240l Plantado Vs Discus - 2008.01.04


FAAO

Novo Aquário 130x50x60  

147 votos

  1. 1. Tipo de Layout

    • Landscape
      18
    • Holandês
      19
    • Nature
      59
    • Biótipo
      45
    • Apenas peixes e vidro
      1
    • Indiferente
      5
  2. 2. Fórum - Partilha

    • Novo tópico
      100
    • Mesmo tópico do 240L
      39
    • BLOG
      14
    • Não partilhar... não tem interesse!
      6
  3. 3. Plantas

    • Echinodorus
      58
    • Musgos
      75
    • Anubias
      51
    • Fetos
      46
    • Vallisnerias
      43
    • Cryptocorynes
      36
    • Rotalas
      46
    • Ludwigias
      38
    • Hygrophilas
      30
    • Outras
      63


Recommended Posts

Boas

 

já não vinha ver este topico desde do inicio e fiquei supreendido.

 

O MESTRE tambem tem algas!!!!!(Filipe não leves a mal :oops: )

 

Mas como mestre que é, sabe que é normal e que tem de ter calma.

 

Alias, é para as pessoas verem, que algas há em todo lado e o segredo para livrar delas é paciencia.

 

De resto, 5***** o layout como sempre.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 590
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Noto no entanto que no meu caso atacam aonde ha mais movimentacao de agua.

Confirmo essa teoria. Apesar de ter algas em todo o áqua, a maior concentração delas é na zona oposta da saida do filtro, local onde existe maior movimentação de água.

 

já não vinha ver este topico desde do inicio e fiquei supreendido.  

O MESTRE tambem tem algas!!!!!(Filipe não leves a mal :oops: )

Mas como mestre que é, sabe que é normal e que tem de ter calma.

Alias, é para as pessoas verem, que algas há em todo lado e o segredo para livrar delas é paciencia.

Luis, algas acho que todos temos e não há que ter medo em mostrar!

É obvio que não levo a mal o teu comentário, caso contrário não mostrava as fotos! Sempre tentei ser transparente no que faço e não escondo as coisas. Aliás podia apenas mostrar o resultado final ou apenas fases boas do plantado como muitos fazem, mas assim serve também de conforto para aqueles que desistem á 1ª pensando que fazer um plantado é fácil e que casos como este só acontecem por falta de conhecimentos e inexperiência.

Basta uma oscilação nos parametros da água para que tal situação se verifique! Só espero é que este áqua comece mal mas acabe bem...

 

Neste momento para mim um áqua com 2 meses ainda é uma criança... Esperemos que ao fim de 6 esteja bem melhor e atinja o seu melhor ao fim de 1 ano.

 

que alevins tao grandes :arrow:

Também fiquei muito admirado com o tamanho deles. Estava habituado aos alevins de guppies e quando vi isto achei anormal!

Por este motivo é que nasceram 3 e não 15.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois , a gaja já devia ter os gajinhos dentro dela á demasiado tempo, parto atrasado , muito temp, pois os gajos são muito grandes e se calhar por isso a femea morreu, por causa do stress que é parir gajos deste tamanho...... é como as mulheres quando o parto ocorre após , muito após do tempo de gestaçao ter acabado, pode ter complicaçoes graves ou até mesmo a morte.... por isso acho que nao há motivos de preocupaçao em relaçao á morte dessa menina e seu respectivo filho

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

era isso mesmo que queria dizer.

 

Para alem da brincadeira, é importante as pessoas com menos experiência saberem que todos temos algas.

 

E é como tu disseste, não há que ter vergonha de mostrar. :oops:

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe!

 

Isso realmente não está fácil! Faz-me lembrar os primeiros meses do meu 180L, à excepção das cianobactérias que não cheguei a ter.

 

Acho que estás a ir muito bem e o facto de teres testado vários métodos para equilibrar o aquário é aquilo que te vai permitir chegar lá. De todos, os que manténs agora são, no meu entender, os mais aconselhados. Remoção manual com pinça e sucção nas TPAs vai-te dar um grande avanço sobre essas algas cinzentas. O potássio vai igualmente ser importante para o bom crescimento das plantas, aliado aos nutrientes do substracto e das TPAs. Não precisas de mais nada e acho que deves manter até resolveres o problema. Com uma boa dose de paciência, a coisa vai lá.

 

Os Amecas são bons mas não fazem milagres, tendo em conta o alguedo que aí tens. Mas, são sem dúvida um bom reforço e até seriam mais senão fossem de todo alimentados mas eu percebo que com o resto da peixarada que aí tens, isso não seja possível.

 

Quanto a mostrar as algas ou não, acho que quem segue o tópico só tem a ganhar, especialmente as pessoas que se estão a iniciar em aquários plantados e que stressam quando o aquário passa pela fase das algas. Qualquer aquário passa eventualmente por uma fase de algas. Cabe-nos minimizar os estragos e repor o equilíbrio com o factor tempo. Não interessa se demora 1 semana ou se demora 5 meses, o que interessa é que o aquário acabe por equilibrar e mostrar todo o seu potencial. Quando essa altura chegar, já teremos uma boa experiência de como lidar com futuras situações destas.

 

Força com isso e não tenhas pressa, ninguém corre atrás de ti. :wink:

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem já agora aproveitando partilho como consegui eliminar as minhas mais rapidamente apesar de ainda la andarem em menor quantidade nao me largam :wink:

Com muitas tpa´s adicionando potassio e removendo c muita paciencia mas em vez de usar uma pinca usar uma escova dentes :twisted:

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É isso mesmo André, a vida está dificil :twisted:

Geralmente um plantado quando arranca mal a tendência é piorar cada vez mais... Deves imaginar a luta e o stress que isto me causa. :wink:

Sabes perfeitamente o quanto eu detesto ver algas no aquário e quando as coisas dão para o torto tomo medidas radicais! Neste momento estou admirado com a minha paciência perante o sucedido, embora por muito que fizesse dificilmente teria outros resultados. Ele não ficou assim por negligência, nem por falta de cuidados... As coisas acontecem e por muito que estas sejam detectadas a tempo não há nada que se possa fazer senão esperar.

Para já a única coisa que vou fazer é tratar de entregar 3 dos discos ao dono. Ficaram aqui até ganharem um pouco de corpo para depois transitarem para a casa de um amigo. Assim, já reduzo á paparoca e tento diminuir à população... não quer dizer que mais tarde não volte a colocar mais alguns! Mas nesta fase é mesmo o melhor que tenho a fazer. Se tivesse um áqua de reserva, já os tinha tirado para colocar este áqua em greve de fome e obrigar a equipa de limpeza a fazer o respectivo trabalho. Mesmo assim ainda comem.. mas é secundário!

 

Isto é o que dá ter peixes grandes... Mas isto vai acabar por se compor!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já começo a ver luz ao fundo do túnel!!!

Depois da tempestade que passou pelo áqua, começa agora a ficar mais controlado a nível de algas e as plantas começam a ganhar força.

Reforcei a equipa de limpeza com mais Amecas e parece que começam a dar conta do recado, embora a agressividade entre elas seja notória elas continuam a devorar as algas e aos poucos vão desaparecendo.

 

Neste momento e para dar alguma vivacidade aos Discos, que pareciam um pouco "acanhados" subi a temperatura para 30º e fui obrigado a meter mais um termóstato. Este termóstato vai-me ajudar nas TPAS porque ao frio que está aqui no norte e ao facto de fazer TPAS com água directa "del cano", ainda tenho de comprar uns casacos para eles, além de que posso-me esquecer de fechar a torneira... é que 1 hora para encher o áqua é obra!!!

 

Vamos ao que interessa...

20061218.jpg

 

Ah, quanto aos 30º... Já mantive plantados a 30º quando tinha o áqua tapado e a única coisa que não cresceu foi o musgo. Por isso ele volta a crescer assim que o frio passe!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Filipe

Esse discus dominante está a ficar muito bonito. Quanto às Amecas pelo que consegui ver tens pelo menos um macho e 3 fêmeas, garantidas, para a próxima vez que alguma estiver para parir não a metas na maternidade deixa ela parir no aqua, pode ser que a maioria dos alevins sejam comidos, mas mesmo assim existe maior probabilidade de se safar algum…como já vistes eles nascem com 1cm (ou mais), dos peixes que tens aí acho que só os discus os possam comer, mas eles sabem se esconder por entre as plantas e os discus não costumam entrar nas plantas para caçar…

Um abraço e boas festas para todos

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zé,

 

Olha que não seria muito dificil de acertar nas Amecas, isto porque tenho lá 14 a dar-lhe forte!

Quero ver se limpo o máximo possivel de algas até ao final do ano. Depois apenas vou ficar com 1 trio.

Já deu para ver que os machos são muito dominantes e os confrontos são inevitáveis. Neste momento é tal a pancada que já vi machos com comportamento de fêmeas!!! O que interessa é que eles limpem o máximo possivel para que os possa retirar do áqua.

O mesmo se aplica a alguns discos, 5 deles estão de muito boa saúde e parecem-me que já têm par... Os outros 3 é que teimam em não crescer!

1 deles está realmente muito magro e os outros 2 melhorzitos um pouco, mas não acompanham a velocidade de crescimento dos restantes.

Vou ver se os entrego ao Jorge Carvalho, assim ele pode metê-los isolados num áqua e tentar forçar a alimentação... vamos ver!!!

Já usei flagyl, TPAS, comida variada e nada... estes 3 estão dificeis de puxar! Quem sabe agora com paparoca caseira eles engordem!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Filipe os discus são muito competitivos, e há sempre um ou outro duminado que se deixa ficar atrofiado...

Quanto aos machos Ameca, não te preocupes que depois de ficarem defenidas as herarquias eles deixam de ser tão violentos, agora a herarquia entre as femeas é que está sempre a ser posta à prova...tu vais te apreceber disso quando uma femea estiver perto de parir, as outras femeas de tamanho aproximado vão aproveitar essa altura para as "escorraçar", e como elas quando estão a parir ficam sem poder de reacção, vão ter que se esconder, mas isso por outro lado até é bom pois assim os alevins nascem no meio das plantas e a salvo dos possiveis predadores...

Volto a te prevenir do facto de quando não hover algas para as Amecas comerem elas vão atacar algumas plantas mais tenras...

Boas festa

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Filipe os discus são muito competitivos, e há sempre um ou outro duminado que se deixa ficar atrofiado...

Boas,

 

Pois e infelismente aconteceu o que suspeitava. Já os cedi tarde de mais...

Ontem faleceu o disco mais pequeno e não sei se os restantes que estavam mais atrofiados seguirão o mesmo caminho!!!

Tentei antecipar esta situação, tirando-os do áqua e meti-os em casa de um Amigo num áqua apenas com água para eles.

Tratamento com flagyl e paparoca QB para ver se ganham corpo, senão acho que vão acabar por morrer!

Neste momento tenho apenas 4 Discos no meu áqua e espero que os 2 maiores não me atrofiem os outros 2.

Como nem tudo pode ser mau... acho que os 2 maiores são um casal. Já os vi a cortejar com a sua forma de nadar e para ajudar, umas tremidelas!

 

Vamos ver o que acontece...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe

 

Agora que as algas estão a desaparecer a verdadeira beleza do aquario está a aparecer. Parabens, muito bom.

 

Quanto aos discus, são mesmo assim. Raio de peixes com personalidade.

 

O facto de estarem a cortejar não quer dizer que seja um casal. Já tive 2 femeas que punham ovos uma atraz da outra.(casal moderno) :-D

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Agora que as algas estão a desaparecer a verdadeira beleza do aquario está a aparecer. Parabens, muito bom.

 

Espero que esta foto vá mais em conta as vossas expectativas!

Finalmente as algas começam a desaparecer e as plantas a mostrar que estão lá para alguma coisa.

A batalha ainda não acabou, isto porque ainda restam muitas algas cinzentas. Com as TPAS e fertilizações acho que elas vão acabar por ir...

 

20061223c.jpg

 

Abraços e aproveito para desejar a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Discus e plantados hi-teck são realmente uma dor de cabeça...Mas acho que o resultado é muito compensatorio.A luta esta quase a acabar e sinceramente estou ansioso para ver o aquario "florir"...Ja deste provas que não ha alga que te resista... :) Alias não devem haver algas que não tiveste....O interessante é que superaste e não recomecaste do 0 como muitos fazem.Bonito era se esses famosos Discus fossem casal....Só o tempo dira mas espero que sim....Boa sorte com a continuação da luta contra as algas, isso agora vai lá ....

 

 

 

Bom natal :drinking:

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

estou ansioso para ver o aquario "florir"...Ja deste provas que não ha alga que te resista... :) Alias não devem haver algas que não tiveste....

Por acaso neste layout acho que apenas falta a água verde... :sleeping: já tive de tudo um pouco e ainda tenho muitas algas!!!

Mas acho que mais 1 mesito ele vai ao sitio!

 

O interessante é que superaste e não recomecaste do 0 como muitos fazem.Bonito era se esses famosos Discus fossem casal....Só o tempo dira mas espero que sim....Boa sorte com a continuação da luta contra as algas, isso agora vai lá ....

Ponderei muitas vezes desmontar o áqua para fazer algo diferente, mas a paciência e a minha forma de encarar os layouts mudou.

Agora estou na fase de que quanto mais maduro melhor, como o vinho do Porto! Acho que o layout só ganha a verdadeira beleza ao fim de alguns meses de maturação. Por isso deixei andar... e as coisas acabaram por fluir normalmente.

 

Quanto aos Discos, vamos ver o que vai sair daqui... mas nunca pensei que me dessem tantas dores de cabeça!!!

Agora são as amecas a stressar os gajos, até umas dentadas lhes dão nas caudas... vou ter de reduzir ao nº o mais rápido possivel, ou considerar mesmo retirá-las totalmente do áqua. O seu apetite voraz faz com que limpem bem o áqua das algas, mas são muito activos e talvez por quererem acasalar faça com que dêm umas dentaditas na barbatana dos Discos para os afugentar daquele sitio.

A minha sorte é que os Discos gostam de comer e não amuam! Senão tava tramado...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Este tópico parece mais um diário que um tópico "Normal" onde se fazem comentários e criticas... lá vou actualizando até achar que vai sendo útil, depois logo se vê...

 

Então... aqui fica mais uma actualização! As algas lá vão indo e mais não digo! Fará diferença?! Acho que não!!!

 

20061228c.jpg

 

Abraço e continuação de boas festas.

 

Filipe Oliveira

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Com paciencia a coisa lá vai indo ao sitio :wink:

 

Não achas que deverias colocar uma plantita vermelha e/ou umas anubias nesses cantos, para dar um pouco de contraste de cores e formas?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não achas que deverias colocar uma plantita vermelha e/ou umas anubias nesses cantos, para dar um pouco de contraste de cores e formas?

 

Boas Zeneo,

 

Planta vermelha existe, apenas não ganhou coloração por causa do carvão que meti no filtro.

Mas assim que remover o carvão e começar a dar com ferro acho que vai ficar outro... cada coisa a seu tempo!

Algumas zonas ainda vão ser rectificadas, com mudas ou com algo que possa compor melhor o layout. Para já o facto das algas começarem a ir e o layout ficar mais composto já são pontos ganhos... o resto será por acrescimo!

 

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Planta vermelha existe, apenas não ganhou coloração por causa do carvão que meti no filtro.

 

Bem que tinha achado as plantas um pouco amarelas.

 

Á quanto tempo tens o carvão no filtro?

 

Eu à cerca de 2 semanas tive um problema com uns peixitos, fiz um tratamento com esha2000 que supostamente não afecta as plantas e depois coloquei carvão no filtro durante 3 dias, resultado, a Rotala SP Green ficou literalmente toda queimada, outras plantas não voltaram a crescer desde então, fiquei na dúvida qual o causador, o medicamento ou o carvão.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem que tinha achado as plantas um pouco amarelas.

 

Á quanto tempo tens o carvão no filtro?

Boas,

 

Está próximo de 1 mês. Este fim de semana vou retirar.

Quanto ao que referiste pode ser falta de potássio nas plantas ou pode ser derivado ao tratamento.

Que produto é esse que referiste? Serve para quê?

 

Eu mesmo com tratamento H2o2 nas plantas, dimicina, eritromicina, carvão e mesmo com fertilizações variadas nunca tive um problema igual!

A única coisa que falta é mesmo o ferro, porque o carvão remove tudo que seja metais da água reduzindo a absorção do mesmo pelas plantas. Por isso era desnecessário estar a fertilizar com ferro. Uma vez que os peixes e comida tratam dos Nitratos (15ppm a 20ppm) e Fosfátos (1ppm a 1.5ppm) apenas necessito de fertilizar com Potássio. Últimamente tenho subido um pouco as doses de potássio e noto que as plantas começam a ficar bem verdinhas, talvez a foto não o demonstre, mas na realidade estão bem verdes! Apenas o vermelho ainda não apareceu devido ao carvão... mas brevemente estará nos planos diários de fertilização.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

 

Bem realmente já passaste por todas. Agora só pode melhorar.

 

Conseguiste descobrir o porquê das algas? Foi dos Discus? Foi da calha? Fertilização?

 

Só por curiosidade a utilização de carvão não será contraproducente para a recuperação das plantas?

 

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que produto é esse que referiste? Serve para quê?

eSHa 2000 treats a wide range of fungal, bacterial and parasitic infections, helps heal wounds and protects the skin layer. Use eSHa 2000 for Fungus, Dropsy, bacteria, skin problems, gill problems, fin rot, tail rot, ulcers and wounds. Also for Neon Tetra disease and many others.

 

A verdadeira banha da cobra :multi: trata tudo :roll:

 

Quanto ao que referiste pode ser falta de potássio nas plantas ou pode ser derivado ao tratamento.

Falta de potássio, penso que não, realmente reduzí na altura um pouco a fertilização mas as plantas passaram de um estado vicoso para um de decadencia em muito poucos dias, terá sido provavelmente o medicamento ou até tudo junto medicamento+retirada de fertilizante.

 

As instruções do medicamento referem que não afecta nem plantas nem as bactérias do filtro, mas se calhar isso não é bem verdade banana rock

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Conseguiste descobrir o porquê das algas? Foi dos Discus? Foi da calha? Fertilização?

Algas... No inicio de um plantado é normal, no meu caso deve ter sido alguma praga!!!

Porque apenas não tive água verde, de resto tudo apareceu! O que me deixa contente no meio disto tudo é que consegui ultrapassar esta fase negra do plantado, muito mais quando tens alguém 24h por dia a dizer-te que está um nojo!

Muita paciência e dedicação fizeram com que ganhasse mais alguma experiência, que me poderá ser muito útil em situações futuras.

 

O que originou as algas... muitos factores! Falta de manutenção do filtro existente (tanto quis manter bactérias para meter os discos que provavelmente originou as cianobactérias), luz a mais (filamentosas), excesso de fertilização quer a nível de solo fértil como liquida (Algas pretas), excesso de comida originou oscilações de nitratos (sem equipa de limpeza à altura para limpar o excesso), excesso de peixes originou subidas dos fosfatos (Algas pretas), carência de potássio (não consegui equilibrar a fertilização devido às oscilações de No3 e Po4), várias TPAs (equilibram os nutrientes, mas se continuas a fazer algo de mal, o problema pode ser mais grave!), teste de Po4 fora do prazo (estava a medir 1.5ppm de fosfatos, na realidade estavam acima dos 2.5ppm)...etc; Tantos factores que podem ter originado o aparecimento das algas... Acho que o mais importante de tudo é mesmo o tempo respectivo para que ele equilibre!

 

Só por curiosidade a utilização de carvão não será contraproducente para a recuperação das plantas?

Não! As plantas desenvolvem-se muito bem apenas com NPK, Micros (ferro) é absorvido pelas plantas quando tens No3 na água. Se não adicionares micros, as plantas não deixam de crescer, apenas não ganham a coloração devida. Mas se estás com um problema de algas como as filamentosas, que podem ser originadas por excesso de luz e ferro, uma das formas de reduzires a propagação é adicionares carvão ao filtro. Purifica a água e remove todo o tipo de metais em excesso que podem originar algas como afectar a fauna.

Deves é ter cuidado com o tempo em que mantens o carvão no filtro! Uma vez que o carvão limpa a água, ao fim de algum tempo começa a inverter a sua funcionalidade, 1 mês no máximo... depois podes ter uma dor de cabeça!!! Assim que passa a validade, ele vai libertar tudo que filtrou...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais