escalares, macho ou femea


Helder Rodrigues

Recommended Posts

boas

 

sou novato na matéria e estou a pensar em adquirir um aqua de +- 100l. A minha duvida é que como estou a pensar que seja comunitario, gostaria de ter algumas das especies mais comuns e aconselhadoas para principiantes, tais como guppys, bettas, corydoras, limpa vidros e 2 ou 3 escalares(desculpem não colocar o mone cintifico mas ainda estou mto verde :arrow: ). Tenho lido aqui no forum que em relaçao aos escalares, guppys e bettas, se colocados em pequenos e com algum tempo de separação em principio não terao problemas,mas no caso dos escalares dissera-me que só apartir de certa altura (tamanho) é q se consegue distinguir o macho da femea. Será realmente assim??? :twisted::P:roll: , pois como os iria adquirir em pequenos, queria logo 1 casal. Aguardo as vossas dicas

Um abraço

 

HMMR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Bem vindo a isto que, espero, não se torne na famosa aqua-dependencia.

Para um principiante, apesar da técnica conseguir controlar "quase tudo", sugiro que testes o Kh, Gh e ph da àgua da torneira, para assim poderes seleccionar "o teu aqua".

Enquanto, por expl., guppies requerem aguas + - duras e alcalinas, os neos e escalares sentem-se bem em aguas moles e algo acidas... :) .

"Vê" a àgua que te sai da torneira e ´selecciona especies compativeis ou aprende como "moldar" a àgua.

Um abraço.

JPM

 

Ps-> Os escalares é fácil...as fêmeas põe ovos, os machos não cheers

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

guppys com 2 ou 3 escalares cheers:) Vai ser uma matança na certa :) os escalares vão chamar um figo aos guppys 8)

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Machado

sugiro que testes o Kh, Gh e ph da àgua da torneira,
Ok, sei que as referidas especies requerem aguas diferentes, mas como tenho lido por aqui que se forem colocados de pequenos, poderão conviver e adaptar-se. Sou de Portimão e penso que a agua aqui sai da torneira com um PH por volta dos 7.3.
Os escalares é fácil...as fêmeas põe ovos, os machos não
O que eu queria referir acerca dos escalares é a tal adaptação, pois se colocar um casal de escalar "adultos" penso que irá inevitavelmente acontecer "festim".

Aguardo mais opinioes

obg

HMMR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
guppys com 2 ou 3 escalares   :twisted:  :D Vai ser uma matança na certa :roll: os escalares vão chamar um figo aos guppys  :?

eu nao axo sempre tive guppys e escalares no mesmo aqua e nunca ouve problema... mas agora escalares com tetra neons... isso sim....era a matança geral!!!

os escalares é impossivel diferenciar os sexos, só na altura da reproduçao é que dá para ver... ;)

Assinatura removida por não respeitar as dimensões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

guppys com 2 ou 3 escalares   :roll:  :? Vai ser uma matança na certa ;) os escalares vão chamar um figo aos guppys  :?

eu não (palavra corrigida) acho (palavra corrigida) sempre tive guppys e escalares no mesmo aqua e nunca ouve problema... mas agora escalares com tetra neons... isso sim....era a matança geral!!!

os escalares é impossivel diferenciar os sexos, só na altura da reproduçao é que dá para ver... ;)

Viva,

 

De certeza que nunca tiveste escalares de 20cm de altura, ou um cardume deles jovens (uns 8cm).... porque senão haverias de ver o que é caça em emboscada :twisted: :D ........ Para além de que as aguas preferidas de escalares e guppies são diferentes....

 

Para ficares a saber mais algo sobre escalares lê o meu artigo:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=30526

 

Abraço

 

Valter Filipe Silva

 

PS - Quanto ao sexo, o JPM já te respondeu :wink:

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

sempre tive guppys e escalares no mesmo aqua e nunca ouve problema...mas agora escalares com tetra neons... isso sim....era a matança geral!!!

Duarte e Valter, obrigado pela vossa opinião :P , mas como aqui no forum já li tanta coisa ,tal como voces dizem e outras contrarias, foi por isso que questionei.

Acho que vou tentar colocar primeiro os guppies e algum tempo depois os escalares, bem pequenos :lol: , o que acham? :P:?:

 

Um abraço

 

Helder Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não misturava essas espécies.

 

O melhor que podes fazer é tal como já te sugeriram aqui, é medires os prâmetros da água e montares um aquário em função desses valores.

 

Ou então se conseguires molda-los um pouco e vires que os manténs estáveis podes opter por outra gama de peixes.

 

Projecta bem o que vais fazer.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu fiz isso mesmo!!!

dantes eu tinha um escalar +/- 15 cm que era bem pacifico e nao atacava nenhum ( só comia os neons) :P mas guppys na boa... eu agora tenho 2 guppys femeas e 2 escalares ainda pequenos eles se tiverem habituados talvez nao se ataquem... talves eu tenha tido sorte com o outro escalar... quem sabe... se quiserem ver os escalares e os guppys está no meu link aqui em baixo| :lol: obrigado pelo artigo :P

Assinatura removida por não respeitar as dimensões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José Gomes

Eu não misturava essas espécies.  

 

O melhor que podes fazer é tal como já te sugeriram aqui, é medires os prâmetros da água e montares um aquário em função desses valores.  

 

Ou então se conseguires molda-los um pouco e vires que os manténs estáveis podes opter por outra gama de peixes.  

 

Projecta bem o que vais fazer.  

obrigado pela resposta, e parece que tenho mesmo que desistir dos escalares e optar por outra espécie :cry:

 

Duarte Leitão

eu fiz isso mesmo!!!  

dantes eu tinha um escalar +/- 15 cm que era bem pacifico e não (palavra corrigida) atacava nenhum ( só comia os neons) .....

pois eua isso que eu queria tentar evitar, percebes.

Obrigado pelo apoio. :)

 

De qualquer maneira, gostaria de vos questionar.

Que tamanho de aqua será necessario para ter um pequeno cardume (de 5 a 10) de escalares? :?: Será possivel ter num aqua menos que isso? :?: Se não for coisa muito grande, pode ser que consiga dar a volta à "patroa"!! :wink::wink:

 

Um abraço

 

Helder Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

guppys com 2 ou 3 escalares   :arrow:  :arrow: Vai ser uma matança na certa :arrow: os escalares vão chamar um figo aos guppys  :arrow:

eu não (palavra corrigida) acho (palavra corrigida) sempre tive guppys e escalares no mesmo aqua e nunca ouve problema... mas agora escalares com tetra neons... isso sim....era a matança geral!!!

os escalares é impossivel diferenciar os sexos, só na altura da reproduçao é que dá para ver... :arrow:

 

Tenho um escalar com uns 10 cm e um cardume de neons - dão-se lindamente, e o escalar chegou ao aquário primeiro, os neons foram introduzidos depois! O mesmo escalar já matou um Betta.

 

Vá-se lá saber, parece que as regras foram feitas para serem quebradas.

 

Cumprimentos

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais