hypostumos plecostumos


guppy-cris

Recommended Posts

Boas. Alguém me pode dizer como se distingue o sexo destes gatinhos (hypostumos plecostumos) e se é possivel a sua reprodução em cativeiro? Nos livros não encontro nada :wink: Tenho cá tres destes bichinhos, com 8, 13 e 15cm num aqua de 225 ltrs e andam sempre á turra e á massa uns com os outros... será que estão a acasalar? :D

Desculpem a pergunta meio parva, mas destes eu não percebo nada, só sei que são optimos sugadores de algas e que se dão bem com o resto da malta do aqua, totalmente habitado por guppys, mas entre eles parece-me que não se entendem...

Ajudas? :twisted:

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai ai... :?

 

E já agora, tens tocas no aquário, ao menos?

 

Pesquisem antes de comprarem os peixes, se fazem favor :D

 

Os peixes que aí tens, é normalíssimo andarem às turras (não estão a acasalar de certeza). Ainda para mais porque são todos da mesma espécie :wink: Isso só acontece quando colocas comida no aquário? Ou é mesmo quando se vêem uns aos outros?

 

Se tivesses 1 gibbiceps, 1 hipostumus e 1 joselimaianus, isso já não acontecia :twisted:

 

Dimorfismo sexual aparente não existe.

Quanto a reprodução, creio que em cativeiro nunca foi conseguida. Sem contar, que esses meninos só se reproduzem com tamanhos já simpáticos.

E se a memória não me falha, reproduzem-se em buracos nas margens dos rios.

 

Podes ler mais aqui:

 

http://www.planetcatfish.com/catelog/speci...?species_id=580

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, ainda bem que não se reproduzem em cativeiro... não queria ver o meu aqua infestado destes gatitos. :lol:

Quanto ás compras, Sr., não os comprei. Foram-me oferecidos. Se eu tivesse que gastar dinheiro não era nestes monstrinhos para juntar a guppy's, né? :wink: Mas ofereceram e gosto muito deles, claro que tratei de colocar varias toquinhas, grutas de xisto e um tronco bem esburacado. A minha dúvida era mesmo se se reproduziam. Andam á bulha por comida e por se verem. Pelos vistos é feitio!! :D Ainda bem que não é defeito. :wink:

Obrigada pela ajuda.

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Quanto ás compras, Sr., não os comprei. Foram-me oferecidos. Se eu tivesse que gastar dinheiro não era nestes monstrinhos para juntar a guppy's, né? Wink

Primeiro de tudo, agradeço-te que não me trates por senhor...

 

Segundo, dizer que foram oferecidos não é desculpa nenhuma :lol:

Se não temos condições para ter qualquer que seja o peixe, não os devemos aceitar :wink: Pelo menos é a minha opinião...

Se assim fosse, já tinha os aquários cheios de guppys, chandras coloridas, papagaios, peixes injectados, etc... :D

 

Terceiro, porque são monstrinhos, e qual é o problema de os teres com guppys? Tu mesma o disseste, que eles só são agressivos entre si... e é só isso mesmo que eu recrimino. Nunca, a menos com tentativa de reprodução, se deve colocar exemplares da mesma espécie de loricarídeos :wink: Ainda para mais com tamanhos tão díspares.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Percebido. Já entendi a falha... no sentido em que diz que nunca se deve juntar locarideos da mesma espécie. Isso eu desconhecia. Talvez seja melhor eu colocar cada um num aqua, então. Tenho um outro novo a chegar de 200 ltrs, e ainda um com crias de alevins com 60 ltrs. Acha que o pleco de 8 cm pode ficar nesse aí de 60cm para já? Terá espaço suficiente?

:roll: Agradeço a sua ajuda, e desculpe o "Sr.".

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Comprei um plecos mas só durou uma semana. Fiquei muito triste pq já tinha limpo o aquário todo. Os vidros as plantas estava tudo limpinho e até é um peixe simpático.Fiquei com muita pena de ter morrido.Qual terá sido a minha falha.Já pensei que se calhar comeu demais. è que ele tb come as algas que ainda não se vêem ,não é? E eu dei-lhe um comprimido daqueles próprios p eles e se calhar foi comida a mais pq as condições da água estavam boas.Ou então ele tinha chegado á loja á poucos dias e talvez tenha sido muita mudança em pouco tempo.

Agora gostva de comprar outro mas tenho receio de morrer logo tb.Acho que vou aguardar mais uns dias, fazer uma tpa ver oa valores e depois logo vejo.O que Acham?

agradeço a ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais