[dyi] Calha De Iluminação 55w+36w Com Lâmpadas Pll


Azor

Recommended Posts

Olá

 

 

considerando que as fotos foram tiradas com telemóvel, estão bem jeitosas! qual é o modelo?

 

Uma coisa que tem em comum os teus 2 projectos (ou as 2 fases do projecto) é que não protegeste as lâmpadas do efeito da evaporação/condensação. Se bem vejo o que se passa na última foto, existem fios eléctricos e cubos de junção que estão no "tecto" da estrutura, onde podem ser encharcados pela água que condense no reflector de alumínio. Uma tampa extra de vidro fino para por entre a luz e a superfície da água acrescentaria segurança ao teu projecto.

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

considerando que as fotos foram tiradas com telemóvel, estão bem jeitosas! qual é o modelo?

 

É um Nokia 6230i

 

Uma coisa que tem em comum os teus 2 projectos (ou as 2 fases do projecto) é que não protegeste as lâmpadas do efeito da evaporação/condensação. Se bem vejo o que se passa na última foto, existem fios eléctricos e cubos de junção que estão no "tecto" da estrutura, onde podem ser encharcados pela água que condense no reflector de alumínio. Uma tampa extra de vidro fino para por entre a luz e a superfície da água acrescentaria segurança ao teu projecto.

 

Nuno Lima

 

Pois, também pensei nisso, mas colocar um vidro é um bocado complicado, dada a forma como a calha está feita, mas caso venha a ter problemas com a condensação tenho que ir por aí! O que se calhar ainda vou fazer é colocar uma caixa de derivação estanque para os dados de junção. O projecto ainda não está totalmente concluído pois também ainda falta terminar o reflector pois o que lá está tem apenas 50 cm e os extremos das lâmpadas ficam de fora! Vou colocar mais duas pequenas chapas de aluminio nas extermidades.

 

Cumps

Azor

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

após algum tempo com esta calha detectei algumas falhas de concepção/projecto que resolvi tentar solucionar. A primeira prende-se com o facto de ter colocado os dois pares de lâmpadas em paralelo o que fez com que a luz ficasse concentrada em dois pontos do aqua, enquanto o restante espaço ficou com pouca luz! Outro problema que detectei foi o facto de nunca se conseguir um isolamente prefeito das lâmpadas (onde os tubos de vidro se unem á cerâmica). Consequência: lâmpadas fundidas!

 

Solução para o problema: troca das lâmpadas economizadoras por PLLs (55W + 36W). Resolvia os dois problemas. A luz ficava mais bem distribuida pelo aqua (além de ficar com mais 11W de luz) e solucionava o problema do isolamento, pois coloquei o balastro electronico (elemento muito sensivel á condensação) dentro do móvel do aquário!

 

Até mais ver estou bastante contente com o resultado, ficou com outra vida e as plantas parecem agradecer. Não tirei muitas fotos pois estava tão empenhado na montagem que... 8)

 

Retirei os antigos suportes e fiz uns novos em aluminio para fixar os casquilhos.

Aqua11.jpg

 

Aqua12.jpg

Aspecto final da montagem

Aqua13.jpg

 

Aqua14.jpg

 

Aqua15.jpg

Sei que as fotos não estão grande coisa mas... valeu a intenção!!

 

Cumps

Azor

:) bom projecto,esta muito bom.

vou pensar em fazer uma tambem pra o meu aqua de 60cm .

podes dizer por quanto ficou a alteraçao preços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

as unicas coisas que comprei foram as lâmpadas o balastro e os casquilhos e suportes:

 

Lâmpadas PLL (55W + 36W) - 16.46 €

Balastro electronico 2*55W - 18.32 €

Acessórios de fixação (casquilhos e suportes plásticos) - 7 €

 

Cumps

Azor

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

as unicas coisas que comprei foram as lâmpadas o balastro e os casquilhos e suportes:

 

Lâmpadas PLL (55W + 36W) - 16.46 €

Balastro electronico 2*55W - 18.32 €

Acessórios de fixação (casquilhos e suportes plásticos) - 7 €

 

Cumps

Azor

 

 

banana rock SO QUERIA FAZER SO MAIS UMA PERGUNTA TU TENS DOIS BALASTROS DE 55W OU E SO UM? PODERAS POR FOTOGRAFIAS DO TAL BALASTRO.

OBRIGADO.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um balastro para duas lâmpadas de 55W (embora tenha uma de 55 e uma de 36!). Vou ver se tiro umas fotos do dito cujo...

 

Cumps

Azor

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora podias dizer onde compraste as lâmpadas, o balastro e os suportes, porque esses preços são excelentes.

Procurei por vários armazéns da especialidade e os preços eram sempre muito inflacionados.

Estava para mandar vir da Aquaeden até ver o post, já agora quantos ºK têm as lâmpadas?

Tiago Botelho

Fotos Diversas

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora podias dizer onde compraste as lâmpadas, o balastro e os suportes, porque esses preços são excelentes.

Procurei por vários armazéns da especialidade e os preços eram sempre muito inflacionados.

Correndo o risco de andar a fazer publicidade aqui fica:

 

Balastro: Casa das Lampadas

Lampadas: Hermann Biener

Casquilhos e suportes: AQUAEDEN (Patrocinador do forum)

 

Faço notar que não sei se são os preços mais baratos limitei-me a comprar á medida que fui encontrando, pois estava com alguma pressa em fazer a montagem e não tive tempo de andar á procura do mais barato!

 

Estava para mandar vir da Aquaeden até ver o post, já agora quantos ºK têm as lâmpadas?

 

As lampadas são de 6000K.

 

Cumps

Azor

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste a mesma progressão que eu no que diz respeito à iluminação, qual a marca do balastro que utilizaste?

 

Bom projecto, só tens que isolar à volta das lâmpadas e conectores senão um dia estragas as lâmpadas.

 

Para isolares basta utilizar fita isoladora.

 

Fica bem.

Em aquário dependência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O balastro é um ERC Mectronic HPS.

 

Aqui fica uma imagem do dito cujo, conforme prometido:

 

ercmnhps.jpg

 

Cumps

Azor

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Muito engenhoso o isolamento desses casquilhos, mas pergunto se o silicone aguentará bem a temperatura da lâmpada? Tens alguma experiência anterior?

Alex

 

Tanto quanto sei, o silicone é um material que aguenta altas temperaturas, entre outras qualidades

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas....

 

Melhorou imenso com a troca.

Gostei mais ainda, porque fez a chamada de atenção para alguns pormenores que acabaram por ser agora corrigidos, e só não aconteceriam a quem ainda não fez a montagem ! :wink:

 

Muito bom !

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Boas.

 

Parabens pelo projecto,está ai um trabalho muito bom e penso que muito melhor,grande modificação

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...