" Um pedaço de Sintra" - 180L


André Silvestre

Recommended Posts

Olá.

 

Heis a minha última montagem, inspirada na bela Serra de Sintra:

 

 

Setup:

 

Dimensões: 90*45*45 - 180L

Iluminação: 4 * 39W T5HO

CO2: Pressurizado

Filtragem: Eheim Profissional 2228

Aquecimento: Jager 150W

Substracto: Akadama fina

Decoração: Raíz e basaltos

Fertilização: por agora, K2SO4 e KH2PO4

 

Flora: Rotala sp. " pink"; Ludwigia arcuata; Pogostemon helferi; Eleocharis acicularis; Singapore moss ( Vesicularia dubyana); Hemianthus callitrichoides " Cuba"

 

Fauna: A. bitaeniata " Kleei"; Otocinclus sp. ; Neocaridina sp. " Red Cherry"; Planorbis sp; Neritinas natalensis

 

PICT0001.jpg

 

PICT0012edit.jpg

 

PICT0011edit.jpg

 

Estas fotos foram tiradas à coisa de 1 mês. Entretanto as algas atacaram em força devida à pouca quantidade de plantas que coloquei inicialmente. Quando o meu irmão veio cá a casa e viu o aquário, disse ele em tom de chacota - " Bem, grande aquascaping de algas. Desmonta mas é isso e começa de novo!" :D E eu só dizia - " Tem lá calma que as algas não fazem mal a ninguém. O aquário ainda está a estabilizar... As plantas estão a desenvolver-se bem e assim que estiverem em vantagem as algas desaparecem." Dito e feito! Fiz um plano de prevenção e tratamento com TPA´s de 2 em 2 dias de 25L e fertilização diária de potássio e fosfatos. O aquário está agora a estabilizar. A massa vegetal aumentou e as algas diminuiram drásticamente. Com isto quero só dizer o seguinte: para a malta que é como o meu irmão e que desespera com o aparecimento de algas no início das montagens, tenham calma, dêm tempo ao aquário para amadurecer e para as plantas se desenvolverem. Assim que houver uma quantidade de massa vegetal considerável, as plantas passam a ficar em vantagem e as algas morrem à fome. :lol: As algas que tive e que costumo ter sempre que monto um aquário são as filamentosas verdes e as " cabelo de velha" ou alga cinzenta. As filamentosas verdes são facilmente eliminadas com a adição e controle de fosfatos entre os 0.5 mg/L e os 2 mg/L. As algas cinzentas são eliminadas com o aumento de potássio.

 

PICT0016edit.jpg

 

PICT0012edit-1.jpg

 

PICT0014edit.jpg

 

O aquário hoje em dia. Ainda se notam os resquícios de algas no substracto e nas pedras mas não passam disso mesmo. Com as podas, as plantas de caule vão começar a compactar mais, sendo esse o objectivo. A próxima actualização já estará mais apresentável e livre de algas. Admito que, enquanto as plantas não arrancaram, por momentos gostei de ver um relvado de algas a fazer pearling em força. :D

 

update2.jpg

 

Quanto ao layout, optei por um visual mais leve do que é costume, com menos plantas e mais espaços abertos. Um aquário que de futuro dará menos trabalho para manter no que respeita a podas e fertilização mas ainda assim, que me satisfaça cada vez que olhar para ele.

 

Digam de vossa justiça.

 

Abraços,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 63
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

André Silvestre...Posso ter a honra de ser o primeiro a comentar?! :wink:

 

Quanto ao layout, de ti não podia esperar menos...

Passaste nas espectativas...Como de resto, já nos habituas-te...

 

O que é nacional é bom! :wink:

 

Quanto à forma do layout....O tronco naquela posição...está um ponto crucial na montagem...cada parte focal do aquário tem um bocadinho de tronco...e isso não deixa que haja desiquilibrios...

Não gosto da maneira como colocaste as 3 pedras da frente...há ali qualquer coisita que não me soa bem, ou porque estão à mesma altura ou juntas...mas não me soa mesmo nada bem :P não sei porquê.

 

O musgo no meio dá-me a sensação de um ar campestre ...Acho que está genial a forma como está colocado...Tanto como as plantas lá de trás compõem em muito o layout, dando-lhe uma forma muito agradavel...

 

Quanto ao resto nada a dizer...Acho que está tudo um pouco "perfeito", pedras do lado esquerdo bem colocadas...Profundidade desejada...simples e bonito...poucas plantas mas as que são, estão lá bem e se metesses mais alguma ou tirasses uma dessas, arriscaria a meter as mãos no fogo ao dizer que o layout já não seria o mesmo!..

 

Em relação ao titulo..está adequado...hehehehe :lol:

Títulos da tanga só pra espalhar o charme... :wink:

 

André, a partir de agora o número de falhas que podes dar começa a diminuir...

O pessoal já começa a esperar muito de ti...por isso é preciso é calminha, que tudo vai ao sitio!...

Vou tomar os aspectos do teu aquário como inspiração para o meu próximo....

 

A ver se manténs isso bom e com saúde...

 

Forte abraço,

 

Bernardo Gordo.

 

PS: Era pra ser o primeiro a comentar e fui o terceiro. :evil:

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

Como sempre um layout muito interessante :wink:

 

O tronco é espectacular e conseguiste tirar o máximo partido dele :wink:

 

Nas primeiras fotografias, tal como o Bernardo diz, duvidava daquelas pedras grandes à frente do tronco mas depois de ver a última fiquei mais esclarecido, com a Pogostemon e a Hemianthus a crescerem está a ficar muito bom, aquela "parede" que as separa, está ao meu gosto :wink:

 

Estás a pensar fazer alguma coisa no lado direito ou vais só deixar a Hemianthus?

 

Parabéns pelo trabalho, sempre a surpreender :evil:

 

Grande abraço

Abraços

 

João D'Eça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Grande André. Mais uma montagem de luxo :wink:

 

Só tenho uma coisa a apontar. Plantaste a Hemianthus ao molho, certo? Usaste a lã do vidro, tal como na Utricularia graminifolia?

Eu quando já estava farto de plantar pé a pé, também plantei uns 2-3 molhos assim... Ela cresce muito mais devagar. Tal como expliquei na Petfil a algumas pessoas, ao plantares a hemianthus em molhos e não pé a pé, vai fazer com que o molho inicial fique mais alto (não agarra tão bem, como é óbvio) e só depois começa a crescer o tapete.

 

Mas para 1 mês de crescimento, até que está bem fixe.

 

Outra coisa, porquê basaltos tão lineares? :evil: Pelo menos parecem-me.

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André.... :wink:

 

Mais uma grande montagem!

 

Gostei da disposição do tronco, como já foi referido, e acho muito boa a escolha de plantas...

 

Sendo um aquário que se pretende com pouca manutenção, a hemianthus foi uma óptima escolha, e faz um efeito espetacular...

 

Agora resta-me pedir actualizações mais constantes e dar-te os parabéns pelos teus filhotes....que já estão quase adultos!!! :wink:

 

Tenho de ir ver isso ao vivo....é impressionante como moramos tão perto e nunca combinámos nada... :evil:

 

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora é a minha vez: mais uma montagem espectacular :evil:

gosto da colocação do tronco e da disposição em seu redor mas estive agora a discutir com o Luís e condordámos que essas rotalas não favorecem nada o tronco. a minha sugestão era que experimentasses Cyperus Helferi :wink:

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Parabéns! :evil::wink: Está muito bonito. A meu ver transmite uma calma enorme.

 

Esse tronco de facto é impressionante, penso que é o mesmo da tua montagem anterior, desta vez ficou ainda melhor.

 

Quanto às pedras, acho que merecia algo melhor, talvez daquelas sulcadas que os japoneses utilizam. Já ví publicidade a elas num site de cá, mas não me lembro onde. Essas duas maiores ao centro, podiam ser melhoradas, se bem que com o crescimento da flora a sua aparencia se atenuará de certeza.

 

Espero também que a Rotala com as podas comece a ganhar melhor forma, de momento destoa um pouco da harmonia.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Começo por agradecer o feedback. :lol:

 

nos realmente, a parte das algas é sempre chato de se mostrar. Eu até percebo o porquê de pessoal não mostrar mas não há mal nenhum em ter algas no início das montagens. É algo que me tem acontecido sempre, umas vezes mais difíceis de ultrapassar do que outras e tal como disse, muito por causa da quantidade de plantas que se coloca ao início. Engraçado, o meu irmão foi o próprio a dizer, numa de desafio - " Vai lá agora meter fotos do aquário assim, vai". Cá estão elas. :wink:

 

Só para terem uma noção de como já esteve:

PICT0002edit.jpg

 

PICT0008edit.jpg

 

E esta foi tirada mais recentemente que as outras, dá até para ver a evolução do peixe, bem como da transição de algas cinzentas para as filamentosas verdes:

PICT0012edit2.jpg

 

Matteo I bought this wood from a friend of mine. You can buy these roots at a german on-line store though: www.aquaristic.net. The downside is that you dont have the opportunity to pick them at your taste. What they send is what you get. Good luck.

 

Bernardo, sempre perspicaz. Na verdade as pedras não se encontram alinhadas, embora nas primeiras fotos dê essa sensação. Esperemos que a H. Cuba, ao se espalhar mais, preencha aqueles espaços evidenciando a verdadeira posição de cada pedra. Sou capaz de mudar apenas uma planta: trocar as P. helferi pelas Anubias nana " Petit", pois as helferi estão a ficar muito volumosas, provavelmente por terem tanta luz à disposição. Com as Petit, como as folhas são do tamanho de uma moeda, consigo ter os tamanhos todos proporcionais. O título adequa-se pois foi nuns passeios pedestres pela Serra que encontrei inspiração para este layout.

 

João sim, a zona direita será um encontro entre E. acicularis e H. Cuba. Como dizia um amigo, fui forreta na colocação das plantas e meti o mínimo possível. Quando se gosta de ver as plantas a crescer e a ocuparem espaços que outrora estavam vazios, dá nisto.

 

Luis sim coloquei os molhes com a lã. Não só se espalha mais devagar como ficam sempre desníveis num fundo todo coberto e compacto. No entanto, a planta quando a comprei já não vinha nas melhores condições, pelo que fui obrigado a plantá-la assim. Além disso, não estamos a falar de uma área igual à do teu aquário de 60 cm por isso, se me aventurasse a plantar pé a pé, tinha que ir à massagista no dia seguinte. Humm, agora que penso nisto, se calhar devia mesmo ter optado por plantar pé a pé. :evil: Não tem um mês de crescimento mas sim dois. Demorou a arrancar porque reduzi a luz para metade de modo a dar um avanço às plantas, estabilizando as algas. Esteve assim 1 mês e pouco. Agora que as plantas arrancaram é que voltei a ligar as outras duas lâmpadas. Basaltos lineares? Como assim? Referes-te ao facto de terem arestas e faces bem definidas? Se assim for é porque considero estas formas mais bonitas, conjugando-se melhor com as plantas. Já experienciei basaltos arredondados e não gostei do visual que davam. Pareciam seixos de rio.

 

Tiago é verdade, tens de cá vir a casa ver os putos antes que os despache. Neste fim-de-semana não vou estar cá mas temos que combinar para o próximo. :P

 

Clint, andam a conjurar nas minhas costas? Vamos lá ver se tenho que ir aí a casa pedir satisfações... :wink: Fora de brincadeiras, pensei nisso e pensei também em Valisnérias " Nana" mas, penso que a longo prazo, ficaria muito verde. Isto porque o musgo ainda tem um papel a desempenhar no futuro e esse papel passa pela transição que faz entre o castanho/avermelhado do tronco e o vermelho da Rotala e da Ludwigia. É esperar para ver. Quando tiver a coisa mais equilibrada, é altura de meter a fauna de cardume que penso que vai criar um contraste suave e bonito. Neste momento não há é fundos.

 

Zeneo sim é o mesmo tronco. Essas sulcadas a que te referes são chamadas de Dragon Stone. São muito bonitas mas nunca vi disso cá à venda. E depois, a ideia de comprar pedras quando as posso apanhar de borlix... Confesso que não estou muito pra aí virado. :wink:

 

Abraços,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

Mais uma vez os meus parabéns :)

 

Achei interessante a forma de "ajudares" a erradicar as algas com a adição do potássio e do fosfato de potássio aproveitando os Nitratos para completares o ciclo necessário.

Eu já não tenho tamanha sorte a erradica-las pois é muito dificil faze-lo apenas com tapetes :evil:

 

Quanto á escolha das plantas é tudo muito subjectivo mas concordo contigo em relação ás Pogostemons, elas são muito bonitas mas é dificilimo escolher o local para elas, e concordo também com a sugestão que te foi dada em relação ás Cyperus Helferi.

 

Agora o material:

Reparei que tens agora o Pro, o Fluval não chegava? O que dizes do Pro? 5 Estrela não é?

E bem dita seja a calha, Amen :evil:

 

Vais levar este ao concurso da Natur? Ou é segredo :2gunfire: ?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando vi as helferi no aqua naquele sitio por acaso o que me veio logo à mente foi que ias ter problemas ali devido ao tamanho da planta que, mesmo na ultima foto parece ja começar a ficar sobredimensionada, perdendo-se profundidade. Por isso acho que vais ganhar daqui para a frente com a troca pelas anubias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Impecável...5 estrelas!

 

Claro que fizeste este layout desta forma porque concerteza é o que mais te agrada mas posso dar a minha opinião? (eu sei que sim ;))O tronco é magnifico e tem uma "beleza natural" motivada pela sua forma e cor e é pena que fique coberto pelo musgo....uma vez o tapete "feito" será verde , verde e mais verde (ok...tem lá a ludwigia), caso o tronco não estivesse coberto daria um belo contraste de cores....(só uma ideia)

 

 

Quanto às pedras de que um membro falou e que identificaste como Dragon stones, existem à venda na mesma loja online que falaste acerca do tronco, com os mesmos "problemas" (recebes o que calhar) e a preços na casa dos 3€/kg

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora uma dica para essas algas cinzentas (staghorn), usa 3x a dose normal de Seachem Excel durante uns 3/4 dias, começam a ficar cor-de-laranja e acabam por se desfazer.

 

Foi assim que dei cabo das minhas quando iniciei a montagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

mais uma vez, obrigado pelos comentários e críticas constructivas.

 

Miguel, aproveitei pois a minha água já sai com 20 mg/L de nitratos. Nesse aspecto tenho sorte. No entanto, os parâmetros da minha água estão sempre a mudar e desta vez deu-lhes para me meterem a água da torneira com durezas baixas e nitratos baixos. Dantes tinha os 20 e agora tenho 5 mg/L. Comecei ontem a injectar Nitrato de potássio porque fui fazer uns testes ao aquário e tava com eles a zero. A boa notícia é que já posso ter pHs na ordem dos 6. :D Mudei de filtragem, não porque o Fluval não me chegasse, mas porque surgiu uma oportunidade de comprar o Pro a 50€. Aproveitei! Não posso é meter aquilo a full throttle senão as plantas e os peixes desaparecem. Está a meio gás. Sim, devo concorrer com ele ao concurso da Natur. Quantos mais aquários melhor. :o Abraço

 

Eu quando vi as helferi no aqua naquele sitio por acaso o que me veio logo à mente foi que ias ter problemas ali devido ao tamanho da planta que, mesmo na ultima foto parece ja começar a ficar sobredimensionada, perdendo-se profundidade. Por isso acho que vais ganhar daqui para a frente com a troca pelas anubias.

 

Nem mais! Abraço

 

Pedro claro que podes, mas não te estiques :P! O tronco não vai ficar coberto com o musgo. Também não quero isso, pois iria perder a sua forma peculiar. Vai ter algumas zonas com musgo, bem aparadas para não se tornar invasivo, de modo a quebrar o vermelho das plantas de caule e do tronco, dando percepção que existem separações de cores. Por enquanto pode dar essa noção porque ainda não fiz grandes podas. Tenho-me preocupado mais em deixar as plantas crescerem, aumentar a massa vegetal e depois, num estágio mais avançado, ir moldando as plantas. Vai haver um nítido contraste de cores entre a H. Cuba e o tronco, entre o tronco e o musgo, entre o musgo e as plantas de caule vermelhas. É esperar para ver. :) Quanto às pedras, pois, eu sei que elas andam lá, mas nunca se sabe o que vem. É a tal coisa...

 

pedroplx, obrigado pela dica mas essas algas já foram. Como já tinha dito, são algas que tenho sempre no início das montagens e que resolvo, mais ou menos facilmente, sempre com adição de potássio e factor tempo.

 

Abraços,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André...

 

O aqua está de facto e tomar medidas muito engraçadas de se ver :) Parabéns...

 

Outro assunto... Não sei se viste as "mp´s" em relação á calha de 2*55W da lifetech... :o

 

Cumprimentos e continua a postar actualizações do aqua...

Alexandre Saraiva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

Olha que é preciso ter "tomates" para mostrar um áqua nestas condições!

Uma vez que tens o estatuto que tens... e nos tens habituado a excelentes montagens limpas e saudáveis, acabaste por mostrar o lado "negro" que ninguém mostra. Para quem anda nestas andanças sabe perfeitamente que situações como estas são mais que normais, mas no entanto ninguém gosta de as amostrar. Têm medo de perder a "reputação" e perder a credibilidade.

Por este motivo, os meus mais sinceros parabéns :?

 

Quanto ao layout, está simples mas muito agradável. Já te tinha dito mas volto a repetir, esses troncos fazem a delicia de qualquer aquascaper! Mesmo que tivesse apenas os troncos e um tapete de HC ficava muito bom. Esta é a minha opinião e vale o que vale!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

lá se foi a Rotalla toda :lol:

 

A equipa brutal de red's não ajudou nem um bocadinho com as algas ???

Já deu para notar que foste mesmo radical, e agora uma omenagem à nossa Serra de Sintra...

 

Parabéns, mais uma vez uma excelente montagem...

 

Ainda me tens de dar umas aulas de fertilização líquida, que não há meio de atinar com isto....

 

Abraço

 

Xalam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

A equipa brutal de red's não ajudou nem um bocadinho com as algas ???

 

A experiencia que tenho com os meus reds é que cagam o triplo do que comem algas...

 

E prefiro muito mais ter algas no musgo que sempre disfarça do que cagalhotos de reds :(

 

Os gajos não limpam nada. :lol:

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, antes de mais nada parabens, está bastante natura o aqua, vinha pedir-te para colocares umas fotos da tua calha de iluminação e tb o modo como a penduraste sob o aqua, sei que não tem grande ciencia, mas curtia ver como fizeste, inclusivé fotos do tecto isto se ela vem pendurada desde lá :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Alexandre, mp respondida.

 

Esta é a minha opinião e vale o que vale!

 

My friend, vale o que sempre valeu e tu sabes o quanto... Obrigado e abraço :?:

 

Luis, é verdade, os reds para comerem algas não são dos melhores. Confesso que já ando um pouco cansado de ver grandes matagais, para além do trabalho que dão em manter. Quanto às aulas, os meu honorários aumentaram mas podes pagar em géneros; estou a precisar de um todo-o-terreno modesto, pode ser o novo Range Rover Sport V8. :D É questão de combinarmos uma visita lá a casa.

 

Eric este fim-de-semana não estou em casa mas quando regressar coloco umas fotos do sistema de suspensão. Só para adiantar qualquer coisa, não furei o tecto nem a parede. PAra evitar isso, montei dois suportes de alumínio ao próprio móvel, fazendo " efeito de grua", de modo a suportar a calha.

 

Abraços e obrigado pelos comentários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eric este fim-de-semana não estou em casa mas quando regressar coloco umas fotos do sistema de suspensão. Só para adiantar qualquer coisa, não furei o tecto nem a parede. PAra evitar isso, montei dois suportes de alumínio ao próprio móvel, fazendo " efeito de grua", de modo a suportar a calha.  

 

Abraços e obrigado pelos comentários.

 

Já dei ali com um outro topico teu que tem a montagem parecida com este aquario e já reparei que não vem do tecto, mas pronto aguardo umas fotos mais de perto so para ter uma ideia de como foi feito, como está fixado :D

-------------------------------------------------------------------------------

Duvida: No outro aquario falas em Substracto: turfa granulada, NPK granulado, akadama.

Neste só falas em Substracto: Akadama fina

Porquê ?

-------------------------------------------------------------------------------

Esse NPK granulado e essa akadama que tanto falas, compras isso em lojas de aquariofilia? fiz uma pesquisa rapida na net e deparei com um monte de sites de Bonsais.

-------------------------------------------------------------------------------

Mais umas perguntinhas.. é que aqui à 1 ano fiz uma tentativa de plantado, até comprei a porra da laterite pensando eu que tinha comprado a formola magica e ía montar uma floresta, mas só deu foi barraca, o grande problema disto tudo foi ter lido pouco e o pouco que li foi daqueles sites brasileiros (Ainda não conhecia este forum) que falam falam, mas não explicam nada, e uma pessoa quando ainda está naquela ignorancia, lê uns nomes, acha uns à venda e outros não e olha, monta só com os que acha e quando na verdade, todos são importantes e têm a sua logica, já li para ali dois topicos sobre substrato e nutrientes etc etc já fiquei mais elucidado ...

-------------------------------------------------------------------------------

Essas raízes são de quÊ ? :?:

-------------------------------------------------------------------------------

A água não fica com aquele tom de chá (ácida) ? Devido à turfa e às raízes?

Passa rapido com umas TPA's?

O PH entre os 6.5 e 6.8 a agua não fica sempre com esse tom amarelado?

Se há coisa que não suporto é isso...

-------------------------------------------------------------------------------

Que massas filtrantes usas ?

-------------------------------------------------------------------------------

CO2 quantas bolhas por minuto estás a enviar para o aquario ?

Saiem normalmente da ponta de uma magueira, ou tens alguma engenhoca tipo aquele percurso ascendente na diagonal da Nutrafin ?

-------------------------------------------------------------------------------

Curiosidade: Porquê o fundo branco ? :D

-------------------------------------------------------------------------------

 

Desculpa lá o mar de perguntas :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não sou o André, mas posso dar um jeitinho :D

 

Duvida: No outro aquario falas em Substracto: turfa granulada, NPK granulado, akadama.

Neste só falas em Substracto: Akadama fina

Porquê ?

Nem sempre precisamos de utilizar um areão mais fértil.

Não tenho a certeza absoluta, mas algo me diz que foi devido às plantas utilizadas. A utricularia por ser mais exigentes em termos de assimilação de nutrientes pela raíz (não sei), pode ter potenciado o André a ter escolhido na outra montagem, ter um fundo finimamente fértil. Ou então, eles está mais à vontade com a fertilização líquida, fertilização esta que para as plantas em contacto directo com o substracto desta montagem, chega e sobra.

 

Esse NPK granulado e essa akadama que tanto falas, compras isso em lojas de aquariofilia? fiz uma pesquisa rapida na net e deparei com um monte de sites de Bonsais.

O granulado não sei onde o André o comprou. Quanto à Akadama, há já algumas lojas de aquariofilia a vendê-lo, mas também encontras em hortos.

 

Essas raízes são de quÊ ?

O André que certifique. (Mangrove?)

 

A água não fica com aquele tom de chá (ácida) ? Devido à turfa e às raízes?

Passa rapido com umas TPA's?

O PH entre os 6.5 e 6.8 a agua não fica sempre com esse tom amarelado?

Se há coisa que não suporto é isso...

A cor de uma solução aquosa não depende do seu pH...

Quanto à turfa, não tinge a água, pois ainda tem uma camada de substracto por cima, o que impede que a libertação dos taninos se dê tão rapidamente.

Quanto à raíz, se estiver bem tratada, também não o faz.

 

Que massas filtrantes usas ?

Isso, concerteza o André saberá responder melhor que eu. Num plantado deve-se evitar a filtração biológica (se bem que ela existe sempre), daí pense que o André utilize o filtro mais para filtração mecânica, se bem que é um filtro bom para filtração biológica.

 

CO2 quantas bolhas por minuto estás a enviar para o aquario ?

Saiem normalmente da ponta de uma magueira, ou tens alguma engenhoca tipo aquele percurso ascendente na diagonal da Nutrafin ?

Não sei se o André mede isso como sendo algo de muito importante. Após algum tempo, alguém que utilize CO2 já nem liga a isso. Basta ver a quantidade de bolhas a sair que regula logo o caudal sem contar bolhas e outros que tais. Outra maneira está em olhar para as plantas e os peixes. CO2 a menos, as plantas ressentem-se e não fazem pearling, por exemplo. CO2 a mais, os peixes ficam ofegantes.

Quanto ao difusor, parece-me ser um da EHEIM.

 

Curiosidade: Porquê o fundo branco ?

Gostos...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.