Vallisnerias Gigantes


José Garcia

Recommended Posts

Boas,

 

Comprei uns pés de Vallisnerias Gigantes já com um tamanho consideravel,necessitava saber se posso cortar as folhas maiores ,ou como posso podar as Vallisnerias Gigantes.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu as minhas corto-as á altura do aqua senao crescem tanto que tapa todo o aqua!  :wink:

 

William,

 

outra duvida,em relação a luz são muito exigentes?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se as são as plantas que creccem folhas desde o pé, eu tenho muitas, eu também as corto ao nivel do meu aqua, a cerca da luz muito pouco exigentes, tenho um aqua de 80cm com 18w de luz e elas estão muito bem.

 

 

EDIT: goglei e são mesmo essas

:\

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

E cortando-as passado uns dias elas não apodrecem?

 

As valisnérias gigantes devem ser podadas arrancando as folhas pela raiz...nasce duas ou três rapidamente a seguir...sempre que se cortam a folha acaba por apodrecer, ficando castanha e com buraquinhos...

 

e de facto não são nada exigentes

 

Um abraço

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tou um pouco a pressa lol

 

As vezes apareçe uma ou outra folha a apodreçer, o que é normal, mas os caracois adoram as valisnerias podres ou não eles papam tudo lol. mas elas nã apodrecem devido aos cortes, pela experiencia que tenho no assunto claro!

:\

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok,

 

por isso é que eu gosto da aquariofilia, além de ser anti-stress, acalma-nos das correrias do dia a dia, e por outro lado é um hobbie sem verdades absolutas o que para mim é fascinante.

 

No entanto pela minha expriência com as minhas e pelo que tenho lido (também em alguns tópicos aqui do fórum), deve-se podar como eu disse, no entanto reforço que não há veraddes absolutas :wink:... deve-se também de quando em vez cortar-se os runners (que ligam duas raizes), e deve-se cortar quando uma raiz já ganhou alguma consistência e sempre junto á raiz "mãe".

 

No meu aquário há uns tempos elas começaram a atrofiar pois as raizes estavam a ficas sufocadas, ou seja sem espaço...

 

Um abraço

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nelson,

 

Diz lá uma coisa,as folhas quando se encontram já grandes arranco-as junto a raiz ,é isso?e não a problema,volta a crescer novas folhas?

 

"deve-se também de quando em vez cortar-se os runners (que ligam duas raizes), e deve-se cortar quando uma raiz já ganhou alguma consistência e sempre junto á raiz "mãe". " não entendo.

Eu tenho cinco pés ,tenho que efectuar o corta daz raizes de vez em quando?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diz lá uma coisa,as folhas quando se encontram já grandes arranco-as junto a raiz ,é isso?e não a problema,volta a crescer novas folhas?

 

Sim (não as arranques todas ao mesmo tempo) e sim...

 

"deve-se também de quando em vez cortar-se os runners (que ligam duas raizes), e deve-se cortar quando uma raiz já ganhou alguma consistência e sempre junto á raiz "mãe". " não entendo.

Eu tenho cinco pés ,tenho que efectuar o corta daz raizes de vez em quando?

Vais ter que ser tu a perceber isso, ou sejas investiga a ver se a raizes não estão todas já á "molhada", outro sinal também é as folhas ficarem amareladas, outra das situações também é quereres alinhar as valisnerias melhor (replantando-as noutro sitio)...quando desenterrares duas raizes vais ver um fio que liga uma raiz á outra, é digamos o cordão umbilical da planta, é isso que deve ser cortado como eu expliquei. No meu aquário coloquei um pézito em Maio, há coisa de 4 semanas tinha 11 pés totalmente saudáveis...(lógico que tive que dar alguns).

 

Um abraço

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

E cortando-as passado uns dias elas não apodrecem?

 

As valisnérias gigantes devem ser podadas arrancando as folhas pela raiz...nasce duas ou três rapidamente a seguir...sempre que se cortam a folha acaba por apodrecer, ficando castanha e com buraquinhos...

 

e de facto não são nada exigentes

 

Um abraço

 

 

realmente isso acontece-me em algumas , apodrecem junto á raiz e acabam por se soltar.....será de eu as cortar? :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois , mas isso por acaso acontece-me bastante e n estava a perceber do que seria , ate ja pensava que era fertelizaçao deficiente , sendo assim vou mudar o metodo de poda e ver se ha alteraçoes! abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais