musgo no vidro do aquario


npg

Recommended Posts

ola a todos

 

sou nova por aqui

e tambem so tenho aquario a 2 meses

 

tenho uma duvida e precisava de ajuda

 

tenho um aquario de agua quente e o q acontece e que comecou a ganhar musgo (verdete) no vidro de traz e nas plantas eu acho que esta a ficar lindo assim

mas nao sei se sera bom continuar a deixar crescer ou se devo limpar

os peixes estao bem a agua esta com o ph bom

se alguem me poder ajudar agradeço

 

desde ja obrigado

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Primeiro de tudo, mudei o tópico para o Sub-Fórum correcto.

 

Segundo, o que tu chamas de musgo/verdete são algas.

 

Terceiro, aos peixes não fazem mal, se os tiveres, até servem de alimento a muitos. Têm o problema e serem inestéticas, e de "competirem" com as plantas no consumo de nutrientes. As dos vidros podes escovar com uma escova dos dentes, ou um cartão de plástico. Agora as das plantas, mais vale comprares peixes que se alimentem dessas do que andares a raspar as folhas, pois de certeza que para as retirares, estragarias as plantas todas, acabando estas por morrer.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sou nova nisto por isso ainda nao sei nada toda a ajuda e precisa

 

o que me preocupava era se lhes faria mal ter algas no vidro

eu por acaso gosto acho q fica com um ar mais natural

 

so tem no vidro de traz os outros eu regularmente limpo os

 

ja fiquei mais aliviada em saber q nao lhes faz mal

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se calhar não me expressei correctamente.

 

As algas "matam-te" as plantas... ou melhor. Tu é que as matas por deixares aparecer/subsistir as algas. Aos peixes não fazem mal... às plantas é outra conversa.

 

E com a morte das plantas, poderás trazer complicações aos peixes (amónia, nitritos e nitratos na água).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois tb me esqueci de dizer q as plantas sao artificiais

 

eu estou a gostar de ver as algas a crescer fica giro

 

o meu medo era com os peixes

 

mas se nao lhes faz mal vou deixar estar assim

 

obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de elucidar a npg sobre com quem se está a meter

 

merlin.jpg

 

Só me resta pedir desculpas por ter estragado o tópico e despedir-me da malta pois sei que o Luis vem já aí com a sua varinha mágica de moderador, banir-me deste mundo cybernetico.

 

Quando não há sono, dá para isto :lol::):shock:

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Ai este pessoal quando começa a aparvalhar... :)

Ainda são piores que eu :lol:

 

Fausto, o motor a 4 tempos está a trabalhar bem.

zeneo, não sei quem é esse gajo. Eu sei que sou desleixado com a minha aparência... mas não abusemos :shock: Já agora, os moderadores não podem suspender/banir ninguém :shock: Apenas podemos pedir aos Admins que o façam :lol:

 

Abraços aos dois.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como disse tou agora a começar  

 

não (palavra corrigida) iria por logo plantas naturais se ainda não (palavra corrigida) percebo nada sobre elas

acho que (palavra corrigida) para o bem do meu aquario tenho que saber o que estou a fazer antes de o fazer

 

Sim e não.

 

Plantas artificiais não são plantas. Não são nada.

Em aquariofilia, quando falamos em plantas, falamos em plantas naturais.

Estas, para além de haver espécies extremamente resistentes, são muito importantes para o equilibrio do aquário.

Se plantasses umas Ceratophyllum demersum, um pedaço de musgo de java e muitas outras, não terias problema nenhum.

 

Como conselho, tira essas borrachas/plásticos daí para fora e compra plantas de crescimento rápido e pouco exigentes.

 

Ex.:

Hygrophila polysperma

Ceratophyllum demersum

Limnophila sessiliflora

...

 

Não interpretes mal aqui o pessoal.

O Luis Fortunato é tipo Diácono Remédios aqui do fórum. ;)

Quando aparece é para dar nas orelhas. ;)

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! :roll:

 

Não precisas de ter plantas: de qualquer das formas é mais difícil manter plantas do que manter peixes: o pessoal aqui tende a esquecer-se disso...

Mas se quiseres podes sempre experimentar e ir aprendendo a lidar com plantas seguindo as sugestões que já deixaram.

 

Acrescendo o Feto-de-Java, Musgo-de-Java, e Anúbias, já que são menos exigentes em termos de iluminação (que de certeza se adequa ao caso do teu aquário).

 

Mas repito: não precisas de ter plantas -o pessoal tende a esquecer-se como era quando eramos iniciantes e exige tudo e mais alguma coisa :)- e não censuro a alternativa artificial.

 

As algas, se as consideras estéticas melhor: oxigenam a água, servem de alimento, e eliminam nitratos e outras substância nocivas para os peixes, suportam um ecossistema de micro-fauna muito nutritiva para os peixitos mais pequenos.

 

Só para acabar :) desconfio que a proliferação de algas quer dizer que fazes poucas trocas parciais de água e/ou tens muitos peixes: se calhar podias rectificar isso!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! :roll:

 

Não precisas de ter plantas: de qualquer das formas é mais difícil manter plantas do que manter peixes: o pessoal aqui tende a esquecer-se disso...

Mas se quiseres podes sempre experimentar e ir aprendendo a lidar com plantas seguindo as sugestões que já deixaram.

 

Acrescendo o Feto-de-Java, Musgo-de-Java, e Anúbias, já que são menos exigentes em termos de iluminação (que de certeza se adequa ao caso do teu aquário).

 

Mas repito: não precisas de ter plantas -o pessoal tende a esquecer-se como era quando eramos iniciantes e exige tudo e mais alguma coisa :)- e não censuro a alternativa artificial.

 

As algas, se as consideras estéticas melhor: oxigenam a água, servem de alimento, e eliminam nitratos e outras substância nocivas para os peixes, suportam um ecossistema de micro-fauna muito nutritiva para os peixitos mais pequenos.

 

Só para acabar :) desconfio que a proliferação de algas quer dizer que fazes poucas trocas parciais de água e/ou tens muitos peixes: se calhar podias rectificar isso!

 

 

 

 

ola

no caso das plantas de plastico lol

optei por elas porque nao seria bom começar ja nas naturais

mas como quero o melhor para o meu aquario vou por naturais quando

souber mais sobre elas

e claro que as de plastico nao sao o melhor mas pra quem nao percebe

pra ja e o melhor

 

em relaçao a mudanças de agua e limpez

acho q estou a fazer tudo corretamente,se nao estiver agradeço ajuda

mudo 15% de agua

aspiro as areias e limpo os vidros todas as semanas

menos o de traz pq como disse esta a ficar com algas e eu gosto

porque lhe da um ar mais natural

 

obrigada pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! :)

Não precisas de ter plantas: de qualquer das formas é mais difícil manter plantas do que manter peixes: o pessoal aqui tende a esquecer-se disso...

 

Mas repito: não precisas de ter plantas -o pessoal tende a esquecer-se como era quando eramos iniciantes e exige tudo e mais alguma coisa :)- e não censuro a alternativa artificial.

 

As minhas desculpas mas, custa-me perceber qual a ciencia para manter Ceratophyllum demersum ou Musgo de java num aqua.

 

Qual o peixe mais fácil de manter que estas plantas?

 

Quanto ao facto de serem indispensáveis num aquário, tendo em conta o bem-estar dos peixes, para mim são.

Mais a mais quando se gosta de ambientes naturais como é o caso.

 

npg, há plantas e plantas, e as plantas que te disse são muito resistentes.

 

Se consegues manter um aquário de peixes, não tens o mais pequeno problema em manter estas plantas, contribuindo assim enormemente para um ecossistema incomparavelmente mais saudável.

 

Eu censuro e muito, aquários com plantas de borracha.

Pessoalmente, considero a colocação dessas plantas uma enorme falta de respeito pela fauna residente, já para não falar do quase sempre associado desleixo do aquariofilo.

 

Tenho algum musgo de java que se quiseres posso-te oferecer, como incentivo. :roll:

Ceratophyllum demersum há pessoal a deitar no lixo todas as semanas...

 

Pensa bem.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno! :roll:

 

Concordo contigo quando dizes que não há grande ciência em manter Musgo-de-Java ou Ceratophyllum demersum. Mas neste aquário em particular discordo, e acho que não se aguentarão com bom aspecto mais do que algumas semanas, a não ser que se tenham alguns cuidados.

 

Basta o facto de sabermos que este aquário tem muitos nitratos e/ou fostatos (como obviamente tem), e a presunção de que deve ser um kit tipo "aquapor", com muito pouca iluminação (até para plantas pouco exigentes) para eu, pessoalmente, concluir que as plantas vão ter um crescimento muito lento e vão ficar cobertas de algas (e detritos) a médio prazo...

 

Para além disso a falta de luz vai fazer com que plantas como a Ceratophyllum demersum cresçam em altura, com muito pouca densidade de folhas... o que quer dizer "feias" e "a pedir muitas podas".

 

Resumindo, o que eu quero dizer é que -por norma- sem TPAs frequentes para controlar nitratos e fostafos (se é que a própria água da rede não é rica em nitratos e fosfatos), alguma fertilização com potássio, e provavelmente uma iluminação mais adequada, mesmo as plantas pouco exigentes vão acabar por, neste aquário e a médio prazo, resultar mal... Digo "por norma", porque muitas vezes basta a água da rede ter uma composição mais favorável e as coisas correm bem, mas neste caso, as algas são um bom indicador de que não é assim.

 

Pouca iluminação quer dizer crescimento lento. E crescimento lento quer dizer que as plantas estão muito mais sujeitas a claudicar face às algas.

 

 

 

Dito isto: :)

npg:

 

Não acho mal fazeres como o Nuno te diz, agora que já vês algumas das dificuldades com que te podes deparar para manter plantas de forma sustentada. Sempre é uma maneira de ires aprendendo como manter plantas.

 

A única dica que acrescento é esta: algas e plantas competem pelos mesmos nutrientes na coluna de água. As plantas, se as condições forem ideais, não dão hipótese às algas. No entanto, se as condições não forem as ideais, as algas são muito mais flexíveis e adaptam-se a quase todas as condições.

 

Em suma: não vai ser fácil manter algas e plantas ao mesmo tempo. :)

Também não é costume querer-se...

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso do Musgo, ele cresce mesmo em locais escuros.

 

No caso da Ceratophyllum, para além de pouco ou nada exigente em termos de iluminação, sempre se pode optar por deixar a flutuar, pois é uma planta especialmente indicada no combate às algas.

 

Mas se se pretende manter algas...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num pequeno aparte (já que estamos a fugir ao tema do tópico :lol:) é verdade que a Ceratophyllum demersum -assim como a Egeria densa, que também é uma óptima planta para iniciantes- são indicadas para o combate às algas, devido ao seu ritmo de crescimento rápido (que implica um boa taxa de consumo de nutrientes).

 

Mas, como é normal, a quantidade de fosfatos e nitratos absorvidos é proporcional à quantidade de luz, potássio e co2 (e micro-nutrientes). Falhando um dos componentes, falham todos.

 

E se houverem muitos fostatos e nitratos para absorver, como é o caso, é preciso muito do resto também.

 

No entanto, tanto a Ceratophyllum demersum como a Egeria densa causam muitas dificuldades às algas que tentam instalar-se na superfície das suas folhas, o que lhes dá uma boa vantagem em aquários onde se luta contra as algas, ao contrário dos musgos (onde as filamentosas se sentem as casa), e as Anúbias, cujas folhas podem durar anos e servem de abrigo a todo o género de algas, sobretudo as de crescimento lento como a "greenspot".

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! :)

 

Para termos uma ideia mais precisa: sabes quantos litros tens?

Quantos peixes e de que tipo?

 

15% por semana?

 

ola desde ja agradeço todas as opinioes

 

o meu pequeno aquario tem 40 litros

 

5 neons azuis

2 neons rosa

2 neons negros

1 rasbora harlequin

1 tubarao cauda vermelha

1 tetra azul

1 tetra fantasma rosa

4 gymnocorymbus ternetzi (viuvinha colorida)

2 barbo tigre dourado

 

estes sao os meus peixinhos

 

gostaria de por 2 guppys

e uma panguia

pois ja os tive mas morreram :lol:

 

agradeço opinao a cerca da quantidade de peixes que tenho

nao sei se ja sao muitos

 

o que me aconselharam era isso mudar 15% da agua por semana

ou entao todos os dias tirar um pouco e subestituir por nova

nao sei se e assim ou nao mas e o que tenho feito

 

em relaçao as plantas ja ando a estudalas e em breve vou comprar

pois pelos que estou a ver

e quase crime as plantas de plastico lol

 

obrigado a todos

estou a aprender muitos com vosses

 

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu pequeno aquario tem 40 litros  

 

5 neons azuis  

2 neons rosa  

2 neons negros  

1 rasbora harlequin  

1 tubarao cauda vermelha  

1 tetra azul  

1 tetra fantasma rosa  

4 gymnocorymbus ternetzi (viuvinha colorida)  

2 barbo tigre dourado  

 

estes sao os meus peixinhos  

 

gostaria de por 2 guppys  

e uma panguia  

pois ja os tive mas morreram  

 

agradeço opinao a cerca da quantidade de peixes que tenho  

não (palavra corrigida) sei se ja sao muitos  

 

Olá. São muitos. Além disso, tens aí salada. Por exemplo, o tubarão de cauda vermelha, é altamente territorial. A viuva tambem não é boa de se assoar. Os barbos tigre, idem. Quando fecho os olhos e tento imaginar o teu aquario, não sei porquê, vem-me á cabeça o coliseu de roma, no seu esplendor...

Agora fora de brincadeira, tens de resolver a fauna desse aquario, dessa maneira não passa de um amontoado de peixes, ao quais certamente tu achas muita graça, mas que não podem estar, devido ás especifidades de cada uma das especies, de harmonia uns com os outros.

PS: O tiago, com a paciência que o caracteriza, tentou ajudar-te, e de alguma forma desculpar-te (por seres iniciada), quanto ás plantas. Faço minhas as palavras dele, quanto a estas. MAs em relação aos peixes, creio que já não haverá desculpa. Tens aqui um forum cheio de informação, e um monte de pessoal sempre disposto a ajudar. È só procurares e estudares um pouco.

Ao teu dispor

FVicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devolvendo o galhardete :) o Fausto está muito certo e completo no que diz, por isso vou só acrescentar mais um pormenor: todos esses peixes (com a excepção do tubarão) são peixes de cardume, que se sentem stressados se não tiverem a companhia de uns 10 indivíduos da mesma espécie, stress esse que os debilitará.

 

 

 

Vou fazer-te uma sugestão:

Para os 40 litros, podes escolher ter talvez só um pequeno cardume de uns 8 Tetras. Rásboras e Barbos são mais agressivos; os Tetras são mais sossegados. Com talvez umas 4 Corydoras (também são de cardume, apreciam o mesmo tipo de água e são da mesma área geográfica dos tetras), ficavas com um aquário muito interessante!

 

Até podes reproduzir um bitópoto amazónico, com bastantes ramos, areia escura e folhas secas (de carvalho funcionam bem), algas e.... sem plantas. :) Ou então plantas flutuantes como a Lemna, que é uma "praga" e até te oferecem isso nas lojas (são umas folhinhas muito pequeninas, à superfície da água e que, como as outras plantas flutuantes, são muito eficazes a retirar nutrientes da água, o que é óptimo para os peixes). Mais tarde podes introduzir talvez uma Echinodorus, que não são muito complicadas de manter.

 

Quanto aos Guppies, precisas no mínimo de um trio: um macho e duas fêmeas: as investidas do macho são demasiado "entusiastas" para uma fêmea só, que pode ser levada à exaustão. Têm a vantagem de se reproduzirem facilmente, mas vais precisar de plantas de folha fina (naturais ou artificiais) onde as crias se possam esconder, ou os progenitores poderão considerá-las uma refeição.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu pequeno aquario tem 40 litros  

 

5 neons azuis  

2 neons rosa  

2 neons negros  

1 rasbora harlequin  

1 tubarao cauda vermelha  

1 tetra azul  

1 tetra fantasma rosa  

4 gymnocorymbus ternetzi (viuvinha colorida)  

2 barbo tigre dourado  

 

estes sao os meus peixinhos  

 

gostaria de por 2 guppys  

e uma panguia  

pois ja os tive mas morreram  

 

agradeço opinao a cerca da quantidade de peixes que tenho  

não (palavra corrigida) sei se ja sao muitos  

 

Olá. São muitos. Além disso, tens aí salada. Por exemplo, o tubarão de cauda vermelha, é altamente territorial. A viuva tambem não é boa de se assoar. Os barbos tigre, idem. Quando fecho os olhos e tento imaginar o teu aquario, não sei porquê, vem-me á cabeça o coliseu de roma, no seu esplendor...

Agora fora de brincadeira, tens de resolver a fauna desse aquario, dessa maneira não passa de um amontoado de peixes, ao quais certamente tu achas muita graça, mas que não podem estar, devido ás especifidades de cada uma das especies, de harmonia uns com os outros.

PS: O tiago, com a paciência que o caracteriza, tentou ajudar-te, e de alguma forma desculpar-te (por seres iniciada), quanto ás plantas. Faço minhas as palavras dele, quanto a estas. MAs em relação aos peixes, creio que já não haverá desculpa. Tens aqui um forum cheio de informação, e um monte de pessoal sempre disposto a ajudar. È só procurares e estudares um pouco.

Ao teu dispor

FVicente

 

 

ola

eu sei que esses peixes sao terretoriais

em relaçao aos barbos os verdes sao maus mas os q tenho sao dourados e acreditem sao bem calminhos, o tubarao e arisco mas nao faz mal nenhum e as viuvinhas sao as donas do aquario, como disse tenho o aquario a cerca de dois meses e so me morreram tres peixes e isto pq ja nao vinham mt bem eu comprei em armazem de revenda pq sou comerciante e sabem como e eles vem como calha nao e como ir as lojas.

ate agora ninguem matou ninguem no meu aquario estao todos em armonia. telvez sejam mts nao sei mas olhando para o aquario nao me parece mal, mas agradeço a vossa opiniao sempre

pq estou a começar e quero saber sempre mais.

 

ao que tenho lido por ai em foruns mt se queixam de lhes morrerem os peixes e eu acho q nao me tenho saido mal pois eles estao bem o aquario esta calmo nao andam agitados os peixes pelo contrario, so na hora das refeiçoes e q se ve movimento.

 

entao ta fora de questao ter mais peixes :wink: ...

 

sei tb q alguns tem de estar em cardume mas qd trouce nao sabia so sabia dos neons, e agora ja nao posso fazer nada...

 

assim q souber por fotos aqui no forum

ponho do meus aquario pra me darem opinioes...

 

obrigada a todos pela ajuda

 

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devolvendo o galhardete :wink: o Fausto está muito certo e completo no que diz, por isso vou só acrescentar mais um pormenor: todos esses peixes (com a excepção do tubarão) são peixes de cardume, que se sentem stressados se não tiverem a companhia de uns 10 indivíduos da mesma espécie, stress esse que os debilitará.

 

 

 

Vou fazer-te uma sugestão:

Para os 40 litros, podes escolher ter talvez só um pequeno cardume de uns 8 Tetras. Rásboras e Barbos são mais agressivos; os Tetras são mais sossegados. Com talvez umas 4 Corydoras (também são de cardume, apreciam o mesmo tipo de água e são da mesma área geográfica dos tetras), ficavas com um aquário muito interessante!

 

Até podes reproduzir um bitópoto amazónico, com bastantes ramos, areia escura e folhas secas (de carvalho funcionam bem), algas e.... sem plantas. :P Ou então plantas flutuantes como a Lemna, que é uma "praga" e até te oferecem isso nas lojas (são umas folhinhas muito pequeninas, à superfície da água e que, como as outras plantas flutuantes, são muito eficazes a retirar nutrientes da água, o que é óptimo para os peixes). Mais tarde podes introduzir talvez uma Echinodorus, que não são muito complicadas de manter.

 

Quanto aos Guppies, precisas no mínimo de um trio: um macho e duas fêmeas: as investidas do macho são demasiado "entusiastas" para uma fêmea só, que pode ser levada à exaustão. Têm a vantagem de se reproduzirem facilmente, mas vais precisar de plantas de folha fina (naturais ou artificiais) onde as crias se possam esconder, ou os progenitores poderão considerá-las uma refeição.

 

ola

 

pois sei q nao escolhi bem os peixes mas agora ja e tarde nao posso fazer nada,e esperar e ver no que da...

 

eu estou contente com o aquario pq eles aparentam estar bem estao a crescer noto ja a diferença, talvez tenha sorte em conseguir mante los nao sei, acho q se tivessem de morrer de stress ja tinham morrido pois ja faz 2 meses q aqui estao.

 

as plantas ja ando a ver isso com atençao mas eu nao gosto de certas plantas tipo as q ficam a tona,

gosto das algas q criam nos objectos faz lembrar o fundo do oceano :) :D ...

em relaçao a alimentaçao qt vezes por dia lhes dao de comer?

ou seja eu tenho q dar aos de fundo e os flocos aos restantes pela quantidade de peixes q tenho q quantidade devo dar?

 

nem vou dizer ja qt dou senao ainda me matam nao sei se estou a dar corretamente lol... espero pela vossa opiniao :)

 

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem: muito importante é variar a alimentação: flocos, granulado, vários tipos de comida congelada, etc.. Quanto maior a variedade melhor.

 

No que diz respeito à quantidade: aquela que eles conseguirem comer em 2/3 minutos. Se passado esse tempo ainda há comida, é porque foi demasiada. (Com poucos litros como tu, essa comida não ingerida pode tornar a qualidade da água insuportável para os peixes... Talvez alimentes demasiado: as algas podem indicar isso!)

 

Podes fazê-lo 2 ou 3 vezes por dia. No entanto, como tens o aquário sobrelotado, eu daria essa quantidade 1 vez por dia, e até saltando um dia de vez em quando: os peixes aguentam perfeitamente e garantirias uma melhor qualidade de água -logo peixes mais saudáveis.

 

Os 15% que mencionaste a respeito das TPAs: é semanalmente, não é?

Sugiro-te que adquiras um teste de nitratos, para saber se as TPAs estão a ter uma regularidade suficiente.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem: muito importante é variar a alimentação: flocos, granulado, vários tipos de comida congelada, etc.. Quanto maior a variedade melhor.

 

No que diz respeito à quantidade: aquela que eles conseguirem comer em 2/3 minutos. Se passado esse tempo ainda há comida, é porque foi demasiada. (Com poucos litros como tu, essa comida não ingerida pode tornar a qualidade da água insuportável para os peixes... Talvez alimentes demasiado: as algas podem indicar isso!)

 

Podes fazê-lo 2 ou 3 vezes por dia. No entanto, como tens o aquário sobrelotado, eu daria essa quantidade 1 vez por dia, e até saltando um dia de vez em quando: os peixes aguentam perfeitamente e garantirias uma melhor qualidade de água -logo peixes mais saudáveis.

 

Os 15% que mencionaste a respeito das TPAs: é semanalmente, não é?

Sugiro-te que adquiras um teste de nitratos, para saber se as TPAs estão a ter uma regularidade suficiente.

 

ola

 

eu dou lhes de comer 3 vezes dia

as 8 da manha a 1 da tarde

e as 10 noite

 

a comida q dou nunca sobra nao demora 2 minutos e ja foi tudo a pastinha e q demora mais um pouco mas e mt raro ver restos dela na areia e a agua esta limpida suponho q entao nao esteja a dar em demasia

 

ainda nao procurei nas lojas comida congelada tenho q ver isso pois sei q eles gostam e faz lhes bem claro.

 

em relaçao aos teste tenho o do ph e do kh

 

faço regularmente os teste prai de 15 em 15 dias e tem dado tudo ok

tenho o sal mineral q ponho se o teste de kh nao estiver ok

 

eu limpo o filtro 2 vezes semana e tiro cerca de 5 litros de agua por semana e aspiro as areias.

 

mas tem semanas q em vez de trocar a agua tiro um pouco todos os dias mais ou menos um litro e reponho e no fim de semana ja nao faço a muda de 5 litros... isto depende sempre do tempo q tenha para me dedicar ao aquario, tenho tb em atençao a evaporaçao da agua.

 

ja fiz o teste de ph a agua da torneira e o ph esta ok (esta no verde) por isso ponho a vontade agua da torneira e ate agora nao tive problemas.

 

espero estar a fazer tudo bem?! :twisted:

 

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais