Consumo de fosfatos


xlifes

Recommended Posts

Boas!

Recentemente, e após um longo peródo afastada destas andanças, remodelei o meu aquário para mais uma vez tentar manter um plantado de sucesso. As anteriores tentativas não se pode dizer que tenham sido muito bem sucedidas, pelo menos não por muito tempo :)

 

O aquário está actualmente assim:

 

Pic_1516_6.jpg

 

Um dia depois de ter terminado o layout fiz testes à água para saber que fertilizantes teria que adicinar para promover o bom crescimento das plantas.

 

Nitritos=0

Nitratos= um pouco elevados mas julgo que mais ou menos nos valores certos (já explico o porque da falta do valor exacto)

Fosfatos=0

 

Face a isto decidi não fertilizar com nitratos mas acrescentei de imediato 10 ml de fosfatos (com base num cálculo que fiz à uns tempos sobre a quantidade de fosfatos para a minha litragem, seguindo a "regra" dos 0,5 Mg/L)

 

Quanto aos nitratos a razão porque não tenho um valor exacto é porque perdi o papel com a escala :)

No entanto recordo-me mais ou menos da escala de cores e or isso acho que estavam ligeiramente altos.

 

Nos restantes dias tenho medido sempre os valores de fosfatos e encontro-os sempre abaixo do valor de referencia num plantado (0,5 Mg/L)

Os nitratos continuam ligeiramente mais altos do que deviam.

Como os fosfatos estão sempre a zero tenho adicionado fosfato todos os dias.

No entanto, para além de me estar a acabar com o frasco de fertilizante a uma velocidade vertiginosa 8) , acho estranho continuar a ter os nitratos elevados uma vez que segundo o que li o consumo dos fosfatos esta relacionado com estes. Ou seja, as plantas consumiriam primeiro os nitratos e depois os fosfatos. Sendo assim, como podem estar a consumir todos os dias tamanhas quantidades de fosfatos mas não nitratos?

 

Alguma ideia?

 

Queria também aproveitar para perguntar se alguém teria a escala dos testes de nitratos da Sera que pudesse postar aqui ou enviar-me por e-mail :?

faz-me mesmo falta...

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

duas hipoteses....o teste estragado, ou então a tua solução de fosfatos é muito fraquinha...

 

dizer : "adiciono 10ml de fosfatos" sem saber a concentração da solução :) não nos dá informação nenhuma a nao ser que estás a aumentar o volume dentro do aquario em 10ml :)

 

o consumo de fosfatos está ligado ao de nitratos, potássio, micros, etc, etc, etc.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Relativamente à tabela de cores do teste não te posso ajudar, pois uso da nutrafin.... :)

 

Mas na questão da fertilização posso. Por aquilo que sei os macro nutrientes estão estritamente relacionados entre eles, e são aqueles que são consumidos em maior escala, em conjugação com o CO2.

 

Assim sendo a famosa expressão NPK tem uma razão de ser assim....que é a relação deles, mas detrás para a frente.

 

Quero com isto dizer que sem potássio não há consumo de fosfatos, e sem fosfatos não há consumo de nitratos, e sem nitratos as plantas não crescem...

 

É por isso que tantas vezes é referida aquela relação empírica de 5-0.5-15, ou 10-1-20 que é a relação entre os macros, mas sempre presentes, pois um sem o outro não adianta.

 

Resta-me acrescentar que não chega só uma fertilização com macros, também é importante uma fertilização de micros e boas condições de iluminação (mais espectro que potência) e bons níveis de CO2...

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No entanto, para além de me estar a acabar com o frasco de fertilizante a uma velocidade vertiginosa  :) , acho estranho continuar a ter os nitratos elevados uma vez que segundo o que li o consumo dos fosfatos esta relacionado com estes. Ou seja, as plantas consumiriam primeiro os nitratos e depois os fosfatos. Sendo assim, como podem estar a consumir todos os dias tamanhas quantidades de fosfatos mas não nitratos?

 

por isso se chama relação N-P-K... a falta de 1 implica o não consumo dos outros. as plantas consomem-nos por ordem...

 

O que também acho estranho é dizeres que o fosfato anda sempre a zero e os nitratos não baixam... então para onde foi o fosfato que tens andado a acrescentar ? no mínimo, essa adição de fosfatos (presumindo que não tens falta de K) deveria, obrigatóriamente, levar-te os nitratos a zero... aliás, eu continuaria a adicionar fosfatos até:

 

- levar os nitratos a zero;

- verificar que os fosfatos não ficam a niveis desaconselhados...

 

Quando levares os nitratos a zero, então sim começas a fertilizar em equilibrio com as dosagens que calculares para o teu aquário para N,P e K separadamente.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A falta de um macro nao implica a não assimilação dos outros, implica é diferentes tipos de crescimento, folhagem e coloração das mesmas. e a relação NPK presente nas plantas pode diferir entre elas.

 

ou seja, a criação de proteinas, hidratos de carbono e outros compostos pela planta é função dos nutrientes disponiveis e assimilaveis.

 

alias, por exemplo em arvores de pomar a utilização de diferentes relações NPK nas diferentes fases sazonais das plantas é condição importante para o bom desenvolvimento foliar , floração e produção de frutos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Então neste caso em que existe um consumo de fosfatos e aparentemente um não consumo, ou consumo residual de nitratos, e tendo em conta que não há adição de potássio, que níveis de crescimento vai a planta atingir?

 

Sei que com nitratos elas tendem a crescer mais rápido...certo?

 

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a folhagem, sim...

 

outra parte da explicação é que na altura de crescimento radicular o consumo de fosfatos é mais elevado. mas a mim parece-me uma combinação de : a solução de fosfatos é fraca ou o teste não é la muito bom...ou o fosfato está a precipitar.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Então neste caso em que existe um consumo de fosfatos e aparentemente um não consumo, ou consumo residual de nitratos, e tendo em conta que não há adição de potássio, que níveis de crescimento vai a planta atingir?
outra parte da explicação é que na altura de crescimento radicular o consumo de fosfatos é mais elevado. mas a mim parece-me uma combinação de : a solução de fosfatos é fraca ou o teste não é la muito bom...ou o fosfato está a precipitar.

Ou ainda outra que já me aconteceu, o fosfato estar a ser consumido, mas não na totalidade pelas plantas. Se tiveres algas, isso poderá acontecer. E consegues ter consumos de 1.5-2.0 ppm por dia de PO4 :)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas e pelo interesse em ajudar! :roll:

 

Tentando responder a tudo: o fertilizante de fosfatos que uso é o Phos+ da Kent botanica. Segundo as indicações da embalagem cada 1 ml da solução contém 1.51 mg de fosforo ou o equivalente a 4.63 mg de fosfatos.

 

Antes de fazer esta remodelação tinha o aquário cheio de algas. Aliás foi essa a razão do recomeço.

Neste momento mantenho algumas algas filamentosas em algumas plantas, uma vez que não foi possivel remove-las todas aquando da remodelação. Não notei para já um crescimento exagerado das mesmas (algas) mas também passou muito pouco tempo :?

 

Se realmente forem as algas as responsaveis pelo consumo de fosfatos como poderei equilibrar o consumo de nitratos?

Suponho que tenha que conseguir livrar-me das algas primeiro, no entanto estava a tentar faze-lo promovendo o crescimento das plantas, para que estas absorvessem bem os nutrientes, impedindo as algas de o fazer...

 

Quanto à boa condição do teste de fosfatos: o teste é relativamente novo e o prazo de validade indicado termina apenas em 2009... é o da nutrafin e apesar da escala de cores não ajudar à correcta avaliação dos valores posso garantir que nao consigo manter os fosfatos no nivel desejado. Terei sido imprecisa ao afirmar que se encontravam a zero mas estão definitivamente sempre bastante baixos.

 

Sempre que fertilizo com fosfatos (o que tem acontecido todos os dias) acrescento também um pouco de Potássio. No entanto é posto "a olho" porque a embalagem nao indica a quantidade de potassio por ml nem tenho testes para medir os valores... é também da kent botanica,o K

 

 

Como poderei então baixar o meu nivel de nitratos se nao através do consumo de fosfatos?

Através de tpa's certamente?

 

No entanto a minha dúvida mantém-se, para onde estão a ir os fosfatos?! :?

Como posso garantir que as plantas assimiliam a maior parte, senão a totaliade, nos nutrientes que adiciono no aqua?

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Sempre que fertilizo com fosfatos (o que tem acontecido todos os dias) acrescento também um pouco de Potássio. No entanto é posto "a olho" porque a embalagem não (palavra corrigida) indica a quantidade de potassio por ml nem tenho testes para medir os valores... é também da kent botanica,o K
No entanto a minha dúvida mantém-se, para onde estão a ir os fosfatos?!

Lá está... remete para as possibilidades que eu e o Just_me referimos.

 

O teu fertilizante de potássio pode ser insuficiente, o que faz com que o fosfato que adiciones vá para as algas.

 

Como posso garantir que as plantas assimiliam a maior parte, senão a totaliade, nos nutrientes que adiciono no aqua?

Simples... :roll: Adicionas fertilizantes, e notas que não tens algas nenhumas. Nessa situação sabes que as plantas consomem o que há para consumir.

 

Quanto à boa condição do teste de fosfatos: o teste é relativamente novo e o prazo de validade indicado termina apenas em 2009... é o da nutrafin e apesar da escala de cores não ajudar à correcta avaliação dos valores posso garantir que não (palavra corrigida) consigo manter os fosfatos no nivel desejado. Terei sido imprecisa ao afirmar que se encontravam a zero mas estão definitivamente sempre bastante baixos.

O da Nutrafin de Fosfatos nunca me falhou... já o de Nitratos, conheço 3 pessoas, eu inclusivé, a quem o 3º reagente estava estragado.

O testes de Fosfatos da Nutrafin, para mim só tem o problema de até 0,5 ppm ser um bocado complicado, e a luz da divisão influenciar muito a leitura do valor.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

É possível que os fosfatos estejam a precipitar, tal como o Just_me referiu. Também é possível que as plantas estejam a armazenar o excesso de fosfatos. Isto acontece quando a água está rica em certos elementos. No entanto, para teres 100% certeza, convinha fazeres o teste com outra marca. Não sei porquê mas há muita gente que usa os testes da Nutrafin no que diz respeito a Nitratos e Fosfatos e estes normalmente acusam pouco para aquilo que fertilizam...

 

Das duas uma: ou fazes o teste dos fosfatos logo a seguir à fertilização com o Kent de modo a ver se o teste detecta alguma coisa ou então arranjas outro teste de fosfatos ( eu uso da Sera em todos e só tenho a dizer bem) e comparas.

 

Quanto ao potássio, não sei o que chamas de " um pouco de potássio" mas este deve ser adicionado sempre em maior concentração que os outros. Se adicionas pouco, o K é consumido, alguns nitratos também e os fosfatos, apesar de serem consumidos, não o são na totalidade pois voltas a ter K a zero, o que nos leva de volta aos nitratos a permanecerem elevados.

 

Mas, tudo isto são suposições... Um teste fiável daria a certeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não sei porquê mas há muita gente que usa os testes da Nutrafin no que diz respeito a Nitratos e Fosfatos e estes normalmente acusam pouco para aquilo que fertilizam...

Quanto ao de Fosfatos nunca me queixei, e os valores batiam correctos com o que doseava.

Mas lá está, pode também ser um impercepção dos valores, que como já disse, para valores baixos (os óptimos para plantados) se tornam um pouco confusos de ler.

 

Agora o de nitratos, esse sim deixa muito a desejar...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes tambem :roll: ... testar o teste :?

 

pegas em 1 l de agua e adicionas um mililitro do kent...mexes um bocadinho a agua e fazes o teste, se não acusar á volta dos 4.5mg/l é porque está marado. Se acusar, acrescentas mais 1 litro de agua, agitas e medes outra vez...se acusar á volta dos 2.25 mg/l, repetir o adicionar até chegares aos 5L de agua... se der sempre valores consistentes...é porque o teste está bom...senão, ficas a saber que era do teste.

 

com isto gastas 3 testes, o problema é se quando acabares de testar o teste...o teste acaba :?

 

ainda há a hipotese de o phos+ ser á base de fosfitos por exemplo e não de fosfatos e o teste nao ser sensivel aos fosfitos. ai não é o teste que está estragado, apenas nao consegue ler... mas já é uma hipotese mais rebuscada.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

ainda há a hipotese de o phos+ ser á base de fosfitos por exemplo e não de fosfatos e o teste não (palavra corrigida) ser sensivel aos fosfitos. ai não é o teste que está estragado, apenas não (palavra corrigida) consegue ler... mas já é uma hipotese mais rebuscada.

Pela indicação da Kent, é de Fosfato, mais propriamente, KH2PO4.

 

http://www.kentmarine.com/botanica/phos.html

 

Sources of Nutrients:

Potassium Diphosphate

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :)

 

Tendo em conta as vossas sugestões resolvi testar o meu teste de fosfatos. E posso dizer que ele passou a prova cheers

Num litro de água com adição de 1 ml de fertilizante consegui um resultado bastante azul, ou seja, o equivalente a uma grande concentração de fosfatos (o máximo da escala são os 5 mg/L) realmente os teste é pouco preciso e a direcção da luz na divisão pode fazer uma diferença brutal na leitura 8) Mas tenho quase a certeza que o meu azul correspondia ao último nivel da escala.

Nos valores mais baixos entao a dificuldade de precisão aumenta (o ideal são os 0,5 mg/L que corresponde a um azul muito, muito clarinho)

No entanto, face a este resultado posso então concluir que o problema não será dos testes!

 

Reparei com pesar que tenho "alguns" fios de cabelo de algas verdes a crescer discretamente no meu aquário :)

Ou seja, parece começar a afirmar-se a causa mais comum, o rápido consumo dos fosfatos que tenho adicionado diáriamente estará a ser absorvido pelas algas!

 

No entanto o Nitratos continuam elevados.

 

Ou seja, e segundo percebi pelas vossas mensagens e pelo que li no fórum:

 

- O consumo dos Nitratos, Fosfatos e Potássio está intimamente ligado.

A ordem por que aparecem os nutrientes na referencia N-P-K é inversa á ordem pela qual eles sãoa consumidos no aquario: primeiro são consumidos o Potássio (K), depois o Fosfato (P) e finalmente os Nitratos (N)

Isto está correcto? anteriormente tinha a ideia que a ordem era a inversa mas o membro Madvieri afirma que não.

 

- Uma vez que estou a notar um certo crescimento de algas posso concluir que os meus fosfatos sejam consumidos por elas. Logo terei falta de potassio, o que esta a impedir a obsorção dos fosfatos pelas plantas ( e as algas aproveitam) e consequentemente a impedir o consumo dos nitratos, o que justifica os valores elevados de N.

Isto parece-vos correcto ou nem por isso?

 

Conseguirei reduzir os Nitratos apenas através de Tpa's ou deverei fazer mais qualquer coisa (Aumentar o K?) para garantir que as plantas aproveitam os nutrientes e as algas não?

 

Obrigado pela vossa precisosa ajuda!

 

Luísa

 

Ps. só em resposta à dúvida levantada pelo André Silvestre sobre as quantidades de Potássio que tenho adicionado. André não percebo bem porque mas o meu frasco de K não indica a relação entre 1ml de solução e a quantidade de K presente!

Entre testes da mesma marca, uns indicam essa informação e outros não... Ou seja, nunca sei que quantidades estou a adicionar... Como punha duas tampas (10 ml) de fosfatos geralmente acrescentava a mesma quantidade de K, mas sem saber se a solução era mais ou menos concentrada que a de fosfatos... a úncica coisa que a embalagem indica é que deveremos adicionar 1 ml para cada 40 L todas as semanas ou 0,15 ml por 40 litros diariamente... diz ainda que "formula K provides 40,000 mh/L os hight quality potassium for your plants (...)"

Não percebo se se referem à quantidade do frasco todo ou a cada dose(?)

 

Já agora, que marca de fertilizantes costumam usar? eu adquiri os da kent porque me dissseram serem bons pois permitiam um bom controle de cada nutriente em separado...

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É só uma resposta rápida á tua pergunta final, amanhã com tempo respondo ao resto...

 

Tenho o fertilizante de K da Kent (apesar de o já ter acabado à muito) e se leres a última frase das instruções e análises químicas vês que está lá a concentração......potássio solúvel 5%...agora é só fazeres contas... cheers

 

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

formula K provides 40,000 mh/L

Então... isso é a concentração de K no fertilizante. Mais propriamente, 40000 ppm de K. Imaginando que o teu aquário tem x litros, cada mililitro aumenta-te a concentração de K no aquário em:

 

(40 mg de K num ml de fertilizante) / (x litros reais do teu aquário) = ppm aumentados de K no teu aquário.

 

Vou mandar à baila, que o teu aquário tem 50 litros reais (parece-me). Sendo assim, cada ml do Kent K+ aumenta-te 0,8 ppm de K no teu aquário.

Eles dão a indicação para aumentarmos 1 ppm de K por semana no aquário? :) Bem, se calhar fiz mal as contas, e já devia era estar a dormir...

 

Se ainda fosse 1 ml por cada 40 litros, cada dia até compreendia... mas assim é muito pouco mesmo. E talvez se confirme o que o André, o Just_me e eu achamos que se está a passar:

 

Pouco potássio, o que leva a que o Fosfato que adiciones também seja consumido pelas algas, e não pelas plantas :)

 

Eu acho que posso responder por nós todos... usamos fertilizantes NPK DIY cheers

 

Uma vez que estou a notar um certo crescimento de algas posso concluir que os meus fosfatos sejam consumidos por elas. Logo terei falta de potassio, o que esta a impedir a obsorção dos fosfatos pelas plantas ( e as algas aproveitam) e consequentemente a impedir o consumo dos nitratos, o que justifica os valores elevados de N.

Isto parece-vos correcto ou nem por isso?

Eu não diria melhor... 8)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente Luis.

 

Como já referi perdi a minha escala de testes N.

No entanto, com base na mamória que tinha dela posso alvitrar que os meus nitratos andem nos 20mg/L, talvez um pouco menos.

 

Partindo desse valor (em tom de exemplo) e segundo a relação 10:1:20, se tenho 20 mg/l de N deveria ter 40mg/L de K.

Ou seja, 40 mg de K para cada Litro do aquário.

Segundo os teus cálculos na mistura isso equivale a 1 ml (apenas?)

Nesse caso tendo eu cerca de 80 L (nunca calculei com precisão mas não à vontade mais do que 50 cheers) precisaria de 80 ml...

 

Não sei se expliquei bem a minha dúvida... e tenho dúvidas que tenha percebido ao certo 8)

 

Bem, mas seja como for, e sem prejuizo de já agora, esperar ainda poder ouvir as opiniões do André Silvestre, do Just e do Madvieri, que têm vindo prestavelmente a acompanhar este tópico, julgo poder concluir que a solução para o meu problema passa por:

 

a) tpa's para reduzir valores de Nitratos

b) adição de k em maiores quantidades para promover o quilibrio N-P-K e levar os Fosfatos a serem consumidos pelas plantas e não pelas algas.

 

Corrijam-me se estiver enganada e por favor acrescentem qualquer outra indicação que achem útil :) :)

Neste momento ainda não estou a fertilizar com micros mas quero passar a faze-lo de imediato (já percebi que o ferro é um dos mais importantes)

 

Quanto aos fertlizantes, quando acabar com estes frascos vou passar ao DIY. Realmente, apesar do investimento inicial, compensam muito mais que os de loja 8)

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Peço desculpa a todos pela intromissão, mas estou a seguir atentamente este topico de forma a corrigir todos os erros que tenho cometido nas minhas tentativas de plantados, e vejo que antes de gastar dinheiro em plantas, fertilizantes, e assassinar 2 ou 3 peixitos, devo "estudar" atentamente toda esta historia da fertilização, NPK's, Macro e micro nutrientes etc. Vejo que aqui aprendo muita coisa, mas para não estar sempre a fazer 10.000 perguntas "estupidas" gostava de saber se algum de vocês tem um bom manual, ou algum topico escrito com um "walktrough" sobre ferilização e desenvolvimento de um aquario plantado.

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O rápido crescimento de algas filamentosas parece que vem confirmar o diagonóstico inicial :wink:

Os meus fosfatos estão a ser eliminados pelas algas!

 

Para evitar isso devo aumentar a fertilização com potássio certo?

Alguma sugestão sobre as quantidades em que devo faze-lo?

É que em relação ao potássio ando sempre muito ás cegas... Não tenho bem a certeza da quantidade que cada ml da minha mistura tem nem sei quanto devo adicionar diáriamente...

 

Ando à espera que o inamovivel "Parte II - Consumo de nutrientes e fertilização" fique disponivel :arrow:

Era um tópico bastante interessante e de certeza muito apreciado por muitos utilizadores!

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai doseando gradulamente mais potássio e vai vendo o que obtens.

 

Não tenhas medo de dosear nem que seja o dobro do que estás a deitar agora.

 

Com tempo vais conseguir adequar as tuas dosagens :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais