Mbuna's Stonehenge -200l-


thOr

Recommended Posts

Boas,

 

Apresento-vos o meu aquário, estando no entanto despido de população. Venho assim pedir a comunidade que me ajude a escolher a fauna ideal para o meu layout. O layout foi desenhado para populações do lago Malawi, no entanto estou bastante indeciso qual fauna escolher, e se por ventura poderai albergar aqui fauna de outros lagos.

 

 

Capacidade - 120x40x50 - cerca de 200 Lt. úteis

Substrato - Areia Sílica para piscinas

Decoração - Seixos negros @ maxmat

Aquecimento - 300 W Elite

Filtragem - 1 Eheim 2217 (1000 Lt./h)

Iluminação - 2 x 30W Marine Glo e Aqua Glo

 

Fauna :

-2 Gyrinocheilus aymonieri

 

 

Flora:

-Valisnerias Gigantes

 

Fertilização:

-CO2 Nutrafin [off]

 

Fotos:

 

lateralfmu6.jpg

Lateral

 

frontalfon7.jpg

Frontal

 

movelfql9.jpg

Móvel DIY

 

Comentem pff... :shock:

thorsig7nn.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está muito bom, bem giro mesmo, acho que vou copiar a ideia.

:shock:

Quanto à população, vai mais com o gosto de cada e com as regras de co-habitação entre espécies. Eu optava por peixes do lago malawi, talvez demasonis, e outras espécies que tenham realce nesse aquário lindo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que esta giro o aquario, mas penso que não precisas do co2 para essas plantas, elas tambem não vao durar ai muito tempo.

 

continua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O aquário está muito bonito e em relação ao móvel o melhor elogio que posso fazer é dizer que não parece DIY, está impecável.

 

Mistura de lagos não é uma boa ideia, as caracteristicas dos lagos são distintas e a mistura de espécies a ser possivel seria um bom quebra-cabeças. A optares por Malawi, dadas as dimensões do aquário, parece-me que o tipo de fauna mais indicado seriam os mbunas. (a decoração está mesmo a pedir :D )

 

O Aquecimento está exagerado (bastavam 200w) mas não ofende.

 

Em relação à filtragem, o filtro que referes não faz 600 l/h, faz 1000 l/h, no entanto do meu ponto de vista é ainda insuficiente. O ideal seria complementares com um segundo filtro do mesmo caudal (externo ou interno).

 

Em relação à fertilização não sei bem se percebi, mas se estás a injectar CO2 então é uma má ideia. O PH adequado (do lago malawi) é entre 7.5 e 8.5 e como o CO2 contribui para que o ph desça não me parece boa politica a sua utilização.

 

A decoração está optima, tem imensos refúgios para os peixes e como disse em cima está mesmo a pedir mbunagem. As pedras que fazem de base estão assentes na areia ou no fundo do aquário? O ideial é estarem assentes no fundo do aquário porque os mbunas gostam de cavar em redor das pedras e se começam a cavar por baixo corres o risco de haver um desmoronamento...

 

Em suma, está muito bom... faltam alguns pequenos ajustes para ficar perfeito para receber a peixarada.

 

Parabéns pela montagem!

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O teu aquário tá mesmo muito giro, a decoração tá à maneira. Quanto ao móvel nada a dizer, ficou impecável.

 

Relativamente à fauna a escolher e como já escreveram antes neste post, depende muito dos gostos de cada um. Eu pessoalmente prefiro os mbunas e como o teu fundo é azul (penso eu) uns pseudotropheus saulosi ficavam a matar, o amarelo das fêmeas iria contrastar bastante com o fundo e pedras que aí tens ou até mesmo uns metriaclima estherae. Mas mais uma vez depende muito dos nossos gostos.

 

Vai continuando a postar fotos da evolução.

 

Cumprimentos

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro que tudo, obrigado pelos comentários.

 

O Malawi foi a minha primeira opção e construi o layout tendo em vista as caracteristicas da sua população. Visto que a maioria dos membros me aconselha a seguir com Mbunas, então essa será a minha escolha. Agora tendo em vista à população de mbunas o que me aconselham? Uma possivel lista. Quantos espécimes poderei albergar? etc...

 

Em relação ao CO2, já o tirei. De facto não há necessidade para um número tão diminuto de plantas.

 

A estrutura está assente na base do aquário, somente as pedras mais pequenas estão assentes na areia, acho que não há perigo de desmoronamento, ao menos que os peixes comam muitos espinafres e consigam mover pedras de 1.5kg :D

 

Irei continuar a mostrar a evolução do aqua. Obrigado a todos pelas dicas.

thorsig7nn.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nesse aqua tanto podes meter tanganika como malawui como vitoria....depende dos gostos :D

 

os meus gostos são os tanganikas......

 

metia ai um trio de cyatopharynx foai

uns simillis

uns cypricromis jumbo tricolor

e alguns roks

 

isso ia ficar um espetaculo ;)

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora tendo em vista à população de mbunas o que me aconselham? Uma possivel lista. Quantos espécimes poderei albergar? etc...

 

Bom, aqui é mais complicado ajudar... não podemos escolher os peixes por ti. É uma questão de pesquisares o que existe, fazeres escolhas e só com base em hipoteses propostas por ti é que podemos dizer se são soluções viáveis ou não e porquê.

 

Links Uteis:

http://www.cichlid-forum.com/profiles/cate...egory.php?cat=2

http://www.ciclideos.com/index.php?show=especies

 

 

Boas pesqueisas :D

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem, irei fazer uma pesquisa em relação aos Mbunas e depois apresentarei aqui a lista para que me possam ajudar a laminar algumas arestas :(

 

Entretanto apresento um dos inquilinos lá de casa, de qual não faço ideia da sua espécie, mais conhecido por "limpa-vidros". No entanto o caso mais curioso é o do seu companheiro, o qual parece estar a ter alguma transformação genética, cada vez mais assemelhando-se ao Hulk, não por estar a ficar verde, mas por estar a crescer a um ritmo alucinante, algo mesmo fora do normal!!! O problema é que o bicho é esquivo e no meio de tanto calhau é dificil fotografá-lo. Quando o conseguir apresento-vos a "aberração".

 

Até lá...fica aqui o estica, o bucha apresento noutra altura :wink:

peixe1fpo5.jpg

thorsig7nn.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Com prometido aqui está o dito "bucha". Desculpem, mas é impressão minha ou ele vai explodir? Já agora, agradeço a quem souber a que espécie pertence este exemplar para eu pesquisar um pouco mais sobre ele.

 

 

peixe2fzy2.jpg

thorsig7nn.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação a lista de Mbunas, estes são aqueles que mais me aliciaram, tendo em conta a alimentação, disponibilidade no mercado e compatibilidade. No entanto não tenho qualquer experiencia com ciclideos africanos e espero que me possam ajudar. Por agora peço-vos que comentem a lista e me digam se é aceitável.

 

Cynotilapia afra Lumbila

Labidochromis sp. Hongi "red top"

Labidochromis sp. Perlmutt

Pseudotropheus Saulosi

Pseudotropheus Flavus

thorsig7nn.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por agora peço-vos que comentem a lista e me digam se é aceitável.

 

Cynotilapia afra Lumbila

Labidochromis sp. Hongi "red top"

Labidochromis sp. Perlmutt

Pseudotropheus Saulosi

Pseudotropheus Flavus

 

A lista é de facto aceitável, se considerarmos que não acrescentarás muitos individuos de cada espécie. Em termos de tamanho escolheste bem, são tudo espécies na casa dos 10cm e em termos de compatibilidade está quase bem penso eu...

 

Tenho duvidas (não a certeza) nas duas espécies de labidochromis que escolheste porque as femeas podem não ficar muito distintas e dar origem a hibridações.

 

De qualquer das formas ao escolheres 5 espécies estás à partida a "fechar" o aquário... fica logo lotado, penso eu. Acho preferivel abdicares de uma das espécies de labidochromis e ficares com margem para acrescentar um casal de outra espécie daqui por uns tempos.

 

Fica bem

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Cynotilapia afra Lumbila

Labidochromis sp. Hongi "red top"

Labidochromis sp. Perlmutt

Pseudotropheus Saulosi

Pseudotropheus Flavus

 

Tenho duvidas (não a certeza) nas duas espécies de labidochromis que escolheste porque as femeas podem não ficar muito distintas e dar origem a hibridações.

 

De qualquer das formas ao escolheres 5 espécies estás à partida a "fechar" o aquário... fica logo lotado, penso eu. Acho preferivel abdicares de uma das espécies de labidochromis e ficares com margem para acrescentar um casal de outra espécie daqui por uns tempos.

 

Fica bem

 

E os Pseudotropheus, não podem originar híbridos?

 

E não haverá problemas de agressividade se adicionar alguns depois?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E os Pseudotropheus, não podem originar híbridos?

 

E não haverá problemas de agressividade se adicionar alguns depois?

 

Obrigado.

 

Todos podem originar hibridos desde que não existam machos e femeas de todas as espécies. Mesmo assegurando que existem machos e femeas de ambas as espécies, se um dos macho for demasiado tímido o risco de hibridação está presente no caso das femeas serem parecidas com as femeas do macho da espécie dominhante.

 

Entre Flavus e Saulosi julgo que a hipotese de hibridos é remota, as femeas flavus são muito diferentes das femeas saulosi, acho que é uma combinação segura, desde que haja 1 macho de ambas as espécies e femeas de ambas as espécies não haverá problemas.

 

Quanto aos problemas de agressividade, pelo facto de se adicionarem espécies posteriormente, desde que se tenham algumas cautelas não é de todo problemático. Se os peixes já residentes não forem adultos não são precisos cuidados de maior. Caso contrário é aconselhavel o seguinte:

 

Acrescentar os novos individuos com as luzes apagadas para que tenham tempo de "conhecer" um pouco o novo ambiente onde estão sem serem muito importunados pelos outros. Se mesmo assim se vier a verificar nos dias seguintes que há problemas de agressividade, nada como remodelar a decoração do aquáro, obrigando os peixes residentes a perderem os territórios por eles marcados, pondo todos em pé de igualdade.

 

De qualquer das formas, para um aquário com 200L uteis e cerca de 12 peixes é importante ter bastantes refúgios, como me parece ser o caso.

 

Ainda em termos de agressividade... preocupa-me mais a escolha dos labidochromis, que são peixes bastante robustos do que própriamente a entrada posterior de novas espécies. Acho portanto que se a escolha recair nos labidochromis, tendo em conta que à partida serão os mais problemáticos, estes devem ser os ultimos a entrar. O ideal mesmo seria não optar por labidochromis. :P

 

Uma boa alternativa seria manter apenas uma espécie de labidochromis e ficar com um total de 4 espécies. Outra alternativa seria trocar as duas espécies de labidochromis por espécies diferentes, como por exemplo Iodotropheus e Metriaclima. Labeotropheus Trewavasae também pode ser uma boa opção, mas neste caso não recomendaria mais do que 4 espécies.

 

Até mais

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI Thor.

O aquario esta engraçado ,mas não gosto muito de ver as pedras encostadas as paredes do aquario.Acumola muita porcaria e assim corrente pouco vai fazer.Á corrente que sai do filtro bate nas pedras e expanhase pelas paredes do aquario,sem fazer corrente para o filtro.Mas isso depende de cada um .

Força nisso vais no bom caminho.

UM ABRAÇO:

MIGUEL MARTINS

# APC 175 #

MBUNAS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Venho actualizar o tópico com uma pequena mudança no layout do aquário.

 

lateral2nu5.jpg

 

frontal21mr8.jpg

 

diagonalxa5.jpg

 

 

Em relação aos Mbunas, o povoamento vai ser lento porque é dispendioso. Talvez duas espécies por mês, ficando-me assim por apenas 4espécies como referiu o Bruno Nogueira. Em relaçao aos Labidochromis, não te posso esconder, quando vi imagens destes dois exemplares fiquei ansioso por os ter no meu aquário. No entanto, na altura de povoar, começarei pelos Pseudotropheus Saulosi e Flavus.

 

Miguel Martins - O que dizes até tem a sua lógica, o problema é que ja vem tarde e quero sem dúvida continuar com este layout. Acho que consigo proporcionar bastantes esconderijos, tao apreciados pelos Mbunas.

thorsig7nn.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Com prometido aqui está o dito "bucha". Desculpem, mas é impressão minha ou ele vai explodir? Já agora, agradeço a quem souber a que espécie pertence este exemplar para eu pesquisar um pouco mais sobre ele.

 

 

peixe2fzy2.jpg

 

Gyrinocheilus aymonieri

Jacinto Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado Brotas.

 

Já agora, é conveniente ou aceitável ter esta espécie com Mbunas?

 

É comum e por isso aceitável. Apenas são peixes de biotopos diferentes mas coabitam normalmente sem problemas.

 

Brotas

Jacinto Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens está muito bom, gosto muito das pedras, ainda hoje tive na MaxMat mas não tinham lá nada de jeito infelizmente. Assim que poderes mete mais umas plantinhas umas Valsinerias e anubias por exemplo.

Esse aqua está ai a pedir mais um filtro na ordem dos 1000l/h se calhar com um Fluval 4 Plus que é barato ficavas servido, mas isso deixo para os experts na matéria...

 

Abraço

João

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Terei sim que aumentar o poder de filtragem, mas não com filtros interiores. Tenho que pesquisar no mercado um filtro exterior com relação qualidade/preço que compense o 2217. Já agora, qual me aconselham?

thorsig7nn.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que pesquisar no mercado um filtro exterior com relação qualidade/preço que compense o 2217. Já agora, qual me aconselham?

 

para mim é este mesmo, e arranja-se isso barato e novo com garantia em lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
Terei sim que aumentar o poder de filtragem, mas não com filtros interiores. Tenho que pesquisar no mercado um filtro exterior com relação qualidade/preço que compense o 2217. Já agora, qual me aconselham?

 

Boas, gosto muito do layout do teu aqua, em relação ao filtro recomendava-te um fluval 305 ou 405, respectivamente 1000l p/h e 1300 l p/h, depende também da tua carteira... :P

 

Em relação ao resto está muito bom, mostra mais fotos do resto da Fauna, se tiveres claro.

 

Abraço,

 

Pedro Estanislau

Cumps,

 

Pedro Estanislau (Cre8tor)

Visita My Brute e joga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais