudais recomeçaram a crescer. :(

 

A ironia disto tudo passa pelo facto de os medicamentos terem sido adquiridos na Aquaplante, onde adquiri os 10 Neons suspeitos.

 

Não vou dizer que os Neos lá comprados foram os culpados mas quando lá fui o aquario onde se encontravam apresentavam nada menos que 5 peixes mortos. Cada um tire daqui as conclusões que entender.

 

Eu da minha parte não irei introduzir mais peixes sem um banhinho de baktopur primeiro :( não vá o :twisted: fazer das dele novamente.

 

Quanto aos meus cacas...... bem, não passa um dia sem me lembrar deles. Sempre que olho para o aquario parece-me vazio e não é por faltar lá os dois troncos de 5 kg que a proposito foram fervidos novamente.

 

Espero que isto seja o fim da historia mas só saberemos daqui a mais alguns dias, por isso até lá. :lol:

It's not the fall that get's you..........

 

It's the sudden stop at the bottom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá nuno teixeira,

 

Fico contente por teres conseguido neutralizar o problema e agora estares a fazer o tratamento vais ver que agora as coisas vão voltar ao normal...

 

Boa sorte e vai dando noticias...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha,um conselho,a precipitacao e a inimiga numero 1 do aquariofilista,um gajo quer por o aqua a maneira ,e compra uns neons aqui,umas coridoras acola,....e depois traz-se montes de pragas e parasitas para o nosso aqua estabilizado,e quem paga a factura sao os "donos" do aquario que levam com essas mixordias todas,e depois ha desgostos(eu sei que ja me aconteceu),analisa sempre bem os peixes antes de os trazeres,e lembra te que importantes,sao os que tao a tua espera em casa :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos novamente.

 

Infelizmente temos mais uma baixa. A coridora que aparece na fotografia anterior não vai resistir.

Depois de realizar o tratamento com o backtopur Direct ambas as coridoras reagiram bem apesar de já começarem a stressar com o aquario hospital. No entanto uma delas estava, aparentemente bastante mais fraca.

 

Apesar de ter aguentado dois dias ao terceiro foi de vez. Ontem ao chegar a casa deparei com a coridora com a boca esbranquiçada e sem bigodes.

Além disso nada na vertical muito devagar e depois deixava-se cair de costas como se estivesse a boiar.

 

A outra coridora no entanto não apresenta qualquer problema tal como os neons e os botias.

 

Não creio que sobreviva até eu chegar a casa logo à noite e assim sendo já vão 9. Infelizmente parece que não fui o unico a ter sofrido nas mãos dos neons assassinos, curiosamente comprados no mesmo sitio.

 

Vou esperar mais uma semana para ver qualquer alteração e só depois darei o caso como resolvido.

 

Cumprimentos a todos e até breve

It's not the fall that get's you..........

 

It's the sudden stop at the bottom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno! Força com isso.

Depois de ter lido este tópico, começo a descobrir um padrão entre alguns aquariofilistas que têm um aqua de 200L e uma capacidade de filtragem +- igual á do 2213.

Comigo acontece também isso, se bem que a "doença" foi diferente e também me morreram 2 peixes (1 casal de colisas lalia).

O primeiro sintoma que detectei no aqua foi uma ulcera que apareceu de lado na fêmea, como desconhecia suspeitei de que fosse o macho a atacar.

Só quando a ulcera estava bem grande e começaram a aparecer manchas brancas nos outros peixes e que agi, tarde demais.

Comprei Furanol da jbl e comecei o tratamento. Passados alguns dias as manchas nos outros peixes foram desaparecendo, mas no colisa macho apareceu uma "borbulha" por cima da boca mesmo entre os olhos, que se desenvolveu e abriu uma ferida.

A femea não aguentou e acabou por morrer. Ontem ainda consegui arranjar um aqua pequeno para isolar o macho, mas acabou por falecer hoje também...

Durante este processo fiz tpa's, também comprei um 2217 e juntei ao 2213, tendo assim uma brutal capacidade de filtragem no aqua.

Para se ter uma ideia da fauna, tenho neste momento:

- 1 peixe gato (não sei ao certo)

- 2 plecos

- 2 SAE's

- 2 CAE's

- 2 Ottos

- 4 ou 3 Caridinas Japonicas (comprei 4 mas só vejo 3)

- 2 corydoras albinas

- 2 corydoras palleatus

- 2 botias palhaços

- 2 pomacea bridgesii

- 5 platys

- 4 guppies

 

De flora, tenho entre valis, elodeas, cabombas,etc...

Também tenho um tronco, e também tenho algas como as tuas, que ou são dos nitratos que são elevados ou dos fosfatos.

Espero ter conseguido eliminar as bactérias e proporcionar saúde aos restantes, que durante um bom tempo vão andar de quarentena, e para prevenir futuras tristezas vou adquirir em breve um filtro uv que permite alguma esterilização da agua, eliminando bactérias que possam ser problema.

 

Paulo :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos novamente.

 

Desde a ultima resposta que tenho estado de "guarda" ao aquario e a procurar na internet respostas para este massacre.

 

Finalmente cheguei a uma conclusão.

 

É a doença dos Neons. :lol:

 

Consultei varios sites e forums e com o aparecimento de um neon doente tive a confirmação.

Mortal e incuravel a doença dos neons não afecta só neons e ataca também ciprinidios e ciclidios. Chama-se doença dos neons porque foi descoberta nos Neons.

A solução passa pela eutanasia dos peixes com os sintomas pois o contagio é feito por contacto fisico entre os peixes.

Alguns dos sintomas passam pela degradação das barbatanas caudais e pelo mudança da cor que passa de um vermelho ou azul cristalino e metalico para cores baças e sem brilho. A isto se segue contrações musculares que provocam no peixe um nadar estranho. Em outras especies foi relatado um comportamento em que o peixe baixa a cabeça e se coloca a um canto ou escondido como se estivesse de castigo.

Este ultimo comportamento posso comprovar pois assistí às coridoas e ciclidios a fazer-lo antes de morrerem.

 

Sei que alguns não são a favor da eutanasia mas colocar-los a dormir no congelador (sem duvida a melhor maneira) além de ser algo extremamente dificil e revoltante de fazer e também a solução mais humana para os peixes.

 

Neste momento não sei quantos mais estão infectados e vou continuar à espera para ver quantos sobrevivem. Entretanto vou começar a informar-me para esterlizar o aquario de modo a erradicar o problema.

 

Para todos os que adquiriram neons recentemente ou que se encontram em condições semelhantes um aviso.

 

Mantenham os peixes sobre observação. Se o que me disseram sobre o ultimo carregamento de Neons for verdade mais casos iram aparecer.

 

Cumprimentos a todos.

 

PS: descobri que os tetra cardinais tem uma elevadissima taxa de resistencia à doença dos neons.

It's not the fall that get's you..........

 

It's the sudden stop at the bottom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai ai ai...

 

o meu problema com mortes recentes (descrito em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ic.php?t=37706) foi depois de comprar 4 Corydoras na Aquaplante, mais ou menos na mesma altura, talvez uma semana depois de teres comprado os neons; desde aí que me estão a morrer regularmente peixes, apesar de a qualidade da água se manter boa, e eu fazer TPAs de 25% pelo menos 2 vezes por semana, complementadas pot TPAs de 10% diárias; o último foi ontem, um neon, que começou a nadar estranho, por vezes quase na vertical, por vezes de barriga de lado, e depois morreu. Estou a aplicar o Omnipur, os Corydoras que estavam mal recuperaram muito bem! Esta morte do neon, no entanto, mais este último post, preocupam-me!

 

Poderá ser a mesma coisa, ou seja doença dos neons? Se for, o que é que devo fazer?! Continuar com o Omnipur, já está desde segunda-feira, mas ontem na TPA (25%) já não repuz a dose.

 

Cumprimentos e obrigado

 

Nuno Barradas

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É dificil de dizer. Pode ser muita coisa. No meu caso estou convencido de ser a doença dos neons porque 90% dos sintomas e comportamentos associados a esta doença aplicavam-se ao meu caso.

No teu caso pode ser diferente. Podem ser bacterias, parasitas, fungos, etc.

Tens de manter uma observação atenta dos peixes e do seu comportamento e procurar explicações para tudo o que te parecer estranho.

 

Procura na net por neon disease e iras encontrar muita informação sobre a doença. Depois compara com o teu aquario. Se for doença dos Neons..... reza. Não tem cura e para eliminar a doença do aquario será necessario esterilizar ( disse-me um colega meu com mais experiencia ).

 

Faz um topico com o setup do teu aquario e a descrição do problema desde o inicio.

 

No meu caso vou desfazer um aquario com 200L e recomeçar de novo. Felizmente tenho outro aquario pequenino que vai ajudar a criar as bacterias.

 

Espero sinceramente que não tenhas a doença dos neons.

 

Boa sorte.

It's not the fall that get's you..........

 

It's the sudden stop at the bottom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nuno teixeira tem calma...

 

antes de desmanchares o teu aquario...ja pensaste na soluçao do esterilizador UV? consegues arranjar um esterelizador e tens o teu problema resolvido...e assim não tens de desmanchar o aquario porque ai sim o risco ainda é maior...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o custo de um esterilizador UV é altissimo. por isso vou optar pela reconstrução. Tenho no entanto uma duvida.

 

O substrato fertil da JBL, como se esteriliza?????? Ou tenho de o deitar fora?

It's not the fall that get's you..........

 

It's the sudden stop at the bottom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens preços de 60 para filtros UV. Mas informa-te bem primeiro porque tens 2 ou 3 tipos de UV. Acho que se divide em classes A, B e C. A classe A acho que se direcciona mais para a esterilização de microorganismos e bactérias, a classe B para microalgas e a C, como não tenho a certeza também não sei.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno

 

Consegues arranjar esterilizador UV ja em bom preço...é só uma questão de procurares....se calhar so a substituires o substracto vais dar o mesmo valor que um esterilizador...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu próprio em breve vou investir num UV, a longo prazo fica mais barato do que estar sempre a comprar produtos para as doenças que vão aparecendo.

E até já estou a ponderar também a hipotese de arranjar um osmose também.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, parece-me que algures já foi dada a resposta.

O problema foi trazido pelos neons, especie que depois de adaptada é bastante resistente, mas que devido aos antibioticos com que são criados, no inicio podem morrer todos.

Mas a responsabilidade é nossa que não fazemos quarentena, se ela tem sido feita puderiam até ter morrido todos os neons, e julgo que uma reclamação junto do lojista dava direito a algum tipo de indeminização, mas os outros peixes ficavam bem, por isso antes da UV, aquario de quarentena.

Lamento, mas estamos sempre a aprender.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais