Ozonizador vs. Esterilizador de UV


Recommended Posts

Eu não acho boa ideia....

Vais esterelizar a agua demais.... depois assim que mudas os peixes eles simplesmente não têm defesas!....

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não vão eleminar bacterias que fazem falta no aquario?

 

A UV vai eliminar a maior parte das pouca bacterias 'benéficas' que estão em suspensão no aqua, as que se encontram no areão e nos elementos decorativos , que são a maioria, não. Mesmo se as destruisse na sua totalidade, as mais importantes são as que estão no filtro, não as que estão dentro do aqua. Sem as bacterias no aqua, um aquario estabilizado, 'sobrevive' sem problemas. Sem as bacterias do filtro, tenho as minhas (muitas) dúvidas...

 

Cumps

FVicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sem as bacterias no aqua, um aquario estabilizado, 'sobrevive' sem problemas. Sem as bacterias do filtro, tenho as minhas (muitas) dúvidas...

Acho que a resposta correcta é: depende dos peixes... :wink:

 

Tu sabes o que é que a "minha casa gasta", por isso posso muito bem dizer-te que se trocar os filtros do aquário por novos, os bichos não se vão ressentir, nem vou ter picos de amónia, etc...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pessoal tende a divagar. :wink: Voltando à pergunta: há muita gente que usa e recomenda: ajuda a controlar algas, bactérias e até alguns parasitas, e a água fica cristalina como nunca.

 

Há o mito de que inibe o sistema imunitários dos peixes, porque o facto do sistema imunitário estar em contacto com agentes patogénicos o reforça.

 

É verdade, mas os peixes geralmente já estiveram em contacto com agentes patogénicos suficientes antes de entrar no nosso aquário, e o sistema imunitário "não esquece". :lol:

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião por poucas palavras:

 

UV - BOM ligado 24h/dia

 

Ozonizador - BOM mas muito cuidado no seu uso em demasia pode

danificar mucosas e guelras.

 

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes não ficam "frágeis", é mesmo um mito como se falou aqui?

Não é bem um mito, aliás está bem fundamentado. Apesar de não haver prova cientifica.

A teoria basea-se no facto de se um animal nunca está exposto às bacterias, rapidamente deixa de produzir defesas contra as mesmas.

Uma vez exposto a elas, definha e morre por incapacidade de as combater. O organismo já não as conhece, por assim dizer.

Por isso é que o 'bixo' homem toma a vacina contra tudo e mais alguma coisa, para o organismo produzir defesas contra determinado tipo de virus e bacteria. Não está mais do que a injectar em si proprio o virus ou a bacteria.

Historicamente sabe-se que algumas tribos das americas e africa foram aniquiladas devido à simples presença de outros humanos portadores dessas bacterias ou virus.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Efectivamente o sistema UV é bastante mais seguro. O ozono é mais complicado de utilizar, pode prejudicar os peixes e do ponto de vista ambiental é bastante perigoso.

 

A filtragem com UV faz o seguinte: destrói tudo que tem ADN. bactérias, vírus, microalgas, etc.

Claro que a água chega sempre lá com algumas particulas em suspensão que podem funcionar como um guarda-chuva para toda essa bicharada que prentendes matar. Assim sendo, nunca vais atingir uma água 100% estéril, mas vais ter uma água muito controlada microbiologicamente.

 

É um tipo de filtro que gostava de fazer e hei-de expereimentar assim que tiver tempo.

 

O sistema UV parece-me ter extrema importancia para as baterias das lojas por exemplo.

 

A titulo de curiosidade, nós ingerimos peixes com ozono, muitas vezes que comemos peixe pois o ozono é utilizado no processamento de peixe de forma a matar patogénicos. A questão é que são máquinas bastante precisas e que a quantidade remanescente no peixe é vestigial. Nas nossas casas acho bastante arriscado utiliza-lo.

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes não ficam "frágeis", é mesmo um mito como se falou aqui?

Não é bem um mito, aliás está bem fundamentado. Apesar de não haver prova cientifica.

A teoria basea-se no facto de se um animal nunca está exposto às bacterias, rapidamente deixa de produzir defesas contra as mesmas.

Uma vez exposto a elas, definha e morre por incapacidade de as combater. O organismo já não as conhece, por assim dizer.

Por isso é que o 'bixo' homem toma a vacina contra tudo e mais alguma coisa, para o organismo produzir defesas contra determinado tipo de virus e bacteria. Não está mais do que a injectar em si proprio o virus ou a bacteria.

Historicamente sabe-se que algumas tribos das americas e africa foram aniquiladas devido à simples presença de outros humanos portadores dessas bacterias ou virus.

 

Cmprts,

Luis.Dias

 

Boas Luís! :D

 

De acordo, mas foi por isso que eu disse que «É verdade, mas os peixes geralmente já estiveram em contacto com agentes patogénicos suficientes antes de entrar no nosso aquário, e o sistema imunitário "não esquece". »

 

Claro que a história é diferente se os peixes foram concebidos nesse aquário: esses não terão estado expostos aos agentes patogénicos. Mas o problema só se coloca se por alguma razão saírem desse aquário.

 

 

 

No entanto fomos ambos ultrapassados pelo José Miguel Gomes: se a água nunca fica 100% estéril, o problema não se coloca: as pequeníssimas quantidades de agentes patogénicos sobreviventes são mais do que suficientes para "vacinar" o sistema imunitário dos peixes...

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ou se por alguma outra razão se deixar de utilizar os UV. Nesse caso o problema á mais bicudo porque os peixes que lá tiveres ficarão susceptiveis a infecções de bactérias que posteriormente poderás introduzir no aqua de várias formas. Já ouviram falar de infecções oportunistas? As próprias bactérias em suspensão no aqua após terminado a esterilização por UV outrora inofensivas podem levar a infecções nos animais porque para além de terem perdido a "fauna bacteriana normal" tem o sistema imunitário enfraquecido pela falta de estimulação. Não é nenhum mito! Não é por acaso que os casos de doenças auto-imunes e problemas de asma nas populações humanas tenham vindo a aumentar. O problema da esterilização excessiva conduz a este tipo de "atrofio" do sistema imunitário que já não reconhece o que é dele e o que não é.

Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.