UV e acrilico


Recommended Posts

Boas

Num dos topicos aqui descutidos as mangas de vidro não serviam, pois eram

isolantes para os raios ultra-viletas.

O que pertendo saber é se através do acrlico tem o mesmo efeito.

Gratos pela atenção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

acrylic.gif

 

Resta saber qual a região de UV é que estás interessado em utilizar... supostamente UV-C, que se compreende ser radiação entre 100 e 280 nm.

 

Como podes ver, o acrílico tem zonas de boa e má transmissão de radiação (transmitância) nessa zona. Pelo estive a ler na net, a zona onde a acção germicida é mais eficaz é por volta dos 265 nm. Como podes ver no espectro apresentado, essa região não é contemplada. Pode ter transmitância nula, como boa... mas acho que deve ser nula.

 

O meu conselho é que uses uma camisa própria. As de quartzo são as mais utilizadas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a informação.

A dificudade de arranjar a manga de quartzo e que vai inviabilizar o que  

pretendo realizar

Mais uma vez os m/agradecimentos

 

 

Boas FACS

 

A manga de quartzo é o ideal para a protecção dos raios UV, mas se estas a pensar fazer um filtro UV DIY não te preocupes em não utilizar a dita manga. Tenho dois a alguns meses e sinceramente não noto nenhum problema pela ausência da manga. Faz o teu projecto normalmente e esquece a manga de quartzo.l :2gunfire:

 

Vê o meu projecto: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...7382&highlight=

 

Se precisares de alguma coisa apita :)

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo alguns sites na net o problema em não se isolar a lampada UV-C com uma manga de quartz, é que ao estar em contacto directo com a agua, a lampada UV vai estar a uma temperatura inferior ao desejado para que a sua radiação possa eliminar de forma mais eficiente as bacterias na coluna de agua. Ora a acreditar nisto(penso que foi num site brazileiro que li, mas agora ja não me recordo qual) é necessário proteger a lampada para que esta não esteja em contacto com a agua.

Já vi usarem PVC transparente para o efeito, mas não sei ao certo se o efeito será o mesmo pois a taxa de transmissão do UV-c deverá sofrer alterações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

A intenção desta proposta era aproveitar uma calha electronica T5 de 8W que as lojas dos chineses vendem por 5€.

Como a distancia entre a dita calha e a lampada é muito curta, e como ainda não me dei ao trabalho de mandar uma para reciclagem para estudar o assunto, fica adiada esta ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Em principio sou adepto do DIY quando este realmente cumpre o objectivo por um preço acessivel. No entanto, após muitos meses á procura de um filtro UV-C, acabei por comprar numa loja online um Aquamedic de 9 watts por pouco menos de 60 euros.

Inicialmente tambem pensei numa solução DIY mas a dificuldade e o preço dos materiais para fazer isso fizeram-me pensar bem...

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.