MoonLight será correcto?


Recommended Posts

Boas,

 

Tenho duvidas acerca da nova onda sobre a eluminação nocturna para simular " a luz da noite "!??.

Na natureza a luz da lua não penetra na água a profundidades superiores a 30 ou 40Cm. É preciso uma lua bem cheia sem nuvens para tal acontecer.

Os peixes quando têm a luz apagada e estão sobre escuridão total dormem, isto é ficam parados no fundo ou não, mas ficam sem actividade visivel exceptuando os nocturnos como é óbvio.

Com as ditas cujas luzes azuis, verdes ou vermelhas tal nâo acontece e há sempre actividade no aquario.

Será que isto não projudica o metabolismo dos peixes diurnos??

Será que isto é uma forma de aquatuning?

Será moda ou mais um pretexto para o comércio vender mais uma bujiganga inutil?

Não estou a criticar quem tem, estou é com duvidas e por isso as minhas perguntas a quem souber responder com fundamento.

 

Cumps

LS

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís.

Devo dizer que, em tempos, tambem ponderei sobre essa questão, embora, aquando da minha 1ª moon, tenha constatado que os peixes acabavam por 'dormir'. Creio que o problema que pões , deve-se ao facto de se ligar as moons com potencia suficiente para nós ver-mos os peixes, e não com a potencia indicada para simular o luar.

Pelo meu lado, e porque o objectivo é tambem um pouco o de Aquaxunning, como tu dizes, optei por uma solução, que creio intermédia:

 

Liguei as moons dos varios aquas para uma potencia mais fraca, onde só se consegue vislumbrar os contornos dos peixes de plano medio alto, e ligo-as apenas 1:30 Horas antes e depois do fotoperiodo. Quanto a este, tambem o reduzi em 40min, para de alguma forma tentar compensar a coisa...

Diga-se que, mesmo com as moons ligadas, já vejo a maior parte dos peixes parados, provavelmente a dormir.

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a minha moonlight também consigo observar os peixes nocturnos em actividade, coisa que disfrutava pouco antes de a montar...

 

Pude concluir também que o funcionamento da mesma em nada perturbava os outros peixes, visto que dormiam mesmo com ela ligada.

 

Cumprimentos.

 

P.S. - Tenho a moonlight a ligar 15 minutos antes de desligar as outras e dp mantem-se assim ligada durante 4 horas, as quais se seguem 8 de escuridão total.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma dúvida que sempre tive...no meu caso tenho a luz ligada 10 horas por dia a pensar nas plantas mas e os peixes? Se por exemplo apago as luzes pelas 00:30, logo as 6:30 da matina começa a haver luz ambiente e os peixes entram logo em actividade. É prejudicial? eles so "dormem" 6 horas? :roll:

"Time is money spend it"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.