Discus, grandes misturados com pequenos…


FredSilva

Recommended Posts

Boas, tenho 5 discus, 3 de 12cm e 2 de 7/8cm e gostava de saber se posso misturar discus com 4cm a estes maiores?

 

Ouvi dizer que os discus grandes libertam uma enzima que inibe o crescimento dos discus pequenos, mas esta teoria já me foi desmentida.

 

Gostava de saber a vossa opinião.

 

Abraços.

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fred. Quanto ao tamanho, creio que não há problema, os mais pequenos não serão ameaça na hierarquia, os maiores provavelmente nem lhes vão ligar. Se fossem tamanhos mais aproximados, então sim haveria problema.

 

Quanto á 'enzima', também conheço essa teoria. Por uns tempos até fez sentido, mas hoje em dia, com mais experiencia, tenho uma teoria muito minha, que sou maluco: 90% dos problemas com discus, resumem-se a uma unica palavra - amónia. Dá-lhes aqua sem ponta de amónia, que eles crescem bem e saudáveis. Pelo contrário, encostam, deixam de comer, começam a ficar mais fracos, os parasitas começam a ganhar a batalha, etc, etc...

Receita: 'munta' aguinha boa, que vais ver que crescem saudáveis.

Cumps

FVicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

A diferença é que os discus pequenos (dizem) e pelos vistos é verdade :wink: crescem melhor em água de PH 7 e 7,5.

 

Os grandes dão-se melhor em águas de 6,5 a 7, mas hoje quase todos os discus estão adaptados para 7. O único senão é o da reprodução os 6,5-7 eis aqui a diferença entre discus no mesmo aquário. :?

 

E a meu ver pequenos com pequenos e grandes com grandes.

 

:arrow: Na alimentação os pequenos são muito mais activos que os grandes. Então voltamos ao problema de ter outros peixes mais stressados com discus (compatibilidade de espécies) :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A diferença é que os discus pequenos (dizem) e pelos vistos é verdade :wink:  crescem melhor em água de PH 7 e 7,5.

Suponho não ser bem assim.

O que vejo é que os discus crescem melhor com condutividades mais elevadas e pH mais baixos.Tal como na natureza.

O problema das nossas aguas é que é muito dificil ter uma agua com uma condutividade(dureza) alta e um pH baixo, uma vez que a uma dureza elevada está 99% associada a um pH elevado, dando a ideia que um pH elevado é melhor para o crescimento dos discus.

Há até teorias que concluem que um pH mais baixo durante o crescimento dos discus faz com que este tenha uma cor mais viva tanto em jovens como em adultos.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais