Preço que gastamos com a electricdade [HELP]


Surf_is_life

Recommended Posts

Agora com esta de aumenarem a eletricidade fiquei c a pulga atras d orelha afinal ao certo quanto e que gatamos nos aquas?

 

Eu tenho um termo de 300W,outro de 50W e ainda um de 10W. Lampadas tenho uma hqi de 150W e mais duas de 11W. Filtros n sei s e em Watt que s mede, mas aquilo diz 15W e os 2 mais pequenos não sei mas va que tenham 10W. pelas minhas contas de leigo somando tds os W dão cerca de 550W = 0.55kW Em principio os termos não funcinam todo o dia nem nada que s pareça,tou a fazer as contas a 6h de luz e 6h de termos, e 12h de bombas (de noite dsligo). deu-me a volta de 15€ por mes, com opreço do kWh do site http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/C.../Tariffs/AT.htm

como não sei qual usar, usei o mais caro 0.1510 EUR/kWh

Será que estes calculos fazem setido? Estão certos? Se vai amentar 16% 15*1.16 = 17.50€

Se houver alguem que perceba mais disto que eu e que me possa ajudar agradecia.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora com esta de aumenarem a eletricidade fiquei c a pulga atras d orelha afinal ao certo quanto e que gatamos nos aquas?

 

Eu tenho um termo de 300W,outro de 50W e ainda um de 10W. Lampadas tenho uma hqi de 150W e mais duas de 11W. Filtros n sei s e em Watt que s mede, mas aquilo diz 15W e os 2 mais pequenos não sei mas va que tenham 10W. pelas minhas contas de leigo somando todos (palavra corrigida) os W dão cerca de 550W = 0.55kW Em principio os termos não funcinam todo o dia nem nada que s pareça,tou a fazer as contas a 6h de luz e 6h de termos, e 12h de bombas (de noite dsligo). deu-me a volta de 15€ por mes, com opreço do kWh do site http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/C.../Tariffs/AT.htm

como não sei qual usar, usei o mais caro 0.1510 EUR/kWh

Será que estes calculos fazem setido? Estão certos? Se vai amentar 16% 15*1.16 = 17.50€

Se houver alguem que perceba mais disto que eu e que me possa ajudar agradecia.

Abraços

 

Bom.... Vou então fazer-te essas contas correctamente :)

Primiiro que tudo NÃO deves desligar os filtros NUNCA.... Pois matarás as bactérias no filtro por falta de oxigénio para estas....

Passando a parte electrica:

 

Um aparelho de 1 KW (1.35 Hp = 1.35cv) consome uma energia de 1KWh durante uma hora de funcionamento....

 

Termos: 350W, vamos fazer 50% de tempo em ON (parece-me razoavel)

Lampadas: 172W - 6 horas de iluminação

Bombas/filtros: 35W (vou fazer a 24H!!!....)...

 

termos estarão então ligados 12H por dia (50% do tempo).... O que dá 0,35*12 = 4,2 KWh/dia = 126 KWh / mes

Lampadas: 0,172 * 6 = 1,032 KWh = 33 KWh

Bombas/filtros: 0,035 * 24 = 0,84 KWh / dia = 25,2 KWh

 

 

Ora são 185 KWh mensais para o aquario !!

SE NÃO tiveres um contador bi-horario pagas 0,1011 por Kwh (http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/Clients/Regulated_market/Tariffs/BTN_tariffs/BTN_tariffs.htm)

És cliente de baixa tensão simples residencial...

logo pagas por mes:

18,7€ mensais mais IVA!!

 

Abraço[/url]

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aparelho de 1 W (1.35 Hp = 1.35cv) consome uma energia de 1KWh durante uma hora de funcionamento....

 

Sou um leigo na matéria, mas vendo isto pos mão á obra...

 

Por exemplo, tenho um pc com fonte de alimentação de 500w...sei que não está na potência maxima, mas devera estar nos 350/400...isto daria por dia 350w*24 horas = 8400kwh a cerca de 10 centimos/kwh estou a gastar 840 euros por dia so no pc... onde é que me estou a trocar todo? (pago cerca de 100 euros de dois em dois meses de luz, com pc 24h/aquario, tvs (muitas horas ligadas e 24h pelo men os em standby, máquinas de lavar, iluminação forte em toda a casa, etc etc..

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aparelho de 1 W (1.35 Hp = 1.35cv) consome uma energia de 1KWh durante uma hora de funcionamento....

 

Sou um leigo na matéria, mas vendo isto pos mão á obra...

 

Por exemplo, tenho um pc com fonte de alimentação de 500w...sei que não está na potência maxima, mas devera estar nos 350/400...isto daria por dia 350w*24 horas = 8400kwh a cerca de 10 centimos/kwh estou a gastar 840 euros por dia so no pc... onde é que me estou a trocar todo? (pago cerca de 100 euros de dois em dois meses de luz, com pc 24h/aquario, tvs (muitas horas ligadas e 24h pelo men os em standby, máquinas de lavar, iluminação forte em toda a casa, etc etc..

Nelson,

 

Foi erro meu... já emendei !!! (coloquei um K a menos!!!! e dá uma escala de 1000 !!!!)

 

Um aparelho de 1W gasta 1Wh em funcionamento durante uma hora!!!! Ou um aparelho de 1KW gasta 1KWh durante 1 hora de funcionamento !!!

portanto o teu PC de 350W, tens durante 24H 8,4 Kwh, o que da 84 centimos no PC por dia (+/-)....

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Walter,  

 

Um dia destes quando me der um ataque de coração depois peço-te a factura... :)

 

Obrigado pela explicação.

 

Um abraço

 

Mas olha que o teu PC não deve absorver mais de uns 200W ......

 

E isso é potencia activa.... O que nós pagamos à EDP é potencia aparente!

Ou seja, quando a coisa mete motores (tipo maquina de lavar antigas, pk as novas ja trazem um compensador) estamos a pagar uma coisa da qual não estamos a usufruir!!!!!!

ISTO É VERDADE!!!!!!!!!

Por esta razão as grandes empresas têm aparelhos (a base de condensadores) para compensarem o factor de potencia e pagarem o que gastam!!!! Ou então compensam localmente!!!.....

 

Se repararem todos os aparelhos que tenham um motor (ou outro sistema baseado em bobines) tem um condensador para fazerem essa compensação de factor de potencia.

[/url]

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Vater, com essa expl mataste todas as minhas duvidas :) Obrigadão. So mais uma coisa... Qto e o IVA? ou seja, afinal quanto pago por mes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Vater, com essa expl mataste todas as minhas duvidas  :twisted: Obrigadão. So mais uma coisa... quanto (palavra corrigida) e o IVA? ou seja, afinal quanto pago por mes?

 

Uma pipa de massa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as contas do valter estão certas, excepto no que toca a iluminação, em que os balastros nao foram contabilizados.

 

quanto aos termostatos 50% do tempo ligado parece-me exagero...só se forem fracos para o aquario/localização.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Vater, com essa expl mataste todas as minhas duvidas  yikes Obrigadão. So mais uma coisa... quanto (palavra corrigida) e o IVA? ou seja, afinal quanto pago por mes?

Penso que a Electricidade é considerada bem de primeira necessidade e logo sofre 5%.... Mas isto carece de confirmação.... ve na factura que está lá.

 

 

Just_me : Os balastros não consomemmuita potência, a que consomem é apenas a que perdem por calor e por efeito de histerese.... O que há num balastro (e consequentemente numa lampada fluorescente) a contabilizar é o forte efeito indutivo que provoca potencia reactiva e logo potencia aparente grande (baixo factor de potencia).... Vais pagar potecia que efectivamente não estás a usufruir!!!!!

 

Por outro lado o rendimento luminoso de uma lampada fluorescente é elevado o que as torna ideiais para funcionamento continuo.....

 

 

Abraço

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao disse que nao consome, eu disse que nao foram contabilizados yikes

 

concordo contigo, desde que sejam balastros convencionais...se forem electronicos a coisa muda de figura, quer na potência efectivamente gasta, quer na potência vista pelo contador.

 

e olha que numa HQI acesa 8h dia, o consumo (€€) do balastro pode ser maior do que se pensa.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E agora as boas notícias: na realidade é muito menos!

 

Porque a fatia maior vai para os termostatos, ora estes em Portugal não se chegam a ligar muitos meses, vá lá, de Maio/Junho até agora os meus não se ligaram nem uminha vez que eu tenha notado... e no inverno, com o aquecimento da casa que todos de uma forma ou outra temos que usar, o isolamento térmico da casa melhor ou pior, e a capacidade térmica da casa (o aquecimento do vizinho ajuda a manter o prédio quente), tudo isto ajuda a manter uma diferença de temperatura entre o aquário e a sala pequena. Em termos médios ao longo do ano, os termostatos provavelmente estarão ligados 10 a 20% do tempo.

 

Cumprimentos

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não (palavra corrigida) disse que não (palavra corrigida) consome, eu disse que não (palavra corrigida) foram contabilizados :)

 

concordo contigo, desde que sejam balastros convencionais...se forem electronicos a coisa muda de figura, quer na potência efectivamente gasta, quer na potência vista pelo contador.

 

e olha que numa HQI acesa 8h dia, o consumo (€€) do balastro pode ser maior do que se pensa.

 

Não percebo para que contabilizar uma coisa que não consome :D :D :lol: Õu consome algo insifnificante comparado com a propria lampada.

 

Podias ser mais especifico?

 

Quanto aos balatros electronicos, sim, tens razão disso o que disse relativamente aos convencionais....

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos balatros electronicos, sim, tens razão disso o que disse relativamente aos convencionais....

 

Mas afinal no meu caso... que tipo de balastro tenho? (hqi 150W) Será que é disso?

 

A questão pôs-se ca em casa desde que a minha mae comparou os gastos desta casa (onde teho o aqua) com a casa onde eles moram (sendo que eu moro a "casa de ferias" devido lcalização em relação faculdade) e sendo que na outra casa ha m frigorifico mais potente do que o que tenho nesta e ainda uma arca frigorifica o que não existe cá. Ah e mais, la tão 2 pessoas gastar enquanto que ca é so 1.

Isto tudo para dizer que ainda assim na casa dos meus pais gasta-se cerca de 20 euros pela eletricidade, enquanto que ca sao 70 euros. Como posso saber ao certo o que ta a gastar assim tanto mais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já verificas-te se são estimativas ou valores reais???

começa a dar a leitura do contador e vais notar diferença...

 

eu ainda não tinha aquário e houve um mês que não dei a leitura e com a estimativa a factura a pagar foi de 90 euros, quando normalmente pago cerca de 24 euros...

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os balastros não consomemmuita potência, a que consomem é apenas a que perdem por calor e por efeito de histerese.... O que há num balastro (e consequentemente numa lampada fluorescente) a contabilizar é o forte efeito indutivo que provoca potencia reactiva e logo potencia aparente grande (baixo factor de potencia).... Vais pagar potecia que efectivamente não estás a usufruir!!!!!

 

Valter boas!!

 

És mesmo entendido do assunto :D (parabéns!!)

Acho que melhor explicado não há...

Fiquem bem...

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os balastros não consomemmuita potência, a que consomem é apenas a que perdem por calor e por efeito de histerese.... O que há num balastro (e consequentemente numa lampada fluorescente) a contabilizar é o forte efeito indutivo que provoca potencia reactiva e logo potencia aparente grande (baixo factor de potencia).... Vais pagar potecia que efectivamente não estás a usufruir!!!!!

 

Valter boas!!

 

És mesmo entendido do assunto :D (parabéns!!)

Acho que melhor explicado não há...

Fiquem bem...

Pronto... eu digo....

Dou aulas de electrónica/electricidade/analise de circuitos e informatica numa Universidade ;):lol: (além de fazer outras coisas...)

Se não soubesse é que era mau.... ;):evil:

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...para quem quiser fazes o calculo mais rápido...

 

http://www.aquallun.com.br/calculos2.htm

 

...o programa está em reais....mas trocas o valor por 0,1011€ por Kwh e fazes as tuas continhas...

 

PS...não se esqueçam do IVA a 5%...

Miguel

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Se os balastros não consomem potência sem ser por histerese (que já é alguma...basta pôr a mão) , porque se usa um condensador de compensação de fase?

Isso seria a mesma coisa do que dizer que um transformador em vazio não consome...

Imaginem um salgado com 10 Balastros e cada balastro consome uns ridiculos 8W(mesmo os analógicos)

Nem que seja no arranque ele consome :twisted:

Certo?

 

 

 

Abraços

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Se os balastros não consomem potência sem ser por histerese (que já é alguma...basta pôr a mão) , porque se usa um condensador de compensação de fase?

Isso seria a mesma coisa do que dizer que um transformador em vazio não consome...

Imaginem um salgado com 10 Balastros e cada balastro consome uns ridiculos 8W(mesmo os analógicos)

Nem que seja no arranque ele consome :twisted:  

Certo?

 

 

 

Abraços

Hugo,

 

O condensador está lá para compensação do factor de potência, nada tem a haver com a potência consumida pelo aparelho (falando de valores não desprezáveis).

 

Um balastro ou um transformador em vazio CONSOME (e eu deixei isso claro atrás)... no entanto o que consome é desprezável face ao que a lampada em si consome.... sendo assim não influenciará muito as contas....

O balastro consome energia que desperdiça na forma de calor e por efeito de histerese. Para sermos prefeccionistas o tal condensador consome energia que liberta por perdas electro-magneticas!

Abraço

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Boas pessoal, desculpem desenterrar este topico, mas nao encontrei outro onde posso falar sobre isto.

Tenho uma aqua de 120cm,com calha com as seguintes lampadas

2x38w - Arcadia Natural Sunlight

1x38w - Arcadia Original Tropical

ligadas umas 9h

tenho um filrto eheim 2227 (25 W)

um termostato de 300W

e uma bomba de ar pequena(nao sei quanto consome)

 

A minha conta da Luz costuma rondar os 70 , 80 euros.

MOntei o aqua a 2 meses e apareceu este mes a factura dos 2 meses anteriores (meses que tenho o aqua montado), e qual foi o espanto 140euros para pagar, o dobro do que eu pagava.

Estou a ser roubado?

Cumprimentos

 

p.s. Adicioneiagora um filtro eheim 2215.

fiz as contas e se nao estou em erro mensalmente devo pagar 20euros por mes, o que dá 40 de 2 em 2.

Editado por mulato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, desculpem desenterrar este topico, mas nao encontrei outro onde posso falar sobre isto.

Tenho uma aqua de 120cm,com calha com as seguintes lampadas

2x38w - Arcadia Natural Sunlight

1x38w - Arcadia Original Tropical

ligadas umas 9h

tenho um filrto eheim 2227 (25 W)

um termostato de 300W

e uma bomba de ar pequena(nao sei quanto consome)

 

A minha conta da Luz costuma rondar os 70 , 80 euros.

MOntei o aqua a 2 meses e apareceu este mes a factura dos 2 meses anteriores (meses que tenho o aqua montado), e qual foi o espanto 140euros para pagar, o dobro do que eu pagava.

Estou a ser roubado?

Cumprimentos

 

p.s. Adicioneiagora um filtro eheim 2215.

fiz as contas e se nao estou em erro mensalmente devo pagar 20euros por mes, o que dá 40 de 2 em 2.

 

Boas.

 

Se costumas pagar €80 de dois em dois meses e neste dois tiveste um consumo adicional de mais €40 pelo aqua então isso dá €120. Ou seja tens "apenas" €20 por explicar. Por acaso tiveste algum consumo adicional? Tipo ventoínhas ou Ar Condicionado ligado em casa permanentemente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Se costumas pagar €80 de dois em dois meses e neste dois tiveste um consumo adicional de mais €40 pelo aqua então isso dá €120. Ou seja tens "apenas" €20 por explicar. Por acaso tiveste algum consumo adicional? Tipo ventoínhas ou Ar Condicionado ligado em casa permanentemente?

 

Nao, tudo como costuma ser, e alem disso em minha casa nao fazemos estimativas, ligamos para a EDP e damos as leituras.

Mas ja agora alguem que me ajude nas contas do consumo so do aquario.Pelas contas que fiz devo gastar uns 40euos no aquario de 2 em 2 meses.Tou certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, aí já não faço ideia. Pensei que eventualmente tivesses tido algum outro pico de consumo.

 

Quanto às contas, ainda estou a tentar perceber bem o esquema!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais