[Projecto] Agora piscina, futuro lago


Recommended Posts

Bem, este tópico servirá para me elucidarem em relação a uma situação que me perguntaram. Converter uma piscina em lago.

 

Supostamente aquilo tem potencial para ficar bonito, porque a piscina tem uma parte em vidro que dá para ver para uma sala da casa.

 

As minha perguntas são:

:arrow: Isto é possível?

:wink: Já alguém fez algo do género?

:wink: A casa fica em Braga, e estou perfeitamente a ver temperaturas do ar entre os 2 e os 35ºC (Inverno - Verão) e muitas vezes chove com força. Existem muitas espécies que se dão bem em tal amplitude térmica?

:? Ainda não vi o local, mas presumo que tenha um grande filtro de areia. Este filtro é adaptável a um lago? Ou com tanto factor de diluiçao nem necessito de filtro?

:arrow: Algum dos constituintes normais de uma piscina pode ser toxico para os peixes?

:arrow: Que plantas se aplicam a um lago destes?

 

Sei que a capacidade, profundidade, etc deveriam constar da lista de informações, mas para já não tenho esses dados. :?

 

O meu amigo pediu-me ajuda e eu peço-vos a vocês.

 

Digam tudo que me possa ajudar, porque em lagos a minha experiência é nula. :oops::oops:

 

Muito obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, este tópico servirá para me elucidarem em relação a uma situação que me perguntaram. Converter uma piscina em lago.

 

Supostamente aquilo tem potencial para ficar bonito, porque a piscina tem uma parte em vidro que dá para ver para uma sala da casa.

 

As minha perguntas são:

:arrow: Isto é possível?

:wink: Já alguém fez algo do género?

:wink: A casa fica em Braga, e estou perfeitamente a ver temperaturas do ar entre os 2 e os 35ºC (Inverno - Verão) e muitas vezes chove com força. Existem muitas espécies que se dão bem em tal amplitude térmica?

:? Ainda não vi o local, mas presumo que tenha um grande filtro de areia. Este filtro é adaptável a um lago? Ou com tanto factor de diluiçao nem necessito de filtro?

:arrow: Algum dos constituintes normais de uma piscina pode ser toxico para os peixes?

:arrow: Que plantas se aplicam a um lago destes?

 

Sei que a capacidade, profundidade, etc deveriam constar da lista de informações, mas para já não tenho esses dados. :?  

 

O meu amigo pediu-me ajuda e eu peço-vos a vocês.

 

Digam tudo que me possa ajudar, porque em lagos a minha experiência é nula. :oops:  :oops:  

 

Muito obrigado.

 

epa nao tenho muita experiencia mas minha rica peixina =/....

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Amigo, possibilidade existe. A questão é que terás que modificar muitas coisas. Citarei algumas:

1) O sistema de filtragem não poderá ser "exatamente" o mesmo;

2) Utilizando parte desse equipamento, terás que fazer muita limpesa e dificilmente eliminará "todos" resíduos dele. (O cloro é o menos complicado).

3) Devido a localização da piscina (a sol pleno) ela deverá ser coberta ou conter "muita" vegetação;

Caso queira dar uma olhada em um tópico semelhante é só visitar:

Peixe na piscina, será possível?

 

Qualquer coisa vamos auxiliando-o na medida do possível.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

 

Finalmente alguem se pronuncia :D

 

O cloro também não me parece que possa ser problema, pois a piscina iria levar água sem cloro obviamente.

 

Queria algumas dicas do que se tem de fazer em termos do arranjo físico da piscina para estar adaptada a lago.

 

Devia colocar umas fotos do local, mas como não posso lá ir a qualquer altura, tenho de aproveitar quando lá for para tirar umas fotos.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José Miguel;

 

Pergunto-lhe?

 

Você visitou o link que lhe passei? A partir dele podemos trocar maiores detalhes aqui pelo fórum.

Deve informar se pretendes fazer as alterações em definitivo ou não para procurarmos orientar melhor.

 

Esse é dos desafios que gosto. Uma mudança radical para implantação de um novo habitat.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho bastante possível! É claro que posso estar a dizer asneiras, mas do meu ponto de vista, a maior parte do trabalho já está feita!

 

Tens o "lago", tens um sistema de filtragem mecânico (filtro de areia), só precisas de deixar de tratar a água (ou então usar 500 embalagens de AquaSafe -estou a brincar) ou fazer uma troca completa da água, não sei. Provavelmente convém é neutralizar aquele sistema que aprisiona os detritos flutuantes... basta tirar as palas.

 

Mas como se diz no tópico da aquahobby, logo que a água comece a esverdear, está pronta para receber vida.

 

Resta incorporar um Filtro UV ou Ozonizador (o pessoal das Carpas Koi usa pontualmente Ozonizadores para garantir que a água dos lagos permenece cristalina e transparente, e assim poderem ver os peixes mesmo a alguns metros de profundidade), e ver se a capacidade do filtro de areia é suficiente para o novo uso (desconfio que não, mas também não deve ser difícil instalar outro filtro, em série, depois do de areia. Dessa forma o de areia funciona como filtro mecânico, e o novo como biológico.). Plantas flutuantes também devem dar uma boa ajuda no controlo das algas... Et le voilá: parece-me perfeitamente exequível, se alguém quiser mesmo que funcione! :D

 

 

 

Em relação aos peixes que podes manter, dada a profundidade que uma piscina pode ter, podes manter muita coisa: mesmo que a água gele à superfície, no fundo vai estar alguns graus mais quente.

 

Desde vivíparos como o Xiphophorus variatus (Platy-variegada), até carpas e peixes-vermelhos, e tudo o mais que podes encontrar nos nossos rios (e há peixes muito interessantes!).

 

Mas de certeza que alguém é capaz de fazer uma discriminação melhor do que a minha. :?

 

Se calhar também seria boa ideia pintar as paredes interiores da piscina de preto, por exemplo, e retirar todos os elementos que teimassem em nos recordar que aquilo é uma piscina adaptada. :)

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

e estou perfeitamente a ver temperaturas do ar entre os 2 e os 35ºC (Inverno - Verão) e muitas vezes chove com força. Existem muitas espécies que se dão bem em tal amplitude térmica?

Partamos do princípio de que habitariam o lago os peixes de água fria = carpas e kinguios juntamente com peixes da fauna local (já habituados a tais variações). Esses ainda teriam algumas ressalvas.
Visitei o link sim, mas a ideia não seria colocar uns peixes provisoriamente numa piscina, por isso esta situação não se enquadra muito com a desse tópico.
TEM CERTEZA DE QUE "NADA" LHE AJUDOU ESSE TÓPICO ?

Eu não disse que ele resolveria sua questão.

 

A ideia é criar um lago a partir de uma piscina.
"Se" reavaliar o seu tópico, entenderás que não deu ou não tens quase que informações nenhuma para consolidar(mos) essa sua idéia. Particularmente, tentei lhe passar a idéia de viabilidade ou não e alguns dados à respeito de um possível projeto "artesanal" de aproveitamento de uma estrutura para criar um novo projeto.

 

Desejo-lhe sucesso na empreitada de apoio ao seu colega, dono da proprietade onde está essa piscina e que com certeza, num futuro próximo se transformará em um belíssimo lago ornamental de jardim. :wink:

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos materiais, tecnicamente uma piscina não é muito diferente de um lago: telas, fibras ou betão. Telas e fibras não alteram a constituição da água: o betão, sim, aumenta o pH, mas com o tempo é "curado": por esta altura já deve ter sido curado à muito. Mas, mais uma vez, logo que comecem a aparecer algas, é sinal de que o pH está em (ou próximo de) valores adequados.

 

Plantas aquáticas há muitas: eu sugeri as flutuantes porque imaginei que não havia a intenção de colocar substracto na piscina. Jacintos-aquáticos, Alfaces-aquáticas, Lótus e nenúfares em vasos: as hipóteses são muitas.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas, mais uma vez, logo que comecem a aparecer algas, é sinal de que o pH está em (ou próximo de) valores adequados.

Olá Tiago;

 

Seria possível "sintetizar" as condições ideais de vida aquática em um lago/piscina/tanque baseado nessa referência = unicamente o pH ??? :arrow:

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Jose Miguel Gomes

 

Veja este link http://www.kilk.com/pond/ pois é uma óptima ideia de como transformar uma piscina num lago.

 

Primeira pergunta, que tipo de lago pretende, plantas e cometas, platys, espadas, guppies? De kois? De kois e plantas? È que as necessidades são bem diferentes.

 

Peço desculpa ao Tioayres por usar as suas respostas para os meus comentários.

 

1. Conforme o Tioayres tão sensatamente escreveu, o sistema de filtragem para uma piscina não é “exactamente” o mesmo que para um lago. Julgo que estas reticências, têm a haver com o tipo de lago e peixes que quer ter. O grau de poluição de um lago (raízes de plantas, folhas, excrementos especialmente se for de kois, algas, etc.), rapidamente torna o filtro de areia inoperacional.

 

2. Tioayres escreveu “Utilizando parte desse equipamento, terás que fazer muita limpeza e dificilmente eliminará "todos" resíduos dele. (O cloro é o menos complicado).” Realmente há que prestar atenção às resinas que possam ter sido utilizadas, assim como, a tinta das paredes que pode ser tóxica. Além de tudo os peixes não são grandes fãs da cor azul clara das piscinas.

 

Mas nem tudo são contrariedades. No fundo, o que se precisa são algumas pequenas modificações para se ter um belo lago.

 

1 O revestimento do lago é em cimento ou fibra de vidro azul? Então pinta-se de preto com tinta própria para lagos não tóxica.

 

2 Filtragem já tem todo o sistema de tubagem montado a única coisa que deve pensar é numa boa bomba e num bom filtro.

 

3 Decoração o exemplo que lhe envio parece-me óptimo.

 

Por último umas imagens ajudariam imenso.

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa ao Tioayres por usar as suas respostas para os meus comentários.
Sabes perfeitamente que não seria necessário. Mas demonstra sua ótima formação. 8)

 

Geralmente os laguista são extremamente cordiais entre se e aos demais também. Creio que é particularidade da pessoa laguista. :shock:

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Tioayres

 

Realmente tenho constatado que a maioria dos laguistas são cordiais e incentivam positivamente (mesmo quando alguém faz algo de errado) todos os que querem entrar neste hobby. Bem hajam os laguistas e especialmente aqueles que estão sempre prontos a nos ajudar com a sua sapiência.

 

Um abraço

Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, vou já deixar aqui as fotos da piscina, para terem uma ideia muito melhor do que estou a falar.

 

Em seguida passo a ler o link que me sugeriram.

 

A piscina (peço desculpa pela falta de luz):

dsc00812iq4.jpg

 

dsc00813uu8.jpg

 

A vidraça que dá para ver a sala:

dsc00814cg9.jpg

 

As saídas de água:

Superfície (são várias saídas)

dsc00815vg6.jpg

 

Fundo (apenas uma saída)

dsc00816jy5.jpg

 

A tal vidraça (que está rachada à vários anos):

dsc00818xh0.jpg

 

A sala onde está o filtro, os interruptores e as torneiras das tubagens:

dsc00819rz9.jpg

 

 

 

Agora preciso de ajuda para saber o que tudo isto faz... :?:?

 

dsc00820da1.jpg

 

A bomba:

dsc00821nf0.jpg

 

dsc00822di0.jpg

 

dsc00823jv1.jpg

 

dsc00826hi3.jpg

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tioayres

 

Já li o tópico que sugeres.

 

Conclusões:

O cloro de uma piscina normal é demasiado para os peixes. Ok, isso já sabia. Se a água for lá colocada directamente da companhia e não for adicionado cloro, o cloro que a água já possui penso que se evapora facilmente com a agitação da água.

O conceito de piscina natural é um conceito recente. Já tive algumas conversas sobre estas piscinas na natureza. Em particulares desconheço como se faz tal coisa, mas é uma ideia interessante. Se souberes mais sobre isso apita.

As alterações que estava a ponderar eram em definitivo, mas se realmente existir informação suficiente sobre piscinas naturais é uma hipotese a considerar.

 

 

 

tiagodovale

 

Obrigado pelas tuas dicas.

A utilização de exterminadores biologicos (UV e Ozono) é realmente necessária?

O filtro já tem aí uma fotografia. A visita foi mesmo muito rápida e não deu para eu andar aprocura da capacidade da bomba do filtro. Não sei se pela imagem dá para chegar lá.. :lol:

 

 

 

Kohaku

 

Obrigado pelo link. :shock:

Gostava de saber que várias hipóteses de combinações de fauna posso ponderar.

Existem ciclídeos que aguentem estas águas no Inverno?

Em relação a espécies locais, onde posso encontrar informação sobre isso?

O revestimento parece-me ser fibra. Cimento não é de certeza.

 

 

Um abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, José Miguel.

 

Já que mencionou a piscina natural, aqui vão alguns endereços, inclusive os primeiros são de Portugal:

 

http://lcbuevora.naturlink.pt/canais/Artig...al=43&iLingua=1

http://www.biopiscinas.pt/

http://www.motherearthnews.com/Green_Home_..._Swimming_Pools

 

Abraço

sapopar19xi.gif Laguismo sapopar29vo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José Miguel!

 

Em relação ao filtro das fotos, apesar de não ser possível tirar uma conclusão através delas, certamente que está dimensionado adequadamente para fazer a filtragem mecânica à piscina. Basta juntar um filtro biológico com uma capacidade adequada.

 

Os filtros UV/Ozonizadores não são essenciais, mas considero que sejam fundamentais para garantir uma água cristalina à profundidade da janela: deve ser instalado no sistema de filtragem depois do filtro biológico, claro, mas não irá eliminar algas e outras formas de vida microscópicas instaladas nas paredes e fundo do aquário, plantas etc..

 

 

 

Em relação aos ciclídeos, tens o Chanchito (Cichlasoma facetum). Foi introduzido nas nossas águas a partir do Sul do Brasil/Argentina: é muito resistente, com um bonito padrão. Atinge geralmente os 15 cm (embora possa ser um pouco maior). Reproduz-se facilmente e os pais têm muito cuidado com os alevins, como era de esperar.

 

Também sugiro a (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] (Lepomis gibbosus). É um peixe originário da América do Norte, que também foi introduzido nas nossas águas: é um peixe de cores muito bonitas, da dimensão dos Chanchitos. É muito fácil de reproduzir, mas acho que precisa de algum substracto para fazer o ninho (não tenho a certeza). As crias também têm protecção paternal (do pai, neste caso).

 

Ambos são peixes algo agressivos, e capazes de "limpar" o lago de peixes mais pequenos.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ozonizador (o pessoal das Carpas Koi usa pontualmente Ozonizadores para garantir que a água dos lagos permenece cristalina e transparente,

 

Olá Tiago,

 

O que seria esse Ozonizador ? Fiquei bastante curioso. Vc tem algum material literário com maiores informações ?

 

Cumps

Marcelo Cid

Meu lago está aqui => http://www.peixemania.no-ip.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jose Miguel Gomes

 

A piscina tem espaço á volta ou não? A vivenda tem mais quintal?

 

O seu amigo tem dinheiro? È que este projecto pode ser um bocado caro.

 

Veja uma ideia de filtros neste site http://www.koi-bito.com/forum/showthread.p...p?t=4473&page=3 para ver as imagens terá de se inscrever no fórum.

 

As imagens que apresenta indicam que com algumas transformações poderá fazer um lago espectacular, que sirva para qualquer coisa que queira.

 

Eu como gosto Kois diria que tem grandes chances de ter um extraordinário lago de kois.

 

Mas também se cobrisse a piscina com uma cobertura de vidro poderia ter uma piscina aquecida todo o ano

ou um lago tropical temático que imitasse por exemplo a bacia do amazonas com milhares de plantas e peixes como discus, néons, escalares, limpa fundos, etc. poderia ser aquecido a energia solar. Provavelmente teria um dos maiores aquários temáticos do mundo. E ainda faria bom negócio a vender os peixes e as plantas que nasceriam no lago. E realmente era um hobby muito completo e para a vida inteira pois iria demorar um tempo a ficar bem plantado. Depois para plantar e podar as plantas teria de ter material completo de mergulho o que seria fantástico estar a nadar na bacia do amazonas em plena cidade de Braga.

 

http://apisto.bravepages.com/AMAZONIAN%20J...NGLEarticle.htm

www.flower-horn.de/arowana_page3.html

http://www.wildsky.net/vivarium/evivariu.htm

www.wildsky.net/sunshine/sunaqua.htm

http://www.wildsky.net/sunshine/amazon.jpg

http://www.pbase.com/nakedyak/image/53002260

http://members.virtualtourist.com/m/p/m/2ad1d8/

http://www.astroshow.com/baja/IMG_4771.JPG

 

 

Como vê as ideias são muitas mas a questão é: quanto é que quer gastar e o que quer fazer?

 

Cumprimentos

Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...