esta e para os entendidos


nunomart

Recommended Posts

ainda sobre os oscares...

 

Regal, com certeza já viste um oscar adulto. Sabes bem que são animais que atingem com muita facilidade os 30 cm (mesmo quando as condições não são as melhores). Alias quando bem tratados já vi até maiores :shock:

 

Concordo com o que tu dizes sobre tudo ser pequeno, bla bla bla. Lês-te o meu post? Achas que era nesse ponto que me queria referir? por amor da santa...

 

Tu tens um oscar adulto com 30 cm de comprimento, concordarás comigo que uma largura e altura sendo inferior a 50 cm será bastante limitada. Como comprimento nunca apontaria para menos de 120. Muito bem temos os teus 300 litros para um animal! E digo para um animal por várias razões:

limitações de espaço;

oscares não são propriamente "peixes limpos", quem os tem sabe do que estou a falar;

qualidade de àgua necessária.

 

Estes ultimos dois pontos remete-nos para outro, podemos ter esses dois pontos satisfeitos se tivermos um bom filtro. Concordo se tiveremos um bom filtro e tivermos dispostos a investir numa rotatividade de àgua nunca inferior a 10x e a uma capacidade de filtragem fora do normal.

Não deixando para trás as trocas de àgua a rondar os 30 a 40% semanais... Achas mesmo que num de 300 litros, terás espaço para por dois oscares e mais algum peixe???? Eu diria que não.

Agora imagina 2 oscares adultos e 3 discus...no minimo daria risota. Os oscares mesmo que não matasem os discus iriam-lhes fazer a vida num infermo. Iriam ser preseguidos... E discus são animais que gostam de coisas calmas :lol: tanto o stress como tanta agitação de àgua (devido ao filtro para os oscares) numa tão pouca quantidade de àgua... chegarás à mesma conclusão que eu???

 

 

Agora quanto ao nosso amigo, concerteza já viste que a "tua" mistura é uma mistura explosiva. Eu nunca a recomendaria por razões obvias... E sinceramente um aquário de 1000 litros parece-me pequeno para isso tudo......

 

Por mim tenho dito,

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 60
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

oi mrp ja deixei aqui o inha fauna que depois do william ter ilucidado do melhor no meu novo aqua tenho de momento 4 discus , 2 plecus 2 dollars prata, e 3 escalares e è so , por isso acho que esta iquilibrado , sei que os dollars sao muito activos mas o aquario e suficiente grande para todos

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o amigo pst so pus uma quetao se quiseres dar uma opiniao valida tudo bem.

senao ta mas e calado, não (palavra corrigida) me ensinas nada de aquarofilia so faço mergulho profissional ha mais de 12 anos entro no maior aquario do mundo aquase todos dias pessou 3 aquarios em casa um deles de aqua salgada  800l, outro no quarto do meu puto com 150l, e agora estava interessado num amazonico,

mas tava com algumas duvidas que qual ja fui ajudado pelo william ,não (palavra corrigida) es tu que me vens dar sermoes amigo ok

 

1.º. Isto é um fórum onde as pessoas são livres de se expressar e não és tu que me mandas calar concerteza! já agora, a maior parte das pessoas que frequentam este espaço primam pela boa educação. Acho que fazias bem em seguir o seu exemplo.

 

2.º Podes saber muita coisa. De discus, está mais que visto, não percebes nada. Se não quiseres aprender o problema é teu...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque é que os assuntos em que as pessoas discordam tem de dar confusão??

Respeitem-se por favor... vamos saber ouvir e falar das coisas. não há opinões certas nem erradas, são pontos de vista e experiencias próprias...

O Forum é usado principalmente para tirar dúvidas, esclarecimentos e partilhar experiencias para que todos possamos aprender... e acreditem que ninguem sabe tudo...

se a pessoa tem o tal aquário de 1000 lts com aquela mistura e nunca teve problemas... optimo... quem somos nós para dizer se resulta ou não... para ele resulta, para outro pode não resultar...

deviam saber que na aquariofilia cada caso é um caso e não vamos fazer disto um campo de batalha...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nunca disso que percebia de discus , muito pelo contrario por isso pedi ajuda ,

e nao desajuda se estas no forum pra criticar o problema e teu , tenho tido ajudas validas no caso do membro william , e podes ter a certeza que percebo de muita coisa e uma delas e de aquarofilia de aqua salgada, e que a aqua doce e uma novidade para mim em certo ponto pois nao sei tudo e precissava saber certas compatibilidades de raças.

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunomart e PST... já chega ok?

Se querem continuar estas discussão mais "azeda" sugiro que o façam por MP.

Respondendo agora a ti Nuno.

 

Um aquário de 1000L não tem nada que ver com um de 500 ou um de 200L . Tendo tu um aquário de 800L saberás isso muito bem.

A convivencia de espécies em 1000L é diferente pelo simples facto que havendo mais espaço alguns comportamentos de aquário são menos relevantes.

 

No entanto, não deixa de ser um espaço confinado e como tal potencial ao aparecimento de problemas a médio prazo.

Os plecos como já disseram é apenas uma questão de tempo até provarem o muco dos discus, depois nunca mais os largam.

E com os outros peixes outras interacções aparecem.

 

Eu já vi muita coisa, até mesmo em aquários publicos e isso não quer dizer que seja o correcto. O importante aqui é pensar nos animais em primeiro lugar.

Será que discus com oscares é uma boa mistura? Será que os discus alguma vez se sentirão à vontade para realizarem uma postura? É nisso que deves pensar.

O facto de os peixes num aquário não se matarem uns aos outros não quer dizer que esteja tudo bem. Podem simplesmente estar tão stressados uns com os outros que os instintos sejam simplesmente eliminados.

 

Já não és nenhum novato nestas lides, tens o previlégio de veres os bichos na natureza, saberás melhor do que ninguém que o equilibrio de espécies é fundamental e os estragos que uma espécie não indigena pode fazer. O mesmo se aplica nos nossos aquários, embora numa escala bem menor.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pergunta que deu origem a este tópico era se os Oscares podiam estar no mesmo aquário dos Discus e nem se falou em tamanho.

 

A minha resposta é: "Sim, podem, sem qualquer problema, até podem estar no mesmo aquário, Piranhas e Discus"

 

E agora pergunto: Porque é que estas junções são EXPLOSIVAS?

 

Isto é que não entendo! Vocês já alguma vez viram uma reportagem sobre a Amazónia? Num viram cardumes de Discus misturados com Piranhas?

 

Não respondo mais neste tópico, porque parece-me que se começou a debater um ponto e agora está-se a argumentar outros elementos para diluir a borrada que se disse.

 

Tenham juízo! Porque é que não pesquisam antes de perguntarem?!

 

Se um Discu com 18 cm precisa de 50 litros de água, um Oscar de 30 cm precisa de quantos litros? 500????????????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só para finalizar...

a questão do oscar precisar de bem mais agua do que o discu, não tem só que ver com o tamanho que o animal atinge... tens que contat também com a sua voracidade, instinto entre outras caracteristicas.

Mas MAIS importante que isso tudo, será mesmo a qualidade da agua...

Em 200 litros é bastante dificil manter a agua em condições, se esta tiver oscares lá dentro. Como é sabido eles produzem uma grande quantidade de detritos, que fazem com que haja "picos" de substancias perigosas para a saude do peixe. Assim sendo, quanto mais agua, menos perigo há de isto acontecer. Penso que este é um ponto mais importante da quantidade de agua necessária para manter oscares (nunca obstante o facto lógico do tamanho que ficam)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só para finalizar...

a questão do oscar precisar de bem mais agua do que o discu, não tem só que ver com o tamanho que o animal atinge... tens que contat também com a sua voracidade, instinto entre outras caracteristicas.

Mas MAIS importante que isso tudo, será mesmo a qualidade da agua...

Em 200 litros é bastante dificil manter a agua em condições, se esta tiver oscares lá dentro. Como é sabido eles produzem uma grande quantidade de detritos, que fazem com que haja "picos" de substancias perigosas para a saude do peixe. Assim sendo, quanto mais agua, menos perigo há de isto acontecer. Penso que este é um ponto mais importante da quantidade de agua necessária para manter oscares (nunca obstante o facto lógico do tamanho que ficam)

 

Quem falou em 200 litros? Além disso, a qualidade da água não se mede pela litragem, mas sim, pela capacidade de filtragem. Para Oscares, podes aí colocar 5x a litragem do aquário que não chega. Ao contrário, para os Discus, não podes abusar no caudal, senão "stressam"! Já viste, tão parecidos e tão diferentes...... :oops:

 

Mas tudo isso é relativo! Nunca viste um casal de Óscares em 200 litros? Então nunca viste 5 em 500 litros? Ou 4 em 400 litros? Será??????

 

Será que, quem tem Oscares, dá-lhes 150 litros por cada peixe? Será???????

 

Ou será que estamos só a divagar e a tentar argumentar algo que não tem argumento??!!!

 

Repara bem: NÃO HÁ NENHUM AQUÁRIO QUE ATINJA O DESEJAVEL PARA UM ANIMAL EM QUE O SEU HABITAT NATURAL É A BACIA DO AMAZONAS

 

Para a próxima escrevo em bold. Se não der, aumento o tamanho da letra. Se aí não der, desisto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok...

tens razao

"Agora, pelo que sei, 100 litros para cada Oscar e 50 litros para cada Discu. Se forem 2 de cada dará os "tais" 300 litros"

Não fui eu quem disse isto...

 

Amigo, isto são considerados os mínimos desejáveis para as espécies descritas. É meramente indicativo e é óbvio que se lhe proporcionares a Amazónia, eles irão agradecer!

 

Os meus Discus estão com 60 litros cada peixe e para ter em casa 6 exemplares, tenho cerca de 500 litros de água. É óbvio que nem toda a gente pensa assim, infelismente!

 

Mas o que estávamos a fazer era simplesmente dar a opinião sobre a convivência dos Discus com os Óscares! E estes, garanto-te, vivem em comunidade às mil maravilhas! Ainda houve alguém que disse que as Piranhas atacavam os Discus, mas pelo que sei, as Piranhas preferem passar fome do que atacar peixes para se alimentarem, simplesmente porque não gostam! (esquisitas a gajas!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok

compreendo o teu ponto de vista... embora essa historia das piranhas... n me convence... isso delas escolherem e que o macho discu as defende parace-me estranho mas ok

 

Macho Discu as defende?????? Essa não fui eu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No seu estado selvagem, os discus andam em cardumes de 30/50 individuos, e quando são atacados por, por exemplo, as piranhas, os maiores machos do grupo vão defender este (o grupo). Como armas têm o facto de agirem coordenadamente, e a barbatana dorsal, que pode facilmente abrir uma piranha ao meio!!!!  

É claro que são atacados por estes (nomeadamente pelas piranhas), mas olhem que elas não o fazem de maneira leviana e impune, e pensam sempre duas vezes, só em ultimo recurso (muita fominha, quando o amazonas começa a descer e o alimento a escassear).  

Isto só para terem uma ideia de que, nem tudo o que acontece na natureza é passivel de reproduzir em cativeiro...os nosssos discus, nada têm a ver com os seus 'avós' selvagens.  

 

Se te referes a isto, pode ser estranho, mas é a realidade.

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fausto !

 

Eu não disse nada quando escreveste isso, mas já que levantaram a lebre...

Acho essa da barbatana dorsal a cortar piranhas ao meio um pouco exagerada, mas no entanto, dou o benefício da dúvida.

Tens base credível para apoiar a informação, gostava de saber mais acerca disso.

Já vi peixes desancados por discus e nenhum apresentava cortes de barbatanas.

 

Um abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a questao penso que passa por a piranha tentar morder a barbatana dorsal e "engasgar"...

pode acontecer... ja me aconteceu com um oscar em relacao a um goldfish...

só estava a dizer é que elas não vão hesitar por esse facto... "preferem" morrer engasgadas a passar fome...

não disse que foste tu Regal, mesmo que tivesses sido, estamos só a discutir pontos de vista... no hard feelings

joao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem querer espicaçar os animos nem atingir ninguem, apenas deixo a minha opinião num assunto que me interessa: o tamanho de um aquário.

Não vou falar do tamanho ideal, esse foi feito apenas uma vez :lol:

O tamanho desejavel ... esse é para quem ganhar o euro milhões, são aqueles aquários de milhares de litros que todos queriamos.

O tamanho sensato/minimo na minha opinião:

se um peixe mede x o aqua deveria ter, na menor dimensão 3x. Eu aplico esta regra. Por isso é que não mantenho peixes grandes há algum tempo.

Casos praticos:

Oscar - 30cms. O aquario deveria ter no minimo 90x90x60, o sensato seria 150x90x60

Caso mais discutivel - os discus.

Em aquários têm uns 18cms, mas fala-se dos selvagens que dominam os cardumes com uns 30cms... Eu acredito que 25cms será uma boa medida. Nesse caso teriamos um aquário com 75cms de altura, e de lado. Eu gosto de aquario que não sejam cubos, por isso sugiro 200x75x75. Já se devia ver o efeito de cardume a explorar o aquário.

Neons - 3cms. Dá um aquario de 9x9x9 ... não se aplica a todas as espécies esta regra, como facilmente percebem, às vezes dá aquários muito reduzidos. Mas penso que se conseguia manter vivo um neon num aquario dessas dimensões, mas não teria piada nenhuma.

 

Outra coisa que gostaria de ver nos aquários de discus são cardumes verdadeiros... de uns 20 ou mais elementos.

 

Esta regra aplico-a principalmente pelo gozo que me dá ver os peixes a agirem naturalmente, afinal de contas é por isso que sou aquariófilo. Ver um cardume de peixes a mover-se num aquário é lindo. Ver 10 neons num aquário de 50cms não tem piada porque para eles o tamanho do cardume é igual ao do aquário.

 

O post foi longo, mas o assunto merece atenção.

 

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

O tamanho sensato/minimo na minha opinião:

se um peixe mede x o aqua deveria ter, na menor dimensão 3x. Eu aplico esta regra. ...

Casos praticos:

Oscar - 30cms. O aquario deveria ter no minimo 90x90x60, o sensato seria 150x90x60

 

Traduzindo: Para um Oscar deverá o aquário ter 486 litros, no mínimo, mas o sensato (normal) seria 810 litros. :twisted::lol::shock:

 

Claro que estás correcto. Até digo mais, o Oscar nem devia de estar em aquários... :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Com tudo o que aqui foi dito, pouco faltará dizer. No entanto no meio de tanta confusão apenas escrevo para dar a minha opinião pessoal pois possuo alguns peixes referenciados e conheço mais ou menos bem os outros ...

 

Tenho à alguns anos a esta parte ciclideos americanos, entre os quais um Óscar que já vai nos 35 cm e não pára de crescer apesar dos seus 7 anos de idade ... num aquário que ronda os 1.000 litros.

 

Uma coisa é certa e sei por experiência própria. A saúde do óscar no meu actual aquário é visivel ... e melhorou muito desde que o mudei de um aquário de 500 para o de 1.000 . Agora está de facto com todas as suas barbatanas e coloração muito aproximadas da "foto ideal" ... ou seja finalmente começa a ter o espaço para viver bem (com uma ressalva que concordo com o regal, o espaço para estes bichos é sempre pouco ...)

 

Quanto à mistura, todos concordamos que é uma salada russa , sem pés nem cabeça, pelas várias razões aqui enumeradas (desde filtragem, corrente, mistura de comportamentos ...)

O Óscar é um peixe "pacifico" dentro do grupo dos grandes americanos. Também posso falar por experiência porque tenho entre outros, o famoso managuense ... Agora com discus ... mais parece uma brincadeira, o óscar quando se irrita, não é propriamente o mesmo peixe que costuma passar largas horas a observar num canto do aquário ...

 

Quanto ao argumento de estarem todos misturados na natureza, esse é um comentário ainda mais absurdo. Nos grandes rios e lagos onde habitam, algumas especies formam cardumes para se defenderem mas ninguém tem em casa um cardume de 100 discus pra misturar com um óscar ... sem falar na capacidade de fuga que nos nossos aquários nunca terão, nem que façamos uma piscina como diz o regal ...

 

Mesmo a crescerem juntos desde pequenos, e já criei juntas muitas espécies de americanos, não acredito na combinação apresentada !!! Os grandes ciclideos mesmo sendo jovens, têm um instinto natural para crescer, por isso comem tudo, lutam desalmadamente pela comida, e até uns nos outros mordem ... quanto mais num discu ... coitado do discu ...

 

Espero não deixar a imagem de não gostar de discus, até os acho engraçados, mas por amor de deus ... é brincar ...

 

Deixo uma nota para reflexão : Porque não tentar colocar um Severum junto com os discus ? É um peixe com capacidade de adaptação aos comportamentos no aquário; defende o seu espaço no caso de ser atacado, mas com peixes inofensivos raramente embirra desde que tenha espaço suficiente. Além disso, até o seu formato se enquadra bem com os discus ... O meu severum mais velho (com cerca de 8 anos) até festas deixa fazer ... Obviamente que não vão meter um casal ... porque a 1ªvez que meterem ovos já estão os discus a ficar sem barbatanas ...

 

Abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia sobre os Discus não está correcta!

 

Os Discus, quando querem são extremamente agressivos, são Ciclideos e isso basta.

 

O Discu não é o peixe que fica ao canto do aquário, fica sim, quando tem o seu território dominado, quando não tem é extremamente agressivo!

 

O Oscar não é um peixe agressivo por natureza, é bruto. O Severum é agressivo e esse eu não indico para colocar com peixes territoriais, porque ele não desiste!

 

Se os Discus não podem estar com Oscares, porque é que quando estão juntos dão-se às mil maravilhas. É isso que eu não entendo nos vossos comentários.

 

Eu continuo à espera de exemplos em que um Oscar "derreteu" um Discu. Gostava de ver!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Regal sinto-me obrigado a responder já que fui eu que lancei a discussão Oscares Vs Discus...

 

Tu disses-te isto:

Eu diria que um aquário de 300 litros daria para albergar 2 ou 3 Discus e 2 Oscares adultos.

 

E disses-te também isto:

Se os Discus não podem estar com Oscares, porque é que quando estão juntos dão-se às mil maravilhas. É isso que eu não entendo nos vossos comentários.

 

Dadas as condições que TU desde acima, o de 300 litros para 2 Oscares adultos e 2 ou 3 Discus, achas que eles estariam "juntos às mil maravilhas"?!?!?!

Como achas que os Discus tolerariam a uma capacidade de filtragem de 10x, e atenção estamos a falar de 3000 litros hora, num aquário de 300 litros?

Como é que os Discus tolerariam a quantidade de compostos organicos que SEMPRE se acumulam num aquário de Oscares? (sim eu tive UM oscar num aquário de 250 litros com cerca de 2400 litros hora de velocidade de filtro e sei bem do que estou a falar!)

 

Eles no amazonas dão-se lindamente! Concordo contigo, agora num aquário de 300 litros como tu referis-te... tenho duvidas!

 

 

Espero ver exclarecidos estes pontos, que foram os que eu referi! Objectivamente...

 

Abraços,

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à mistura, todos concordamos que é uma salada russa , sem pés nem cabeça, pelas várias razões aqui enumeradas (desde filtragem, corrente, mistura de comportamentos ...)  

O Óscar é um peixe "pacifico" dentro do grupo dos grandes americanos. Também posso falar por experiência porque tenho entre outros, o famoso managuense ... Agora com discus ... mais parece uma brincadeira, o óscar quando se irrita, não é propriamente o mesmo peixe que costuma passar largas horas a observar num canto do aquário ...  

 

 

O managuense (Jaguar !?) está com o Oscar ? é mais agressivo ? Tenho ideia de que o oscar é um bocadinho como um rotweiler, não é muito agressivo mas é muito confiante e dominante. Nos aquários que tenho visto com oscares e outros peixes, os oscares parecem sempre ter um papel "principal"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais