Rações caseiras


BadBoy82

Recommended Posts

Boas

 

Já alguém experiementou esta receita:

 

"Esta é uma receita para alimentar peixes vivíparos como guppys, platis, molinésias e espadas. Todos eles requerem um alto conteúdo vegetal, muita proteína animal e pouca gordura. Tem cores vivas que serão intensificadas pelos corantes naturais incluídos em sua alimentação. É barata de fazer e pode substituir a alimentação habitual dos lebistes durante 3 dias por semana.

 

Ingredientes:

 

Procure ingredientes o mais frescos possíveis. Os pesos São dados para os produtos em bruto e aproximados, uma vez limpos pesarão menos.

 

1 coração de boi

1 pimentão vermelho

1 beterraba

1 cenoura

250 gramas de camarões inteiros mas sem cabeças

500 gramas de espinafre

2 gemas de ovos

4 pastilhas de complexo vitamínico Pharmaton (vitaminas e minerais)

 

Preparação:

 

Retire as zonas fibrosas e gordurosas do coração.

Lave os camarões (serão usados com a casca, mas retire a cabeça) e a beterraba.

Abrimos o pimentão e retiramos o miolo e todas as sementes.

Use um processador de alimentos ou um liquidificador para reduzir todos os componentes a uma pasta com consistência semelhante a da pasta de dentes (pode adicionar um pouco de água, se necessário).

Coloque um pouco do patê sobre uma folha de alumínio, enrole (deixe com o formato de um salame fino) e congele.

 

Uso:

 

Descongele a quantidade necessária para alimentar os peixes diariamente. Não recongele novamente uma vez descongelado. Congelado, dura aproximadamente 2 meses, dependendo do congelador que tivermos, no freezer, chega a 6 meses.

Temos que ser muito cuidadosos na hora de alimentar nossos peixes. Não devem ficar restos no aquário, que se decomporiam rapidamente causando problemas. Alimentar 4 vezes por dia, usando uma pequena quantidade.

 

Este patê é muito rico em carotenos e outros corantes naturais. Poucas semanas depois de começar a alimentar seus peixes com este patê, verá como seu colorido é intensificado sensivelmente."

 

Que que acham dela?

 

Desde já obrigado pelos vossos esclarecimentos

 

Cumps

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As receitas à base de coração de boi são muito comuns para alimentar Discus e Escalares....

OS guppies e restantes viviparos tb devem comer....

Nos Discus e escalares o resultado é um crescimento rápido!

Mas, como tudo na vida, acho que essa comida deve ser intercalada com outrosa tipos de comida, Artemia, Flocos, etc,etc,etc

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

 

 

Aquariofilia Online - www.aquariofilia.online.pt - o portal de aquariofilia

Portugal - sábado, 14 de Agosto de 2004

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Página Inicial

Fórum

Artigos

Instalação do Aquário

Aquários

Galeria de Peixes

Alimentar os Peixes

Doenças dos Peixes

Galeria de Plantas

O Guia das Plantas

Downloads

Links

Canal #aquariofilia

Contactos

 

 

 

 

 

 

 

 

Alimentar os Peixes

 

Rações caseiras:

Patê caseiro para Peixes Tropicais

 

Autor: Everton Bellini

Email: everton@frato.com

 

Data de Introdução: 30-10-2002 15:54:55

 

Aqui temos 2 receitas para alimentar todo tipo de peixes tropicais. Não está especificamente projetada para alimentar nenhuma espécie em particular, portanto é recomendada para aquários comunitários onde convivem grande variedade de espécies. É barata para confeccionar e é conveniente usá-la como único alimento 3 dias por semana. É especialmente recomendada se queremos manter nossos peixes sãos e também reproduzí-los. Procure ingredientes o mais frescos possíveis. Os pesos são dados para os produtos em estado bruto e aproximados. Uma vez limpos e preparados pesarão menos.

 

Fórmula I:

 

1,5 Kg de coração de boi

1,5 Kg de fígado de boi

4 ovos crus

170 gramas de espinafre

170 gramas de ervilhas

170 gramas de cenouras

115 gramas de farelo de trigo

24 gotas de algum complexo vitamínico

4 envelopes de gelatina sem sabor

 

Fórmula II:

 

2 Kg de coração de boi

2 Kg de fígado de boi

1 Kg de flocos de cereais Neston (em Portugal: Nestum)

1 Kg de farinha de germen de trigo

30 gramas de ervilhas secas partidas (a que se usa para fazer sopa)

60 gramas de espinafre

4 ovos crus

225 gramas de camarões inteiros mas sem cabeças

115 gramas de levedura de cerveja.

 

Preparação:

 

Limpe o coração e o fígado, retirando o excesso de gordura e nervos. Usar um processador de alimentos para picar a carne em pedaços muito pequenos. Misture o resto dos ingredientes, (exceto a gelatina da fórmula I) no processador. Na fórmula I, a gelatina atua como um espessante que mantém a mistura como uma pasta. Misturar a gelatina em um recipiente com um pouco de água quente, o suficiente para dissolvê-la, deixar esfriar ligeiramente, porém a mistura deve permanecer líquida. Misturar com os outros ingredientes.

 

Coloque a mistura em sacos plásticos com fecho tipo ziper e pressione até deixar plana. A pasta deve permanecer refrigerada ou congelada se vai conservá-la por longo tempo.

 

A fórmula 2 requer que a mistura seja cozida até que se torne ligeiramente granular.Coloque a mistura em sacos plásticos com fecho tipo ziper e pressione até deixar plana. A pasta deve permanecer refrigerada ou congelada se vai conservá-la por longo tempo.

 

Variações:

 

Variações destas fórmulas podem ser tentadas para ajustar-se às necessidades nutricionais de peixes específicos e de acordo com os ingredientes disponíveis. O único componente comum é proteína de alta qualidade. Outros ingredientes como espirulina, podem ser acrescentados a 0.5% ou 1% em peso. Para peixes herbívoros, a carne de pescado ou carne vermelha podem ser reduzidos e sustituídos por proteína vegetal como farinha de soja. Antes de fazer a pasta, seria prudente consultar a literatura para determinar a dieta natural do peixe.

 

Uso:

 

Descongele a quantidade necessária para alimentar os peixes diariamente. Não recongele novamente uma vez descongelado. Congelado, dura aproximadamente 2 meses, dependendo do congelador que tivermos, no freezer, chega a 6 meses.

 

Temos que ser muito cuidadosos na hora de alimentar nossos peixes. Não devem ficar restos no aquário, que se decomporiam rapidamente causando problemas. Alimentar 4 vezes por dia, usando uma pequena quantidade.

 

 

<< voltar

 

 

 

 

Copyright © Aquariofilia Online, 2004 - Todos os direitos reservados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aproveito a dica e pergunto como posso fazer comida caseira para os meus Escalares ,existe alguma receita que usem com alguma frequência?

Obrigado pela ajuda.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Desde já quero agradecer às pessoas que me tentaram esclarecer.

 

Segundo, queria e vou ser mais sincero com voces:

 

Eu já preparei esta receita tal e qual como é descrito em cima, o que eu quero perguntar é se acham que esta receita pode ser responsável pela morte de 4 guppies no meu aquário?

 

Pela 1ª vez que a dei aos meus peixes, num dia morreram 4 guppies (já não tinha 1 morte no meu aqua há vários meses) desde daí não dei mais, fiquei com medo.

 

 

- Será coincidência ou será que foi da comida?

 

Quem poder ajudar agradecia, uma vez que no fim da receita feita fiquei para aí com 1,5kg desta receita congelada, e não sei se hei-de dar aos peixes ou deitá-la fora.

 

Cumps

:oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu se fosse a ti não dava esse tipo de comida em gupis

dado que é uma comida muito consistente

eu uso mas só tenho discus

 

Boas

 

Desde já obrigado pela tua resposta.

 

Eu dei a guppies porque dizia que era indicada para eles:

""Esta é uma receita para alimentar peixes vivíparos como guppys, platis, molinésias e espadas."

 

Agora tenho praí 1,5kg de comida congelada e tenho medo de a dar aos meus peixes.

 

Não sei o que fazer, se hei-de arriscar outra vez ou deitá-la fora.

 

Cumps

:wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

O grande problema desse tipo de receitas é o facto de se desfazerem totalmente na água. A melhor solução é adicionar SEMPRE gelatina á mistura para os cubos, quando descongelarem, manterem-se intactos (a "Ocean Nutrition" faz isso nas comidas congeladas deles...e é excelente!!).

Pessoalmente nunca percebi a lógica de usar coração de boi (ou outra parte qualquer do dito animal) na alimentação dos peixes, mas enfim...

 

Provavelmente o que se passou no aquário do BadBoy foi excesso de matéria orgânica em decomposição, com o respectivo pico de amónia.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente o que se passou no aquário do BadBoy foi excesso de matéria orgânica em decomposição, com o respectivo pico de amónia.

 

Cumps,

Nuno Reis

 

Achas que sim?

Mas eu deitei pouquinho, e eles consumiram quase logo de seguida.

Não me parece que tenha sido isso.

Acho que vou arriscar novamente e ver o que acontece.

De qualquer maneira obrigado pela tua resposta.

 

Cumps

:wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

1kg coraçao de boi ( passado 3 veses na picadora do talho)

250g espinafres escaldados

4 colheres de sopa de nestun mel

 

mix tudo colocar em sacos e faser placas , depois de congelado é so servir as feras

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1kg coraçao de boi ( passado 3 veses na picadora do talho)

250g espinafres escaldados

4 colheres de sopa de nestun mel

 

mix tudo colocar em sacos e faser placas , depois de congelado é so servir as feras

 

 

A referência a "nestum mel" é a primeira vez que vejo... :snipersmile:

Editado por blino

Cumps

Bruno Lino

http://bmslino.googlepages.com/
(por vezes com imagens em directo do aqua...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pode ser estranho nas ha 15 anos era o malhor k se aranjava como suplemanto de ceriais e ainda a pouco tempo ainda utilisei e continua com otimos resultados ........ aconcelho vivamante ao pessoal dos discos e outros cicl. principalmente na fase de ´´ engorda´´....

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais