Como acidificar a água?


spranto

Recommended Posts

Boas, ainda tenho o aquário para montar. Sem querer fazer um biótopo perfeito queria ter algo acolhedor para um ou dois discus. No entretanto comprei areia de silica (areia de filtro de piscina), mas como a areia terá uma influência neutra no PH, gostaria de saber que tipo de decoração (também poderei recorrer ao filtro externo) deverei por para que a água acidifique. Caso haja outra solução agradecia dicas e/ou sugestões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

pesquisa aqui no forum que encontras montes de informação sobre este assunto...

 

um método que creio que poderá resultar é adicionares turfa ao teu filtro. Podes, também, colocar a água das TPA's em repouso durante uns dias antes de a colocares no aquário (num balde, por exemplo) com turfa lá dentro. A turfa tem a capacidade de acidificar a água e é um método muito utilizado pelo pessoal dos discus, etc. Falo apenas pelo que leio, pois os aquários que tenho necessitam do contrário: PH's altos, pois são para ciclideos Africanos...

 

boa sorte,

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como a areia n vai influenciar o ph ( supostamente neutra) tens que ter em conta é o ph da tua agua ( n referiste o valor) ate pode ser k n seja preciso mexer! se no entanto for necessario acidificar o ph a turfa é sem duvida a melhor opção! eu quando utilizei era dentro do filtro e resultava ás 1000 maravilhas! felizmente deixei de precisar e retirei-a pois tem o inconveniente de escurecer um pouco a agua mas n é nada de preocupente! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens que ter em conta é o ph da tua agua ( n referiste o valor) ate pode ser k n seja preciso mexer!

 

Supostamente terá um ph igual à tua, já que uso água da torneira e também és cá de Coimbra. Pelo que medi está entre os 7-7.5.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depende muito das zonas, na minha é 6,6 , nem lhe preciso mexer

 

Estou intrigado, vou medir outra vez.

 

 

Quanto à turfa, tenho um fluval 205 e este tem 3 compartimentos. 2 com cerâmicas e um com carvão. Por aquilo que li voces suprimem um dos compartimentos com cerâmicas e substituem por turfa? Estou a pensar bem? Já agora é turfa xpto, ou turfa que se usa normalmente para substrato?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o carvao so se utiliza no final de tratamentos para retirar medicamentos da agua , fora isso é dispensavel! colocas a turfa nesse compartimento , eu utilizava em granulado da sera mas atençao que tens de ir medindo o ph poque o efeito da turfa vai diminuindo gradualmente e depois tens de substituir por turfa nova.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Adicionei turfa ao meu filtro aquapor. Mas o filtro tem um compartimento tão pequeno que não sei se a turfa vai fazer qualquer efeito. O aquário é de 60 L, tenho uma casal de ramirezis e 8 nariz bebedos + 1 pleco.

Tenho o PH a 7, mas gostava de baixar mais, até cerca de 6,5 e escurecer a água uma vez que é mais fácil acasalarem nestas águas mais escuras.

Já passaram 3 dias e a água mantém o mesmo PH e não turva.

Pela vossa experiência quanto tempo demora o PH a descer com turfa?

 

Tenho outro aqua com 100L com um casal de apistos e 2 altispinosas + neos e nesse tenho CO2 e um tronco. Ando sempre com o PH a 6 sem dificuldade alguma...

 

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois nesse outro o co2 e também a madeira contribuem para baixar o ph , que tipo de turfa usaste? eu utilizava uma da sera em granulado e com optimos resultados!

 

O meu é granulado da JBL - Tormec

Vou deixar passar mais uns dias a ver se a turfa faz efeito. Tem que fazer... :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pessoalmente acho que a melhor solução para manter o ph baixo num aquário de discus é ter bastantes troncos. Demora algum tempo a fazer efeito mas depois é muito mais estável.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depende do tronco e do tamanho do aquário.

No meu caso depois de por o tronco no aqua, passados 15 dias tinha o ph em 6,5 e nunca mais dali saiu.

Para discus é fundamental, senão é muito dificil teres um ph baixo e estável de forma natural.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do tronco e à quanto tempo está dentro de água! A turfa não é mais que matéria vegetal, tal como os troncos!

 

O ideal será turfa! Atenção às quantidades, terão que ir medindo os parâmetros para chegar à quantidade ideal e saber de quanto em quanto tempo terão de trocá-la.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção às quantidades, terão que ir medindo os parâmetros para chegar à quantidade ideal e saber de quanto em quanto tempo terão de trocá-la.

 

 

Exacto! e sem duvida que a melhor opção é a turfa mas de tempos a tempos tens de a trocar por nova por vai perdendo gradualemente o efeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora quanto ao carvão+turfa? Há alguma contra-indicação? E também pergunto aos entendidos quais são os prós e contras do carvão dado que no meu filtro tenho só powerballs porque li não sei onde que o carvão só se punha em casos de tratamentos com medicamentos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exacto! o carvão so se deve usar pra retirar medicamentos e metais pesados da agua. fora isso é dispensavel.

 

Exactamente!!!

E atenção, quando usares o carvão, cuidado com os filtros e as colónias de bactérias que vão à vida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 anos depois...