Companhia para Betta em 35litros agora com FOTOS!!!


MecMan

Recommended Posts

Boa noite.

 

Comprei por erro um betta e comecei a perceber o que implicava ter um peixinho.

Já tenho um aqua de +/- 35litros com um filtro de 200litros, termoestato, lampada, fundo de rocha vulcânica triturada e 2 calhaus de lava directos dos açores para cá. Desde 4ª feira, 4 de Outubro que tenho o aqua a ciclar (indicaram-me 2 semanas para poder por o peixe...??? ). Precisava de ajuda para saber que peixes posso juntar ao betta e que plantas deverei colocar.

 

Amanhã vou buscar um móvel para tirar o aquário do sítio onde está provisoriamente e depois queria por lá o peixinho ver se não morre de frio. Quanto tempo deverei ter o aqua a ciclar? Só tenho teste de pH e está tudo bem nesse aspecto, que testes deverei comprar mais?

 

A lampada acesa agrada-me bastante visto que chego sempre a casa perto das 20h, há alguma regra para o tempo que a tenho acesa? Estou a pensar comprar um LED azul para a noite, isso é prejudicial ou é na boa?

 

Muito obrigado pessoal,

DIogo OLiveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá MecMan, em relação à companhia para o Betta, podes ter todo o tipo de peixes que necessitem das mesmas caracteristicas da água e o mesmo biotopo dos Betta, desde que não sejam machos Bettas ou peixes com as barbatanas semelhantes às do betta, pois pode dar conflito. Tenta ter peixes que não sejam muito vivos pois os bettas são de águas mais paradas, eu tenho Kuhliis, os corydoras também são uma boa opção. Relativamente à iluminação, depende se vais ter plantas e o tipo de plantas, normalmente o recomendado são entre 10 a 12h. Deves ter o aquário a rodar pelo menos uma semana, deveria ser mais, mas já tens o peixe à espera!!! Faz uma boa ambientação antes de colocá-lo. No que diz respeito aos testes, eu tenho alguns, mas não utilizo muito, pois procuro fazer tudo segundo as regras, mas eles estão lá caso detecte alguma anormalidade e então poder verificar o que está mal... (KH, GH, PH, CO2, NO2/3, NH2/3 etc...

Espero ter ajudado.

Um abraço.

Rui Eduardo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta Rui.

 

Sendo eu um total novato queria fazer o mínimo de erros possível para que não haja mortes desnecessárias.

É viável colocar camarões junto com o Betta? Isto é, não é demasiado difícil ter camarões?

 

Hasta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá MecMan, segundo o que eu li num número duma revista de aquários, existem relatos de boas convivências entre Bettas e camarões, embora a têndencia natural dos Bettas seja persegui-los... Pois eu já tive essa experiência e confirmo que o meu Betta não parava de perseguir os 2 camarões que comprei aconselhado pelo homem da loja (erro crasso!!). Os mesmos não duraram mais de 24h, também devido (penso eu) ao sr. da loja os ter posto directamente num saco junto com outros peixes de outro aquário, sem fazer qualquer ambientação.Os coitados chegaram a casa e levaram com mais uma ambientação e mais umas caracteristicas de água diferentes. Eu penso que eles necessitavam de um PH mais ácido e o do meu aquário era na altura de cerca de 7,5. Tenho amigos que têm camarões à bastante tempo e estão-se a dar bem. Têm os camarões com tetras, corydoras, escalares etc. Eu pessoalmente não os vou colocar de novo junto do Betta, mas noutro aquário com outro tipo de peixes.

Boa sorte, um abraço.

Rui Eduardo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carissimos, após umas combinações cheguei a este set de vivos aos quais adicionarei uma anúbia anae musgo de java.

 

Quant | Peixe | Comp | ph | GH | Temp

1 | Betta Splendens | 6 | 6,8 / 7,4 | 10 | 24/30

4 | Neocaridina sp. "Red Cherry" | 5 | 6 / 7,5 | 5 | 25

1 | Pangio kuhli | 10 | 6,5 / 7 | 8 | 24/30

6 | Paracheirodon axelrodi "neon"| 4 | 6 | | 23/27

1 |Otocinclus affinis "limpa vidros"| 4 | 5,5 / 7,5 | | 21/26

Valores Médios: 6,7 | 7,7 | 26

 

Parece-me que com estes valores médios toda a gente vai viver alegremente, verdade?

 

Se considerarmos 1cm de peixe por cada litro fico com uma necessidade de 44litros (desprezei os camarões, fiz bem?) tendo apenas 40 litros.... o que posso retirar??? ou quem? (Recordo que já tenho o Betta pelo que reduz essa possibilidade)

 

 

Quanto às plantes, com a anúbia e o musgo de java apenas necessito de botija de CO2?

 

Obrigado pela ajuda que têm prestado,

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

Tirando a Kuhli tenho essa malta toda junta e está tudo super ! :twisted:

 

Para não teres surpresas (desagradáveis) por excesso de barbatanas dentro do aqua, eu tirava a cobrinha.... afinal, também vais vê-la pouco !!!

 

Ah, e sê bem-vindo !!

 

Mega abração,

ALLEN

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

O aqua tem mais capacidade !! E ainda tenho junto tetras cobre (ou glowlight), o betta macho, tem betta fêmea, mais dois Orandas (peixes vermelhos), camarões à vontade.... :twisted:

 

Mega abração,

ALLEN

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho o Betta lá dentro.

 

agora falta o resto do pessoal que vos falei. Parece-me que a anúbia anã é muito pequena para o que eu pretendia pelo que devo colocar ____"musgo de Java" - Vesicularia dubyana (no canto direito à frente.)

+

____Vallisneria spiralis ''Tiger'' ou Bacopa australis (no canto esquerdo atrás)

ec7307cb.jpg

 

os animais recordo que serão:

 

ec730065.jpg

 

 

Então pessoal, o que acham?

 

Já agora, não consigo perceber se é por agora estar debaixo de luz forte mas parece-me que o betta vermelhinho está a ficar laranja por cima! isto é normal??? será ilusão de óptica? Aqui está a foto dele quando ainda estava no globo.

 

ec7307e8.jpg

 

 

Cumprimentos,

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Ola! Conjunto interessante aí...

Eu tb comecei agora um aqua de 60 lts, tenho la cardinas japonica juntos com um betta e tres femeas, e mais duas corydoras albinas, e dão se todos lindamente.

 

O que me disseram acerca dos camaroes, enquanto me preparava para os juntar ao aquario e que o betta provavelmente não iria resistir a dar-lhes umas trincas. Mas é assim: se pensares em red cherry's, como eles sao muito pikenos, e provavel que haja algum atrito :) se calhar uma alternativa 'camaronesca' de maiores dimensoes calhava melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais