240l Plantado Vs Discus - 2008.01.04


FAAO

Novo Aquário 130x50x60  

147 votos

  1. 1. Tipo de Layout

    • Landscape
      18
    • Holandês
      19
    • Nature
      59
    • Biótipo
      45
    • Apenas peixes e vidro
      1
    • Indiferente
      5
  2. 2. Fórum - Partilha

    • Novo tópico
      100
    • Mesmo tópico do 240L
      39
    • BLOG
      14
    • Não partilhar... não tem interesse!
      6
  3. 3. Plantas

    • Echinodorus
      58
    • Musgos
      75
    • Anubias
      51
    • Fetos
      46
    • Vallisnerias
      43
    • Cryptocorynes
      36
    • Rotalas
      46
    • Ludwigias
      38
    • Hygrophilas
      30
    • Outras
      63


Recommended Posts

  • Replies 590
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Parabéns FAAO. Está uma bela montagem. Demonstra que para além de uma grande capacidade para o aquascamping tens uma grande perseverança e disponibilidade para as tuas criações.

Abraços,

Pedro Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Querem fotos? Então aqui vai, sairam com reflexos mas dá para ter uma noção de como está o áqua.

 

Mais tarde posto umas fotos do áqua e respectiva fauna.

 

20061113b.jpg

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As cianos estão a ser dificeis de matar! Pensava eu que tinham ido de vez mas, timidamente lá vão aparecendo mas em pequena quantidade.

Parei com o tratamento de dimicina e reforcei a flora, para que haja menos nutrientes na coluna de água e elas possam definitivamente desaparecer.

Contudo, tenho usado H2o2 (água oxigenada) 20ml dia junto das cianos com o auxilio de uma seringa. Aplico cuidadosamente sobre a eleocharis e fico sempre atento a comportamentos estranhos por parte dos peixes.

Por precaução, assim que o H2o2 termina o efeito sobre as algas, faço uma TPA de 50% (elimina os nutrientes em excesso, repõe os nutrientes na coluna de água e favorece o crescimento dos discos).

Para uma fácil manutenção do tapete, podei a eleocharis. É mais fácil de aspirar o fundo e as cianos são mais fáceis de detectar. A poda promove um crescimento mais rápido da planta e os discos têm menos dificuldade em se alimentar; o pior é mesmo limpar o lixo que fica á superficie.

 

Aqui ficam umas fotos da evolução e tratamento das cianos.

Antes da poda

20061117b.jpg

 

Depois da poda

20061118b.jpg

 

Fertilizações diárias de macros, potássio e Co2 a 2b/s

 

Parametros:

No3: 20ppm

Po4: 1.5ppm

 

Abraço e obrigado pelos comentários.

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Passados alguns dias pensava eu que a coisa tinha estabilizado a nível de cianobactérias, pois enganei-me! Elas voltaram a atacar e em maior escala que o ataque anterior. Talvez por ter aumentado na dosagem dos nitratos ou outro factor que ainda não detectei! Considerando que 15 a 20ppm de nitratos num plantado não é problemático, uma coisa é certa... elas "andem aí" e está dificil de eliminá-las de vez.

Como foram detectadas a tempo deu para começar o tratamento de imediato e espero conseguir controlar a evolução das mesmas.

Desta vez optei por não usar qualquer medicamento (Dimicina) mas sim por um tratamento de "shock". TPA de 75% da água com dupla aspiração do substrato e plantas; e aplicação de H2o2 directo sobre as mesmas.

Usei 20ml de H2o2 sobre as plantas com a ajuda de uma seringa e rapidamente elas começaram a evaporar. A TPA de 75% deve ser lenta para evitar um shock térmico nos peixes. Depois de retirar 50% da água, ela foi reposta muito lentamente e directamente da água "del Cano".

Foi um processo muito demorado, 1h de TPAS é muito tempo... 30min para cada TPA de 50% com um intervalo de mais 30min entre elas. Assim evitei que a temperatura da água ficasse abaixo dos 25º. Tendo em conta a época do ano em que estamos 3º de diferença foi insignificante!!!

 

Após TPAs, fertilizei com Fase1, Fase2 e K40 da Elos mas em dosagens muito reduzidas. Pretendo que os parâmetros estejam mais abaixo que o normal, fazendo com que as plantas esgotem esses nutrientes e as algas não tenham como se alimentar. Mesmo que existam algumas algas, mas as plantas ganhem no confronto directo, as algas acabam por desaparecer.

 

Deixo-vos uma actualização do plantado e com a possibilidade de verem em grande plano todo o "alguedo" existente na foto de alta resolução.

 

20061123b.jpg

 

:wink:<span style='color:red'>Download --» Alta resolução</span>

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Grande Filipe, estou maravilhado com os teus discus, sim senhor afinal tambem sabes da poda, e não é só nas plantas... :D , dá prefeitamente para ver que estão a crescer saudaveis...nem queiras saber a pena que tenho em não poder ter ficado com uns irmão desses...é claro que já cá tenho mais da desova seguinte, mas a falta de espaço mantence... 8) , mas fico feliz por ver que os pequenos estão a ser bem tratado e a ficar uns discus a sério...

Continua assim que vais no bom caminho...daqui a um ano estou mesmo a ver tu montares um aqua de criação de Discus... :D

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Aquaben,

 

Os discos têm crescido bem graças às TPAS! Comidinha também não lhes falta e alguma agressividade na hora de comer. Mais uma semanita e já vêm comer à mão!!! 8)

Ainda existem 2 que teimam em não crescer, estão pequenotes... julgo que será devido á agressividade dos maiores.

Comem normalmente, embora sempre que sentem a presença do dominante ou dos maiores refugiam-se entre os troncos.

Escusado será dizer qual deles é o dominante... ele aparece em todas as fotos :D

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FAAO está fixe esteticamente, tenta ser um meio termo entre o plantado e o setup ideal para Discus, mas para mim desilude um pouco (mas estou expectante pela perfeição).

 

O aqua tem melhorado como é previsível (FAAO MACHINE) em termo de plantado mas para mim falta algo um pouco difícil de descrever.

 

Talvez os troncos ramificados pudessem ser um pouco mais altos e abrangentes e existir mais "open espace" sombrio.

Em aquário dependência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ora aqui vai!!! Como comentários é coisa que abunda por aqui... lá vou eu actualizar este tópico! Pode ser que seja para alguns um guia de como conseguir uma colecção de algas num periodo tão curto de tempo!!!

 

Eu sou mais teimoso que uma "mula" e não sou "gajo" de cair no 1º round :D

 

Cianos parecem que foram ou talvez não!!! Deixaram-me uma herança bem pesada e que continua a propagar-se pelas plantas, troncos e pedras; As algas cinzentas, filamentosas e algumas petecas. eheheh!!! Este áqua promete :lol:

Quais as algas que faltam ainda na colecção?! :shock:

 

Talvez por ter tentado manter os fosfatos a um nível superior 1-2ppm, sem poder aumentar gradualmente aos nitratos para 20ppm ou simplesmente as cianos arranjaram uma forma de combater a eritromicina!!!

 

Agora tenho feito TPAS de 40% todos os dias sem qualquer tipo de fertilização, apenas vou dar ás plantas aquilo que a minha água lhes pode dar! Se as variações nas fertilizações fizeram com que houvesse um desequilíbrio de nutrientes, porque não equilibrar o áqua com TPAS?! 7 dias de tratamento e vamos ver os resultados :wink:

 

Para acabar com este alguedo vou reforçar a equipa de limpeza. Neste momento apenas possuo Otocinclus e Neritinas natalensis; mas esta semana chegam reforços!

Ameca splendens (dizem que é uma boa alternativa aos SAES e que é um peixe voraz de algas; Come filamentosas, pretas e cinzentas), Aspidoras pauciradiatus (para comer a comida em excesso dada aos discos) e os famosos LDA25 "Pitbull Pleco" (para tratar dos troncos e green spots)

 

Vamos dar uns dias ao plantado e ver o que acontece... por enquanto fica aqui uma foto das algas deste áqua! :)

 

20061204b.jpg

 

"Eu tenho tempo e vocês?" :wink:

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Filipe

Ameca splendens, não me parece ser uma boa opção...é que essas meninas se tiverem carencias a nivel da alimentação , são capazes de atacar e as plantas e acabar com elas...e há plantas que por muito bem alimentadas que elas estejam, vão sempre acabar com elas...toma cuidado com esses meninos, ah e existe ainda o perigo do "Ictyo", em agua sem sal elas ficam senciveis a essa doença...

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Aquaben,

 

Então quer dizer que estou entre a espada e a parede!!!!

Não posso meter SAEs porque são irrequietos, os Amecas porque apanham Ictyo... bem, não sei o que fazer à minha vida!

Além de que os Ameca já chegaram, vou buscá-los não tarda nada e não os posso devolver.

 

Mas explica-me uma coisa, com tanta comida desperdiçada pelos discos não achas que os gajos vão ficar de barriga cheia e deixar as plantas em paz? Pelo que li os Ameca são uma excelente alternativa aos SAES e não se enganam na limpeza. Comem todo tipo de algas e não tocam em plantas, isto é o que se consta!

 

Acho que vou correr esse risco é que SAES não me apetece meter, lá se ia o musgo xmas, embora neste momento com tantas algas misturadas... onde anda o xmas?

 

Mais tarde dou novidades!!!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o que eu estava a tentar te dizer é para os vigiares de perto…eu não disse que eles iam comer as tuas plantas todas, mas pode acontecer, mas acho que vendo bem as Amecas são o mais indicado, pois tratam das algas filamentosas e ainda te comem os restos da comida dos discus, ou melhor vão comer a comida dos discus e depois completam a dieta do algas…Quantas vais meter? Eu metia 2 femeas e um macho, ou no máximo 3 fêmeas e 2 machos, mas se tiveres 2 machos eles vão fazer uma arena entre as plantas( não costuma desenterrar), para fazerem as sua lutas ritualizadas, são bonitas de se ver…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu neste momento não sei se são machos ou fêmeas porque não deu para andar a ver as diferenças entre eles. Meti 5 no áqua com a finalidade de me comerem as algas o mais rápido possível. O que posso constatar em 15 min que estive a olhar, é que os gajos arrancam as algas à bruta. É lógico que não estou à espera que limpem aquilo em 2 dias... mas que elas vão acabar por ir acho que vão!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Lê este artigo sobre as Amecas, é de um grande colaborador aqui deste fórum, e na minha opinião é sem sombra de dúvida a pessoa mais entendida sobre os vivíparos e ovovivíparos, que temos por cá…no seu site tem outros vivíparos muito interessantes, não perdes nada em os ler, sei que são um pouco extensos com pormenores que muitos acham de maçudos mas são sem duvida artigos muito bons e com muita informação e detalhada...

http://www.viviparos.com/Fichas/A%20splendens.htm

 

Espero que as Amecas façam o serviço que pretendem, mas elas podem te dar muito mais do que serviços…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe

 

Os meus parabéns pela coragem de fazer um "plantado" com Discos, eu tentei e tive que desistir, algumas causas que me levaram a tal:

1- Com o pico de Nitratos que ás vezes tinha, devido á mão pesada na hora de adubar e em simultâneo com uma mão pesada para dar de comer aos Discos notava logo a mudança de atitudes deles

2- Como todas as semanas ou de 2 em 2, tinha que fazer a poda e que nunca era menos de 1h eles stressavam ao ponto de quase saltarem do Aqua

 

Quanto ás Cianobactérias, vamos lá tentar resolver a questão(ou não)!!!

Actualmente tenho no meu Iwagumi bastantes e como já tive no outro de 450L posso tentar tirar algumas conclusões, mas sabes que é sempre tentar...

 

Inicialmente quando montei o Iwagumi (mesmo filtro, tudo igual) e que tive os picos do ciclo elas nunca apareceram agora que está tudo estabilizado estão em força, daqui só tiro uma conclusão - á medida que a eleocharis foi crescendo e compactando os pontos mortos entre as plantas aumentaram e até concidência é que ao limpar as Ciano todas e passados 2-3 dias elas começarem a aparecer começa sempre nos cantos do Aqua e junto ás paredes (onde tenh menos circulação), mas vou colocar uma bomba de circulação para ver se noto a diferença e ai não vou ter mais duvidas pois no meu Aqua de 450L foi isso que fiz e penso que foi a solução (só não tenho a certeza porque ao mesmo tempo ia alterando a fertilização e nunca se chega a saber do que era(é o mal da pressa))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

não perdes nada em os ler, sei que são um pouco extensos com pormenores que muitos acham de maçudos mas são sem duvida artigos muito bons e com muita informação e detalhada...http://www.viviparos.com/Fichas/A%20splendens.htm

 

Por incrivel que pareça, ontem quando fui levar os peixes a casa à hora do almoço, estive a fazer uma pesquisa na net para procurar mais informação sobre eles e foi exactamente essa página que estive a ler!

 

Os meus parabéns pela coragem de fazer um "plantado" com Discos, eu tentei e tive que desistir

Temos de ter muita calma... tudo se resolve!

Já passei a fase da pressa, pois esta é inimiga da perfeição e por vezes leva-nos a cometer determinados erros. Eu optei pelos Discos não só por admirar o seu comportamento, como também estudar metodos de fertilização e evitar alterações de layout. Sei que as coisas não vão ser faceis e por vezes leva-me a pensar "Onde estava eu com a cabeça quando decidi fazer isto?.

Eu sempre afirmei que Discos e plantados não combinam, não é que os Discos não fiquem bem num plantado; O problema é o excesso de nutrientes originados pela comida não ingerida e pelo defecar dos peixes. Levam a que tenhas picos de Po4 / No3, sinfonação do fundo do áqua a cada 7-15 dias e assim torna-se dificil manter o plantado.

Não sei se o meu teste de Po4 passou da validade, mas as medições efectuadas durante este tempo levavam-me a fertilizar com Po4 para manter os parametros nos 1-2ppm. Contudo ontem depois de uma poda de "limpeza", podei algumas folhas que apresentavam algas pretas com mais de 1cm :roll:. Será que o teste estava marado? O que terá levado a tal descontrolo?! A única conclusão que tiro dessas algas, é que as Cianos que tive em grande parte das plantas tenham arranjado uma forma de se defender dos tratamento e mais tarde com o abafar da planta se tenham transformado.

Mas são estes comportamentos que me dão "pica" e dores de cabeça, mas quando isto passar (espero que passe) a satisfação será grande!

 

algumas causas que me levaram a tal:

1- Com o pico de Nitratos que ás vezes tinha, devido á mão pesada na hora de adubar e em simultâneo com uma mão pesada para dar de comer aos Discos notava logo a mudança de atitudes deles

Eu neste momento, tirando alguma agressividade entre eles não noto diferenças de comportamento. Mesmo os mais pequenos já andam livremente pelo áqua e comem bem.

Já testei o áqua com No3 a 10, 15 e 20ppm e mesmo assim não notei nada de diferente.

 

2- Como todas as semanas ou de 2 em 2, tinha que fazer a poda e que nunca era menos de 1h eles stressavam ao ponto de quase saltarem do Aqua

Neste caso acho que habituaste mal os teus Discos ou não estavas a fazer as coisas como devem de ser :roll:. Na 1º vez que fiz sinfonação do fundo do áqua usei apenas uma mangueira e os gajos quase que me partiam o áqua, batiam contra os vidros, simulavam que estavam mortos e levantaram-me uma serie de plantas!!! Estavam possessos!!! Nunca tinha visto nada assim... No entanto a 2º sinfonação já não foi assim, acompanhei a mangueira com a mão (tal como o Aquaben tinha-me referido!) e as coisas correram dentro da normalidade. Os gajos estavam serenos, não acusavam stress e tive mesmo algumas dificuldades em sinfonar o substrato porque eles não me largavam a mão.

Tal como já referi, ontem fiz poda às folhas com algas, aproveitei para podar também as plantas de caule e a eleocharis; Os gajos estavam ali na boa como se nada fosse! A tesoura perto deles e eles não estavam minimamente preocupados com isso, apenas tive de podar com muita calma e nada de movimento bruscos!

Chego à conclusão que o comportamento dos Discos são como os das pessoas, não somos iguais... uns mais stressados que outros... etc!!!

O grande problema nos discos é que se 1 stressa todos stressam e aí sim, temos o pânico geral!

 

Inicialmente quando montei o Iwagumi (mesmo filtro, tudo igual) e que tive os picos do ciclo elas nunca apareceram agora que está tudo estabilizado estão em força, daqui só tiro uma conclusão - á medida que a eleocharis foi crescendo e compactando os pontos mortos entre as plantas aumentaram e até concidência é que ao limpar as Ciano todas e passados 2-3 dias elas começarem a aparecer começa sempre nos cantos do Aqua e junto ás paredes (onde tenh menos circulação), mas vou colocar uma bomba de circulação para ver se noto a diferença e ai não vou ter mais duvidas pois no meu Aqua de 450L foi isso que fiz e penso que foi a solução (só não tenho a certeza porque ao mesmo tempo ia alterando a fertilização e nunca se chega a saber do que era(é o mal da pressa))

Acho que não tem a ver com a pressa... e explico-te o porquê:

1. Foi-me dito que se aumentasse os nitratos elas iam embora!

Elas apareceram ainda com mais força!!!

 

2. Reduzir os nitratos, na comida e fazer TPAs com mais frequência!

Mesmo fazendo TPAs de 3 em 3 dias, depois de 2 em 2 dias até que comecei a fazer todos os dias; Tpas de 50% e mesmo de 75%... Elas mantiveram-se!

Dei menos comida. O mesmo resultado!!!

 

3. Uso de dimicina.

Pareciam que estavam a ir embora e de um momento para o outro, voltaram ainda com mais força!

 

4. Reduzi a iluminação.

Nem evoluiram e nem desapareceram

 

5. Troquei de filtro de 440L/h para 1050l/h

Caudal apenas á superficie e alguma corrente no fundo do áqua, nada de exagerado; Sem efeito!!!

 

6. Eritromicina

Com menos dosagem ou mais dosagem; Nada!!!

 

7. H2o2

O uso de H2o2, sim resultou... mas não ia usar h2o2 a cada 3 dias!!! Lá se iam as plantas

 

8. Equilibrar a fertilização para os parametros recomendados

As plantas de caule puxaram, a eleocharis também, mas... voltaram as algas!

 

A que conclusão cheguei eu!!!

Isto não pode ser cianobacterias!!! Não são as usuais verdes que se acumulam em cima das plantas e substrato (cianos em estado mais avançado), mas sim o inicio! Será que se deixasse evoluir estas algas pudesse mais tarde tratá-las como mencionado em cima? Ou simplesmente ficaria sem plantas antes de elas atingirem esse estado?

Notei que alguns pés apodreceram, algumas plantas ficaram mais fracas provocadas pelo sufoco das algas, outras algas entretanto apareceram... um verdadeiro "bico d'obra".

Nunca tive cianos na vida, esta foi a 1ª vez... serão os Discos! Não acredito... alguma coisa as originou e não foi o caudal do filtro nem Co2. Já usei tal como referiste, os mesmos equipamentos em montagens anteriores e nada. Acho que da mesma forma como elas apareceram, acabam por ir. É uma questão de equilibrarmos o áqua e deixar o tempo tratar disso... e limpar, sinfonar, limpar... sinfonar!!!! Muita paciência e dedicação.

Para aqueles que olham para as fotos finais e dizem "eh está fixe... também fazia!!! Não imaginam os problemas que podem aparecer no decorrer da montagem.

Para os que desistem à 1º (não é o teu caso Miguel)... sejam pacientes e dêm-lhes luta! Elas acabam por perder no "braço de ferro"!!!

 

Para terminar, queria-vos deixar uma foto de algo invulgar.

20061205b.jpg

A isto se pode dizer, "Foi chegar, comer, parir e morrer!"

Uma fêmea de Ameca splendens, após ter chegado de viagem de um dia para o outro, foi acondicionada e metida no áqua. Apresentava um nadar esquisito e cheguei a pensar que a viagem teria provocado tal comportamento. Qual o meu espanto enquanto podava a eleocharis, vi-a deitada em cima do tapete, pensando eu que tinha morrido! Toquei-lhe com a mão e reparei que algo estava agarrado ao peixe.

O resultado está na foto, fêmea morta e 3 alevins, 2 vivos e 1 morto!

Na foto é visivel a cauda do nascimento do 3º alevim, a fêmea ainda estava viva nesta altura, acabando por falecer após o nascimento do último "amequita".

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Pois, isso está mesmo mau, mas com calma e os teus conhecimentos isso vai ao sitio de certeza.

 

Com todas as acções que tomáste não aumentas a injecção de CO2?

 

Pelo menos, no meu caso tem resultado bastante bem para as algas filamentosas pretas, petecas ou lá o que é.

 

Parece que este tipo de algas não se dá muito bem com isso, por outro lado as plantas com maior injecção de Co2 ganham mais força, consomem mais nutrientes, acabando assim por ganhar a guerra contra as algas.

 

A diminuição do período de iluminação, não acho que seja boa ideia, de certo modo também inibe o crescimento das plantas e por arrasto o consumo de nutrientes, talvez o o tal blackout a meio do dia resulte, cheguei a experimentar uma vez com algas verdes mas não resultou.

 

Boa sorte :roll:

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Filipe esses peixes são senciveis e podem abortar por stress...foi pena

Como deves ter lido, esses peixes são verdadeiros viviparos, e como se pode ver perfeitamente nas tua foto os alevins nascem com um "cordão humilical" primitivo...não se esqueção que só os mamiferos têm cordam humbilical...ou será que o que aprendemos na escola não está 100% certo?

As femeas têm uma "gestação" de 60 dias, os macho não têm gonopodeo mas sim andropodeo, que basicamente é um tubo que se forma na barbatana anal e se desenvolve só na altura da fertelização...eles têm outras semelhança com os ditos animais superiores, sim...

Bem penso que tu já tenhas lido isso tudo noutros sitios...sorrys pelo desabafo mas adoro os Godaideos, são peixes muito estranhos pois têm muitas excepções as normais caracteristicas que definem um peixe...

Um abraço e melhor sorte para a proxima

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Com todas as acções que tomáste não aumentas a injecção de CO2?

Eu na altura que fiz os testes para combater as algas cheguei a usar 3b/s - 2b/s até diminuir para 1b/s.

Neste momento estou com 1b/s e é mais que suficiente, porque o reactor de CO2 que uso não necessita de grande fluxo de Co2. Como o Co2 não é imediatamente libertado para a superficie, fica a borbulhar dentro do reactor 1b/s é semelhante a um sistema normal de copo com 3b/s.

:grab:

A diminuição do período de iluminação, não acho que seja boa ideia, de certo modo também inibe o crescimento das plantas e por arrasto o consumo de nutrientes, talvez o o tal blackout a meio do dia resulte, cheguei a experimentar uma vez com algas verdes mas não resultou.

Eu não diminuí ao fotoperiodo mas sim à potencia da iluminação.

Em vez de estar a usar 4x39w T5 (9h) + 2x70w Hqi (1h,2h,3h), desliguei as hqis e fiquei apenas com as T5 ligadas; Baixei mais a calha para haver uma maior incidência de luz sobre o plantado.

 

Bem penso que tu já tenhas lido isso tudo noutros sitios...sorrys pelo desabafo mas adoro os Godaideos, são peixes muito estranhos pois têm muitas excepções as normais caracteristicas que definem um peixe...

Podes desabafar sempre que quiseres, só enriquece o tópico e o fórum!

 

Abraço e obrigado pelos comentários

 

Filipe Oliveira

Ps. Nem vos passa pela cabeça o desbaste que o plantado levou... Fotos para breve!

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não existem grandes novidades... 2 meses passaram e as cianobacterias foram-se! :twisted:

 

O pior estava para vir... :twisted:

 

Neste áqua tudo cresce; Os discos, as plantas e as algas!!! Já tive e tenho mais algas em 2 meses que em todas as montagens juntas. Paciência, muita paciência e nada de desespero!

Uma vez que as cianos já passaram à história, não me perguntem como é que elas se foram... Desapareceram da mesma forma como apareceram... A teoria do caudal é mais um mito, embora tenha trocado o filtro de 440l/h por 1050l/h não foi por esse motivo que elas desapareceram. Este filtro que possuo tem caudal regulável e neste momento está no minimo. Está com menos caudal que o anterior, por isso as cianos desapareceram devido a outro factor, digamos que com tantos testes durante um mês, algo funcionou... falta saber qual deles atenuou o seu crescimento e fez com que desaparecessem.

 

Contudo, foram as cianos e apareceram as cinzentas e algumas algas pretas. Talvez as cianos que teimosamente ficaram nas folhas das plantas tenham ganho alguma resistência provocando tal aparecimento.

 

Os Ameca splendens lá vão fazendo o seu serviço, mas parecem-me insuficientes de momento para limparem todas estas algas. Eles vão comendo as algas e é notório que em determinadas zonas elas têm reduzido.

 

Quanto a fertilizações, apenas tenho fertilizado com potássio e nada mais. TPAS 2 em 2 dias de 40-50% e aspiração do fundo a cada 4 dias.

 

Deixo-vos as fotos das algas no seu melhor! :twisted:

 

20061213a.jpg

20061213b.jpg

20061213c.jpg

20061213d.jpg

20061213e.jpg

20061213f.jpg

 

Mesmo com muitas algas é visivel que as plantas continuam saudáveis e crescem mais lentamente.

 

Agora é esperar e ter muita paciência!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem nunca me tinha prenunciado sobre o assunto mas sei o qt é dificil e pelo q estas a passar.

Neste momento mantenho um plantado c/ discus o q para mim tambem n tem sido facil, felizmente nao passei pela fase das ciano mas essas cinzas, filamentosas e tipo riccia ja ca andaram e algumas teimam em n ir embora.

Noto no entanto que no meu caso atacam aonde ha mais movimentacao de agua.

 

 

1 Abraço e força nisso.

 

Rufino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais