240l Plantado Vs Discus - 2008.01.04


FAAO

Novo Aquário 130x50x60  

147 votos

  1. 1. Tipo de Layout

    • Landscape
      18
    • Holandês
      19
    • Nature
      59
    • Biótipo
      45
    • Apenas peixes e vidro
      1
    • Indiferente
      5
  2. 2. Fórum - Partilha

    • Novo tópico
      100
    • Mesmo tópico do 240L
      39
    • BLOG
      14
    • Não partilhar... não tem interesse!
      6
  3. 3. Plantas

    • Echinodorus
      58
    • Musgos
      75
    • Anubias
      51
    • Fetos
      46
    • Vallisnerias
      43
    • Cryptocorynes
      36
    • Rotalas
      46
    • Ludwigias
      38
    • Hygrophilas
      30
    • Outras
      63


Recommended Posts

Boas,

 

Pretendo com este tópico criar alguma interactividade com o pessoal mais experiente em Discus e com os restantes que têm um gosto mais apurado pelo aquascaping.

 

Gostaria de saber o que vocês acham da ideia de se reunir estas duas condições.

Uns dizem que Discus e Plantados não combinam, devido às temperaturas altas da água, comida que não é consumida pelos peixes aumentando e desequilibrando as condições da água.

 

Sugeria que colocassem umas fotos de alguns plantados que gostassem de ver adaptados para o efeito.

Não pretendo criar nenhum biótipo, logo todas as sugestões serão bem-vindas.

 

Este projecto será feito com calma, visto que tenho 1º que desmontar o "river" para começar esta nova tarefa.

 

Venham daí essas ideias :lol:

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Ps. Agradecia que a moderação do forum não mudasse o tópico do local. Este tópico servirá para o planeamento, montagem e manutenção do aquário.

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 590
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

:lol: Eu penso que isto vai prometer, eu também vou montar um aquário novo para discus e agora já sei onde vou tirar ideias. :wink:

 

Agora em relação á experiência que tenho, as temperaturas da água, não são problema, desde que claro as plantas se adequem ás mesmas.

No que diz respeito a restos de comida, eu costumo dar um pouco de cada vez, pois eles não gostam muito de comer do areão, é da maneira que se conseguem mais uns momentos de interacção com eles, e os poucos restos que ficam, as minhas Corydoras tratam imediatamente do "problema".

 

Na minha experiência é assim, agora vamos ver o que os experts dizem. E garanto que vou estar muito atento.

 

Deixo aqui uma foto do inicio do aqua:

 

Pic_9595_2.jpg

 

E outra do primeiro discu que tive:

 

Pic_9595_3.jpg

 

Sei que não é muito, mas é o que posso arranjar :P

 

Cumprimentos a todos.

Ilídio Cruz

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acho que plantados e Discus não combinem, até porque as condições das águas dos plantados coincidem com as dos Discus.

 

O problema, a meu ver são as sombras, mas para isso têm de ser criadas essas zonas de refúgio onde os Discus gostam de estar quando estão submissos a algo!

 

Troncos do tipo "raízes" grandes são bem vindas, um substrato escuro idem.

 

Os Discus requerem um ambiente sombrio e calmo. Se possivel, bastantes vermelhos para quebrar o verde que inibe as cores mais profundas dos Discus!

 

Atenção que luz intensa retira a beleza aos Discus. Os Turquesa, por exemplo, os seus azuis metálicos só serão vislumbrados à média luz.

 

Em relação às temperaturas, para manutenção de Discus, basta 26-27º C, água ácida e mole e "limpa" de elementos tóxicos, principalmente, Amónia e NO2. Assim sendo a fertilização terá de ser feita à base de Nitratos e em pequena escala várias vezes ao dia, ou seja, dividir a dose diária.

 

Em relação aos restos de comida, nada melhor que umas Corys. As Panda ficam lindíssimas com Discus :lol:

 

Vou gostar de ver!

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Como tú que gostas de inovar, que tal aproveitares um pouco desta ideia

 

Um biotopo amazónico deverá ser sempre com pouca iluminação ou pelo menos com muitas zonas sombrias, Independentemente das espécies peixes que coloques, a bacia do Amazonas é uma parte alagada da floresta e como tal a iluminação é reduzida. Por decima dos rios e ribeiros há uma grande vegetação que obstroi a passagem directa da luz solar. Como tal, a escolha das plantas (diga-se couves) deverá ser sempre de plantas "pouco" exigentes em iluminação como as Cabomba, Echinodorus, Miriófilio, Eleocharis, etc. Devido à grande massa vegetal existentente nas águas provocada pela folhagem, troncos submersos, raízes, etc. as águas deverão ser "negras".  

 

Se fosse a tí, optava por fazer zonas bem distintas de luz e sombra, talvez só com uma Hqi num dos lados para as Eleocharis p.e. a formarem um tapete e outra zona mais sombria com Cabomba, troncos e/ou outras plantas altas.

 

Esta foi uma resposta que coloquei à uns tempos, sobre um biotopo amazónico. Acho que também se poderá enquadrar para um plantado com discus. Sinceramente, não sei até que ponto poderá ser viável ou se resultará bem estéticamente. Eu por exemplo costumo ter esta visão no meu plantado de 100 litros, como a calha está embutida na tampa, para podar tenho de a retirar. Depois utilizo apenas uma luz no canto onde estou a podar. Até dá um efeito porreiro, ter uma zona iluminada e outra escura.

 

Boa sorte com o teu projecto :lol:

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde já obrigado pelo feedback.

A minha ideia passaria por ter um layout calmo sem muita manutenção.

Um tapete que demorasse o seu tempo a crescer, não necessitasse de muitos cuidados e que depois de composto se mantivesse por um longo período de tempo.

Devo usar eleocharis como planta de fundo, contudo é uma planta que precisa de algum cuidado no que diz respeito às algas.

Aconselham o uso de SAES? Eu acho-os determinantes na limpeza de um plantado; algas filamentosas e pretas.

Dizem que os SAES são um peixe irrequieto e que deve-se ter algum cuidado para não stressar os Discus. O que acham, alguém os tem misturados?

 

Voltando ao layout, deixo-vos alguns exemplos daquilo que tenho em mente para o 240L:

01.jpg

02.jpg

03.jpg

04.jpg

Atenção, são fotos de alguns áquas ADA e não pretendo criar qualquer replica dos áquas. Apenas servem de inspiração e para ilustrar um possível layout.

 

Alguns dos layouts não são tão sombrios como o Regal referiu acima, será mesmo necessário um layout com essas características?

Um layout sombrio não é um plantado... ou melhor; não é um plantado com plantas exigentes! Ao recriar-se um layout sombrio, obriga-nos a escolher plantas de crescimento lento e optar pelas usuais echinodorus, vallisnerias, fetos, anúbias... e não é isso que tenho em mente.

Aliás já referi que não pretendo um biótipo!

 

Por fim o setup disponível para o áqua será:

Setup:

 

Nome:' A designar

Data de montagem: Outubro 2006

Dimensões: 121 x 55 x 41 (cm)

Iluminação: ELOS Aqua Planet II (2x70w Hqi + 4x39W T5) HQI's ligadas apenas 4h/dia e as T5 9h/dia

Filtragem: ' A designar

Substrato: ELOS Terra Zero + Elos Terra medium e small

Co2: Complete Co2 system SET A with REA 30 Reactor

Decoração: Pedras de Xisto, Troncos Ramificados

 

Flora:

Eleocharis aciculares

Blyxa japonica

* Ludwigia arcuata

* Rotala green

* Rotala rotundifolia

* Didiplis diandra

* Riccia fluitans

Cryptocoryne brown

Vesicularia dubyana

 

Flauna:

Symphysodon aequifasciata Brown (Discus)

* Rasbora Arlequim (2 talvez os deixe ficar... ter um fim de vida digno!)

Apistogramma nijsseni

Paracheirodon axelrodi

Hemigrammus rhodostomus

* Crossocheilus siamensis

Otocinclus affinis

 

Invertebrados:

Caridina japonica (grandes, creio que não devem ser um problema)

 

Nota:

* poderão ser hipótese / retirar do setup

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe,

 

Este tema é muito interessante e está cheio de mitos que devem e serão quebrados, aliás, já temos muitos exemplos de plantados fantasticos com discus fantasticos.

 

O problema da temperatura não é grave desde que não se pretenda reproduzir os discus no plantado. Apesar de um casal de discus com os filhotes a nadar em seu redor num aquario plantado ser uma imagem fantástica ( eu ainda me vou aventurar nessas andanças um dia ) eu sei que é muito dificil criar discus com sucesso a 27ºc. Para discus bem aclimatados 27ºc é mais que suficiente para que cresçam saudáveis e sem nenhum impedimento. Não me lembro assim de nenhuma planta que vulgarmente se utilize nos plantados e que não tolere 27ºc. Quantos de nós não tem temperaturas de 30 graus durante os meses mais quentes do ano?e as plantas safam-se sempre bem...

 

Outro problema mt citado é a alimentação dos discus. Neste campo é preciso ter atenção. Para se conseguir exemplares tipo pratos de cozinha e mt grossos é claro que a alimentação tem de ser mt poluente e por isso incompativel com os plantados. É que estamos a falar de um cardume de discus e todos esses discus, de grande tamanho, a comerem tanto e a defecarem tanto produzem problemas a longo prazo. No entanto eu até nem considero esses discus os mais bonitos. Discus mt grandes são pouco naturais e n se integram nos parametros de ''Nature'' que eu sei que tens.

Se optarmos por uma aliemntação tipo granulado, com alguma pericia, conseguimos alimentar muito bem os nossos discus sem que caia um unico grão no tapete.Experiencia propria. Agora é preciso é escolher bem a qualidade da ração.

 

A luz: sim, os discus ficam mais bonitos em ambientes sombrios mas não me parece necessário que assim seja para que estejam saudáveis. Discus aguentam bem a luz de um plantado.Sem stress.

 

A escolha das plantas é fundamental. Não gosto nada de ver aquarios com moitas mt fechadas e discus. Não é normal e acredito que eles n se sintam bem. Os discus adoram espaços grandes para nadar ( pensa bem nisto se queres um cardume ) e adoram nadar entre plantas por isso plantas mt fechadas pode ser um problema. Eu optaria por plantas tipo valisnérias, echinodorus ( adoram as suas grandes folhas ) e claro algumas moitas.

 

A escolha dos peixes: eu não colocaria SAEs, são realmente mt activos e briguentos.Podes ter problemas já que depois são impossiveis de capturar.Ottos são melhor escolha. Eu colocaria discus, ottos e um unico cardume de uma espécie que n seja mt activa ( tens várias daquela zona que podes optar )

 

Por isso acho que com uma temperatura na casa dos 27ºc, uma alimentação á base de granulado sem desperdicios, boa escolha de plantas e peixes e está feito. Parece simples.

 

Isto foi o mais proximo que eu estive, ha uns anos:

layout1.jpg

 

Os discus n desovaram mas:

numero5.jpg

 

O aquario numero 4 é o meu ideal de plantado e discus:

http://www.adaeuro.com/gallery.asp?g_id=1#

 

Força nisso

 

Cumprimentos

Nuno Silva

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui uma possivel fonte de inspiração:

amano12d.jpg

 

Provavelmente se fosse este a tua inspiração, farias um "rio" e substituirias os fetos por algumas das plantas que falaste....

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

De facto existem muitos mitos à volta deste assunto. Eu inclusivé já afirmei há algum tempo atrás que não eram compativeis, devido à alimentação dada como coração de boi... e afins e o facto de eles defecarem à força toda :lol: isto sim o real problema.

Por este motivo é que ainda não coloquei no setup a filtragem do áqua. Julgo que 1200L/h será suficiente para o áqua... ou não?

 

Quanto às couves.. vou evitar!!!

 

Provavelmente se fosse este a  tua inspiração, farias um "rio" e substituirias os fetos por algumas das plantas que falaste....

 

Nah... nada de rios! Nem lagoas :P

Pretendo que seja um layout mais nature e não virado para o paisagismo recreativo (paisagens naturais de lugares, bosques, serras e afins).

Essa foto é sem dúvida uma excelente fonte de inspiração, está muito bonito e simples. Os troncos estão muito bem incluidos no layout dando muita naturalidade ao aquário.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

O aquario numero 4 é o meu ideal de plantado e discus:  http://www.adaeuro.com/gallery.asp?g_id=1#

 

Pois ia mesmo colocar essa foto como bom exemplo :lol::P

 

Cá vai ela

foto03a_110.jpg

 

A escolha dos musgos e do feto de java agarrados aos troncos é ideal para fazer as tais zonas de sombra, nas fotos que colocaste, pelo menos a 1ª tem zonas de sombra, mas a vegetação é tão densa que os discus não poderam ocupar essa zona.

 

Na minha explicação acima, não sei se compreendes-te bem o meu ponto de vista. Não pretendia aconselhar-te a criação de um biotipo, mas sim a utilização diferente de iluminação onde possas criar zonas com intensidades luminosas distintas.

 

Os SAE a meu ver são demasiado arreliados, para os discus. Os caridinas pelo menos para o tapete deve resultar bem. Para as plantas mais altas aí poderá ser problemático. Há que use Mollies em substituição dos SAE.

 

Quanto à alimentação, eu com discus não tenho grande experiencia, mas por exemplo com os meus Ramirezis, habituei-os desde cedo a irem comer a comida congelada ou viva de dentro de um passador. Assim, pouco ou nada vai para o substrato.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

...nas fotos que colocaste, pelo menos a 1ª tem zonas de sombra, mas a vegetação é tão densa que os discus não poderam ocupar essa zona.

Depende muito, isto porque referi acima que as fotos seriam para inspiração e não para reproduzir. Ao fazer o layout pretendo criar zonas de sombra, utilizando musgo nos ramos dos troncos. As rotalas podem ser usadas mas nunca nas proporções demonstradas. Os aquas acima estão preparados para um tipo de fauna diferente. Por isso cada caso é um caso e no meu pretendo fazê-lo de forma diferente, mas o conceito está lá...

Quanto à foto, não desgosto... mas não é o meu estilo :lol:

 

Na minha explicação acima, não sei se compreendes-te bem o meu ponto de vista. Não pretendia aconselhar-te a criação de um biotipo, mas sim a utilização diferente de iluminação onde possas criar zonas com intensidades luminosas distintas.

Perfeitamente, pode-se brincar um pouco com a iluminação de forma a recriar um ambiente mais agradável aos Discus, embora não estou a ver que 4x39w possa causar qualquer problema aos animais. Considerando que a calha estará a 30cm +- da altura do áqua, não serão 156w um grande problema... acho eu!

Pretendo ligar as HQI's apenas 4 horas por dia apenas para puxar um pouco pelas plantas. Durante esse periodo eles não deverão ter grandes problemas.

 

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O Regal já disse tudo o que tem de relevante para esse aqua dar certo, Média/baixa intensidade de luz, o que vai reduzir em muito a tua escolha de plantas, mas sempre tens as Echinodorus da bacia do amazonas e as plantas africanas de rios de floresta (Congo)…

Quanto à temperatura, eu ainda ia mais longe que o Regal, durante este Verão o meu aqua comunitário dos discus teve oscilações diárias entre os 25º e os 29ºC os discus não me pareceram incomodados, antes pelo contrario arranjei mais um casal, e as plantas também gostaram da coisa e para alem das echinodorus tinha Furcatas e um Lótus tiger, (deu diversos rebentos, mas nunca criou bolbo), e só com 80W T8 Floraglow, directamente por cima das plantas vermelhas, é claro que as furcatas não estavam de vermelho vivo, mas sim de rosa, mas cresciam na ordem dos 15cm por semana e rebentos com fartura, sem adobagem com nitratos, (já chega a porcaria dos discus para isso)…em relação ao lótus os discus adoram se proteger de baixo das suas folhas, tanto das imersas como das emersas.

Mas se estás com ideia de pores os meus discus…eles são castanho, desde que tenham zonas de sombra, podes carregar mais na iluminação que de castanhos não passam(mas só com iluminação natural têm tons espetaculares), só que quanto à temperatura, visto eles ainda estarem na face inicial do seu crescimento, convém não baixar dos 27ºC, menos do que isso vão crescer devagar e nunca ficarão discus de grande porte, quando chegar o Verão do próximo ano, já estão adulto e…deixa a natureza tomar conta do teu aqua, a nível da temperatura, desligas o termóstato e vais ver que as variações de temperatura naturais dia/noite fazem milagres tanto para os peixes como para as plantas

Um abraço até breve

 

PS- ainda bem que o Regal já tinha dito o mais importante…

:lol:

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas:) tambem venho dar a minha modesta opnião.

eu não vejo nenhum problema entre plantados e discos,aliás qual a melhor agua para discos que a de um plantado....fosfatos baixos,nitratos baixos(tudo consumido pelas plantas),quanto as sombras eu não tenho nenhumas no meu e os meus discos estão bastante saudaveis e fartam-se de fazer posturas.quanto aos saes eu tenho 3 no meu aqua e não incomodam os discos andam por ali atraz uns dos outros. bem mas isto nos discos cada peixe é um peixe....mas não vejo qualquer problema entre plantados vc discos. abraço

carlos loução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo FIlipe :P

 

Eu acho que este não seria mau...

foto01a_108.jpg

 

Porque para os discus é espectacular...e ao contrario do que parece...é um layout muito duradouro...

Substituias aquela glosso por eleocharis "Parvula" que demora bem mais a crescer e fica mais pequena...e estava a andar...

 

Não te estou a dizer que copiares aquilo era o ideal...

Mas estou a tentar dizer para dentro daquele genero...fazeres uma coisa à maneira, como já nos habituas-te!...

 

Então vamos nessa de encostar o Amano a um cantinho?! :D

 

Que me dizes?!... :lol::P:P

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O Regal já disse tudo o que tem de relevante para esse aqua dar certo, Média/baixa intensidade de luz, o que vai reduzir em muito a tua escolha de plantas, mas sempre tens as Echinodorus da bacia do amazonas e as plantas africanas de rios de floresta (Congo)…

Eu plantas gostaria de usar tudo menos couves... espero não ficar condicionado a isso. Mas eu faço-vos a vontade! coloco pelo menos uma Echinodorus :lol:

 

Quanto à temperatura, eu ainda ia mais longe que o Regal, durante este Verão o meu aqua comunitário dos discus teve oscilações diárias entre os 25º e os 29ºC os discus não me pareceram incomodados..

Neste aspecto não parece haver problemas, isto porque a temperatura que iria usar e não é problema para ambas as partes seria 27/28º.

 

Mas se estás com ideia de pores os meus discus…eles são castanho, desde que tenham zonas de sombra, podes carregar mais na iluminação que de castanhos não passam(mas só com iluminação natural têm tons espetaculares), só que quanto à temperatura, visto eles ainda estarem na face inicial do seu crescimento,

Se estou com ideias?! Isso está mais que acertado e já existe taxista e tudo... "o que não fazem para ver um gajo viciado nas solhas... nunca pensei...

Não vês qualquer inconveniente dos Discus estarem sujeitos a 156w de luz durante 9h e de 296w durante 4 horas dia?

Isto numa fase em que a flora esteja a crescer... porque quando estiver como espero, terão sombra mais que suficiente.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal não disse tudo… :lol:

Esquece sAE posdes por uns Otto's e eu estou a criar uma espécie de camarão da zona dos discus…infelizmente os que já tinham nascido cá morreram quase todos apôs um tratamento anti-lonbricas que fiz aos L46 (Lombrivet- é bom para sanguessugas e lombrigas, mas também matas os camarões…os red foi no 1º dia os outros, “Macrobrachium jelskii” foi passado 2 dias os mais pequenos os maiores sobreviveram mas andaram a nadar de costas uns tempos…),

Voltando ao que interessa, talvez dentro de 6meses tenha disso a mais e com tamanho para te arranjar uns quantos, é que só restou uma fêmea adulta e elas só costumam ter entre os 15 e os 20 camarões de 35 em 35 dias, mais ou menos.

Não te assuste com o nome de macrobrachium, pois nem comem plantas e muito menos peixes, alimentam-se basicamente de detritos, planarias, hydras e outras pragas, sim caracóis também comem alguns…e só crescem até aos 5cm as fêmeas os machos nem isso(normalmente os macrobrachium os machos têm mais do doubro do tamanho das fêmeas)…eles têm que rever o Género deste camarão pois de macrobrachium nem os braços são assim tão compridos…

Um abraço até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo FIlipe :P  

 

Eu acho que este não seria mau...

foto01a_108.jpg

 

Porque para os discus é espectacular...e ao contrario do que parece...é um layout muito duradouro...

Substituias aquela glosso por eleocharis "Parvula" que demora bem mais a crescer e fica mais pequena...e estava a andar...

 

Pois é Bernando, esse áqua vai contra tudo que aqui foi referido...

De pouca luz não tem nada... Sombras, nem vê-las!!! Mas foi feito pelo AMANO.. essa é que é essa!

Mas será que os Discus não foram lá para dentro apenas para a fotografia?

 

Quanto ao encostar o Amano à parede... 1º tenho de ter os olhos em bico... só depois é que se pode competir! Eles vêm os áquas em 16:9 :lol:

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Esse aqua do Amano, tem as plantas 5*, mas esses discus se estivessem num aqua em condições para eles, ofuscavam as plantinhas do Amano…Cobaltos sólidos desse calibre, só mostram as riscas quando têm filhos ou quando estão stressados…o Amano pode perceber muito de plantas mas de peixes deixa muito a desejar…e ele que venha aqui dizer-me o contrario… :lol:

Um abraço até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Eu venho um pouco contra a corrente. Acho impossivel fazer um aquario Nature com 50cms de altura onde se meteram peixes que sem problemas chegam aos 25cms.

Uma das coisas que aprecio nos aquários do Amano que mostraram é a dimensão, tanto em altura como em profundidade.

Talvez a solução seja colocares um cardume de discus com 2cms e depois tiras quando tiverem 10cms, assim seria engraçado.

1abraço

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Acho impossivel fazer um aquario Nature com 50cms de altura onde se meteram peixes que sem problemas chegam aos 25cms.

 

Estás a querer dizer que os discus chegam aos 25cm sem qualquer problema? :)

Quais as medidas que sugeres para um áqua? 3000x100x100cm?

Já agora o pessoal que tem discus, têm-nos onde?

 

Se quiseres ter mais informações sobre os discus consulta aqui.

 

Nome: Symphysodon aequifasciatus/discus

Comp (Diâmetro) 18cm

Origem: Bacia Amazônica

pH 6.5

GH 2

Temp 28ºC

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, já agora deixa-me dar a minha humilde opinião:

 

Já tive 2 plantados com discus e vou remodelar um dos meus setups para fazer outro. Com o tempo fui formando a minha opinião em relação a plantados e Discus.

Uma das coisas que já aqui foi falada é a questão de criares espaços de sombra e zonas onde os discus se possam esconder quando se sentem ameaçados por algo (pode ser por doença) para mim é fundamental. Outra coisa que aprendi foi a evitar ter muitas plantas de crescimento rápido, tens de andar sempre a podar e no fundo a alterar um pouco o ambiente dos peixes.

SAE's é pra esquecer .. Enquanto são pequenos não há problema mas quando começam a crescer muito é movimento a mais para os discus e na altura da comida são demasiado vorazes e dificultam por vezes a alimentação dos discus que são bastante mais lentos.

 

Com isto tudo não penses que sejam peixes demasiado "mariquinhas" porque isso é um mito, mas para alem do bem-estar dos animais penso que um aquario de Discus te deve transmitir calma e tranquilidade ao olhar, nada de grandes correrias, não sei se estás a entender o que quero dizer !

 

Eu no novo setup estou a pensar colocar um tronco ramificado com uns fetos de java agarrados, encostado a um dos cantos (para dar possibilidade de se esconderem) e um tapede de tenellus misturada com eleocharis tb detesto couves...

 

Quanto às luzes não tens problema nenhum (só na altura de pagares a conta da EDP) :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fala meu nobre Felipe!!!!

 

Sempre acompanho suas lindas montagens que algumas ja me inspiraram com certeza :) Inclusive a "River" ,..... achei linda .. fantastica!!!

 

Pois bem em 2004 eu adquiri alguns discos ... e ai fiquei com o lema .. fazer um aqua sem nada so para eles .. ou tentar inovar e criar uma coisa diferente.

 

Mesmo sabendo dos problemas com a alimentação ... pois se tu nao alimenta direito os discos ... logo logo eles dao sinal de magresa!!! E ai como fazer com as algas e tudo o mais hheheeh

 

Bem te falo .. que foi uma luta!!!!!! Fechar o carpete de gloss.. batalha contra algas tpa's e tudo o mais ...... Na epoca eu so tinha uma filha e ate que consegui me dedicar mais .. e minha esposa nem pensou em divorsio heheehehhee

 

Mas hoje estou com a mais velha de 4 anos e a novinha de 6 meses ... ai sem condições heheehee

 

Bem essas fotos foram para o CBAP do ano passado aqui do Brasil ....

 

O layout hj esta digamos bem "zoniado" heheehhe mas quem sabe eu nao volte a tentar algo ..

 

O principal desafio foi fazer os discos crescerem bem .. e depois fazer com que as plantas tmbm ficassem bem!!!

 

Bem é isso ai .... minha humilde contribuição!!!

 

 

Segue uma foto hoje atualizado .... tinha me inspirado em vc .. tinha uns troncos .. mas peguei peteca ... e ai tive que tirar tudo .... quase que do zero ... eita algazinha viu ......

 

251305562_38ddd497c2.jpg

 

E aqui esta as fotos antigas ... tentei fazer um esquema meio "chapado" meio paredão ... mas tinham entradas e sombras para eles ..

 

248243694_e3adda993f.jpg

248243691_a78606d89f.jpg

248243687_5385b1820f.jpg

248243681_e279ae612c.jpg

248225797_c1e406dbf5.jpg

248201156_83f555702e.jpg

248201153_274d42910e.jpg

248201152_b5c3eb30d7.jpg

248201151_f23c573590.jpg

248201149_6784f9e0a5.jpg

248201147_0221c8f764.jpg

251313504_8355e00b42.jpg

 

 

Bem é isso ai .... nao é la um grande layout ... mas garanto ... com discus foi o que consegui!!!

 

[]s e boa sorte. Espero te ajudado

 

Ramsés II

Eu amo o que eu faço!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas FAAO

 

Discus num Plantado! Bela combinação, sem dúvida, mas é também um desafio interessante! Pelo número e qualidade de respostas que tópico já tem, não tenhamos dúvidas que é um temas que interessa a muita gente.

 

Eu, em tempos, também tive esse ensejo e pesquisei bastante à procura de informação e acabei por comprar os Discus. Mas devido a um incidente em que perdi os peixes, optei por adiar esse projecto, pois percebi que numa montagem dessas, a proridade tinha de ser para os peixes e eu estava, e estou, mais inclinado para a evoluir nos plantados.

 

Também senti que o meu aquário de 85x50x60 (255lts) ia tornar-se pequeno para discos adultos! Ora num aquário como o meu, cabem lá 2 ou três discos adultos, mas saltam demasiado à vista…porreiro diram os fanáticos dos discos!... No aquascaping procuramos a beleza mais pela harmonia, com o equilibrio de todos os componentes.

 

Estou também convencido que se deve ter alguma (bastante) experiência em Discus e também em plantados, para se tentar a reunião, num aquário que se pretende estável e duradouro. Os Discus são umas primadonas de primeira, qualquer coisa e deixam de comer, pomos lá um peixe novo, amuam e vão para um canto, etc.

 

No entanto, tudo isto é relativo, ainda este domingo, na Petfil estive à conversa com o membro SNAN, aqui do Fórum, que tem Discos num plantado e diz maravilhas! Alguns dos testemunhos e fotos que o pessoal postou neste tópico mostram que é possível.

 

Também já tive oportunidade de visitar um aquário plantado de 1.000 litros, em que alguns casais de discos convivem com centenas de tetras, coridoras, plecos, Crossocheilus siamensis, etc., e até se reproduzem com regularidade!

 

Agora uma coisa é ter um aquário com jovens discus de 10 cms, durante alguns meses e outra é um aquário plantado saudável e estável com adultos de quase 20 cms (ou +) e durante alguns anos, que é o que eles vivem!

 

Na pesquisa que fiz, encontrei alguma coisa sobre discos em plantados (pouca) em sites de Discos e um artigo bastante completo e com alguma profundidade, no site da Tropica. Lê-o que está porreiro.

 

Li também um artigo interessante na edição de Setembro de 2005 (n.º 594) da revista americana Tropical Fish Hobbyst. Não sei se o artigo está online, no site deles.

 

Há também algumas fotos inspiradoras no site da Aquarim Design Group:

 

http://www.aquariumdesigngroup.com/detecte...php?page=&pass=

 

Quanto ao resto, parece-me que li que vais usar o aquário onde estava o "River"? Pois, o teu aquário é capaz de se tornar pequeno para os discos (?) adultos.

 

Só para comparação, esse aquário do Amano com os discos Azul cobalto, do post do Zeneo, o tal n.º 4 da ADA, aparece analisado em detalhe numa Revista AquaJournal (n.º 35, um dos poucos n.ºs em inglês), tem 180 cm x 100 cm x 80 cm! 1440 litros brutos…

 

Tambem num Aquajournal, a n.º 37, aparece uma outra montagem do Amano, bastante explicada com Discos Selvagens, num aqua de 180x100x90. (1.620 litros brutos). Nessa revista, Aquajournal 37, também há um artigo sobre discos em plantados.

 

(caso te interesse e não exista acesso online a estes artigos, aqui referidos, manda mp que eu tenho as revistas e talvez se arranje maneira de as veres ou copiar,)

 

Não sei se ajudei! Mas aproveito para desejar boa sorte.

 

Com a qualidade de montagens a que nos habituaste, acredita que este projecto, deve estar a criar muitas expectativas ao pessoal. A mim está! Com certeza que vai ficar espetacular!

 

Abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado a todos que me têm tentado ajudar relatando experiências com Discus vs Plantado e ilustrando alguns layouts possiveis para o efeito.

Eu pretendo meter no 240l alguns discus e juntar o útil ao agradável, tornando-o verdinho.

Sei que cada caso é um caso e algumas das situações e experiências com alguns peixes dêm a "má" fama aos pobres dos discus.

Também sei que um áqua de 240L pode ser pequeno, quando os discus atingirem a fase adulta. Ao criar o layout espero conseguir dar alguma liberdade, fazendo com que um áqua com estas dimensões possa dar espaço aos discus e ao mesmo tempo parecer muito maior do que é na realidade.

Pelo que li e já me disseram, corrijam-me se estiver enganado, que existe uma regra de 40L por disco num áqua. Estará correcto!?

 

A vontade é muita de montar algo que não seja só verde e um simples peixe de cardume... mas olhando para todos os áquas que vão aparecendo, são de um volume superior ao meu e com muita...mas muita litragem! Ao ver-se os Discus num áqua com essas caracteristicas até parecem pequenos...

 

Começo a ficar dividido entre fazer já ou esperar por melhores condições... Sei que se adiar o projecto, possivelmente acabarei por não o fazer!

 

Acho que vou reflectir bem... mas muito bem no assunto e mais tarde comunicar-vos-ei da minha decisão!!!

 

Isto se não houver problemas e as regras de 40L por disco estiver correcta.. Se assim for a minha decisão está tomada e avanço com eles no fim de semana de 7 de Outubro.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fala Felipe!!!

 

Seguinte o esquema dos "40L" .. realmente é verdade!!!

 

Mas.........................................................................................

 

Uma coisa te falo ... que esses peixes por natureza nadam em cardume e mesmo sabendo que eles precisam dos 40L na pratica eles se comportam bem um aqua de 250 litros!!!

 

Outra coisa ....... vou remontar o meu ...... e ficarei com os 4 cobalt blue e com os 3 red que tenho ... e me desfazer de outros dois ....

 

E pela segunda vez eu vou tentar Hemianthus Calitricoids ..... pois na primeira eu tinha umas lindas e malditas CORIDORAS eheheh e lascaram com tudo hehehe

 

As Coris desplantaram todas as calitris que eu tinha .. perdi tudo literalmente falando!!!!

 

Mas nao devido aos discos ...

114665284_cd3aa61103.jpg

114665285_26846ab510.jpg

114665287_a1a874251a.jpg

 

Em resumo Disco com Plantado é tudo de bom :wink:

 

[]s

 

Ramsés II

Eu amo o que eu faço!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais