Ampularia morta ou não !?


Rodman

Recommended Posts

Boas,

 

recebi no outro dia uma encomenda com 2 casais de ampulárias. Fiz o período de adaptação ao aquário, e fui colocando-as, rapidamente duas delas sairam da casota :evil: e outra seguiu-lhes depois o exemplo...

 

Uma delas teima em não sair e não se mexer... Será que está morta?

 

Já tirei do aquário e cheirei, e não notei o cheio nauseabundo que dizem caracterizar a morte destes seres, e também não está a boiar.

 

Gostava de saber se há alguma maneira segundo a qual eu pudesse ter a certeza, porque se estiver morta não quero arriscar a poluir o aquário, se não estiver também não quero precipitar-me :?:

 

ph = 7,5 +-

Temp = 26º

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu comprei uma e tinha a mesma sensação que tu.. nos primeiros 2 dias nem sinal de vida até que a tirei e coloquei num recipiente de plástico para deitar fora, nao é que dez minutos depois tava la agarrada.... espera um pouco para ver se ela reage....

 

já agora.. as ampulárias andam muito é quando a luz do aqua está desligada nao? é que a minha durante o dia está completamente a dormir... quando desligo vageuia tudo....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já deves ter notado que ela não está mais no mesmo sitio.

Se se mantiver é porque algo não está bem.

 

É durante a noite que elas têm mais actividade, como referido no post anterior, correndo todo o aquário ou entao quando se alimentam dos restos de comida que ficam no fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção com as ampulárias... certifiquem-se bem que morreram... elas têm a mania de passar algum tempo imóveis ou a boiar, quando lhes dá "na telha"... :)

 

Tenho aqui uma que andou 2 dias a boiar no aquário e eu tirei-a e resolvi deitar fora no caixote de lixo, convencido que estava morta. Falei com um amigo numa loja que me disse que elas costumam boiar... ao fim do dia fui ao caixote do lixo, coloquei-a de volta no aquário e ainda lá anda hoje vivinha da silva... :D

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Hoje fui dar com a minha caida no chão da cozinha.... :) :D , parte da casca partiu e neste momento está num alguidar com água pode ser que dê sinal de vida.... não voltei a por no Aqua porque se estiver dá cabo do resto da água, não é ?

 

que pena!!!

Liliana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha estava realmente morta, resolvi tira-la do aquário e coloca-la num recipiente com agua do Aqua à hora do almoço, quando à tarde cheguei já a água do recipiente estava toda amarelada e com um pivete que não se aguentava....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Também a mim me aconteceu uma história triste com ampulárias :cry: . Tinha um aquário tapado apenas com um furo para os fios e as ampulárias - suponho que devido ao calor que se fez sentir este verão - sairam do áqua pelo buraco. Quando desmontei o aqua encontrei cerca de oito casacas das ampulárias, umas em cima das outras. Quando elas sairam eu estava fora.... :cry:

 

Mas pronto.... agora á tenho mais cuidado...

 

 

Saudações

Pedro Feijó

 

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Podes colocar uma esponja fina para ajudar a impedir a passagem... eu fui avisada mas não adquiri a esponja a tempo.... como ando em limpezas do sotão "encontrei" uma e já a tenho no aqua, embora agora não sirva de nada.... sempre a aprender não é, e isso é muito bom!!!

 

bjs

Liliana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Muito obrigado Liliana. Agora o aquário é aberto mas não tenho ampulárias poratnto :) . No entanto é provável que passe a ter neritinas e como sei que fazem a mesma coisa (só que o "motivador" :D é o pH) e não sei como fazer. A lâmpada está suspensa por cima do aquário...

 

Se alguém tiver alguma sugestão agradeço senão... eu cá arranjo qualquer coisa 8) .

 

Saudações

Pedro Feijó

 

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais