Móvel novo e remodelação do aquário


Recommended Posts

Boas

 

Como era meu desejo de há já algum tempo, decidi "refazer" o móvel para o meu aquário. Vai daí e fiz um novo. Ainda não está totalmente acabado, mas para lá caminha. O aquário propriamente dito fica a funcionar daqui a dias. Entretanto opinem sobre o mesmo. Podem ver aqui, numa das minhas páginas pessoais. Aceitam-se sugestões e criticas. Regularmente vou acrescentando os vários desenvolvimentos.

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Davs!

 

O teu setup do aqua tá muito porreiro, eu pessoalmente adoro os projectos DIY, as coisas ficam com outro significado, apesar de por vezes ficar pouco menos barato do que já feito. Gostavamos de ver o desnrolar do teu projecto até ao final. Já agora onde vais colocar o "quadro da luz" do aqua?

 

Abraço

e bom trabalho

 

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Desde já agradeço a critica. Realmente com projectos DIY, as coisas têm outro significado, e pessoalmente acho que uma mais valia. Quando compramos já feitos, por vezes não há espaço ou "aquela coisa" que queriamos colocar, por aquele motivo ou outro. Assim sendo nós a fazer, além de ficar a nosso gosto, fica conforme as nossas necessidades. Além disso, sendo gostei de trabalhar com madeira e electricidade. Tenho de admitir que por vezes coloco "palermices" a mais nos meus projectos, mas que mais tarde até se vê que são úteis. Quanto ao preço do móvel em si, é relativo. Se soubermos onde adquirir o material, fica baratíssimo! Só levantando um pouco o véu, em madeiras gastei, até agora, 65,00€ e não estou a pensar gastar muito mais. Na parte do material eléctrico, ainda mais barato ficou! Algum tinha cá por casa, o restante veio da garagem do cóta :2gunfire: .

Quanto à colocação do "quadro" fica a foto:

movel021.jpg

- em fase de textes, e com iluminação interior do móvel para não forçar a vista;

 

 

Foto geral:

movel020.jpg

- aquário, ainda sem água, já em cima do móvel com as portas por colocar. Próximo fim de samana, se chover.

 

 

Entretanto vou actualizando a página e dando novidades ao pessoal do fórum.

 

Abraço.

 

Jinhos aos molhos e murros nos olhos... é só escolher. :)

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está mesmo muito bom :D !! E a parte da electricidade não é para qualquer um (como eu). :D

 

Quanto aopreço dos materiais concordo perfeitamente, sabendo-se onde comprar fica sempre mais barato, neste caso, por experiência própria que as grandes superficies, embora ofereçam variedade, são locais pouco aconselhado$$$$$ :?: .

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está porreiro... tens muito jeiito, muito bom mesmo.

Vais colocar 4 portas, certo? Em relação ao aquário... se tens espaço para o móvel, porque não arranjar um aquario que o preencha totalmente? :D

 

Parabéns pelo projecto, está impecável, boa continuação.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei da tua instalação electrica.

 

 

Boas. Dá muito jeito a instalação. Não tenho de me preocupar com esquecimentos, em relação às luzes e à distribução de CO2, e outras coisas que entretanto se forem colocando. Mais tarde coloco um esquema detalhado do sistema eléctrico. Assim pode servi de basa para os restantes aquariofilistas, caso queiram "arriscar" fazer uma coisa parecida.

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

<span style='font-size:12pt;line-height:100%'>

Está porreiro... tens muito jeiito, muito bom mesmo.

Vais colocar 4 portas, certo? Em relação ao aquário... se tens espaço para o móvel, porque não arranjar um aquario que o preencha totalmente? :roll:

 

Parabéns pelo projecto, está impecável, boa continuação.

 

Boas. Em relação às portas, era para colocá-las este fim de semana, mas como está bom tempo, vou instalar parabólicas... fica para durante a próxima semana a colocação das mesmas. Quanto ao espaço disponível no móvel para o aquário, também pensei nisso, mas tenho vários contras. O que iria fazer a este? O espaço aqui por casa não abunda como eu gostaria. Esta parte do móvel foi feita seguindo as linhas de um novo móvel que quero fazer para a sala. Depois de estar todo concluído, este móvel e o próximo, fazem um conjunto só, no qual o aquário fica totalmente embutido, só fica a ver o vidro frontal, tudo o resto fica "escondido". Este projecto DIY é um dos tais a médio prazo, vai-se fazendo... O mais "urgente" era o móvel do aquário, o resto vem por "arrasto".

 

Cumps.

 

Davs.</span>

Editado por Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novos desenvolviomentos no móvel. Mais umas coisitas que faltavam. Pormenores da instalação da botija de CO2 e electroválvula de controle do fornecimento. Já tem água e plantas. Podem ver Aqui

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mais umas coisitas no móvel, as portas! Os níveis da água estão estáveis há quase duas semanas, vai sendo altura de colocar alguns peixes.

Podem ver aqui.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Boas

 

Sou um artista não sou :D ! Falando a sério. Gosto é de trabalhar a madeira, entre outras coisas, e é um desafio pessoal fazer o que normalmente os outros compram já feito. Em relação ao preço final do móvel, não sei de certeza, mas por alto, e alto mesmo, uns 150,00€. Isto sem contar com a mão de obra, que essa foi "oferta".

 

Cumps.

 

Davs

Editado por David Cabete

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Peso ao certo não sei, não consigo meter o aquário na balança da cozinha :bad-words: . Assim por alto: 200Lts água, logo 200 kg, mais 50 kg de areia, 250, em rochas calcárias são 20 kg +/-, 270, tampa com iluminação 15kg, 285, e o aquário vazio pesa 40kg, 305 quilos assim por alto, mais tonelada menos tonelada.

A estrutura do móvel é exclusivamente em madeira de pinho, as portas e almofadas laterais em aglomerada folheado a faia, fundo interior em aglomerado cru e tampo superior em MDF. Apenas tem parafusos de 12 cm a unir a estrutura, nem cola levou...

 

Cumps.

 

Davs

Editado por David Cabete

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Projecto muito bem estudado e elaborado.

 

Esta ai muitas horas de esforço e dedicação mas o resultado final esta simplesmente fabuloso.

 

Só tenho um reparo negativo que já deste as tuas razões que é o aqua ser pequeno, ou melhor dizendo o aquario não ocupar a totalidade do movel mas como tu dizes que vai ficar embutido e pelo jeito que tens, se calhar ainda vai ficar melhor do que já é.

 

Boa sorte e continua a mostrar os desenvolvimentos que tens feito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Uma tarde de sábado e a manhã do dia seguinte, foi o tempo que demorou a fazer o móvel. Claro que "gastei" antes umas boas horas a planear as coisas, a comprar o material e a ver que ferramentas ia precisar.

 

Quanto ao tamanho do móvel ser superior ao do aquário, apresentei a razão de ir ser embutido no resto do móvel que ando a idealizar, aqui para a sala, foi a forma que arranjei para fazer o móvel a pensar no futuro aquário :lol: . Foi a "desculpa que dei à Maria, membro "Menina" :lol: .Depois deste já fiz mais um, nos mesmo moldes, para um aquário de metro. Escusado será dizer que fiz com 120cm! Assim, depois de fazer o novo aquário de 160cm, ( largura do móvel maior ), o de 120 passa para o de metro, e o aquário de metro logo se vê :lol: -

 

Quando tiver tudo como queremos, coloco fotos novas.

 

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tinha visto esse projecto mas agora sim esta bem melhor esse teu movel vai ficar um expectaculo depois de terminado agora so falta mesmo e a fauna e a flora

 

 

entao as comedoras de yogurte estao bem

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para terminar por completo ainda faltam uns mesitos... é renovação completa na sala! Só ficam os aquários!

Fauna e flora trato de colocar fotos daqui a uns dias.

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mt bom mesmo!

tens jeito pra coisa.

eu ando na fase de projectos de decoração pra minha casa nova e vi na net um móvel de aqua+plasma, que gostei mt..

creio que fica mt bom..

é quase como ter tuas tv, lado a lado

e o aqua não parece tão "caixa de vidro" metido a um canto..

aqui fica...

Cumps

img7556td8.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Depois de ver a foto , fiquei com mais umas ideias para o móvel cá prá sala... Acho que ainda vou fazer uma bateria de aquários, na sala mesmo! Assim ficam sempre à mão de semear.

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo David, com o que conheço de ti sei que consegues fazer o que quiseres.

E pelo que conheço da tua sala sei que algo assim ficava expectacular!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boas

 

David o móvel está mesmo fixe...por isso mesmo vou copiar o projecto...lol

 

queria é confirmar a espessura e o tipo de barrotes, penso que são de pinho e de 5*5cm, mas confirma quando puderes :( obrigado

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Podes copiar à vontade que eu dou autorização ::D: .

 

A espessura é realmente de 5*5 cm e em madeira de pinho seca e já aparelhada. Se for para aquas com comrpimento superior a 150cm convém que os barrotes sejam de maior "cilindrada", senão podem não aguentar as subidas mais íngremes.

 

 

Cumps

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado,

 

vou encomendar a madeira numa serração hoje...mas não vou pedir aparelhada (fica ao dobro do preço, e eu depois na minha calma lixo-a com a lixadeira...lol)

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais