[diy] Filtro Externo (pvc).


Recommended Posts

Ora boas a todos.

 

Começo já por dizer que a ideia deste filtro não foi totalmente minha, vi um projecto em um site brasileiro e depois fiz à minha maneira e com os materiais que estavam disponiveis à venda aqui perto.

 

De momento os 2 filtros que fiz contam já com 7 meses de funcionamento impecavel, bem mais impecavel que um Fluval 205 que estupidamente adquiri antes de fazer estes. Enfim, vai-se aprendendo é assim.

 

Material: PVC

 

1 - Joelho 25 = 0,48€

1 - Joelho 25x3/4 = 0,79€

1 - Joelho 3/4 = 0,79€

3 - Joelhos 20x1/2 = 2,04€

1 - Casquilho 3/4 = ??

4 - Casquilhos 3/4x1/2 = 4,35€

2 - Casquilhos 1/2 = 1,04€

1 - Batente 3/4 = 1.56€

1 - União AM3 16x20/12 = 0,51€

1 - União MR1 16/12x8 = ??

1 - Tubo de esgoto (3 metros) 110mm = 11,52€

1 - Tubo (5 metros) 20mm = 2,70€

1 - Tubo (5 metros) 25mm = 3,15€

2 - Bocas de Limpeza 110mm com anel de vedação = 10,86€

 

A cabeça motorizada que usei foi uma EHEIM compact 1000

Cada um utiliza a que bem entender, desde que esta depois tenha força para vencer a coluna de água como é obvio.

 

Caros colegas de hobbie, comprem a mangueira que vão utilizar de preferencia destas tipo traqueia estilo de maquina de lavar roupa ou loiça antes de comprarem os joelhos e os casquilhos, pois podem sempre arranjar algo diferente do meu e depois a mangueira não encaixa. Estudem bem isso.

 

Falando dos 3 metros de tubo, eu comprei assim porque queria fazer 3 filtros, ainda só fiz dois, o 3º ainda não me faz falta.

 

Mas tb vos aviso já, com esta medida de 110mm na loja onde eu comprei os 3 metros de tubo, so vendiam mesmo 3 metros.

 

A opção que vcs têm se só vos venderem tb 3 metros, é fazer com uma medida inferior à minha e aí podem dar um salto ao AKI que eles têm lá tubo deste de medida inferior e vendem ao metro.

 

As bocas de limpeza tb há à venda no AKI, NOTA: Não se esqueçam de verificar se as bocas de limpeza trazem os aneis de vedação ou orrings ou seja lá como lhe quiserem chamar. Sem isso esqueçam o funcionamento correcto do filtro como é obvio.

 

O tubo so em uma das extremidades traz local à medida para encaixar a boca de limpeza, na outra extremidade é simples, aquecem o tubo no fogão, escusado será dizer que aqueçam o tubo na zona electrica do fogão e não em um dos bicos a gaz. E forcem a entrada da outra boca de limpeza, é bem facil esta operação.

 

Vamos lá a umas fotos para ver se entendem a montagem do animal.

 

 

Como podem ver a água entra pela parte de baixo do filtro e sai por cima

dsc0005nm6.jpg

 

Nesta imagem como podem ver, fiz o furo para passar o casquilho de 3/4 para enroscar o joelho de 3/4, um pouco de nada acima da saliencia que ficou da boca de limpeza quando encaixada depois de aquecer o tubo.

Para fazerem o furo é favor fazerem com calma e o mais perfeito possivel de modo a que o casquilho de 3/4 entre um pouco forçado, quanto mais forçado entrar melhor para não haver fugas de Àgua. Mas não forçem muito tb.

dsc00044lf2.jpg

 

Aqui pode-se ver o interior do filtro, o casquilho de 3/4 que enrosca no joelho de 3/4, e dois bocados de cantoneira de plastico, vcs podem colar lá o que quiserem, o objectivo vê-se na foto que vem depois.

dsc0013tj0.jpg

 

O objectivo é assentar o ralo de modo a criar um espaço livre para que as materias filtrantes não tapem a entrada de água do aquario para o filtro. Qualquer bocado de plastico serve para este efeito.

dsc00222bn2.jpg

 

Detalhe do tubo que suga a água do aquario para o filtro, coloquei aquela rede verde porque tinha aqui em casa, mas caso nao a tivesse teria tapado a extremidade do tubo cum um tampão e teria feito muitos furos pequenos no tubo de modo a que a agua saísse com facilidade.

dsc0019rh8.jpg

 

Detalhe do retorno de água para o aquario, faltando na fotografia um joelho enroscado no casquilho, de modo que a água seja lançada sobre a superficie da água e ainda de maneira a que dê para direcionar o caudal.

dsc0020sj9.jpg

 

Aqui já se vê de que forma à água sai e volta ao aquario.

dsc0024wr1.jpg

 

Em foco a cabeça do filtro

dsc0017kk3.jpg

 

Um pouco mais de perto

dsc0018ba7.jpg

 

O topo da tampa, que levou dois furos, um para passar o fio da bomba que tive de cortar como é obvio, e o outro para o retorno de água para o aquario. Se conseguirem substituir as duas uniões que estão à esquerda da foto na qual so se vê uma porque a outra mais pequena está dentro da maior que eu não sei o nome completo, por um Bucin com o tamanho indicado para prender o fio da bomba sem deixar passar água para fora e ar para dentro aproveitem e comprem. O bucin normalmente é vendido em lojas de material electrico.

dsc0006yq4.jpg

 

Mais um pormenor da tampa do filtro.

dsc0009wz9.jpg

 

Não se esqueçam de colocar aquela fita branca de canalização chamada teflon em todos os locais que têm rosca e metam tb orrings em todo o lugar que conseguirem, eu nos locais em que tive vazamentos meti dois orrings, um redondo e um espalmado, os orrings são baratos, há à venda no AKI também, e comprem o mais justo possivel às peças.

 

Bom trabalho :)

----------------------------------------------------------------------------------

Editado por Eric Cardoso
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não toquei nesse assunto porque não era minha intenção chegar a esse ponto, mas como uns trocos dão sempre jeito e há sempre quem não tenha jeito ou paciencia para construir este tipo de coisas. Não me importo de construir e vender a quem quiser. Mas sou muito sincero, com a mesma cabeça motorizada da aheim. Vendo cada filtro por 70€.

Apesar de ser um filtro DIY não é algo que saia muito barato, construí pelo gozo que me dá na construção destas engenhocas. Obvio que se forem comparar o preço deste filtro que tem uma cabeça motorizada com capacidade para 1000l/h com outro filtro de igual capacidade, a brincadeira compensa e muito, mesmo tirando potencia à bomba que perde sempre alguma capacidade, exagerando bastante e passando para 600l/h, um fluval para essa litragem aproximada ou um aheim, não deve ficar em menos de 300€ isto sem dizer claro que a capacidade de colocar massas filtrantes neste filtro é largamente superior a qualquer outro que se venda aí fora. E o que interessa é a capacidade da cabeça motorizada e a capacidade de colocarmos massas filtrantes.

E olhando a foto o meu fluval ao pé dos meus outros filtros o Fluval parece uma criança.

 

dsc0081wz3.th.jpg

 

QUem quiser que eu o faça é so se manifestar :)

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de util...+-barato... é horroroso para ter numa sala...

 

é uma opinião...

 

Mas não deixa de tar um exelente trabalho.

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom DYD. Parabens!

 

Será que nos podia indicar onde é que se consegue obter esse tipo de mangueira. Em que loja o comprou.

Muito obrigado.

MCUL

 

Esta mangueira em especial, arranjei em um trabalho que tive em tempos, é uma mangueira da Laguna. Para arranjar mangueira igualzinha a esta não faço a minima ideia. O próximo filtro que vou ter de fazer, já vou ter de procurar uma que se adpte a isto.

Mas isso é uma questão de procurar em lojas da especialidade, e lojas de materiais para maquinas de lavar loiça ou roupa, muitas usam mangueira deste tipo, de preferencia escolham uma o mais lisa possivel no seu interior, para não perder muita vasão.

 

 

Apesar de util...+-barato... é horroroso para ter numa sala...  

 

é uma opinião...  

 

Mas não deixa de tar um exelente trabalho

 

 

Obvio que se não tiveres onde esconder o filtro ele não fica nada estetico. Mas isso nenhum fica se não tiveres onde o esconder :)

Ps: Aquilo não é a minha sala (É um quarto so mesmo para aquarios) :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Muito bom mesmo, adorei está um espetaculo, vou já começar o meu... muito obrigado por este diy.

 

Quanto ao ficar bonito ou feio numa sala, penso que quem tem um filtro exterior desta capacidade, não tem um aquario de 15 litros.

e claro que quem tem um aquario tem um movel ou algo do genero para lá meter o dito filtro.

 

Ps: este é um filtro que se adapta a qualquer móvel, pois somos nos que decidimos o seu tamanho.

 

muito fixe :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Por acaso tá fixe, mas deve dar uma trabalheira na manutenção/limpeza, é que a maior lixeira fica no fundo, ou seja tens mesmo de tirar tudo.

 

Ou a tampa do fundo também é roscada?

 

Com umas torneiras e uns engates rápidos era mais facil de levar prá banheira pra limpar.

 

Fica a sugestão, mas é sem duvida um excelente exemplo.

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estou a comprar o material necessário para fazer um filtro destes, mas tou com dificuldades em encontrar tampas de limpeza com 110mm (igual á figura) ... ou qualquer outra tampa para um tubo pvc de 110mm...

comprei uma tampa dakelas k estão no chao da casa de banho, vou experimentar a ver se da...

 

Que tipo de massa posso usar para vedar o fio da bomba? Silicone serve?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu faço os meus próprios filtros há muitos anos. E depois de ter experimentado variadissimos modelos, tenho optado mais por este:

 

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7473_2.jpg

 

É fácil de fazer,

 

Tem uma boa abertura para manutenções

 

É estanque,

 

Dura anos...

 

J Milhinhos

Editado por jmilhinhos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jmilhinhos, segundo a imagem a agua entra por cima e depois a bomba envia de novo para o aqua certo?

 

se assim for e bastante pratico pois fica mais facil de ferrar :)

 

 

como e o filtro por dentro? podes por fotos?

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Água entra por cima e sai por baixo...

 

Por dentro leva uma rede de plastico, para não passar materias filtrantes para dentro dos tubos de saída e fica cheio com os materiais habituais...

 

No meu caso utilizo lã e leca...das obras...

 

Não tenho fotos do interior...

 

Utilizo estes filtros há anos, sem problemas...

 

J Milhinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jmilhinhos podes dizer onde arranjas-te esse recipiente? e podes tambem postar o material usado no teu projecto?podes tambem dizero que é leca...das obras....

podias tambem tirar umas fotos o colocares para o ppl ver? :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

leca es capaz de ter visto em vasos de plantas, e muito usado nas plantas nos centros comerciais, sao umas bolas ceramicas porosas

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

bom projecto

mas tenho uma duvida

no caso de falta de eletricidade a tampa vermelha do filtro consegue aguentar com a agua que cai pela força da gravidade e que por sua vez enche o deposito sem conseguir voltar ao aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gosto bastante!

 

como se tem portado? sou capaz de tentar fazer algo parecido aqui em casa :oops:

 

Perfeitamente bem, e apesar de estar a trabalhar num aquario de um Oscar, é o sufuciente para ter a água sempre cristalina.

 

Boas!

 

Por acaso tá fixe, mas deve dar uma trabalheira na manutenção/limpeza, é que a maior lixeira fica no fundo, ou seja tens mesmo de tirar tudo.

 

Ou a tampa do fundo também é roscada?

 

Com umas torneiras e uns engates rápidos era mais facil de levar prá banheira pra limpar.

 

Fica a sugestão, mas é sem duvida um excelente exemplo.

 

Por pensar como tu e toda a gente é que tb coloquei uma tampa roscavel na base do filtro, mas surpreendentemente nunca tive de o limpar por dentro, apenas troco a lã e etá pronto a usar.

 

Os engates rápidos as torneiras é algo que realmente tenho de fazer, para não ter de levar filtro e mangueiras e tudo para a banheira.

 

Boas, estou a comprar o material necessário para fazer um filtro destes, mas tou com dificuldades em encontrar tampas de limpeza com 110mm (igual á figura) ... ou qualquer outra tampa para um tubo pvc de 110mm...

comprei uma tampa dakelas k estão no chao da casa de banho, vou experimentar a ver se da...

 

Que tipo de massa posso usar para vedar o fio da bomba? Silicone serve?

 

Eu compro as bocas de limpeza em uma loja especializada em setúbal.

 

Sim, silicone é o ideal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os engates rápidos as torneiras é algo que realmente tenho de fazer, para não ter de levar filtro e mangueiras e tudo para a banheira.

Eu compro as bocas de limpeza em uma loja especializada em setúbal.

 

 

Boas, podes dizer em qual loja?!?!?

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, podes dizer em qual loja?!?!?

 

O nome da loja é Sistag, desces o jumbo, cá em baixo nos sinais viras para a direita como se fosses para Palmela, em seguida viras logo na primeira à direita novamente, e logo em seguida, nem chegas a andar 3 metros, viras à esquerda e segues até ao fim da rua, (rua sem saida) e vês logo a loja do teu lado direito mesmo no fundo da rua.

 

espectacular adorei!! Quanto é k fica no total (o preço)? Para um aqua de 600 l dois filtros desses chegam??

 

Sim, 2 filtros destes chegam para esse aqua de 600l

 

É uma questao de somares isto tudo e multiplicares por 2 e no fim subtraires 17.37€ porque o (Tubo de esgoto (3 metros) 110mm), (Tubo (5 metros) 20mm) e o (Tubo (5 metros) 25mm) so compras uma vez porque dá prefeitamente para fazer 2 e até mesmo três filtros.

 

1 - Joelho 25 = 0,48€

1 - Joelho 25x3/4 = 0,79€

1 - Joelho 3/4 = 0,79€

3 - Joelhos 20x1/2 = 2,04€

1 - Casquilho 3/4 = ??

4 - Casquilhos 3/4x1/2 = 4,35€

2 - Casquilhos 1/2 = 1,04€

1 - Batente 3/4 = 1.56€

1 - União AM3 16x20/12 = 0,51€

1 - União MR1 16/12x8 = ??

1 - Tubo de esgoto (3 metros) 110mm = 11,52€

1 - Tubo (5 metros) 20mm = 2,70€

1 - Tubo (5 metros) 25mm = 3,15€

2 - Bocas de Limpeza 110mm com anel de vedação = 10,86€

Editado por Eric Cardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Joelho 25 = 0,48€

1 - Joelho 25x3/4 = 0,79€

1 - Joelho 3/4 = 0,79€

3 - Joelhos 20x1/2 = 2,04€

1 - Casquilho 3/4 = ??

4 - Casquilhos 3/4x1/2 = 4,35€

2 - Casquilhos 1/2 = 1,04€

1 - Batente 3/4 = 1.56€

1 - União AM3 16x20/12 = 0,51€

1 - União MR1 16/12x8 = ??

1 - Tubo de esgoto (3 metros) 110mm = 11,52€

1 - Tubo (5 metros) 20mm = 2,70€

1 - Tubo (5 metros) 25mm = 3,15€

2 - Bocas de Limpeza 110mm com anel de vedação = 10,86€

 

Boas,

 

Vocês andam a comprar o material um pouquinho para o carote, não? ... :)

 

Por aqui uma vara de tubo de 120mm de 3 metros, mais 2 bocas e uma união igualmente de 120mm custaram-me 21€...

 

Cumprimentos,

Francisco Barros

Cumprimentos,

Francisco Barros

 

http://malamutes.no.sapo.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e o para aí referes-te onde ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eric Carsdoso, só mais um pergunta, como colaste as bocas de limpeza ao tubo ?!?! com uma cola para PVC ou com silicone?!?!

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais