Dúvidas sobre HQI


Recommended Posts

Boas, duas dúvidas de um novato nos salgados (só tenho um nano de 52litros):

 

1. Ao adquirir uma calha HQI, que factor é mais importante ponderar: a profundidade do aquário ou o seu volume em litros? Ouvi dizer que é o primeiro, mas gostava de obter mais informações dos "pros".

 

2. Existe alguma forma de construir uma destas calhas ou de transformar, por exemplo, uma Lifetech, com os materiais disponíveis no mercado? Há por aqui alguém que faça esse 'serviço'?

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. Ora bem a iluminação é deveras importante, no caso do teu nano, era importante saber a altura, mas acima de 40cm, deves optar pelas hqi's, mas se não for o teu caso, ficas muito bem servido com umas t5. há no mercado uns projetores hqi bacanos que rondam os 80€, 90€. so tens depois de mudar a lampada. quem te pode ajudar muito será o ramirezzi (membro aqui do forum).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

a minha ideia era arranjar uma hqi já a pensar num "upgrade" para uns 200 litros...

 

No nano tenho uma calha da Lifetech com 2 lâmpadas Jebo 36w/10000k.

 

Abraço.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Muito mais que a altura, tens de pensar bastante na largura do aquário. Seja para comprar HQI de 150 ou 250, tens de primeiro pensar na quantidade de projectores que queres, tendo noção que cada projector ilumina uma área de sensivelmente 70x40 a 20-25cm de altura da água.

Por exemplo num aquário de 1m de comprimento, tens obrigatoriamente de comprar 2 projectores, senão ficarás com os cantos muito mal iluminados.

 

Quanto á potência, aí sim deves pensar no volume do aquário. No caso do teu, basta um projector 70w...ou 2xt5 27w ou mesmo 4xt5 27w.

 

Para projectos complexos...contacta o "ramirezi".

Na minha opinião, ao invés de estragares um Lifectech ou outra calha qualquer, facilmente consegues obter uma bela luz comprando:

- balastro + arrancador para HQI 70W

- projector 500w halogéneo

- lâmpada hqi 70W

- 2-3 metros fio elétrico

Juntas tudo na batedeira...e voilá, ficas com um projector bastante agradável á vista.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para te podermos ajudar melhor, seria bom termos as medidas do Upgrade. É que 200lts podem vir empacotados :) de muitas maneiras.

 

Para o nano, seria melhor manter como estas, visto que poderas ter problemas a nivel de controlo de temperatura.

 

Para o upgrade, a ir para hqi, conforme as medidas, uma só, de 150wts, poderá iluminar um aquario ate 90cm.

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estava a pensar num "upgrade" para uns clássicos 100x50(alt.)x40.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas PST!. eu tenho um aqua exactamente com as mesmas medidas. que o teu projecto, e para o iluminar tenho 2 hqi's de 150w, com 14.000k,e mais 4 t5 de 38w, com duas das lampadas actinicas. tou bastante satisfeito. agora é uma questão de opinião e de €.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

para os 100cm uma Hqi não chega. Terás de ir para duas. E ficas com luz suficiente para tudo o que quiseres la por.

 

Tenta por o aqua com mais profundidade. Os 40 que queres tornam dificil fazeres um bom layout.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...