Projecto ELOS - 112L


André Silvestre

Recommended Posts

é um difusor para o CO2, o que fica dentro do aquario.

oi eu so ando no 7º ano e adoro isto eu sei as coisinhas basicas mas isso para que que serve?????

 

-Desculpem la a ignorancia

 

OBRIGADO :!::!::P:P:oops:

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 142
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Muitos parabéns pelo Aqua e pela calha que fizeste tá 5*

 

Vou continuar a seguir o teu projecto que apesar de eu ser mais dos africanos gosto particularmente de um plantado bem idealizado e realizado com a calma suficiente, pois a pressa é inimiga dos aquários. Estás a efectuar tudo com grande mestria.

 

Parabéns

 

Abraços e beijinhos

João

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente trabalho... com certeza algo a ser lido e relido...

Se tivesse lido antes de montar o meu não teria cometido alguns erros mas... errando que se aprende :lol:

Continua com o bom trabalho e actualize-nos :)

Força!

Abraço

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Obrigado pelos comentários! É bom saber que estão a gostar. Eu também estou. :arrow:

 

Hoje foi dia de fotos após a primeira TPA. Já tenho dois habitantes: Ameca splendens. Optei por este peixe pois além de ser bastante resistente para me iniciar o ciclo, tem um apetite voraz por... algas. Isso mesmo, esqueçam os Crossocheilus siamensis, estes tipos devoram algas como eu devoro gomas. :arrow: Tudo o que é alga filamentosa marcha com uma rapidez que até dá gozo ver. Mesmo as que estão mais agarradas às plantas, são arrancadas e comidas na hora. Já tinha lido à uns tempos ( no the Krib, senão me engano) que este comportamento era normal nesta espécie e quando os vi à venda não hesitei. Estou muito contente com eles. As algas filamentosas verdes começaram aparecer timidamente à 5 dias. Hoje, há apenas pequenos vestígios delas no musgo, provavelmente pequenas demais para os peixes as verem ( vêm-se em contra-luz). Tenho é outras algas, em pequenos tufos, na R. wallichii que já vinham com a planta e que parecem estar contidas. Nada de alarmante mas mesmo que se desenvolvam, um dia terão de ir embora. :arrow:

 

Quanto ao desenvolvimento das plantas, está indo a bom ritmo. Faz amanhã duas semanas e ainda não fiz qualquer tipo de fertilização. A H. Cuba é a que se tem desenvolvido melhor, seguida pelas Eleocharis spp. e pela Rotala "green". Isto de não fertilizar desde o dia 2 é novidade para mim por isso, até agora, estou a gostar de como o substracto está a suprimir a necessidade das plantas. Os parâmetros da água modificaram-se ligeiramente:

 

pH = 6.5 quando sai a 7 da torneira

kH = 3 quando sai a 5 da torneira

gH = 4 quando sai a 6 da torneira

 

Ontem a água começou a ficar ligeiramente turva e, para prevenir futura água verde ou o aparecimento de outra alga, fiz uma TPA de 40% e adicionei algumas plantas flutuantes. Vamos ver...

 

Fotos; a frontal foi tirada com o reflexo do outro aquário. Foi quando tive tempo de o fazer. :arrow:

 

PICT0007e.jpg

 

PICT0002e.jpg

 

Finalmente as raízes afundaram e pude tirar as pedras que as sustentavam. Já se vê a Rotala " green" a espreitar lá atrás mas está difícil para ter um crescimento normal vertical. Está toda compactada lá atrás. A causa disto é um espectro azul em quantidade suficiente para provocar o " creeping" da planta. Com as podas o problema fica resolvido. Nos próximos dias vou podar a H. micranthemoides e trabalhar melhor o lado direito. A próxima actualização já terá um fundo. A cor é que ainda não sei. Vou experimentar várias.

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

 

Parabéns pelo tópico! São este tipo do posts que acrescentam valor ao fórum. Com uma linguagem simples e acessiva, mas muito elucidativo. Mais um para a lista dos tópicos de referência.

 

Quanto à montagem, promete ficar muito bonita e muito verde! O que é que quero dizer com isto... parece-me que com o desenvolvimento das plantas, e apesar de saber que vais ter muito cuidado com as podas, o hardscape terá tendência a ser engolido e desaparecer! (parece-me...)

 

No entanto o conjunto tem tudo para ficar muito harmonioso e, é verdade, nem sempre são precisar plantas muito raras para fazer layouts bem conseguidos.

 

Aquele abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

 

Parabéns, mais um belo projecto teu :wink: .

 

Ainda não tinha comentado, pois estava à espera que isso crescesse um bocado, para ter uma ideia melhor do que vai ser.

 

Tinha algum receio que aquelas pedras maiores do lado esquerdo desviassem um pouco o ponto focal do tronco, mas já ví que não.

 

A Rotala Wallichii não vai ter nenhuma planta mais alta na traseira para fazer contraste?

 

Em relação ao fundo, como está até gosto, mas algo um pouco mais escuro, parece-me que irá dar mais profundidade e realçar mais as plantas ao fundo.

 

Continua com os updates e boa sorte :?

 

Abraço

Zé Néo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já os meus parabéns pelo teu aqua e o meu muito obrigado pela forma como apresentaste o teu projecto, pois para um maçarico como eu que nada disto sabe mas com vontade de aprender, é uma lição extremante valiosa como criar um aqua!

 

Agora é esperar pelos seus habitantes, já tens alguma ideia?

 

 

 

Eduardo Guerreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André :? ,

 

Isso cresce bem. Muito boa evolução!

 

Agora os meus "pitaipes" :(

 

Não sei se essa rotala wallichi ficará bem enquadrada aí. Deixa-me explicar esta minha dúvida. Eu gosto bastante da planta, e ela tem cores fantásticas, mas também sei que para fazer moitas não é fácil, e nunca fica muito compacta, para além de que cresce bastante e rapidamente. Assim estado por detrás do tronco irá sempre ficar tipo pinheiro, ou seja um pé comprido, se bem que também não sei se é esse o teu objectivo. :? A rotala green ao lado irá fazer uma bela moita e é esse contraste que me inquieta, mas tu deves saber melhor que eu o que pretendes. :)

 

Esse hemianthus callitrichoides é que cresce que nem doido! Quem me dera que o meu crescesse assim. :)

 

Disseste que irias colocar musgo nas rochas mais pequenas junto à praia, mas noto que ainda não colocaste. Mudaste de ideias? Já agora qual espécie de musgo tinhas pensado?

 

De resto, excelente projecto, óptimo tronco, e muito bom "desenho" artístico das pedras no aquário. Só mais uma observação, esse tronco preenche de facto muito bem o espaço que tens....

 

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Miguel, tens razão quanto à tua premonição. A zona que me preocupa mais é o lado direito. Não posso deixar as plantas dominarem ou a ideia do aquário fica comprometida. Vou ter que dar à tesoura para manter o aquário limpo e fiel ao desejado. Vamos ver como corre. Obrigado pelo feedback.

 

Paulo, obrigado e adopto a tua assinatura.

 

Zé, a R. wallichii vai levar com a R. " green" à frente, apesar desta não estar muito cooperativa. Mas isto vai lá! Atrás da R. wallichii não vai levar nada. A ideia é fazer naquela zona uma moita principal de R. " green" e, atrás, por cima, ficar uma moita ou alguns pés ( logo se vê como fica melhor) de R. wallichii. Só para fazer mais camada e dar mais profundidade. Sobre o fundo, vou experimentar vários e ver qual fica melhor. Depois coloco aqui os testes. Obrigado.

 

Eduardo, já pensei na fauna permanente, sim. Devo colocar uns Boraras sp. e uns Trichopsis pumila. Estes últimos vi-os à pouco tempo ao vivo e gostei muito deles. Era para colocar um casal de M. ramirezi que tenho noutro aquário mas mudei de ideias. Vou-lhes dar mais espaço e este aquário fica só para espécies pequenas. Obrigado.

 

Tiago O. mandei-te a loja por mp.

 

Tiago, a ideia da R. wallichii já expliquei ao Zé. É a primeira vez que mantenho a planta mas não me parece assim tão impossível em fazer moitas. Já as podei uma vez e o crescimento secundário tem sido bastante numeroso. O contraste entre esta e a R. " green" é muito grande e penso que ambas se complementam muito bem. A R. " green" é que, de momento, está com um crescimento que não vai de encontro à minha ideia mas com o tempo vai acabar por lá chegar. Sim, vou colocar musgo. Vou usar o mesmo que usei nas raízes. Estou só à espera que ele cresça mais um pouco para o podar e meter entre as pedras. Entretanto, a H. Cuba está a criar o efeito que pretendia entre as pedras por isso também não sei ainda a quantidade de musgo que vou colocar. O musgo é Vesicularia ferriei ( musgo Weeping). Quanto ao tronco, são na verdade dois posicionados da melhor forma de modo a evidenciar exactamente aquilo que constataste.

 

Cumps e obrigado,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

Como estamos de actualizações?

Por esta altura a cuba já deve estar mais composta e as plantas de caule já deram um ar de sua graça. Estou curioso para ver o aspecto actual!

Actualização precisa-se :)

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas!

 

Não actualizei mais cedo porque não podia tirar fotos e como acho que só valia a pena actualizar o tópico com fotos... só esta semana é que consegui sacar umas.

 

O aquário está a evoluir a um bom ritmo, as plantas estão-se a desenvolver bem e tenho fertilizado apenas com Potássio. Estou também a passar pela fase de algas ( mais concretamente algas castanhas à 3 semanas) a qual parece estar agora a acabar. Não é nada de grave, apenas dão um aspecto " sujo" ao aquário. Tenho 2 Otocinclus sp. e um pleco Pitbull ( gentilmente oferecido por um grande amigo) que têm feito um bom trabalho no controle destas algas.

 

Aqui ficam duas fotos, tiradas Terça-feira ( dia 26 ), quando cheguei de viagem. Tesoura e sessão de limpeza precisam-se!

 

PICT0002Ed.jpg

 

PICT0007Ed.jpg

 

Como podem ver, tenho mais alguma fauna além da que já mencionei. Não resisti e coloquei os Rams neste aquário. Já tiveram várias posturas mas ainda não deu em nada pois as temperaturas têm andado à volta dos 24ºC e os ovos simplesmente não chegam a eclodir ( e ainda bem porque agora não tenho tempo nenhum para me dedicar à sua criação).

 

 

Hoje, estava prometida uma poda, uma limpeza dos vidros e umas fotos. As fotos não estão grande espingarda mas, como estou com alguma pressa, foi o que se arranjou. Ainda não coloquei os fundos apesar de já os ter cá em casa ( preguiça). Quando chegar de viagem, as plantas já devem ter recuperado da poda e volto a colocar fotos, já com os fundos. Digo fundos porque tenho vários mas como ainda não experimentei, não sei qual fica melhor... Devo podar também o musgo porque já começa a ficar feio.

 

PICT0006E.jpg

 

PICT0012E.jpg

 

Confesso que não está nada de especial, talvez por causa do aspecto sujo que as algas ainda dão, ou porque a R. wallichii ainda não deu o efeito pretendido mas até agora estou a gostar do crescimento das plantas fertilizando apenas com K. Nesté mês tem dado bastante jeito, uma vez que tenho passado vários dias fora e não tenho podido dar a atenção merecida ao aquário. Espero poder trabalhar ainda melhor as podas, especialmente da H. Cuba de modo a não me comprometer o aspecto geral do aquário.

 

 

Obrigado por assistirem e boas entradas,

André :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

isso está a andar bem. Está com muito bom aspecto.

 

Diz-me uma coisa, qdo falas em algas castanhas, estás a falar numa especie de pelicula/sujidade que se cria por cima das folhas das plantas e areao, onde incide a luz??

 

se sim (porque eu tambem estou a ter isso) como é que as combateste e a que se deve o seu aparecimento (isto porque eu pensava que algas castanhas =luz insuficiente e certamente não será o caso)..

 

 

cump)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pena as algas, mas vais dar a volta isso :microwave:

Nunca gostei foi de musgo em troncos ramificados bigsmile

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

viva,

 

isso está a andar bem. Está com muito bom aspecto.

 

Diz-me uma coisa, qdo falas em algas castanhas, estás a falar numa especie de pelicula/sujidade que se cria por cima das folhas das plantas e areao, onde incide a luz??

 

se sim (porque eu tambem estou a ter isso) como é que as combateste e a que se deve o seu aparecimento (isto porque eu pensava que algas castanhas =luz insuficiente e certamente não será o caso)..

cump)

 

Viva Luis. Sim, quando me refiro a algas castanhas são exactamente em forma de película que cobre plantas, decoração e vidros. Não é seguramente devido à falta de luz que estas algas proliferam. Sempre tive luz em boa quantidade nos meus aquários e não foi por isso que elas deixaram de aparecer. Aliás, nunca deixaram de aparecer. cabecadura Eu costumo ter estas algas sempre que faço uma montagem nova, mais propriamente quando começo a fertilização de ferro. Não digo que seja o factor principal, mas níveis desajustados de ferro para a flora do aquário são, quanto a mim, uma possível causa para o aparecimento destas algas. Normalmente, elas desaparecem em 1-2 semanas, com as trocas de água e equilíbrio dos níveis de ferro ou até mesmo com o desenvolvimento das plantas. Podes arranjar Otocinclus sp., Plecos Pitbull, etc, para controlá-las e facilitarem a limpeza das algas quando elas já não têm condições para proliferarem. Neste aquário, elas mantiveram-se durante mais tempo, possivelmente por causa do substracto. Ontem quando regressei a casa, notei melhoras substanciais na regressão das algas e é uma questão de dias até ficar com o aquário limpo. Entretanto, continuarei com as trocas de água às Segundas e Sextas de 20L.

 

Pena as algas, mas vais dar a volta isso :)

Nunca gostei foi de musgo em troncos ramificados chainsaw

 

É verdade João mas como disse acima, mais uns dias e o aquário fica limpo. Não sei se terei mais algum problema no que toca a algas mas acho pouco provável pois as plantas estão a puxar bem e tudo indica que se manterão assim. Quanto ao musgo, ainda precisa de levar mais uns acertos, apesar de ter levado na última foto. Para criar o efeito pretendido, tem que ficar mais curto e um pouco mais certo.

 

O que gosto particularmente neste aquário é a simplicidade na escolha das plantas...

É engraçado como até eu as conheço todas ou quase todas...e algumas delas chego mesmo a mantê-las...

Tipicamente nestes setups vemos as plantas mais "cromas" que existem...e tu pegas em musgo e anubias...

Só faltam mesmo uma Vallisnérias :2gunfire:

 

Epá oh Nelson, que falha a tua! :lol: Os musgos são a minha preferência mais recente. Descobri que se podem criar aquários muito bonitos com estas plantas pois conseguem dar um efeito muito natural e atraente aos olhos do observador, ainda que sejam das plantas mais simples de manter. Anubias idem, apesar de me ter esquecido disso durante uns tempos e de nunca mais as ter usado, até agora. De Valisnérias também já lá está um pézito, só para ver se gosto do efeito.

 

Li o tópico por alto (preferi "perder tempo" com as fotos) e peço desculpa se vou chamar a atenção para algo que já foi discutido...se sim eu não vi...

Não contas meter um fundo nisso?

Confesso que é o único ponto negativo nesse aquário...isto numa opinião meramente estética como é óbvio e como tal vale o que vale...

Eu detesto ver paredes por detrás do vidro...

Tira-me toda a capacidade de abstracção ao olhar para um aquário...porque estou a ver algo que se quer natural...com a parede do quarto por trás...

De resto...nada a dizer...

 

Por acaso referi isso no último post. Já cá tenho em casa os fundos e ainda esta semana actualizo o tópico já com eles postos. Como tenho vários e ainda não os experimentei, não sei qual fica melhor mas isso deixo para a actualização e para as vossas sugestões. Eu também tenho dificuldades, quando se trata de uma foto, em abstrair-me da parede e observar o aquário em condições. Sexta já resolvo o assunto.

 

A respeito dos peixitos...

Onde arranjas esses Ramirezis não sei nem me interessa...mas que tens os mais bonitos Ramirezis de Portugal lá isso tens...

É já uma tradição...

 

Estes já são os que nasceram cá em casa. O macho está tal e qual o pai, apenas um pouco mais vaidoso. A ver se tiro umas fotos ao bicho e coloco aqui na próxima actualização.

 

Cumps a todos e obrigado pelos comentários!

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo excelente trabalho.

 

Pelas últimas fotos reparei que retiraste o skimmer de filtragem e gostava de saber se foi por não resultar ou por outro problema qualquer. Também gostava de saber onde compraste os acessórios ELOS, que considero obras de arte.

 

Um abraço e vai pondo mais fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.