Discus será Ícteo?


duarte36

Recommended Posts

Boas colegas,

 

Gostava de tirar uma dúvida!! :?

 

Tenho alguns discus e 2 apresentam umas manchas brancas nas barbatanas caudais, penso que será ícteo, já fiz o tratamento e nada :!:

 

Não tem aumentado mas também não diminuiu :):evil:

 

É o que aparece nas duas imagens, 3 traços brancos em 3 nervos da barbatana caudal.

 

Pic_9763_7.jpg

 

 

Pic_9763_8.jpg

 

Alguém me pode tirar esta dúvida?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho 2 discus como os teus estão.

Já fiz Sera mycopur e Flagyl, e até agora não desapareceram os pontos brancos.

Mais, um deles tem um unico "buraco na cabeça" a tal doença que ninguém quer ter nos discus... em principio quando o comprei já o tinha e eu não reparei, o buraco continua lá sem desaparecer, não aumenta nem desaparece, mas também não é muito fundo.

Os 2 bichos estão activos e a comerem muito bem, sera discus e comida caseira à base de coração de vaca, misturo com Flagyl e papam tudinho.

 

E se calhar até já não é doença nenhuma activa... somente as sequelas, espero eu...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Após fazer uma pesquisa na net e nos meus livros posso afirmar:

Não é Íctio!

São manchas brancas debaixo da pele.

 

Podem ter duas causas:

- Captura com redes inadequadas;

- Infecções Bacterianas;

 

No primeiro caso basta adicionares um anti-stress ao aquário que tenha vitamina B e protector da menbra mucosa; Conheço estes 3: Sera Aqutan, Tetra Aquasafe, Nutrafin Aquaplus.

 

No segundo caso, já mais complicado, tens que usar medicamentos para tratar sempre num aquário de quarentena a fim de evictar destabilizações.

 

O meu livrinho faz referência a um medicamento que é o Myxazin, mas após uma pesquisa mais funda descobri que um dos mais fortes é o Sera Baktopur Direct.

 

Tenta isolar o peixes ou grupo de peixes e administrar 1 Pastilha de Sera Baktopur Direct para cada 50L de água do aquário e deixa de molho três dias.

 

Opcionalmente a Sera sugere que faços os ditos "Tratamentos de choque" consiste em colocar a pastilha em 2 ou 3 litros de água e colocares o peixe durante meia hora. Passado isto essa água e o peixe devem ser deitados no aquário de quarentena, corrigindo a dose, ou seja, 1 Pastilha = 50L se o aquário de hospital tem 100L então coloca-se mais uma pastilha, deixando o peixe nesta solução durante 3 dias.

 

NOTA: Ao transferires o peixe de novo para o aquário não te esqueças de fazer uma boa aclimatização.

 

Sera Mycopur não tem nada a ver com estas doenças, é apenas um parasiticida com uma dormula diferente do Costapur.

 

 

Espero sinceramente ter ajudado.

 

 

PS: Eu não sei muita coisa, o melhor seria uma aperciação de um profissional, mas pelos sintomas descritos e pela foto parece mesmo ser uma lesão bacteriana.

...::::::AQUADREAM::::::...

new_xmas.gif Feliz Natal new_xmas.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz também uma pesquisa relacionada com os buracos na cabeça... apareceu legada a deformações das barbatanas, pois ambos são ou falta de minerais, apesar de também poder estar relacionado com os flagelos intestinais.

Se os minerais e oligo elementos necessários faltarem em certas fazes do crescimento PROVOCARÁ SEM HIPOTESE DE RECUPERAÇÃO A DEFORMAÇÃO DAS BARBATANAS E DOS OPERÁCULOS

Se usas água de osmose, aconselho-te que adiciones sais minerais à água, à venda só conheço os tampões de Ph Rena Proper, Waterlife, Seachem... A Sera tem um produto especifico para esse efeito ao qual chamam Sera Mineral Salt. Têm ainda um permutor de crescimento e estimulador de resistência às doenças que se chama Activant... são vitaminas, deve ajudar.

 

Aconselho-te a dares umas boas vitaminas, a fim de fexar esse buraco na cabeça. (mas não uses o fishtamin)

 

Outra coisa... dar muita alimentação baseada em carne engorda o figado... e pode vir ater uma degeneração lipida, eu aos meus costumo dar muito raramente... e no dia a dia comem Discus Granulat/Artémia Congelada.

 

 

 

Espero ter Ajudado...

"Só Ser que Nada Sei." ;)

...::::::AQUADREAM::::::...

new_xmas.gif Feliz Natal new_xmas.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado "AQUADREAM",

 

É uma solução, mas gostava de mais opniões (desculpa) é que já tratei com formol e nada ;) continua. Também já usei sal e nada :!::!:

 

Talvez tenha que fazer mais que um tratamento.

 

Vou aguardar para ver se alguém é mais da tua opnião, para seguir esse tratamento que é bastante interesante ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Efectua o seguinte tratamento, caso os peixes comam e te pareçam bem:

 

- Esquece o assunto por 2 semanas

 

;) .

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Efectua o seguinte tratamento, caso os peixes comam e te pareçam bem:

 

   - Esquece o assunto por 2 semanas

 

;) .

JPM

 

Viva João

 

Então é o quê :?::?:

 

Sim continuam bem e a comer mas isto já se arrasta à 2 meses, gostava de saber o que é! :!: Porque já vi numa loja um exemplar excelente com o mesmo e não o adquiri com medo :!:;);)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os meus também tem isso, e pensando bem isso apareceu quando fiz tratamento contra os parasitas das guelras e da pele, umas desapareceram outras não.

 

Na minha opinião tem toda a lógica serem cicatrizes, mas é a minha humilde opinião.

 

Abraços.

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já agora, o superficial buraco na cabeça, também ficará como cicatriz?

 

Não, porque existe produção de muco na cabeça. Nas barbatanas não há...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, porque existe produção de muco na cabeça. Nas barbatanas não há...

 

hum, interessante, sendo assim o muco servirá de elemento regenerador da pele do discu, certo?

 

Obrigado Regal :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais