Carpa? Doente


Recommended Posts

Bom dia.

 

2 problemas...

- Identificação:

A minha irmã comprou um peixinho (4cm) aparentemente com o aspecto de uma carpa: todo brancom com um dorso cinzento e umas escamas que lhe dão o aspecto de brilhante. Quando questionei o vendedor (a posteriori) ele disse-me que não sabia o nome mas que era da família das carpas sendo que não crescia muito mais que o actual... mas não sei não.

 

- Doença:

O peixe que falei estava com um daqueles gorduchos (4cm) cheios de barbatanas e o que penso que era um cometa (alaranjado com uma barabtana traseira enorme mas todo o resto bastante normal). Ora, o laranja morreu e agora está só com o outro gordo cheio de pintas. O problema é que me parece que ele está a ficar com as nadadeiras rosadas um pouquinho apático e não faz mais nada senão estar nas borbulhas da bomba de ar... parece que está no jacuzzi mas não sei se é muito normal isto... que devo fazer?

 

Desculpem o longo texto...

 

Cumprimentos,

MecMan

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MecMan, existem muita variedade de kinguios (japonês) e o comum é muito semelhate a carpa, só não tem o bigode delas. rsrs

Qual o tamanho do seu aqua e qual o filtro que tem nele?

Parece-me que tens é um compressor e/ou filtro biológico de fundo = ultrapassado e impróprio para carpas ou kinguios.

 

Partindo do princípio de que a filtragem do seu aqua não está boa (tem que ser no mínimo 5 vezes o volume do aqua), só lhe caberia fazer TPAs mais frequentes. O sintoma é de que seu peixe está sendo "envenenado" por amônia e/ou nitrito. (Isso é dedução, não afirmação).

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou de acordo... Provavelmente o aquário nunca foi ciclado, e os teus peixes estão a ressentir-se da amónia ou nitratos presentes na água.

 

O facto do peixe procurar colocar-se junto das bolhas de água pode confirmar essa teoria: a amónia e os nitratos queimam o tecido branqueal, dificultando a absorção de oxigénio por parte do peixe. Por isso é natural que ele procure uma água mais rica em oxigénio, quer junto das bolhas, quer à superfície...

 

Aqui está um "guia" cuja leitura é imprescindível para manter peixes e onde poderás aprender muito, inclusive acerca do ciclo nitrificante (ciclo do azoto):

http://faq.thekrib.com/pt

 

Para começar uma TPA (troca parcial de água) de cerca de 50%, com água aproximadamente à mesma temperatura que a do aquário, e tratada com condicionador. Se não queres perder os peixes, deves acompanhar os niveis de amónia, nitritos e nitratos através dos respectivos testes, e fazer TPAs conforme necessário, sem exceder os 30% de cada vez... é provavel que nos primeiros tempos (cerca de um mês, já que o ciclo em si decorre em 36 dias) precises de as fazer quase todos os dias...

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais